19 de fevereiro de 2011

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Três casos de sucesso

1. O resultado que Príncipes do Nada, de Catarina Furtado, conseguiu terça-feira à noite é notável: um milhão de espectadores e 25% de quota de mercado. À mesma hora, Malucos do Riso tinha 16% e menos 350 mil espectadores. Um documentário sobre África e as suas carências visto por um milhão de espectadores é um sinal de que as coisas assim estão no seu sítio certo: os portugueses não gostam só e sempre do mesmo e a RTP1, apesar dos pesares, cumpre bem a sua missão.


2. O crescimento dos canais temáticos continua galopante, a fazer pensar em novos cenários. Ainda um destes dias, no late night dos canais generalistas, um dos CSI que a SIC transmite diariamente liderava as audiências com valores pouco superiores a 20% de quota de mercado. O tempo das lideranças de 50% já lá vai. Hoje, o normal é um programa liderar com 30 e poucos pontos. Mas já há horários, como o late night, em que os canais de cabo e IPTV têm mais peso, que 20 e poucos por cento dos portugueses que vêm canais generalistas chegam para dar liderança a um programa. Sinal dos tempos e do que aí vem.


3. A TVI estreia já este domingo a quarta temporada de Uma canção para ti, que tão boas audiências deu à estação no passado recente. A estreia é uma prova de vida e uma prova de fogo. De vida, porque permitirá à TVI mostrar que continua a ser capaz de inovar e conquistar o coração dos espectadores também ao domingo à noite (depois do fim de A Casa dos Segredos). De fogo porque vai permitir tirar a temperatura a Portugal tem Talento. As primeiras sessões foram muito boas, veremos agora com concorrência à altura, o que vai acontecer a Bárbara Guimarães e seus pares.

Nenhum comentário: