8 de fevereiro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O duelo desta semana ocorre entre duas grandes profissionais da televisão portuguesa: Bárbara Guimarães e Catarina Furtado.

Vote na opinião mais forte!

"Não sou indiferente às pequenas coisas e às pessoas com quem me cruzo", disse em entrevistas recentes. Também ao público português Bárbara Guimarães não é indiferente. A estrela SIC cruzou-se com os portugueses nos primeiros tempos da TVI e não mais saiu dos ecrãs. Começou na informação, mas foi a "entreter" que fez mais sucesso. Quem não se lembra dela em "Chuva de Estrelas"? Ou a fazer "furor" nos ecrãs da SIC?

Formatos de grande entretenimento são, na maioria das vezes, sinónimo da mulher de Manuel Maria Carrilho. É certo que nos últimos tempos os programas pelos quais tem dado a cara não têm sido um sucesso de audiências, mas e daí? O histórico ninguém o apaga e o seu esforço também não fica indiferente a ninguém.

Para além de conduzir programas, Bárbara Guimarães também é mulher, esposa, mãe e embaixadora do Comité Português para a UNICEF. Ela é muito mais do que a apresentadora que vemos no ecrã. E qual o seu segredo para conseguir conciliar tudo? "Uma mulher aprende a multiplicar-se e não a dividir-se" É este o lema de vida que herdou da sua avó. É assim que se faz uma artista, que para além de saber gerir a sua carreira, também consegue resguardar a sua vida pessoal.

Espero vê-la em breve num grande programa de entretenimento, mas acima de tudo desejo que continue a aparecer, ainda que esporadicamente, nos ecrãs e que continue a pôr em prática aquilo que disse recentemente: "A minha vida profissional tem sido feita de muito trabalho e dedicação. O público é o meu júri."

Venha daí um aplauso para esta excelente profissional!


O percurso televisivo de Catarina Furtado é grande. Começou na RTP1, tendo posteriormente transitado para a SIC, para mais tarde regressar à sua casa mãe.

Na estação de Carnaxide, lembro-me de ter apresentado Catarina.com, Chuva de Estrelas, e até uma gala dos Globos de Ouro. Foi no terceiro canal, que se sentiu o potencial que mais tarde Catarina Furtado viria a demonstrar na RTP1.

Na minha opinião, foi na estação pública que a apresentadora se consagrou, com os mais variados programas. Para começar, co-apresentou com José Carlos Malato, a gala comemorativa dos 50 anos da RTP1. Uma missão honrosa que demonstrou o carinho e a confiança que a direcção de programas do primeiro canal tinha e continua a ter nesta grande profissional.

Por outro lado, não podemos esquecer a sua passagem pelas duas edições de Operação Triunfo, assim como por Dança Comigo. Neste último caso, a RTP1 apostou em Catarina Furtado para conduzir não um reality-show, mas sim um programa de dança com participações de famosos. Aparentemente pensava-se que o mesmo não iria ter grande sucesso, mas a verdade é que os maldizentes não tinham razão.

Dança Comigo registou excelentes indíces de audiências durante as três primeiras edições. Mas o seu sucesso também se deveu à apresentadora. O programa, que também foi conduzido numa temporada por Silvia Alberto, foi feito à medida de Catarina Furtado. A elegância, o charme, a confiança e o à vontade, com que esta profissional apresentava o programa, tornavam-na única.

A carreira de Catarina Furtado foi ainda marcada por vários projectos ligados à ajuda humanitária. Exemplo disso, foi a sua participação em Príncipes do Nada. Com certeza que o facto de ter sido nomeada embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas em 2001, deve ter contribuído para que Nuno Santos apostasse nela para a condução deste programa.

Mas não se pense que a vida de Catarina Furtado foi só feita de sucessos. Tal como Bárbara Guimarães, muitos já foram os programas que ficaram à quem das expectativas. O maior exemplo é talvez o fracasso de audiências A Minha Geração. Também poderia enumerar Dança Comigo no Gelo, mas este programa não registou resultados tão baixos, como por exemplo M/F: Sarilhos em Casa.

Em conclusão, o que tenho a dizer sobre Catarina Furtado, e fazendo uma comparação com Bárbara Guimarães, é que a apresentadora da RTP1 tem, no meu ver, uma imagem muito mais simples, muito mais humilde junto dos espectadores. Obviamente que as duas são grandes estrelas, mas penso que Bárbara Guimarães aparenta ter um defeito que Catarina Furtado não tem: a presunção.
E é por isso que continuo a considerar Catarina Furtado uma das melhores apresentadoras de televisão, muito superior a Bárbara Guimarães, que nos últimos tempo tem visto a sua imagem desgastar-se.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Diana Piedade/Filipe Pinto:

Diana Piedade, por Tiago Henriques - 63%

Filipe Pinto, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

3 comentários:

Cláudia disse...

Adoro de coração a Catarina Furtado! Ainda me lembro dela na novela brasileira Ganância, em que era protagonista!! Foi aí que começou a minha admiração por ela! Esta é uma MULHER à grande!!

Anônimo disse...

A novela ganância não era brasileira...
Luana

Cláudia disse...

Desculpa entao =) Eu tinha ideia que era brasileira..Pelo menos a maioria do elenco era brasileiro, ou estou errada de novo? Lol...Realmente nao me lembro de muito, mas sei que me marcou! :)