9 de janeiro de 2010

Audimetria - 08/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 30,1% de share. A RTP subiu duas décimas, e a SIC permaneceu com o mesmo resultado que havia atingido na quinta-feira.

Sejamos sinceros. A TVI continua a liderar. Mas a verdade é que as coisas andam mais equilibradas. À parte de favoritismos, a verdade é que gosto de ver canais mais competitivos. Dá mais gozo pessoalmente.
Logo, quando vejo que a SIC está a subir, isso agrada-me, pois não gosto que haja uma grande discrepância entre a estação de Carnaxide, a RTP1 e a TVI.
Penso que é bom existir um maior equilíbrio.


O programa mais visto de ontem foi a novela "Meu Amor", com 17,3% de rating. As produções da TVI tem aumentado a sua audiência média. Talvez seja por causa do frio, mas a verdade é que nota-se que durante as últimas semanas, tem havido uma subida no rating das novelas da estação de Queluz de Baixo.
Tanto "Meu Amor", como "Deixa que te Leve" estiveram acima dos 40% de share.
No que toca a noticiários, o "Telejornal", mesmo sem a liderança de Fernando Mendes, conseguiu vencer a concorrência das 20:00. Seguiu-se o "Jornal Nacional", tal como podemos ver no quadro dos 5 programas mais vistos do dia.
O horário das 19:00, foi ganho por "Morangos com Açúcar". A série da TVI subiu aos 11,6% de rating e passou os 34 pontos.
Foi por um triz, ou como quem diz duas décimas, que "Perfeito Coração" não entrou no top5. Nuno Santos deve andar mais contente, pois o reencontro entre Pedro e Leonor chegou aos 11,4% de audiência média e 27,4% de share.

6 comentários:

J.O. disse...

Também concordo consigo Diogo. Prefiro ver as audiências das tv's mais equilibradas.

Anônimo disse...

Não é isso que eu vejo quando olho para as audiências...vejo é uma recuperação da TVI que tem andado perto dos 30% ao contrario do mês de Dezembro e Novembro em que andava nos 27/28. Penso que vai ser esse o facto mais relevante do primeiro mês do ano. Aliás, a subida da TVI é impressionante, uma vez que a SIC subiu no horário nobre e no período da tarde e a RTP1 tem estado também mais forte de manhã. E mesmo assim, a TVI conseguiu subir. A isto chama-se ter uma grelha estável e que funciona como um todo. Uma herança de José Eduardo Moniz...

TVI Blog disse...

A estratégia de Santos até que resultou com aquele suposto reencontro entre Pedro e Leonor, os espectadores quiseram ver emoções fortes deste reencontro, que foi o mais artificial que já na televisão, além de que a história é muito fraca mesmo, além dos cenários pequenos e rurais. Eu percebo que a SIC é nova nestas andanças, por isso falta ainda dar muitos passos nesta area.

No entanto é preciso dizer que a esmagadora maioria viu à mesma hora Meu Amor e Deixa Que Te leve que a cada dia que passa sobem mais e este fim de semana prometem grandes resultados e claro derrotar Ídolos no Domingo como há 8 dias atrás.
A ver vamos

DS disse...

Anónimo, quando falo do equilíbrio refiro-me em particular à SIC, pois em Novembro e Dezembro, nos dias de semana, enquanto dava "Cenas do Casamento" por exemplo, o share total da estação não saía dos 21/22%. Ora isto é muito pouco para uma estação comercial.
Não digo que é "Perfeito Coração" que está a fazer subir a SIC. Mas penso que é uma ajuda. Há programas que têm feito uma boa prestação durante a semana também. Exemplo de "Paraíso" ou "Vida Nova".
Porém a TVI continua a liderar, ainda muito devido a um horário nobre fortíssimo. Mas não só, o "Você na TV!" é líder, apesar desta semana ter perdido. E "Morangos com Açúcar" andam perto de Fernando Mendes. O "Jornal Nacional" tem estado perto do "Telejornal". Ora isto traduz-se numa grande compensação dos shares mais "normais" durante o resto do dia. Por isso se tem visto uma TVI mais forte.

DS disse...

Quanto ao comentário do Rodolfo, eu gostei da cena do reencontro. Relativamente a isso não tenho nada a apontar. Se formos por aí, há coisas que também acho muito degradantes nas novelas da TVI, e não é por isso que o canal deixa de ter sido o impulsionador da ficção nacional em Portugal.

Quanto ao "Ídolos". O "Ídolos" venceu "Uma Canção para Ti", que não corresponde a uma novela.
Apesar de ser clara a vitória de "Meu Amor" e "Deixa que te Leve" sobre "Ídolos", são produtos diferentes. E no meu ver não é uma comparação justa.

Unknown disse...

PC está a ganhar público a todos menos à tvi.

É curioso...