13 de agosto de 2010

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Hoje é dia de mais uma expulsão em Os Escolhidos. Já sabe, logo a partir das 21:00!

De novo, as repetições
As repetições de programas já exibidos são um clássico do ano todo, mas sobretudo do Verão. As críticas às repetições dos programas já exibidos são um clássico do ano todo, mas sobretudo do Verão. Que o espectador comum não perceba os motivos que levam as estações a aproveitar o período estival para repetir, é algo aceitável. Mas que quem escreve sobre televisão não o entenda já me parece mais grave, porque denota ignorância e desonestidade intelectual.

Eu até posso não gostar que os canais repitam hoje à tarde um programa que passaram no prime time do fim-de-semana, ou uma série que ainda há quatro ou cinco meses passou em sinal aberto. Posso não gostar mas entendo. Esta é a forma que os programadores encontram, sobretudo no Verão, quando o consumo televisivo é mais volátil, para baixar os custos de grelha, ou compensar apostas especiais. É que reexibir um programa que já foi exibido não deixa de custar dinheiro, mas o valor é muito menor do que da primeira vez.

Ainda segunda-feira, por exemplo, entre as 22.00 e, pelo menos, as duas da manhã, a RTP1 fez-se valer da prata da casa: Conta-me como foi, Um Lugar para viver, Alerta Cobra, dois episódios de Unidade Especial e Carga Pesada. Todos eles passaram em repetição. Numa só noite e tudo de seguida. A televisão pública conseguiu boas audiências? Não, andou na casa dos 10 pontos de share. Mas compensou, seguramente, os altos custos com que os directos do seu day time (Verão Total e Volta a Portugal) vão desbastando os cofres da empresa estatal.

Nenhum comentário: