13 de agosto de 2010

Para lá das 24

Boa noite e bem-vindo a mais uma edição do Para lá das 24


Ainda antes da notícia avançada por nós sobre o regresso de Rita Ferro Rodrigues juntamente com Nuno Graciano, já era minha intenção dedicar a crónica de hoje ao programa matinal da SIC, Companhia das Manhãs.

Este talk-show está actualmente a atravessar uma das piores, senão mesmo a pior fase, desde a sua estreia! Com Rita Ferro Rodrigues de férias, o programa afundou por completo e em todos os níveis.

A escolha da apresentadora substituta foi uma das causas para esse ‘afundanço’. Liliana Campos, por muitos anos que permaneça à frente das câmaras, nunca conseguirá ser uma comunicadora. Ainda para mais, quando em causa estão três horas diárias em directo. Nas últimas duas semanas, Liliana esteve muito mal à frente do Companhia das Manhãs, não mostrando espontaneidade nem à-vontade e provando apenas o que eu defendo.

Francisco Menezes lá vai fazendo o que pode. Mas apesar de uma evolução bastante satisfatória desde Setembro, continua a também não preencher alguns requisitos básicos que se exigem a um apresentador, acabando assim por muitas das vezes cair no rídiculo e no exagero nalgumas das suas ‘piadas’.

Mas a verdade é que foi esta a dupla que nas manhãs das últimas duas semanas fez a Companhia aos espectadores da SIC. E obviamente que a muito poucos espectadores. Dados apurados na blogosfera dão conta de míseros shares na casa dos 10%. Algo impensável numa estação privada e comercial!

A notícia de hoje apenas reflecte o puro estado de desorientação em que se encontra a Direcção de Programas de Carnaxide, ao tentar regressar ao passado com uma dupla que muitas alegrias deu à estação no antigo Contacto.

Mas por muito que se mude a dupla, o cenário, ou até o nome, os talk-show’s da SIC vão acabar por ser sempre mais do mesmo, já que não primam por coisas tão simples como a inovação e a criatividade. Apostas básicas que fazem a diferença!

Nenhum comentário: