1 de março de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Noticias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

Sabe mais que um...?

A avaliar pelo original britânico, As Crianças Estão Certas, que a RTP1 estreia em finais de Março, parece apenas uma variação do velho Sabe mais Que Um Miúdo de 10 Anos? Mas é mais do que isso: é uma variação de todos os concursos de cultura geral feitos até hoje, em linha com a longa série de reciclagens e reconfigurações que os produtores vão engendrando para não cansar o espectador.

Vistos os últimos trinta anos, já tivemos de tudo: concursos com e sem crianças, concursos com e sem famílias, concursos em que um só concorrente enfrentava uma plateia toda e em que dois concorrentes se enfrentavam um ao outro, programas que faziam desfilar 50 perguntas e concursos que durante meia hora não faziam mais de duas ou três, programas em que a ideia era mesmo testar a cultura geral dos portugueses e programas em que não se pretendia outra coisa senão proporcionar um espectáculo divertido. Basicamente, ia tudo dar ao mesmo.

De todos, o melhor foi provavelmente O Elo Mais Fraco. Em pouco mais de 20 minutos, os concorrentes eram colocados perante dezenas de perguntas das mais diversas áreas, sempre sem reduzir a cultura geral à actividade "dos famosos" ou à actualidade comezinha. Depois, nunca era preciso passar dez minutos à espera de conferir uma resposta. Nem sequer cinco, ou três ou mesmo um minuto: um instante bastava - e, no entanto, não deixava de haver expectativa, abismo e ansiedade.

Como apreciador do género, gostava de ver regressados esses formatos mais clássicos, sem grandes artifícios ou disfarces. Mas o mais provável é que as pessoas efectivamente não tenham o mínimo desejo de testar a sua cultura geral.

Nenhum comentário: