11 de janeiro de 2011

Falar Televisão


Outra vez

As presidenciais estão a chegar, e os tempos de antena já reinam na televisão portuguesa. Compreendo que seja necessário que os políticos e respectivos partidos difundam as suas ideias e propostas para os próximos anos, no entanto torna-se demasiado chato para um telespectador visionar sempre as mesmas campanhas, sempre os mesmos discursos, sempre as mesmas caras. De facto, seria uma óptima notícia que os problemas nas negociações do Estado com as estações privadas ditassem o seu término. Tanto a SIC como a TVI perdem audiências nesse horário, e muitos dos telespectadores consideram o Tempo de Antena um acessório e não um conteúdo televisivo que de facto ajude na decisão de voto. No fundo, uma "chatice".



Em termos de política, seria bastante interessante apostar-se em programas dedicados às propostas do candidatos, nas quais os portugueses os pudessem questionar sobre aspectos que considerassem relevantes. No entanto, não existe a mínima preocupação em alterar algo que está enraizado e gasto. Afinal, estamos num país onde a criatividade é pouca ou nenhuma.

Resta questionar o seguinte: sabendo que são os portugueses que pagam as despesas com este Tempo de Antena, não deveriam ter eles um voto na matéria aquando da colocação das campanhas nas estações televisivas? Já agora, para quê apostar nestes conteúdos de propaganda se existem os debates entre os vários candidatos em horário nobre? É uma aposta do Estado que continuo a não entender, assim como das próprias televisões que poderiam sugerir algo mais esclarecedor e menos maçudo. Enfim...

Nenhum comentário: