11 de fevereiro de 2011

Revista de Imprensa - 11/02/2011


Bom dia, seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta sexta-feira! Sintonize-se com o Televisão-Opinião!

RTP e a adopção do novo acordo ortográfico



No dia 1 de Janeiro deste ano a estação pública decidiu adoptar o novo acordo ortográfico, que a muitos portugueses faz confusão. Para José Alberto Carvalho, director de informação do primeiro canal, esta mudança foi importante para fidelizar os telespectadores com algo que no futuro será inevitável: "Não tenho a mínima dúvida de que isto também é serviço público. Ao antecipar-se, a RTP demonstra só que é ousada e que não tem medo de mudar".

Para todos os jornalistas da estação pública se familiarizarem com este novo acordo ortográfico, foi realizada uma formação aos mesmos, e disponibilizada uma ferramenta na Internet. "Não tinha um carácter obrigatório, mas julgo que passaram por lá cerca de 80% a 90% da totalidade dos jornalistas da empresa. Além disso, disponibilizámos um conjunto de ferramentas na Intranet da empresa", explicou José Alberto Carvalho.

A próxima fase desta mudança passa pelo desenvolvimento de correctores ortográficos na redacção. Só desta forma se conseguirá promover uma maior eficácia não só junto dos profissionais da estação pública, como também dos telespectadores. Afinal, para o marido de Marta Atalaya "daqui a dez anos será tão estranho falar do antigo acordo como do escudo".

Problemas na informação de Carnaxide



O aumento dos subsídios de apresentação de noticiários para apenas alguns pivôs, levou a que os que não foram contemplados com um acréscimo no salário se revoltassem. É o caso de Andreia Vale, que se juntou à comissão que irá contestar a decisão de Luís Marques. A TV Guia desta semana lança um possível cenário desta queixa, tendo em conta a ligação que a jornalista tem com o director de programas da SIC.

No entanto, os problemas na informação do terceiro canal não se ficam por aqui. Segundo a publicação da Cofina vários foram os jornalistas que já contactaram Emídio Rangel para assegurarem um lugar na nova estação que este irá fundar. Apesar de alguns dos interessantes também pertencerem à redacção do canal da Media Capital, é importante referir que os visados são bem conhecidos junto dos telespectadores.
O mal-estar vivido na informação leva assim a que Emídio Rangel seja uma solução para muitos profissionais da televisão portuguesa, elevando mais uma vez a sua importância junto dos que trabalham no grande ecrã.
Veremos quais as repercussões de tais contactos no futuro.


Citação do dia

"Eu fui um deles"

Manuel Luís Goucha, a propósito de ter feito parte do grupo de telespectadores que não perdeu a estreia de Portugal Tem Talento.


Número do dia

24,6%

Foi esta a audiência média que o jogo entre a selecção nacional e a Argentina obteve na última quarta-feira.



Quiosque: Diário de Notícias, TV Guia

Nenhum comentário: