14 de dezembro de 2009

Frente a Frente

Boa noite! São 21 horas e está na hora do Frente a Frente desta semana. Depois do "duelo" entre Filomena Cautela e Nilton, é agora a vez de Manuel Moura dos Santos e Luís Jardim se "defrontarem".

Era o meu jurado "favorito" das duas primeiras edições de "Ídolos". Dos quatro era o que mais sabia de música. Foi com bons olhos que vi "regressar" em "Uma Canção Para Ti". Todavia, penso que neste programa não está no seu melhor. No concurso de talentos da TVI não pode mostrar a 100% a sua faceta de jurado.

Apesar de tudo é sempre um prazer ouvir os seus comentários. Percebe bastante daquilo que diz e têm aquilo que é a comum a muitos madeirenses: "emoções à flor da pele". é algo de muito bom e que merece os meus maiores elogios. Percebe-se sempre quando gosta ou não de um concorrente.

De todos os jurados que se têm visto em concursos de talento, penso que Luís Jardim é o melhor. É aquele que mais experiência tem na música. Já trabalhou com grande nomes internacionais, casos de Robbie Williams e Madona, entre outros. Tudo isto lhe dá ainda mais conhecimentos e experiência na área.


Recentemente esteve envolvido numa polémica com o programa "Ídolos" e penso que o melhor que devia ter feito era ter "estado calado". Apesar de tudo não lhe podemos retirar tudo aquilo que o caracteriza enquanto profissional.
É, na minha opinião, o elemento que falta a "Ídolos". Não me admiraria que ainda venha a pegar em algum dos concorrentes actuais e os ajude a entrar neste mundo.




"Azeitolas", é esta uma das expressões mais conhecidas de Manuel Moura dos Santos. Apesar de ser duro, não resiste a um bom cantor. Arrisco-me a dizer que se delicia a ouvir alguém com excelentes dotes vocais.
É o único jurado que esteve presente em todas as edições de "Ídolos", e também aquele que desde o início defendeu a música portuguesa, como elemento chave do concurso.
Por outro lado, tem sentido de humor, e brincou os concorrentes mais caricatos de "Ídolos". Sim, na maior parte dos casos parece não ter compaixão por ninguém, e ser mal educado com elas. Mas nesse aspecto tenho uma posição formada: só participa em "Ídolos" quem quer, logo cada um tem a opção de se suscitar ou não a comentário duros.
É dotado de uma grande cultura musical, tal como Laurent Filipe, e deixa todos colados ao ecrã, quando antes de comentar a actuação de um concorrente, avisa que vai demorar mais do que é habitual.
Na polémica com Luís Jardim, não foi de meias palavras, e respondeu-lhe à letra na imprensa. A verdade é que o jurado de "Uma Canção para Ti" já fez parte de "Ídolos", e nunca se queixou. Como tal, para quê criticar de onde já se tirou proveito?
A sua prestação no "Ídolos" tem sido sem dúvida positiva, e isso é de louvar.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Filomenta Cautela/Nilton:

Filomena Cautela, por Tiago Henriques - 63%
Nilton, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Nenhum comentário: