10 de maio de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais uma edição do Frente a Frente.

O outro lado

A SIC encontrou um modelo eficaz para promover os seus produtos. O Episódio Especial, que desde Março se passou a chamar E-Especial, é um magazine leve, rápido, com linguagem cenográfica moderna e capaz de prender as atenções dos espectadores. A inspiração é totalmente brasileira: a Globo sempre fez bem este tipo de formatos, por onde passam as estrelas da estação e as grandes produções de ficção, mas não deixa de haver mérito na equipa da SIC, e em especial no seu coordenador Daniel Oliveira, na forma como conseguiu dar vida a um projecto que, independentemente do sucesso das audiências, é essencial para promover o star sistem e todo o mundo que gravita em redor de Carnaxide.

Ricardo Pereira e Sofia Cerveira são os apresentadores principais, mas o programa é muito mais do que eles. A solução encontrada em O Comando E Teu, com um entrevistado central que vai lançando as reportagens, é boa e dá uma ideia de interactividade.

No fundo, E-Especial acaba por ser a versão televisiva das revistas de TV existentes no mercado. Com a vantagem óbvia que os seus repórteres não encontram as portas fechadas aos bastidores, como acontece tantas vezes na imprensa.

Com uma máquina tão forte na ficção portuguesa, e com o acesso livre aos bastidores, não se percebe como a TVI ainda não gizou um projecto deste tipo: um magazine arejado, que pudesse falar das tramas, dos amores e prazeres das figuras públicas em redor da sua programação. Não será, com toda a certeza, uma questão de falta de dinheiro.

Nenhum comentário: