29 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca "O Protagonista" da semana.

O que se vê nos intervalos


Sexta-feira foi um dia como os outros. Com programação normal, sem futebol nem eventos especiais, e com a ordem natural das coisas: primeiro, a TVI, depois a RTP, finalmente a SIC. Tem sido esta a hierarquia das audiências ao longo do último ano, com um pequeno intervalo durante o Verão. O caminho só se faz caminhando e a SIC sabe que o seu trabalho duro é de longo alcance. Sem dinheiro para investir, os responsáveis da estação não podem esperar resultados imediatos.

Mais do que as audiências como os portugueses se habituaram a conhecê-las, há outros dados capazes de perceber a sintomatologia da doença. Por exemplo, nesta sexta-feira, na lista dos intervalos publicitários com mais audiência, a SIC aparece apenas no 15.º lugar, a meio do Jornal da Noite, o seu mais valioso activo da grelha.

Não pensem que é uma miudeza. Quem quer investir em publicidade, quer chegar ao maior número de público. Ora, saber que os intervalos de Deixa que te leve, Euromilhões, Meu Amor, Telejornal, Sentimentos, Morangos com Açúcar e O Preço Certo são os mais vistos significa que são os mais apelativos. Nenhum responsável da SIC pode ficar descansado com essa questão. Embora nestas coisas da publicidade, na maior parte dos casos, o que importa é saber que público queremos atingir. Porque nem todo o público é um bom público do ponto de vista comercial. Voltarei a esta questão na próxima crónica.

Nenhum comentário: