17 de outubro de 2010

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista!

A semana foi marcada, mais uma vez, por Secret Story. Porquê? Ivo esteve num convento durante nove anos, Ana Isabel e Vítor quiseram desistir do reality-show da TVI, Hugo M., a sua namorada e Joana Sousa já se conheciam, Vasco poderá abandonar a casa mais vigiada do país a qualquer momento, por estar envolvido no processo "Noite Branca", consta-se que um novo concorrente esteja a caminho do concurso. Mais razões? Sim, existem muitas mais. No entanto, O Protagonista desta noite marca uma nova etapa no entretenimento de Carnaxide.


The Big
gest Loser, o formato norte-americano que coloca um conjunto de indivíduos com um peso acima do normal a completar provas físicas, foi comprado pela estação de Pinto Balsemão.
Depois do sucesso que o programa tem feito na SIC Mulher, levando o canal a subir nas audiências, Nuno Santos considerou-o um excelente conteúdo para estrear na generalista. Afinal, se assim não fosse, na semana passada o programa Corredor do Poder, transmitido na estação pública, não tinha ficado atrás da final da temporada que a SIC Mulher transmitiu do The Biggest Loser. Curioso? Não, diferente.
Em Portugal é tradição apostar em formatos que coloquem em prova os dotes musicais dos concorrentes, as suas aptidões para a dança, ou que testem a personalidade dos mesmos numa casa repleta de câmaras. Apesar de serem formatos que chamam a atenção dos portugueses e que, de certa forma, "vendem", acabam sempre por não inovar naquilo que já foi produzido no nosso país. Não quero com isto dizer que Ídolos, Operação Triunfo ou A Casa dos Segredos não sejam bons espectáculos televisivos. Muito pelo contrário. No entanto, aquilo que a RTP1, SIC e TVI nos oferecem agora já foi transmitido em anos anteriores.

Daí considerar que a edição portuguesa de O Peso Certo possa ser uma excelente aposta para a estação de Carnaxide no entretenimento. Um passo diferente, composto pessoas que não seguem os estereótipos da beleza fisíca, mas que são humanos como todos nós. A obesidade, à excepção dos talk-shows que dedicam determinadas emissões a este tema, é uma doença que afecta milhares em todo o mundo. Porém, mesmo sabendo todos nós desta realidade, a televisão continua a escolher actores com os abdominais definidos, e com músculos tonificados.
Por outras palavras, o que a SIC vai combater é um aspecto que sempre construiu, assim como todas as outras estações televisivas. Dar destaque aos "gordos" no lugar dos "magros", aos menos "bonitos", no lugar dos "totalmente atraentes", é uma decisão que de facto me coloca satisfeito.



E mais importante que tudo isto, é que o The Biggest Loser entretém. Como telespectador, faço figas para que um determinado concorrente consiga diminuir o seu peso, e alcançar uma nova meta na sua dieta alimentar. Espero sempre também que as equipas consigam superar as suas provas e que, o trabalho de grupo, se transforme numa amizade para a vida. Afinal, todos estão ali para o mesmo: perder peso.

Acima de tudo este Peso Certo pode ser um alerta, um alerta para a saúde das pessoas, um alerta para os hábitos alimentares errados que desde tenra idade seguimos.
É de louvar por isso a atitude de Nuno Santos, em ter comprado o formato que espelha um novo rumo na vida dos concorrentes.


Nenhum comentário: