15 de outubro de 2010

Falar Televisão


A televisão do povo

Os resultados audimétricos dos últimos dias dão que pensar. A RTP1 tem arrecadado números arrebatadores na maioria dos horários. De manhã, a tripla Bom Dia Portugal/Praça da Alegria/Jornal da Tarde lidera folgadamente com uns constantes e bombásticos 35%/40% de share. Depois, e com todo este embalo, Poder Paralelo consegue impor-se nos 30 pontos percentuais contra uma novela da Globo mais fraca, como é o caso de Negócio da China. Antes do Telejornal, o Preço Certo de Fernando Mendes retoma o primeiro lugar, fazendo disparar o informativo nocturno que, para além de liderar no seu horário, consegue ser dos programas mais vistos de cada dia.

Resultado: nesta semana, o canal 1 conseguiu obter shares médios que rondaram os 27%, números esses que chegaram mesmo a garantir uma supremacia face à habitual líder, TVI.


Estes factos apenas vêm comprovar uma tese: a RTP1 é, sem sombra de dúvidas, a televisão mais fiel aos portugueses e com uma relação de maior proximidade para com os espectadores. Nos grandes acontecimentos nacionais e internacionais, é na informação da televisão pública onde os portugueses depositam a sua escolha. Nos talk-shows diários (exteriores ou em estúdios), a preferência é predominantemente no canal 1. Nos grandes debates, como foi o caso do último Prós e Contras, o público também se vê atraído.

Em diversos estudos de mercado, a RTP consegue ser distinguida como a marca de confiança do meio audiovisual.

E apesar de uma programação pouco ortodoxa e, na maioria das vezes, bem próxima das privadas, a RTP1 tem um lugar cativo nas televisões lá de casa podendo-se considerar mesmo que o canal 1 é actualmente (e que ironia) a ‘televisão do povo’!

2 comentários:

João Cadee disse...

Inegavelmente a RTP é a Televisão do Povo!

A Televisão de referência, pelo menos para mim.

Um abraço de alguém também apaixonado pela TV, pelo jornalismo e por notícias, a todos os colaboradores do blogue, cuja existência só hoje descobri.

Pedro Esteves disse...

Muito obrigado João! E já sabe, continue a seguir-nos.
Sintonize-se! ;)