13 de setembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana!


É já no próximo domingo que chega ao fim a primeira edição portuguesa de Project Runway.


Como não podia deixar de ser, é tempo de "confrontarmos" os dois grandes finalistas!

Ainda hoje tenho em mente a primeira emissão de Projecto Moda. Como já o referi por diversas vezes, sou um fã incondicional deste programa. Com todos os seus defeitos e com todas as suas qualidades. É precisamente sobre uma das grandes qualidades da versão portuguesa de Project Runway que vou falar hoje: o talento dos participantes.

Para que haja um bom espectáculo televisivo e, principalmente em talent-shows, é necessária a existência de muita qualidade nos concorrentes. E Projecto Moda não foge a esta realidade. E uma das maiores provas de talento é a jovem Carina Duarte. Com apenas 24 anos, a designer do Seixal teve a maior evolução ao longo do programa. Se me perguntassem se veria Carina na final de Projecto Moda nas primeiras duas emissões, diria que não, mas hoje, confesso que está no lugar mais justo.

Criatividade e sofisticação são duas das suas maiores características, sendo que a maior de todas é mesmo não ter medo de arriscar. Ou não fosse o seu grande desejo vestir a editora de moda da Vogue Japão, Anna Dello Russo.


Sempre segui, atentamente, as suas criações. Confesso que as primeiras eram bastante “normais” e não tinham um apontamento que me despertasse muita atenção, mas hoje, já não consigo passar indiferente. Sem sombra de dúvidas que é uma das melhores que passaram pelo programa da RTP. E, mais do que isto, Carina veio desmistificar um pouco o “estereótipo” de que na moda ninguém é amigo de ninguém. Quem ajudou André Saraiva a coser? Quem estava sempre pronta para dar uma “mãozinha”? A Carina, claro está.


De todos os seus coordenados, destaco o que fez para Björk, na última emissão. Estava simplesmente fantástico! A fazer inveja a conceituados estilistas portugueses e estrangeiros!


Vários foram os elogios e criticais que recebeu do júri. E talvez tenha sido a concorrente que mais os ouviu e seguiu os conselhos, como os próprios chegaram a confessar. Ainda assim, criticaram-na por não ter um “marco”. Talvez não seja tão notório como alguns dos seus colegas, mas é claro que ele está lá. Caso contrário, não seriam peças Carina Duarte.


Por tudo isto e, muito, muito mais, acredito que, dentro em breve, ouçamos falar muito desta jovem. Até porque, Projecto Moda foi apenas a rampa de lançamento! A partir daqui, é deixarem-na voar! Carina não tarda muito e estará aí a vestir muitas celebridades portuguesas!

Se Carina se destaca por ter sido a criadora que mais evoluiu, o seu adversário na final tem o percurso com mais sucesso! E é por isso que, a meu ver, é o designer que se destaca entre todos os outros.

Com trinta anos, este jovem de Braga não chegou a terminar a licenciatura, mas não é por isso que deixa de ser brilhante. Foi logo no primeiro desafio que mostrou que merece o prémio final. Com toda a justiça, venceu-o e fê-lo em outras ocasiões.


Há algo curioso no percurso de Pedro Reis: ele esteve sempre entre os melhores! Quererá isto dizer alguma coisa? Talvez. É certo que, desde cedo muita gente começou a dá-lo como o vencedor do programa. Não gosto muito de vencedores antecipados, mas, pelo que já testemunhámos, normalmente, os vencedores antecipados acabam mesmo por ganhar. E será que o designer de Braga vai mesmo seguir a tendência? Não sei, mas era uma situação de que gostava.


Mesmo que não receba a medalha de ouro, é já certo que Pedro alcançou muitas vitórias. A entrada nos dez melhores é, por si só uma prova disso. Mas ele tem mais! Ele é um dos dois finalistas! Ele vai ter um edital de moda na revista ELLE! Há melhor do que tudo isto para o lançamento de uma carreira no complicado mundo da moda? Melhor mesmo só o prémio final!

Se me pedirem para escolher uma das suas melhores criações, não conseguirei arranjar uma resposta. Dizer que gosto de todas, também poderá ser um exagero. Mas todas elas têm algo de especial, têm um toque do concorrente bracarense. Desde o elegante vestido para Vicky Fernandes, ao criativo coordenado com inspiração africana, não esquecendo o fenomenal modelito para o cachorrinho, tudo é chik, tudo é Pedro Reis!


E, ao contrário do que disse o júri na última emissão, é notória a linha deste designer e, quanto a mim, ele tem tudo o que é necessário para triunfar! E acreditem no que vos digo, Pedro Reis ainda vai dar muito que falar na moda portuguesa! Eu tenho a certeza, e você?


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Carla Andrino/Marina Mota:


Marina Mota, por Pedro Esteves - 58%

Carla Andrino, por Tiago Henriques - 42%

4 comentários:

Anônimo disse...

Correcção:
A carina tem agora 24 anos.
O Pedro faz sempre o mesmo não sai da zona do que lhe é confortável e aposta no silicone porque não se sente totalmente a vontade com os tecidos. Por tudo isto o Pedro é mais limitado que a carina mas sabe jogar e so faz aquilo em que é bom.

Tiago Henriques disse...

Discordo totalmente do que diz, anónimo. O Pedro sabe usar muito bem os tecidos! e o uso do silicone é apenas a sua imagem de marca! Obrigado pela correcção :)

Ana disse...

Eu também adoro o programa apesar de concordar que tem ainda muitas falhas, se comparar com a qualidade do original.
Epah eu sou fã do Pedro desde o início. Fico sempre muito impressionada com as coisas que ele faz. Tem muito talento.
Não acho o Pedro limitado acho apenas, ao contrário do que o júri diz e concordando com o Tiago, que ele apresenta já um estilo definido que é muito importante para qualqer grande estilista de moda.

Anônimo disse...

Discordo com o que dizem do Pedro usar silicone porque não se sente á vontade com tecidos, ele mostrou no programa como se sente á vontade com todo o tipo de tecidos, desde chiffons a sedas, passando pelas fantásticas manipulações de tecidos básicos e que transformou em obras de arte. Não acho o Pedro limitado em nada, talvez até muito mais á frente que a Carina, basta ver as colecções que desenvolveu no portugal-fashion e ver o percurso dele no programa. O Pedro trouxe-nos uma visão nova, técnicas novas, o silicone já se tornou uma imagem de marca dele e o estilo dele já está definido e no programa vendo as imagens no inicio sabiamos logo qual era o coordenado do Pedro no meio de tantos outros, já os da Carina nem reparavamos neles e quando o faziamos era sempre na negativa. O Pedro já ganhou o programa, mesmo que perca a final será sempre o vencedor do programa, já tem um marco, um estilo e o apoio de muita gente. A Carina ainda está na fase de experiências, essa sim devia estagiar, aprender e depois lançar-se, assim estaria ao nível do Pedro daqui a uns tempos. Acharia justo a Carina ir estagiar e o Pedro continuar com o trabalho dele com projecção internacional, ele merece isso e muito mais ;)