29 de janeiro de 2010

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite


Hoje não lhe falo de um programa de televisão específico, nem de uma figura pública. Falo-lhe de algo indispensável para a "vida" das estações televisivas: a publicidade.

Durante a passada semana, parte do meu tempo foi passado a estudar este meio. Não de uma forma muito específica, mas essencialmente sobre os fundamentos da Publicidade. Resultados concretos desse estudo só serão conhecidos em finais de Março, mas há algo de que me posso "orgulhar": ter ficado com bastantes bases sobre este "mundo sem fronteiras".

Foi isso que percebi quando, no sábado passado, esperava que o "Deluxe" começasse. Para meu espanto, um dos patrocinadores do programa era, nem mais , nem menos, do que a revista VIP. O meu primeiro pensamento foi: "O Deluxe não é um 'parceiro' da revista LUX"? Essa é a ideia que tenho e que me parece ser a realidade.

A minha questão é simples: porque razão é que "episódios caricatos" como este são uma constante na nossa televisão? É evidente que a "culpa" não é das televisões, mas sim dos anunciantes. Será esta a estratégia ideal para a revista VIP? Sim, poderíamos pensar que o departamento de Marketing da revista queria ir buscar público à TVI, mas não penso que esta terá sido a melhor estratégia.

Mas, como esta, muitas outras situações existem no "histórico" da nossa televisão, como marcas de preservativos que chegaram a patrocinar a "Floribella".

Sinceramente, também acho que os responsáveis pela venda de espaço televisivo deveriam ter isso em conta, uma vez que muitas vezes é o sucesso ou a notoriedade do programa que estão em jogo.

Nenhum comentário: