16 de fevereiro de 2011

Exclusivo Televisão-Opinião/Action Screen: Ana Rita Clara



Licenciada em "Sociologia das Organizações" pela Universidade do Minho, Ana Rita Clara sempre teve o "bichinho" da comunicação, que a levou a tirar, posteriormente, uma pós-graduação em "Jornalismo".
A bela apresentadora da SIC Mulher já passou por diversos programas do canal de Carnaxide, e hoje, em exclusivo para a Action Screen e para o Televisão-Opinião, diz-nos quais as suas preferências ao nível das séries e dos filmes.



Gosta de séries? Quais são aquelas que não consegue mesmo perder?

Sim, gosto muito. Tento acompanhar as séries "Mad Men", "The Closer", "Medium", etc...

Gostava de poder participar numa série? Se sim, qual?

Talvez na série "Mad Men" pela época em que se insere e porque foca uma área que acho muito interessante, da publicidade ou "Nos Sopranos" porque tinha uma história arrebatadora e personagens incríveis.

Qual o seu estado de espírito quando vê uma das suas séries favoritas? Chora, ri, grita, ou fica "coladinha" ao ecrã à espera de ver o que vai acontecer?

Sempre à espera de ser surpreendida.

A nível nacional, ainda não existe uma grande aposta em séries, se compararmos com o que é feito nos EUA, por exemplo. Ainda assim há bons exemplos, como “Cidade Despida” ou “Conta-me Como Foi”, na RTP. E temos que ainda ter em conta as telenovelas. Aprecia algum dos produtos nacionais? Ou não se rege pela máxima “O que é nacional é bom?

Tem existido uma evolução na qualidade e nas histórias da ficção nacional. O caminho pode ser moroso, por falta de capacidade económica para se apostar a outro nível. Mas deve ser aplaudida e acompanhada.

Dentro daquilo que já foi feito, há algum tema que nunca tenha visto abordado numa série e que gostasse que fosse?

Já existem vários temas a serem abordados nas telenovelas e em séries que são importantes. Sobretudo para educar os públicos e ajudar a quebrar alguns preconceitos sociais. Mas, talvez sugerisse o Bulling nos adolescentes ou até mesmo algo sobre os predadores sexuais.

Diz-se que quem gosta de séries também gosta de filmes. É um desses casos? Quais os filmes da sua vida?

Se é assim, então faço parte da regra. Sou apaixonada por cinema. Tenho muitos filmes que gosto muito, como "Cinema Paraíso", "O Padrinho", "Magnólia", "Memento" e ainda toda a abordagem artística de Woody Allen, Bergman, Sofia Copolla...

Prefere ver um bom filme de acção, um belo drama, um bom filme de terror ou uma divertida comédia?

Um drama é capaz de me fazer ir ao cinema...

Num dia de chuva, em casa, preferia ver uma maratona de uma série ou uma maratona de filmes?

Podem ser as duas?

Que actor/actriz gostava de conhecer? Porquê?

Sean Penn, porque o acho brilhante.

Nenhum comentário: