16 de março de 2011

Falar Televisão


A TV virada de pernas para o ar.


Muito se tem especulado sobre a reviravolta que os principais canais de televisão sofreram nos últimos tempos.

Com todas as mudanças que têm ocorrido nos cargos de directores, apresentadores, actores, jornalistas e até a nível da administração há por aí quem diga que a SIC se está a transformar em TVI.
Recordo que estes dois canais de televisão foram os que mais investiram na guerra aos melhores profissionais do audiovisual.

A RTP, também participou na batalha e apesar de ter sofrido duas grandes baixas, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, ganhou na semana passada um novo director de informação, Nuno Santos, antigo director de programas da SIC.

De todos os sectores que sofreram mudanças, há dois que merecem a minha particular atenção, o entretenimento e a informação.
No que toca ao entretenimento, Fátima Lopes e Júlia Pinheiro foram as grandes protagonistas.
Decorria o Verão de 2010 quando Fátima Lopes, um dos rostos mais emblemáticos da SIC abandonava 15 anos de trabalho naquela estação, para vestir a camisola da TVI.

Já muito perto do final do ano, surgia a informação que dava como certa a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. A apresentadora mudou-se para a estação de Pinto Balsemão, onde estreou na segunda-feira dia 14 o seu novo programa matinal Querida Júlia, o qual ainda não tive a oportunidade de espreitar, com muita pena minha. Ambas trocaram de estação de televisão, e se Fátima Lopes é agora a rainha das tardes, Júlia Pinheiro luta pela conquista das manhãs.
Uma espécie de troca por troca, é assim que classifico estas contratações.

Outro sector muito movimentado, e aquele que mais me surpreendeu foi sem sombra para dúvidas, o da informação.
Além da saída de Manuela Moura Guedes em Outubro de 2010 da TVI para a SIC, onde prepara o seu próprio programa, nas últimas semanas correram rios de tinta, em toda a imprensa, que davam conta da saída de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho da RTP, para encabeçar uma nova equipa na casa de Cotrim Figueiredo.

Como já foi notícia em todos os órgãos de comunicação social, a entrada destes dois belíssimos profissionais na TVI está prevista para dia 1 de Abril. Mentira ou não, diz-se por aí que Judite de Sousa está já empenhada no seu programa. Será ela a concorrente directa do futuro programa de Manuela Moura Guedes?
Mais tarde saberemos…

Tudo isto ocorreu numa altura que a palavra crise teima em afirmar-se na nossa sociedade. Crise, foi coisa que parece não ter passado pela televisão, e ainda bem que assim foi. Na minha opinião, de entre todas as contratações (algumas milionárias), nós telespectadores, só temos a ganhar. A concorrência torna-se mais feroz e vale tudo para ganhar audiências.
Resta-nos esperar para ver se vêm aí mais e melhores produtos televisivos.






Um comentário:

João Rodrigo disse...

No "Falar Televisão" de ontem...

Peço a administração do Televisão-Opinião, um blog de referência, que tome medidas em relação aos insultos e faltas de respeito que acontecem em comentários em relação principalmente à visitante Maria A.

Ou eliminem o anonimato no blog ou activem moderação de comentários.

É lamentável e inadmissível que os visitantes sejam insultados por transmitirem a sua opinião, que todos temos direito a ter...

Eu, como visitante, não tenho de ler tais insultos e mal criações de gente que não tem limites nem boa educação!