23 de maio de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21.00, o Protagonista entra em linha. A partir das 22:00, fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.
Globos

Hoje é dia de Globos de Ouro. A festa, uma iniciativa da SIC e da revista Caras, é uma tradição da estação da Impresa, sendo que os últimos anos têm sido uma tentativa de recuperar o brilho e glamour que a festa já teve. Para o menu não faltam estrelas convidadas: as actrizes brasileiras Thais Araújo e Flávia Alessandra (actrizes das novelas Viver a Vida e Caras & Bocas) e ainda a portuguesa Daniela Ruah, grande atracção nos Estados Unidos, por via da sua participação na série Investigação Criminal.

Logo à noite não faltarão momentos de humor, música, alguma emoção, justos reconhecimentos, discursos inflamados e relativamente piegas, vestidos estrondosos, figuras e figurinhas que vão ao Coliseu para serem vistas. O normal.

O espectáculo, independentemente do mérito de quem o promove, está coxo e assim vai continuar. Com o fim da categoria de televisão em 2006, que Francisco Penim ainda tentou ludibriar no ano seguinte com uns patéticos globos para "Melhor Beijo" "Melhor Herói" e "Melhor Vilão", o principal prémio de mérito às artes em Portugal ficou sem o seu principal motivo de interesse. Não se trata de menorizar artes como o cinema, o teatro, o desporto, a moda e a música. Mas é bom reconhecer que é a televisão que dá impacto a estas cerimónias. São os prémios de televisão que se comentam no dia seguinte.

Cinco anos depois, as televisões ainda não se conseguiram entender quanto aos seus prémios. Um disparate de quem só olha para o seu umbigo. Por muito menos, a TV7 Dias já conseguiu juntar as estrelas da TV numa sala de espectáculos e ocupar o lugar vago pela Caras...

Nenhum comentário: