9 de agosto de 2010

Frente a Frente

A propósito do regresso de Operação Triunfo, mítico talent-show da RTP1, resolvemos esta semana colocar em duelo dois dos concorrentes que marcaram o mesmo! Ricardo Soler e Vânia Fernandes estão em destaque esta semana!




O tema de Sara Tavares, Sei Lá, interpretado por Ricardo Soler numa das galas de Operação Triunfo, resume toda a minha parte do Frente a Frente desta semana. O talento, a voz, o timbre, os agudos, os graves, a versatilidade, são os elementos deste jovem cantor que o tornaram num autêntico camaleão da música.

Infelizmente, e apesar de na altura ter torcido pela Vânia, não foi ele o vencedor. Por vezes, quando acompanhamos concursos, acabamos por apoiar o concorrente com o qual criámos mais empatia. No meu caso, sempre gostei da madeirense, apesar de assumir que Ricardo Soler tinha mais talento.


Sempre pensei que ele conseguisse vingar no mundo da música, tornando-se quiçá um dos grandes artistas portugueses. Sinceramente, a sua atitude, postura, e trabalho justificavam-me tal pensamento. No entanto, e após o término de Operação Triunfo, não foi isso que se verificou.

Tal como outros tantos concorrentes, o futuro de Ricardo Soler acabou por passar por participações em bandas de programas. Chamar a Música e Companhia das Manhãs fizeram assim parte do seu portefólio musical.

Apesar de ter integrado alguns musicais, tais como West Side Story e Alice e Magia do Natal, o seu destaque no mundo artístico acabou por ficar muito encoberto. Sim, participou em vários trabalhos com ex-colegas de Operação Triunfo, espectáculos no Casino de Lisboa, e teve uma forte presença nos mais variados festivais. Em Março de 2008, e à semelhança de vários cantores que saem de concursos musicais, participou no Festival da Canção, tendo alcançado o quarto lugar. O Festival da Canção dos Países da Bacia do Mediterrânio, o Festival Internacional da Bulgário, o Festival Internacional Vozes do Atlântico, fizeram também parte do seu repertório musical.


Questiono eu se de facto vale a pena participar em Ídolos ou Operação Triunfo. Como telespectador, sou fiel a este tipo de concursos. No entanto, tenho em atenção o percurso dos concorrentes. Será mesmo necessário participar em talent-shows deste género para depois cair no mesmo caminho de sempre? Quero com isto dizero seguinte: Festival da Canção, cantores de programas de televisão, repórteres, entre outros trabalhos.

É verdade que estas oportunidades que referenciei são positivas. São portas que se abrem com mais facilidade quando temos uma maior projecção ao nível televisivo. Todavia, e depois? No início tudo parece bonito, todos nos querem. O pior vem no decorrer do ano seguinte ao concurso. Os convites teimam a chegar. Os telefonemas para propostas de trabalho começam a diminuir. Os artistas ficam reduzidos a pouco, e aceitam qualquer coisa. Transformam-se em protagonistas de festas de Verão, e dedicam-se a uma outra profissão. A música, acaba por ser um hobby.


É triste esta realidade. No caso de Ricardo Soler, não considero que se possa queixar muito. O seu percurso profissional até tem sido preenchido. No entanto, não se ouve falar dele. Está muito "preso" ao concurso da RTP1. Por exemplo: Luciana Abreu participou em Ídolos, mas poucos são os que hoje a associam ao concurso da SIC. É isto que "falta" ao ex-concorrente de Operação Triunfo: um desafio profissional que o faça soltar, que o faça ir mais além.

Quem sabe uma novela, ou a formação de uma banda "a sério", e não a criação de projectos com colegas seus a curto/médio prazo.

Desejo o melhor para Ricardo Soler. O "Eu Sei" inicial da minha parte deste Frente a Frente justifica tudo a todos os que tenham dúvidas sobre o seu talento.


Foi em 2007 que a RTP decidiu apostar numa terceira edição de um dos meus concursos favoritos. Agora encabeçada por Sílvia Alberto, a Operação Triunfo surgiu fresca e mais dinâmica.

De entre o talentoso rol de concorrentes, desde o inicio que Vânia Fernandes captou a minha atenção. Adorava o seu timbre de voz e a sua beleza ao cantar. O seu sorriso, a sua garra, a sua presença em palco eram também pontos a seu favor. Por outro lado, a característica forma física também me fez segui-la com mais atenção. Atenção, isto não é qualquer tipo de preconceito, jamais! É apenas um dado curioso e que me despertou a atenção.

Acompanhei-a sempre, durante todas as galas do programa e sempre torci pela sua vitória. Quando vi o público português elegê-la como vencedora, dei pulos de alegria, confesso. Era, indiscutivelmente a minha favorita e a mais completa de todos eles. Muito se diz que a sua vitória foi obtida, em grande parte, pelo facto de ser madeirense e de o arquipélago ter votado “em força” na sua menina. Não sei se é verdade, ou não, mas tenho algumas dúvidas. Todavia, caso esta tenha sido a realidade só prova algo que muito admiro: a união do povo madeirense!


Pouco tempo depois de ser coroada a grande voz da OT, Vânia concorre ao Festival da Canção. Quando vi que estava na lista de participantes, pensei de imediato: ela tem que vencer! E não é que o público português também pensou desta forma? A sua classificação foi mais do que justa: Era a melhor música, a mais profunda, a mais tocante, a que mais puxada ao sentimentalismo.


Mereceu, e muito, ter ido até Belgrado, na Sérvia, onde dignificou ainda mais o nome do nosso país. Embora não tenha ganho, a jovem madeirense ficou no décimo terceiro lugar, algo que há muito o nosso país não alcançava. Palavras para quê? Uma das melhores actuações de sempre de um artista português no Festival da Eurovisão!



Hoje, recordo com saudade aquela grande noite de Maio, quando a vi e ouvi cantar Senhora do Mar. Para mim, é um tema muito especial, cuja letra me diz muito. Cheguei, inclusivamente a tê-la como tom de toque de telemóvel!


Para além de tudo isto, há algo que muito admiro em Vânia Fernandes. Ao contrário de muitos outros colegas, ela tentou um pouco “afastar-se” de ser corista de programas de televisão, mas a música continua a fazer parte da sua vida, nomeadamente numa vertente mais jazz, chegando recentemente a actuar em alguns palcos da ilha da Madeira.


Por tudo isto e muito mais, é-me possível afirmar que, mais do que um bom “corpinho”, mais do que cair nas graças do público, é preciso ter-se uma excelente voz! E Vânia tem-na claramente. Porque, afinal de contas, ela é a nossa Senhora do Mar, que nos ajuda a esquecer as Negras Águas que por vezes invadem a nossa vida!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre José Alberto de Carvalho e José Rodrigues dos Santos:


José Rodrigues dos Santos, por Diogo Santos - 55%

José Alberto Carvalho, por Tiago Henriques - 45%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21h00, junte-se a nós para o habitual Frente-a-Frente das segundas à noite!


Pornografia contemporânea

Uma notícia e uma entrevista recentes ajudam a fazer luz sobre uma realidade incontornável: o sexo já não é o que era e a televisão ainda não sabe o que ele é agora. Diz uma auditoria que a revista Playboy, os canais de TV com a marca Playboy e os próprios eventos sociais realizados ao redor do mundo pelos herdeiros de Hugh Heffner estão agora no seu estertor de morte. E diz São José Correia, na mesma entrevista ao i em que anuncia que escreve pornografia e tem "vontade de um filme pornográfico" (sim, falta lá o verbo, mas parece que é "realizar", não "entrar em"), que a pornografia "tem a ver com divertimento, não é nada sério".

Verdade e mentira. Qualquer cibernauta sabe que os sites dedicados à pornografia são cada vez mais. Por outro lado, sabe também que são mais democráticos, de acesso muito mais fácil - e sabe sobretudo que a oferta se divide agora em secções muito diferentes daquelas em que se dividia há quinze, há dez, mesmo há cinco anos. O público continua a gostar do sexo alheio, continua a procurar nele as injecções emocionais que procurava antes e, portanto, continua também a considerá-lo uma coisa absolutamente séria. Mas aquilo que procura agora é a pornografia com homens jovens e mulheres de 80 anos, com anões acondroplásticos e negras de 140 quilos como aquelas que se vêm nas ruas de Nova Iorque, com a vizinha da frente e o Ti Zeca do quarto andar, pois o mais provável é que já esteja postado algures.
O sexo banalizou-se, sim - e quem o banalizou de vez foi a televisão. Entretanto, encontrou um novo caminho. Conseguirá a televisão corresponder a ele? Difícil. E mau será se sequer o tentar.

Esta noite..


..mais um duelo entre duas grandes personalidades televisivas! Às 21:00!

Fala-se! 09/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! Desta semana!




Merche Romero


Afastada dos ecrãs desde que anunciou a saída da SIC, a apresentadora prepara-se para assumir um novo trabalho durante este mês. É que Merche Romero aceitou o convite para dar a cara pela discoteca Sasha Summer Sessions, na praia da Rocha, e divertir-se e receber os convidados deste espaço.


No dia de abertura, sorridente, mas "bastante cansada", a luso-espanhola marcou presença na reabertura do projecto de Luís Evaristo e prometeu noites bastante animadas a Sul do País.




Olga Diegues


Depois de 11 anos de namoro, a actriz uniu-se, finalmente ao companheiro João Ramalho. Visivelmente feliz, a noiva chegou acompanhada pelos pais, por volta das 14h30, tal como testemunharam os repórteres da secção Vidas do Correio da Manhã.


Em declarações a esta publicação, a mãe da noiva confessou: "O João vai ser um óptimo marido, tenho a certeza. Ele e a Olga conhecem-se há já muito tempo". A cerimónia contou com cerca de 200 convidados, onde se destacavam alguns colegas da televisão, como o apresentador da RTP, Hélder Reis.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 09/08/2010


Segunda-feira, dia 9. Bom dia e bem-vindo à Revista de Imprensa!

Joana Santos "excitada" com Laços de Sangue

Já começaram as gravações para a nova aposta da SIC na ficção nacional. Joana Santos, a protagonista Diana, mostra-se já bastante entusiasmada com este novo projecto, ainda para mais por ser uma das personagens principais da história.
No primeiro dia de gravações, a actriz mostrou-se extremamente empolgada: "Estou muito excitada, cheguei aqui às oito...", afirmou.
Sobre uma das primeiras cenas da novela, onde a sua Diana envolve-se em pancadaria, Joana fez um balanço positivo: "Foi muito intensa. A Diana começa à pancadaria com a Sheila [Débora Ghira], pois já não suporta o facto de ela andar sempre a implicar com toda a gente. Ela provoca-a, depois de ela contar à mãe, Graciete [Margarida Carpinteiro], que arranjou emprego num restaurante e vai deixar o mercado", contou.



Diana Chaves: "Ser protagonista é uma grande responsabilidade"

Diana Chaves é outra das principais protagonistas da nova aposta da SIC, Laços de Sangue.
No Rio de Janeiro durante esta semana, onde decorrem as gravações da nova novela, a actriz mostra-se segura e confiante face ao novo desafio que lhe foi proposto: "Ser protagonista é uma grande responsabilidade e, como sou consciente dos meus limites. Não sou de ter medo, gosto de arriscar. Fiquei feliz com o convite, mas não é fácil, é um trabalho árduo", reconhece.

Apesar das dificuldades, Diana Chaves garante que não se sente sozinha neste trabalho: "Sinto-me acompanhada e amparada"


CITAÇÃO DO DIA
"Se fugirmos aos talk shows. telenovelas e concursos não existe mais nada [na TV generalista]"

Nuno Bernardo, director da produtora Be Active


NÚMERO DO DIA
18,3
Este foi o resultado, em share, do especial transmitido pela TVI no último sábado ao meio dia e que fez a antevisão do jogo disputado entre o FC Porto e o Benfica.



Quiosque: Notícias TV, Correio TV

8 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
José Fragoso enquanto director de programas da RTP1, decidiu apostar numa segunda série do programa apresentado por Catarina Furtado. E se na primeira série, os valores não foram bons, não se pode dizer que tenham sido maus, com uma média de share acima dos 20% e conquistando cerca de 630 mil espectadores. Mas na estreia da segunda série, "Dá-me Música" fixou abaixo destes valores e da concorrência. Ficou-se pelos 16% de share e cerca de 500 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Não querendo entrar em polémicas, para mim, "Lua Vermelha" é um produto bastante pobre a nível de argumento e de interpretação de alguns jovens aspirantes a actores. Mas está aqui, do lado negativo da SIC, não por causa disso, mas pelo facto que desde que passou a diária, a novela de vampiros não fazer frente à concorrência. E esta semana, isso foi claramente evidente, perdendo todos os dias para a concorrência e tendo uma média de share inferior aos 25%, enquanto a RTP1 está bem acima dos 25% e a TVI acima dos 30%.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Entre as 22h e as 24h, fique a conhecer as últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana", aqui no Televisão-Opinião.

Melhor da Semana TVI

Com um elenco bastante jovem e também com caras com créditos firmados na ficção nacional, a novela "Mar de Paixão" é actualmente a novela favorita dos portugueses, batendo até, a sua mais recente "irmã" "Espiríto Indomável". A verdade é que em tempos de calor, a novela que tem o mar como pano de fundo, agarra cerca de 1 milhão e 100 mil espectadores ao ecrã, numa altura em que as pessoas passam menos tempo sentadas no sofá a ver televisão. A trama protagonizada por Paula Lobo Antunes e Rogério Samora (excelentes as suas interpretações), toca no coração daqueles que seguem mais um sucesso exibido pela TVI.

Ana Brito diz adeus a "Projecto Moda"


Terminou à instantes a terceira emissão da versão portuguesa de Projecto Moda. A emissão ficou marcada pelo curto período de tempo que os designers tiveram para executar uma saída de praia. Para além deste pequeno grande pormenor, começaram a manifestar-se ainda mais pequenos desentendimentos entre os concorrentes.


A criação de Vera Couto foi a melhor, segundo o júri. Já as duas piores foram as de João Valente e Ana Brito. No entanto, o grupo de jurados decidiu dar uma segunda oportunidade ao concorrente nortenho e foi a designer de Lisboa a menos votada.


Para a semana há mais uma emissão e mais desafios para os concorrentes que, pelo que deu para ver, irão até uma loja da patrocinadora do programa, Modalfa.

O Protagonista




Boa Noite! Seja bem-vindo a O Protagonista desta semana!


Pode dizer-se que os últimos sete dias ficaram marcados, em grande parte pela confirmação de que Teresa Guilherme vai mesmo regressar ao ecrã. Todavia, a meu ver, houve alguém que se destacou ainda mais nesta última semana.

Esse alguém é outra grande profissional: Júlia Pinheiro, não só porque se falou novamente de uma possível transferência para a SIC, como também porque a imprensa já a dá como certa na condução de Secret Story. Para além de tudo isto, há ainda que ter em mente o facto de ter faltado à Festa de Verão TVI e de a imprensa não ter deixado este acontecimento “passar ao lado”.

Vamos por partes. Ninguém tem dúvidas de que a cara de As Tardes da Júlia é, se não a melhor, uma das melhores apresentadoras da actualidade. Talvez por isso André Cerqueira tenha decidido, segundo a maioria dos órgãos de comunicação social, “oferecer-lhe” o reality-show que chega em Setembro. Sinceramente, penso que Teresa Guilherme seria uma melhor escolha, mas a mãe de Rui Pêgo também merece. Não só porque sabe ser polémica, como também porque é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo e, ao contrário de muitos colegas, executá-las com sucesso. Mas não irá a sua imagem ficar desgastada, tendo em conta que a TVI tem agora vários nomes para o entretenimento com provas dadas?

Ou será que toda esta especulação ficará “em águas de bacalhau” caso a notícia avançada pela Nova Gente desta semana se confirme? É que, segundo esta publicação, Júlia Pinheiro ainda está em negociações com a SIC e, dentro dos próximos dias, poderá confirmar-se aquela que seria, sem sombra de dúvidas a “transferência do ano”!

Sinceramente, tenho muitas dúvidas de que, na situação actual, a directora de formatação de conteúdos de Queluz de Baixo se mude para Carnaxide. Primeiro que tudo, na TVI tem um formato que, tal como a própria confessou, “adora”. Segundo, a estação parece voltar a chamá-la para a apresentação de um programa de horário nobre. E, em terceiro, o desafio da SIC seria suficiente para dizer adeus a tantos anos de trabalho no grupo Média Capital?


O canal de Francisco Pinto Balsemão só a conseguirá contratar, na minha visão, caso a proposta inclua uma única coisa que, até agora, Júlia Pinheiro ainda não fez: a direcção de programas.

Muito se falou de que, após a saída de José Eduardo Moniz, ela seria a provável substituta. Todavia, acabou por não se registar esta “promoção”, por vontade da própria, segundo avançou à imprensa, ficando o cargo para o “estreante” André Cerqueira. Mas, neste momento, a apresentadora poderá sentir-se tentada a avançar.


Ora vejamos: a SIC está cada vez menos competitiva e, nos tempos que correm, parece existir uma enorme sensação de “desorganização” dentro do canal. Com a chegada de Gabriela Sobral, poderá dar-se uma pequena mudança e, em equipa com Júlia Pinheiro, talvez Carnaxide voltasse a viver dias felizes. Será então o desafio suficientemente atractivo para deixar a líder de audiências e agarrar na terceira classificada?

O presidente do grupo Impresa não dorme e, se realmente apresentar motivos suficientes, acredito que, se não agora, num futuro muito próximo, a cara de As Tardes da Júlia regresse à “casa-mãe”. Os anos de televisão são muitos e a experiência que possui, poderão fazê-la “querer dar mais”.


No entanto, suponhamos que a mudança se dá já? O que acontecerá ao seu programa da tarde? Sai do ar e dá lugar ao de Fátima Lopes? E Secret Story é apresentado por Teresa Guilherme? E o que acontece a todos os outros formatos que têm sempre uma “mãozinha” de Júlia Pinheiro? Conseguiria André Cerqueira contornar a situação?


A grande “revolução” poderá estar prestes a iniciar-se e, a passagem da “melhor apresentadora” para a chefia de um canal tem possibilidades de ser o seu primeiro prenúncio!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
O fim de semana encerra com O Protagonista, às 21h00, e a partir das 22h a segunda parte de O Melhor & Pior da Semana!


O futebol dos pequeninos

A SIC anunciou por estes dias que voltou a ganhar os direitos exclusivos de transmissão da Taça da Liga por mais duas temporadas. Não havendo mais nada de importante para anunciar, percebe-se o contentamento da estação. É um parco contentamento, reconheça-se. A Taça da Liga, apesar dos esforços para revitalizá-la no último ano, é claramente a terceira prova futebolística nacional e é, a par de alguns jogos avulsos da Liga Europa, o único futebol que não é a feijões que a SIC é capaz de adquirir.
O leve regozijo com que a estação da Impresa anuncia o prolongamento do exclusivo da Taça da Liga é, também, a assumpção do discurso remediado mas honrarinho, tipo "olhem, somos pequeninos, é o melhor que conseguimos".

Passo a brincadeira, o assunto é sério e decorre da crise, financeira, de investimento publicitário, mas também de ideias e gestão, que assolou a SIC na última meia dúzia de anos. Uma crise que a deixou neste estado debilitado, incapaz de ser competitiva no mercado, de concorrer em condições de igualdade com os seus adversários aos principais concursos de futebol (Liga, Taça de Portugal, Liga dos Campeões, Selecção), de segurar as suas maiores estrelas com ordenados comparáveis aos que se paga na concorrência.
Os jogos entre os grandes na Taça da Liga darão à SIC possibilidade de fazer um brilharete durante um dia, mas não mais do que isso. Rangel sempre o disse: uma televisão líder e bem feita custa dinheiro. Uma televisão poupadinha pode ser honesta e simpática, mas nunca tocará o essencial: o coração das pessoas.

Teresa Guilherme volta a criticar Luís Marques

Depois de ter entrevistado Clara de Sousa, Carlos Castro conversa esta semana com Teresa Guilherme, na sua entrevista de domingo no jornal Correio da Manhã.

Entre muitos temas, a eterna “senhora televisão” falou, como era de esperar sobre o pequeno ecrã. Confessou que “adorava” apresentar o novo reality-show da TVI e que André Cerqueira a convidou para regressar à televisão.


Desafiada a avaliar os directores de programas da televisão portuguesa, Teresa respondeu: “Tive a sorte de trabalhar com dois excelentes directores de programas. O Rangel e o Moniz. São dois homens com visão e que marcaram a época. Gosto do Nuno Santos, mas quem manda na SIC é o Luís Marques, de quem não tenho nada de bom a dizer. O André Cerqueira tem hipóteses de mostrar o que vale. E o José Fragoso, no princípio, acho que não tinha nenhuma condição de director, mas aos poucos está a conseguir.”


Falando no director-geral de Carnaxide e para terminar, a apresentadora voltou a criticá-lo, revelando porque motivo o chamou de “cangalheiro”: “Porque enterra as pessoas. Em vez de as puxar para cima, destrói-as. A Fátima Lopes saiu agora. E porquê? Porque quer mais dinheiro? Não! Porque não a tratam bem. Trata-se muito mal as pessoas na SIC. Ele desautoriza tanto o Alcides Vieira, como o Nuno Santos e isso não é bom. O Dr. Balsemão sempre mandou em toda a gente e nunca andou a desautorizar ninguém. Já na RTP, quem mandava não era o Nuno Santos, eu disse isso e o Nuno ficou lixado.”


Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...



Saiba quem é a personalidade destingida na edição desta semana! Às 21 horas, aqui no Televisão - Opinião!

Fernanda Serrano fala sobre “Malmquer”



Três anos depois, o regresso da grande actriz ao pequeno ecrã está prestes a tornar-se uma realidade. Os testes de imagem já começaram e, dentro em breve, também as gravações se iniciam. Malmequer será não só uma grande produção da TVI. Mais do que isso, esta trama marca uma nova etapa na vida da sua protagonista.


Entre muitos assuntos, este foi um dos temas que esteve em cima da mesa na conversa que Fernanda Serrano te com a Nova Gente desta semana. “Confesso que estou ansiosa, mas sobretudo muito feliz por voltar à minha “vida normal”. Rever amigos e colegas de trabalho, representar, tudo isso me deixa feliz. Com a mais-valia de regressar envolvida numa grande história do Rui Vilhena, com uma personagem magnífica, recheada de bons actores. Não podia pedir mais…”, começou por dizer a actriz.


Mas quem é afinal a Júlia de Malmequer? “É maléfica, deliciosamente vertiginosa nas suas atitudes e objectivos a atingir. Muitíssimo dedicada a si própria e ao que deseja. Inteligente, persuasiva e elegante em tudo o que faz. A maldade fica-lhe tão bem”, explica a sua intérprete, confessando: “Adoro-a!”


Para além deste tema, Fernanda Serrano foi ainda confrontada com a saída de Gabriela Sobral. Sobre isso, disse: “Todos nós quando sentimos que “aquela” pessoa que está sempre do outro lado da linha, disponível para estar connosco, com quem partilhamos horas de conversa, que nos desafia para novos projectos, que nunca nos desiludiu, se vai embora, é uma forte perda. E falo sobretudo a nível pessoal. Mas as relações não se perdem só porque mudamos de casa, certo?”, questionou.


Em jeito de conclusão, a entrevistadora questionou a actriz sobre uma possível saída de Queluz de Baixo, ao que Fernanda Serrano, peremptória, respondeu: “Num casamento, temos de estar os dois felizes para a relação resultar. Apenas basta que assim continue. Que me continue a fazer feliz que eu farei o mesmo.”


Quiosque: Nova Gente

Episódio Seguinte MCA


Boa tarde. Bem-vindo a edição desta semana do Episódio Seguinte MCA!


Margarida e Rui fazem as pazes


A discussão foi forte mas Margarida e Rui não vão aguentar ficar longe um do outro durante muito tempo. Triste com a separação, a jovem mal sai de casa. Porém, Paula consegue arrancar a amiga do refúgio e juntas vão ao bar de Papoila. Lá, a jovem avista Rui. Os dois olham-se mas Margarida prefere não lhe falar. Decidido, Rui aproxima-se e pede-lhe desculpa, dando-lhe um beijo. A jovem fica surpreendida com o gesto mas não faz qualquer comentário. No dia seguinte, Margarida enche-se de coragem e vai assistir a um concerto dos Tribo. Durante a apresentação, Flash pede à jovem que os acompanhe num tema, deixando-a emocionada. Perante, a plateia volta a cantar com os amigos.
No final, e depois de muitos aplausos, Margarida fala com Rui. O rapaz diz que foi maravilhoso voltar a cantar para ela. Os dois beijam-se, fazem as pazes e festejam com os amigos.


Bruno fica com o nome Bacelar
Ao saber que lhe cortaram o subsídio, Bruno lamenta-se a Rita. A jovem fá-lo ver que tem de arranjar um emprego em vez de estar à espera de uma verba do Estado. O rapaz não percebe e só fica contente ao receber o Cartão do Cidadão em que pela primeira vez o seu nome vem com o apelido do pai: Bacelar. O casal vai festejar o momento.


CURTAS

- Jorge quer ser pai
- Lúcia é ignorada por Alex
Quiosque: Telenovelas

Lurdes Baeta modera espaço do Prof. Marcelo


Sem férias durante este Verão, Marcelo Rebelo de Sousa não vai interromper o seu habitual espaço de comentário no Jornal Nacional de Domingo, na TVI.
Só que com a partida de Júlio Magalhães para os EUA, na próxima semana, o professor Marcelo vai ter ao seu lado no próximo Domingo, excepcionalmente, a pivô da TVI, Lurdes Baeta.
Quem o confirma é o próprio Marcelo Rebelo de Sousa: "Há muito a comentar, não pode haver descanso com a rentrée a aproximar-se. Hoje estou com o Júlio Magalhães, depois ele vai para os EUA, e para a semana vou estar com a Lurdes Baeta", afirmou.

Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A RTP1 conseguiu subir os seus valores diários, ao longo desta semana, e um dos responsáveis por esta subida é a transmissão da Volta a Portugal em bicicleta. Desde o início da transmissão desta prova que a RTP1 consegue quer com "Há Volta" quer com a emissão dedicada à prova fazer bons resultados, liderando inclusivé entre as 16h e as 18h com share acima dos 30%. A RTP1 tem aqui um trunfo para os próximos dias e a concorrência nada pode fazer, do que ver a Volta a Portugal acontecer.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
É sem dúvida a novela made by Rede Globo mais bem sucedida, actualmente, na grelha da SIC. Esta semana "A Armadilha", voltou a fazer a melhor audiência desde que estreou, conseguindo no melhor dia da semana alcançar 560 mil espectadores e um pouco mais de 35% de share. Nem "Caras e Bocas" às 18h30, nem "Passione" em pleno horário nobre, conseguiram chegar perto. E no horário em que é transmitida, "A Armadilha" arrasou com os programas que fazia frente, que eram "Há Volta" e "As Tardes da Júlia".

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo ao "Melhor & Pior da Semana", na sua versão matinal! Fique connosco até as 12h e saiba quais as escolhas da semana.


Pior da Semana TVI

Depois de na passada semana destacar como negativo o noticiário da noite, esta semana é a vez do noticiário da tarde, ser destacado pela negativa. O "Jornal da Uma", apresentado esta semana pela bela e segura Ana Guedes Rodrigues, ficou atrás da concorrência na maior parte dos 7 dias em análise. Andando sempre na casa dos 5 pontos de rating e abaixo dos 25% de share é um dos "causadores" para a baixa média diária da TVI. Apesar de normalmente perder no fim de semana para a concorrência, mas ganhar fôlego durante a semana, o "Jornal da Uma" esta semana perdeu para o seu concorrente da SIC em vários dias.

7 de agosto de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite e bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal!

Resumo Semanal

A primeira semana de Agosto ficou marcada pelo baixo consumo televisivo. Com o calor a apertar os portugueses deixaram a televisão para segundo plano: resultado, poucos foram os programas que conseguiram ultrapassar as fasquia de 1 milhão de espectadores nos últimos oito dias.

Quanto às estações, na RTP1 a edição deste ano da Volta a Portugal trouxe, como habitualmente, bons números ao primeiro canal do estado liderando durante todas as tardes em que foi exibida.

Na SIC, o destaque vai para o êxito da repetição de Aqui Não Há Quem Viva que conseguiu nitidamente destabilizar Mar de Paixão, principal concorrente no horário, e também para À Procura de Um Sonho que surpreendeu com uma estreia bastante agradável no que toca aos números.

Quanto à TVI, o calor trouxe algumas amarguras durante o dia, com a Volta a roubar público aos seus talk-show's. Mas à noite a liderança permaneceu por Queluz de Baixo com as novelas a portarem-se bastante bem face às temperaturas altas.

Estrela em Ascensão

A Volta a Portugal em bicicleta continua a ser um sucesso de popularidade. Desta forma, a Volta é fonte garantida de audiências e liderança.
Desde terça-feira na estrada, a transmissão da corrida de bicicletas tem corrido bem à estação pública. Na quinta-feira, por exemplo, o resultado foi óptimo com mais de 33% de share e uma média de rating na casa dos 4,3%. Tudo isto às três da tarde.
Números que não deixam dúvidas da tradição enraizada entre os espectadores e o ciclismo. A Volta a Portugal em bicicleta resulta e a RTP sabe aproveitá-la com o Há Volta, por exemplo, que ao anteceder a prova consegue fazer frente à bombástica Armadilha da SIC.

O pior da semana
Salve-se Quem Puder estreou-se esta semana no seu novo horário, às 17h30. Face aos péssimos resultados que obtinha em horário nobre, o inevitável aconteceu. Mas pior do que o insucesso à noite é o insucesso também à tarde.
A dupla Diana Chaves e Marco Horácio continua a não conseguir cativar os espectadores mesmo no novo horário. Na quinta-feira (e com uma Volta a Portugal no auge) o programa bateu no fundo com uns míseros 15% de share! Perdeu para toda a concorrência, incluindo o Quem Quer Ganha de Leonor Poeiras, e estragou de forma significativa a média diária do canal de Carnaxide.
Será mesmo necessário soltar o Salve-se para fora da grelha?

O melhor de cada canal

RTP1 - Telejornal - A RTP vê na sua informação uns dos seus maiores trunfos. Quando a isto se acresce o facto de a emissão vir embalada de uma liderança durante todo o dia, aí o Telejornal ganha ainda uma mais força. E esta semana isso aconteceu. Sempre na casa dos 30% de share, o informativo da RTP continua a ser o preferido dos portugueses na maioria dos dias, mesmo em tempo de Verão.

SIC - Aqui Não Há Quem Viva - A reposição desta série de 2006 é, sem dúvida, a surpresa televisiva deste Verão. Com uma qualidade soberba a sitcom que conta no seu elenco com os nomes de Nicolau Breyner, Rosa Lobato Faria, Carlos Areias, Natalina José ou Maria João Abreu, continua a surpreender à medida que vai ganhando mais público. Na segunda-feira foi o 4º programa mais visto do dia com uns honrosos 27% de share. Não restam dúvidas de que a qualidade compensa, até porque nem todas as reposições do género conseguem este brilhante sucesso.

TVI - Grande Corrida de Homenagem ao Emigrante - Na TVI, este não foi de certo o maior sucesso da última semana. Mas, ao contrário do que tem sido hábito, a a corrida de touros da passada quinta-feira não correu nada mal à estação de Queluz de Baixo. Com uma exibição a prolongar-se para lá da 01h00, a transmissão em directo do Campo Pequeno garantiu uma média de 32,1% de share à estação. Números modestos, é certo, mas susbtâncialmente melhores quando comparados com os da última transmissão do género que (com uma concorrência mais forte por parte da SIC, é certo) perdeu para a concorrência.
Com mais prejuízo do que 'lucro' e com uma noção de espectáculo bastante duvidosa, a verdade é que esta parece ser mesmo uma tradição que a TVI faz questão em manter todos os Verões.

Expectativas
.
Ainda hoje, sábado, espera-se uma vitória folgada da TVI com duas armas poderosas: jogo entre o Benfica e o FC Porto e ainda o concerto de Tony Carreira. Mas numa época tão atípica como é o Verão, a próxima semana adivinha-se em nada diferente da última.
A tripla Verão Total, Jornal da Tarde e Volta a Portugal vai continuar a dar frutos durante o dia, na RTP1. À noite, Telejornal e Quem Quer Ser Milionário também deverão continuar a render bons números.
Na SIC, com um all-day pelas ruas da amargura, esperam-se apenas algumas surpresas com A Armadilha e Aqui Não Há Quem Viva.
E quanto à TVI, esta vai sofrer com a concorrência forte da RTP1 durante o dia mas com a hegemonia habitual das novelas em horário nobre.
.
.
Já sabe, a opinião e a análise dos números, na Audimetria Semanal.
Até para a semana!

Fecho

Boa noite. Hoje em fecho trazemos-lhe mais uma crónica, da autoria de Joel Neto e retirada do Diário de Notícias.
A análise da Audimetria Semanal chega até si a partir das 21:00, aqui, no seu blogue de televisão. Até já!

O que vem aí
Temos estado mais ou menos a salvo daquilo que, nos EUA (por exemplo), a genericamente chamada cable TV tem de pior: os debates e as entrevistas "políticas" com recurso aos cidadãos populistas, truculentos, maniqueístas e cheios de ideias definitivas - uma série de canhões perdidos, enfim, que bastante ajudaram os canais codificados a roubar audiências às estações tradicionais. Mas não é provável que fiquemos a salvo deles durante muito mais. Perante o declínio da televisão generalista, tão inevitável como já em marcha, os canais de cabo hão-de proliferar também na área da "informação". E, se Manuela Moura Guedes conseguiu manter durante tanto tempo o seu Jornal Nacional - conseguindo, aliás, vitimizar-se após a extinção do mesmo -, o mais fácil de perceber é que há aí um público ávido de gritaria.

Pior. Nos EUA, a história deste Verão é a passagem de Christiane Amanpour para a ABC e a forma como ela vai gerindo This Week With Christiane Amanpour, o seu novo programa. Depois de 20 anos em que se destacou como uma das mais sóbrias e ponderadas correspondentes de guerra da CNN, Amanpour passou a dedicar-se à política interna americana - e as suas primeiras prestações revelaram uma jornalista especialmente histriónica, opiniosa e conspícua, sobretudo tendo em conta que o seu programa passa ao domingo, dia até aqui reservado a um jornalismo televisivo mais "suave" e "profundo". Aparentemente, trata-se de uma resposta da televisão comercial à proliferação dos canais de cabo (e à adesão dos espectadores a eles). E tem sido um estremeção. Aguardam-nos tempos muito duros. Estejamos atentos.

Raul Solnado faleceu há um ano!


Comemora-se hoje o primeiro aniversário sobre a morte de um dos mais talentosos artistas portugueses. Como não podia deixar de ser, a estação pública preparou um programa especial sobre Raul Solnado que irá para o ar esta noite, logo após o Telejornal. Realizado por Patrícia Vasconcellos, O Meu Raúl é uma homenagem a um dos maiores actores portugueses, que conta ainda com depoimentos de vários familiares e amigos.


Um ano depois após a sua morte, Raul Solnado ainda é recordado por todos os portugueses que tentam, diariamente fazer aquilo que o antigo director da Casa do Artista “pediu”: “Façam o favor de ser felizes”. Porque mais do que um actor, humorista e tantas outras coisas, ele era um símbolo nacional!


O Meu Raúl, a não perder esta noite, pelas 21 horas, na RTP!

E o próximo desafio de “Projecto Moda” é…


É já amanhã que a RTP emite o terceiro episódio da versão portuguesa de Project Runway.

Depois de terem confeccionado um vestido para Vicky Fernandes, com o tema Preto e Branco, e de criarem uma peça com materiais não têxteis, os oito participantes que ainda estão em competição terão agora de fazer uma saída de praia, com tecidos postos à disposição pela produção.


Desta vez, antes de verem os seus modelitos desfilarem na passerele, haverá uma sessão fotográfica, que decorreu no Hotel SolPlay. O grande objectivo deste desafio é que os designers mostrem toda a sua criatividade e arte.


Após a sessão fotográfica, o fotógrafo de serviço, Carlos Ramos, juntou-se ao grupo de jurados e ajudou a eleger a melhor e pior criação. Inevitavelmente, mais um concorrente terá que abandonar o programa e o grupo fica reduzido a sete estilistas.


Quiosque: Mariana