27 de novembro de 2009

Amanhã às 10 horas

Amanhã há Revista de Imprensa Especial, aqui no Televisão-Opinião a partir das 10 horas. Não perca

Os Escolhidos

Após a votação que colocou frente a frente João Baião e Conceição Lino, a pivot de "Nós Por Cá" saiu d'Os Escolhidos através do seu voto. Hoje é tempo de nomear mais duas personalidades e salvar aquela que teve a melhor semana para não ser nomeada na próxima edição da rubrica. Mariana Monteiro foi a personalidade salva na semana passada não podendo ser nomeada esta semana. De seguida é apresentada a tabela referente às audiências de 20 a 26 de Novembro.

A tabela apresenta-nos os valores de audiência que cada personalidade alcançou durante a semana. De salientar que as cores correspondem aos lugares em cada horário que esse mesmo programa ficou, ou seja, vermelho em terceiro, amarelo em segundo e verde em primeiro.
Os números de Sónia Araújo de sexta-feira e Domingo correspondem a "Família Família" e respectiva repetição. Os valores de sábado de João Baião, Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha e João Manzarra correspondem por esta mesma ordem às repetições de "O Último Passageiro", "Uma Canção Para Ti" e "Ídolos".


No lado positivo d'Os Escolhidos temos:

Lourenço Ortigão - "Morangos com Açúcar" estiveram numa semana positiva, vencendo todos os dias ao seu "grande rival" Preço Certo. Para além disso, a série protagonizada por Lourenço Ortigão teve uma média de rating superior aos 10%.

Manuel Luís Goucha - A liderança de "Você na TV" foi segura, neste período de análise com uma média de share superior a 30% e com a concorrência a alguma distância. De destacar também que "Uma Canção Para Ti" alcançou o melhor resultado desde a estreia desta 3ª temporada tendo, inclusivé, ganho a "Ídolos".

Mariana Monteiro - A protagonista de "Deixa Que Te Leve, é figura sempre presente do lado dos destaques positivos d'Os Escolhidos. E os números mostram que ela merece estar aqui porque é o programa com a melhor média semanal de share que foi superior a 40%.


Os destaques negativos vão para:

João Manzarra - A semana não correu bem para "Ídolos", uma vez que a repetição transmitida no sábado foi o programa menos visto do horário, e com um share que poderá ter prejudicado a média diária da SIC. No domingo "Ídolos" perdeu para "Uma Canção Para Ti".

João Baião - Foi nomeado já duas vezes e manteve-se n'Os Escolhidos, mas continua em terreno negativo. "O Último Passageiro" tem resultados desastrosos ao Domingo, tendo a repetição mais espectadores que o programa inédito. "Portugal no Coração" não dá luta à concorrência, mantendo-se em último lugar.

Sónia Araújo - "Praça da Alegria" tem corrido bem, mas "Família Família" nesta semana no dia da sua exibição, quer sexta-feira quer domingo, ficou em último no horário com uma média de share baixa.

Depois da análise da semana, com as audiências e alterações que aconteceram, a Equipa do Blog decidiu que Manuel Luís Goucha é o escolhido entre os Melhores, não podendo ser nomeado para a próxima semana, sucedendo assim a Mariana Monteiro.
No terreno negativo, a Equipa do Televisão-Opinião decidiu poupar João Manzarra da nomeação. Posto isto, João Baião (pela terceira semana consecutiva) volta a estar nomeado, agora com a sua colega da estação pública Sónia Araújo. Quem decide é você, através do seu voto.
Na próxima quarta feira ficaremos a saber quem sai e quem fica n'Os Escolhidos.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Daqui a uma hora, não perca "Os Escolhidos".
E já agora, dia 1 fique a par das novidades do Televisão-Opinião para o mês de Dezembro.

Os meninos à volta da fogueira

Com a massificação do cabo, os programas de debate político ganharam dimensão. E há-os para todos os gostos. O Expresso da Meia Noite é um clás-sico, embora de interesse muito irregular, já que beneficia sempre dos convidados em estúdio. O seu adversário da RTPN, Hora de Fecho, por ser mais abrangente e transversal, com a presença de directores de jornais ganha, muitas vezes, em interesse, o que não significa em audiências.


A meio da semana, dá um dos meus preferidos, o Directo ao Assunto, na N, que junta à mesma mesa Carlos Abreu Amorim, Emídio Rangel e Joana Amaral Dias, sob olhar atento de João Adelino Faria. Rangel e Joana picam-se muitas vezes, o que torna Abreu Amorim o mais moderado dos residentes - o que não deixa de ser revelador.



Mas é o Eixo do Mal, ao fim-de-semana na SIC Notícias, que tento não perder. Se não estou em casa, gravo. Sob a inteligente batuta de Nuno Artur Silva, os quatro comentadores passam o mundo em revista com o humor que se lhes reconhece. E que mundo já passou por ali: há cinco anos, quando o Eixo começou, Bush era presidente, Santana primeiro-ministro e apenas se suspeitava que Sócrates e Vara fossem amigos. Agora não, agora não se suspeita, sabe-se mesmo: eles são amigos. Mas há uma coisa que nem as escutas conseguem explicar: há cinco anos Clara Ferreira Alves, uma das minhas preferidas, confesso, era muito mais anti-Sócrates. Hoje, adocicou. A moderação fica-lhe bem...


Audimetria . 26/11/2009

Ontem (quinta feira), a TVI venceu o dia com uma média de 27.9% de share, seguida pela RTP1 que alcançou 24.7% de share. Já em último está a SIC com share de 21.6%.
Meu Amor e Deixa Que Te Leve a liderarem e ocupar os 2 lugares cimeiros do TOP. A SIC intrometeu-se na hegemonia da TVI, com o Jornal da Noite a ser a informação mais vista, seguida pelo Jornal Nacional e pelo Telejornal, todos separados entre si por uma décima de rating.
Portugal em Directo mantem-se líder no horário com 6.8% de rating e 31.4% de share, enquanto no mesmo horário Paraíso (5.4% de rating e 22.3% de share) perdeu para a repetição de Morangos (5.5% de rating e 23.3% de share). O episódio inédito de Morangos com Açúcar venceu à repetição de Preço Certo segundo os dados da Mediamonitor uma vez que alcançaram o mesmo rating de 9.7% e Preço Certo teve mais share que Morangos (32.9% contra 30.9%, respectivamente). Nós Por Cá longe desta luta com 6.9% de rating e 21.9% de share.
Grande Entrevista fez 9.8% de rating e 25.5% de share, enquanto Um Lugar Para Viver alcançou 7.6% de rating e 19.5% de share, vencendo assim a Cenas do Casamento com 5.5% de rating e 15.0% de share.
Jogo Duplo, mais tarde que o habitual alcançou 7.7% de rating e 23.2% de share. Viver a Vida quedou-se nos 6.9% de rating e 26.8% de share contra os 7.8% de rating e 30.8% de share de Sentimentos.

Fonte: Mediamonitor

Aqui estão os 15 finalistas de "Ídolos"


Diana Piedade


Filipe Pinto


Catarina Boto


Mariline Hortigueira


Marta Silva


Mariana Tavares


Carlos Costa


Diogo Alvarenga


André Cruz


Salvador Sobral


Solange Hilário


Inês Laranjeira


Melina Pires


Carolina Torres


Márcio Costa

Revista de Imprensa 27/11/09

Bom Dia! Bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana. Hoje trago-lhe quatro notícias "fresquinhas" que concerteza serão do seu interesse. Recordo-lhe ainda que a partir de 1 de Dezembro esta rubrica sofrerá algumas inovações.

Filipe Pinto envolto em polémica

Há nova polémica relacionada com o programa "Ídolos". O protagonista desta vez é o "indeciso" Filipe Pinto. A postura que tem mantido é agora alvo de alguns fãs do programa. Em alguns blogues várias pessoas o acusam de querer passar a imagem de "coitadinho", e assim conquistar mais votos por parte do público. Segundo os mesmos blogues, Filipe Pinto está a tentar usar a mesma estratégia que no passado foi adoptada por Luciana Abreu. O certo é que o concorrente tem sido alvo de vários elogios por parte do júri.

SIC K inicia-se a 18 de Dezembro
Está prestes a chegar ao universo do cabo mais um canal com a marca SIC. Desta vez trata-se de um canal direccionado para o público infanto-juvenil. O SIC K começa as suas emissões no dia 18 de Dezembro, a partir das 16 horas. Durante os primeiros 6 meses, o canal será exclusivo da plataforma MEO, mas a partir daí poderá ser distribuído por outros operadores. Na programação do canal não estarão presentes apenas desenhos animados. Também haverá espaço para séries dobradas, como por exemplo "Mar Azul", "Merlin" ou "Split" (original israelita sobre vampiros); e magazines, como é o caso de "Factor K", apresentado por Raquel Strada, ou "A Cozinha do Chef André". "Ben 10", "Gormiti", "Mr. Bean" ou "Bleach" serão alguns dos desenhos animados que constarão da programação do SIC K.

"5 Para a Meia-Noite" de volta segunda-feira

Depois de algum tempo de ausência, o programa que animou as noites da RTP2 está de volta. A segunda temporada de "5 Para a Meia-Noite" estreia na próxima segunda-feira e será conduzido por Filomena Cautela. O seu primeiro entrevistado será Rui Reininho, vocalista dos GNR. Para ver dia 30 de Novembro, na RTP2.

"Família Família" com especiais de Natal e Fim de Ano
Já são conhecidos os convidados do especial de fim de ano do programa apresentado por Sónia Araújo. As famílias que darão asas ao seu talento serão: a família Câmara Pereira e a família Pinto Basto. Ainda não é sabido se o programa será previamente gravado, ou em directo, mas o mais provável é que seja em diferido. Recorde-se de que também existirá uma emissão especial de Natal do mesmo programa. Todavia, ainda não são conhecidos os convidados.

Fontes: 24 Horas, ANA

26 de novembro de 2009

Fecho

Boa Noite! São 20 horas e está na hora do Fecho. Hoje, por ser quinta-feira, está em linha A Melhor Dupla. A desta semana é aquela que faz "Companhia" às manhãs de Carnaxide.
Rita Ferro Rodrigues era a anfitriã das tardes de Carnaxide, até que um convite para estar "atrás das câmaras" a fez dar o lugar à taróloga Maya. Francisco Menezes é talvez um dos melhores e mais talentosos humoristas da nossa praça. Nuno Santos reformulou as manhãs da "sua" estação, e resolveu trazer uma nova "companhia" a este horário. Arriscou tudo, e contra todas as expectativas colocou a "chefiar" essa "companhia" a dupla Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes.
A luta previa-se complicada e muitos não acreditavam no sucesso da dupla. Dois meses volvidos, o programa teima em não agarrar o telespectador. Culpa dos dois apresentadores? Não, muito pelo contrário. Em conjunto, formam uma dupla muito unida e trabalhadora. Entreajudam-se e divertem os telespectadores. Têm empatia e uma relação de amizade fora das câmaras. Conseguem ter piada, apesar de algumas vezes exagerarem. Mas, talento não lhes falta, e acredito que, com pequenos ajustes no programa, e com um pouco de paciência, esta dupla ainda dê muito que falar.



Audimetria - 26/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela RTP1. Com futebol, a estação pública chegou aos 29,3% de share, roubando a liderança à TVI. O quarto canal, apesar disso, esteve bem. A distância entre as duas estações foi de apenas 0,8%. A SIC, "consolidou" ainda mais o terceiro lugar com 20,2% de share.

No horário das 19:00, o Telejornal liderou com 11,1% de audiência. A série da TVI, Morangos com Açúcar, ficou a 1% do noticiário da RTP1. Nós por Cá desceu, assim como Paraíso. Enquanto o primeiro fez 17,8% de share, a segunda ficou-se pelos 21,9%.

No que toca a noticiários, as duas partes do Telejornal venceram, tal como pudemos ver no quadro. Seguiu-se o Jornal da Noite, com 9,6% de rating e 23,8% de share, e o Jornal Nacional, com 9,4% de audiência média e 23,4% de share.

No horário nobre, as três novelas da TVI estiveram bem, e lideraram confortavelmente. Deixa que te Leve conseguiu uns honrosos 16,1% de rating e 45,6% de share. Meu Amor chegou ao terceiro lugar do top5, com 14,6% de audiência média. Por fim, Sentimentos, subiu aos 36,1% de share.
Na SIC, a série Cenas do Casamento, foi o segundo programa mais visto da estação com 6,2% de rating e 16,5% de share. Viver a Vida esteve bem, nos 25,9% de share.
Quanto ao horário nobre da RTP1, apesar dos bons resultados do jogo, não foi famoso. Jogo Duplo ficou-se pelos 22,5% de share e o resumo da Liga dos Campeões pelos 14,6%. Apesar disto, o concurso de José Carlos Malato continua estável.

Crónica de TV - Joel Neto

Boa tarde, não estamos no Fecho ainda, mas esta crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias, merece ser destacada.

Dinheiro em jogo

O problema da actual medição de audiências da Marktest, em que a própria quer agora introduzir mudanças, não é apenas o facto de deixar de fora, entre outros, os mais de meio milhão de assinantes Meo. O problema é que essas 500 mil pessoas têm um perfil diferente. Vêem televisão de maneira diferente - e, provavelmente, gostam de televisão diferente também.

Talvez os futuros números, obtidos a partir do momento em que a IPTV, o satélite e a nova TDT passem a ser auditados, não sejam muito diferentes dos de hoje. Mas, a avaliar pelas reacções da RTP e da TVI, manifestando-se ostensivamente contentes com as medições hoje existentes, o mais provável é que as diferenças ainda tenham significado. Dos canais generalistas, e tirando a RTP2, é a SIC quem tem mais expressão no segmento "culto" (o tipo de TV que mais se apropria a visionamentos alternativos) - e talvez seja ela quem mais tem a ganhar com novos estudos. Pode estar muito dinheiro de publicidade em jogo.

E, no entanto, este salto é apenas parte da solução. Fica ainda por resolver o problema da Internet, tanto em relação aos sites de partilha de ficheiros, como aos sites oficiais das estações. Por outro lado, os próprios canais terão de encontrar solução para a incrustação de publicidade na TV gravada e/ou partilhada na Web. Estamos no início de tudo - e a nova Hybrid Broadacst Broadband, embora já chamada de "futuro", ainda será só o "futuro próximo".

Revista de Imprensa 26/11/09

Bom Dia! Bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa. Como habitual, trago-lhe as novidades do universo televisivo.



Rita Pereira abre Gala de Natal TVI

Está quase a chegar o dia de transmissão da Gala de Natal TVI deste ano. Até la, as estrelas do canal de Queluz de Baixo estarão em ensaios para a grande noite. Em principio, a abertura do espectáculo será feita por Rita Pereira. A "Mel" de "Meu Amor" fará um numero de dança surpreendente, que contará com a presença de 12 bailarinos. Os estilos dançados pela actriz irão desde o balé ao R&B. Outros dos participantes da gala serão: Alexandra Lencastre, Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, Nicolau Breyner, Manuel Luís Goucha e Pedro Granger, entre outros.

Maya de regresso à televisão?

Sem programa "fixo" desde o fim de "Contacto", a taróloga "mais famosa de Portugal" poderá vir a ter um novo programa na SIC. A notícia ainda não foi confirmada e não existem mais dados sobre o eventual formato em que Maya participará. Será que a taróloga vai colaborar ou até mesmo apresentar o anunciado programa de magia?

RTP1 estreia nova série de humor
No seguimento da aposta no humor, está prestes a chegar à RTP1 um novo programa que promete divertir os portugueses. "O Que Se Passou Foi Isto" conta com a participação dos actores Carla Salgueiro, Manuel Marques e Luís Franco-Bastos. O formato retratará, em sketches humorísticos, a actualidade nacional. A estreia é já no dia 2 de Dezembro, e o programa será emitido semanalmente às quartas-feiras.

"Caminho das Índias" vence Emmy

Escrita por Glória Perez, a telenovela que tinha como pano de fundo a Índia marcou a ficção nacional brasileira. "Caminho das Índias" conquistou na passada terça-feira, em Nova Iorque, um Emmy. Este prémio foi ganho pela primeira vez por uma telenovela brasileira.

Fontes: TV Mais, 24 Horas

25 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite. O compacto dos Escolhidos previsto para hoje não será publicado. No entanto, sexta-feira, este concurso volta com as habituais nomeações e com todas as subidas e descidas da semana. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias, e a personalidade que abandona os Escolhidos.
Um intervalo no pior momento

'Sentimentos' liderava, mas um incompetente intervalo fez as audiências virarem por completo. Ganhou 'Viver a Vida'

A TVI cometeu segunda--feira um erro de palmatória, daqueles que José Eduardo Moniz não cometeria se ainda estivesse lá. Eram 23.44. A estação tinha no ar a novela Sentimentos, que ia liderando a audiência, em competição directa com o Prós e Contras na RTP1 e Viver a Vida na SIC.

O episódio de Viver a Vida, já se sabia, era especialíssimo, com o acidente de viação que vai deixar Luciana (Aline Moraes) tetraplégica e mudar todo o rumo da história de Manoel Carlos. A SIC promoveu competentemente o episódio, anunciando-o de diversas formas. Os jornais e as revistas deram páginas inteiras a este assunto.

E o que fez a TVI às 23.44? Um intervalo. Um intervalo de quase 15 minutos, que matou o programa que tinha no ar e que deu a liderança de bandeja à SIC. E precisamente no momento em que o autocarro que transportava Luciana se virava em Petra, local do acidente fatídico. Resultado: Sentimentos, que começou com 37% de quota de mercado, acabou com 25. Em contraponto, a novela brasileira da SIC, que iniciara o capítulo com 17%, duplicou para os 34 pontos percentuais.

Um erro de palmatória pouco habitual na TVI, acostumada a queimar os breaks dos adversários, a surprimir intervalos e a fazer de tudo na batalha da concorrência. Independentemente do custo comercial destas manobras de contraprogramação, uma coisa é certa: com Moniz ao leme, Nuno Santos não teria tido esta pequena alegria.

Qual a personalidade que deve abandonar "Os Escolhidos"?

Conceição Lino - 56%

João Baião - 44%

João Baião resiste assim a mais uma nomeação. Conceição Lino é a escolhida desta semana para abandonar o concurso do Televisão-Opinião.

Momentos


Boa tarde. O Momento desta semana não se refere a uma novela ou a um programa de entretenimento, mas sim a uma série de desenhos animados - "Dartacão e os Três Moscãoteiros".
Lembra-se?

Audimetria - 24/11/2009

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo obteve 29% de share, e distanciou-se da RTP1, que se ficou pelos 24,5%. Mais longe ficou a SIC, com menos de 22%.

No horário das 19:00, Morangos com Açúcar voltaram a vencer O Preço Certo. A diferença não é muita, mas a verdade é que conta. A série da TVI obteve 10,8% de rating e 32,5% de share, tendo sido o sexto programa mais visto do dia. O concurso de Fernando Mendes ficou-se pelos 10,6% de audiência média e 32,7% de share. Ainda assim, um resultado bastante superior a Nós por Cá. O programa informativo das 19:00 da SIC, apesar de ter perdido para a concorrência, obteve 6,9% de rating e 20,6% de share, tendo sido o segundo programa mais visto da SIC.

Quanto a noticiários, os três principais estão no top5. A principal alteração vai para o Jornal Nacional, que subiu e passou para primeiro. Jornal da Noite desceu para último, apesar de não ter ficado longe do Telejornal.

No horário nobre, Meu Amor foi o programa mais visto do dia, tal como pudemos ver no quadro. Deixa que te Leve esteve bem, e subiu. A novela da TVI chegou aos 15,4% de rating e 44,2% de share.
Na SIC, a série Cenas do Casamento, está longe de obter o sucesso alcançado no Verão. Ontem ficou-se pelos 15,4% de share. À essa hora, Jogo Duplo fez um resultado bastante animador. O concurso de José Carlos Malato, foi o nono programa mais visto do dia, tendo chegado aos 9,6% de rating e 24,6% de share. Na posição contrária esteve Telerural, que se ficou pelos 14,1% de share.
Fechamos esta Audimetria, com o duelo entre Viver a Vida e Sentimentos. Ambas as novelas subiram. Enquanto a da SIC, obteve 6,1% de rating e 26,7% de share, a da TVI, alcançou 7,7% de audiência média e 32,4% de share.

Revista de Imprensa 25/11/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora de mais Revista de Imprensa. Fique a par das novidades do universo televisivo.

Francisco Penim entrevistado por Teresa Guilherme

Em entrevista a Teresa Guilherme, Francisco Penim não poupa os elogios aos tempos em que esteve em Carnaxide e revelou mesmo que o dia mais triste da sua vida foi no dia em que saiu da SIC. Sempre pensou que após a saída do cargo de director de programas, continua-se na estação de Francisco Pinto Balsemão, e afirmou que pensou que fosse ficar para sempre na SIC. Em relação aos actuais resultados da estação que dirigia, frisou que " a SIC nunca esteve tão mal".

Herman José prepara regresso à televisão


Dedicado actualmente aos espectáculos ao vivo, Herman José já está a preparar o seu regresso à televisão. Segundo o próprio revelou à TV 7 Dias, esse regresso deverá ocorrer na reentré do próximo ano, que é como quem diz, em meados de Dezembro. Questionado sobre o canal em que irá trabalhar, apenas deixou no ar a possibilidade de continuar na TVI.

E os próximos patinadores são...
Já são conhecidos os novos concorrentes de "Dança Comigo no Gelo". Esta semana os patinadores são: Carla Andrino, Sofia de Portugal, Jorge Gabriel e Manuel Melo. Os ensaios já estão a decorrer, e animação está prometida. Para ver sábado na RTP1.

Fontes:24 Horas, TV 7 Dias

Para lá das 24


Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite, que tem como tema o "Jornal Nacional".

Poderia ter sido o protagonista da semana, mas acabei por destacar antes a apresentadora Ana Rita Clara.
No entanto, não me passou ao lado a subida de Jornal Nacional nas audiências.
Nos últimos dias, o noticiário da TVI ganhou não só ao "Jornal da Noite", como também ao "Telejornal", fazendo parte do top5 vários dias.
Porquê esta liderança repentina? "Morangos com Açúcar" perdem para "O Preço Certo". Por vezes a diferença é menor, noutras é maior. O que se terá passado para o "Jornal Nacional ter assumido a liderança?". Será que a informação melhorou? Será que o público ficou rendido ao noticiário da TVI?


Não me parece. São fases. O "Jornal da Noite", por exemplo, tem períodos em que passa para a frente, apesar de ter uma herança das 19:00, inferior à da concorrência. O mesmo está a acontecer com o "Jornal Nacional".
Durante os últimos dias liderou, e até poderá continuar em primeiro nesta semana, mas há algo que está mais que provado, independentemente da"informação mais premiada" da SIC, ou da reformulação na redacção por Júlio Magalhães na TVI: o público prefere o Telejornal, o Jornal da Tarde e o Bom dia Portugal.

24 de novembro de 2009

Elas Também São Finalistas

Solange Hilário



Catarina Boto


Última hora - "Aqui & Agora" de volta


Não estava previsto a SIC voltar a apostar neste formato televisivo, mas a verdade é que está. Basta, neste momento, 21:09, sintonizar a estação e perceber.

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. Seja bem-vindo ao Discurso Directo desta terça feira. Esta semana, eu, Diogo Santos, assumo o papel de entrevistador, e Miguel Reis, o de entrevistado.


A primeira pergunta está relacionada com audiências. O que tens achado da subida de "Nós por Cá" e "Paraíso", que durante esta semana foram dos programas mais vistos da SIC?

Eu confesso que vejo os dois programas. "Paraíso" está a ficar com uma história mais forte do que no início, e tem começado ligeiramente mais tarde, o que deve ajudar. O "Nós por Cá" é o programa com mais qualidade desde as 7:00 até às 20:00. Acho que está a melhorar um pouco, mas não tem roubado público à TVI e à RTP, mas sim ganho novos telespectadores. Acho que deviam fazer um especial Nós por Cá à noi
te, pois era capaz de dar um impulso ao horário das 19h (era um tentativa de arranjar mais telespectadores).


A troca de "picardetes" entre Manuel Moura dos Santos e Luís Jardim tem preenchido as páginas da imprensa. Achas correcta a atitude dos júris de "Ídolos" e "Uma Canção para Ti"? Terá isto como objectivo promover os dois
programas?

Quero desde já lembrar que quem começou com esta troca de insultos foi o Jardim. Ele disse que o Ídolos era um programa falso, mas se ele acha que o programa é falso, então porque é que esteve lá durante 2 edições?! Eu começo a achar que ele está desesperado com as audiências... Acho que o Manuel esteve muito bem e responder-lhe. Esta polémica teve o início no Luís Jardim, por isso, se alguém quer com esta polémica promover o seu programa é ele... mas não está a resultar...!

Quanto a "Ídolos", o que tens achado da pres
tação de Cláudia Vieira e João Manzarra? Achas que a dupla vai funcionar nas galas em directo? Eu acho que a apresentação de "Ídolos" até agora tem sido "a brincar". Penso que a Cláudia durante mais ou menos as duas primeiras galas vai ficar um pouco "âncorada" no Manzarra mas depois deve ganhar o jeito. Terá de ser mais instantânea.


Fátima Lopes tem-se aproximado de Júlia Pinheiro nas tardes televisivas.
Pensas que "Vida Nova" vai liderar a curto/média prazo?

Eu acho que a luta deve ficar assim mais ou menos até ao Natal. Penso que em Janeiro, "Vida Nova" é capaz de liderar durante a semana inteira. Acho é que têm de pôr para lá mais "pimbalhada", pois está demasiado formal e é só histórias... Mais humor, mais música e mais animação!



Soubemos esta semana que Nilton, foi a primeira opção da SIC, para apresentador de "Salve-se quem Puder". Quem preferias? Marco Horácio ou Nilton? Porquê?


Ainda bem que o Nilton recusou o convite. Ele é muito sério. Até pode ter piada mas não teria quase ligação com o público como o Marco Horácio. E enquanto o Marco Horácio fazia aquela picardia com a Diana o Nilton talvez ia ficar a olhar para as pernas... (risos). A ligação entre o Marco e a Diana é que fez o sucesso... Se fosse o Nilton era capaz de isso não ter acontecido.



Para terminar, Ana Rita Clara substituiu Adelaide de Sousa na condução do programa "Mundo das Mulheres", durante a licença de parto desta. Com o seu regresso, a apresentadora do extinto "SIC ao Vivo" ganhou um novo programa na SIC Mulher - "Querido Mudei o Visual". Acompanhas-te a prestação de Ana Rita Clara no canal temático da estação de Carnaxide? Se sim, o que achaste?

Não, no canal temático não acompanhei infelizmente, mas acompanhei no SIC ao Vivo. Ana Rita Clara podia ter sido apresentadora e não a repórter dos beijinhos. Acho que a deviam ter escolhido para o lugar de Vanessa Oliveira, embora esta tenha feito um bom trabalho.
Devia-lhe ter sido dada mais importância... Mas é uma profissional em que devemos apostar!

Discurso Directo


Hoje, no Fecho!

Audimetria - 23/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 27,8%, seguida da RTP1, e por fim da SIC.
No horário das 19:00, Morangos com Açúcar venceram O Preço Certo. Enquanto a série da TVI obteve 11,2% de rating, o concurso de Fernando Mendes ficou com menos duas décimas. Nós por Cá esteve longe. Ontem conseguiu 6,2% de audiência média.
O noticiário mais visto foi o Telejornal, tal como pudemos ver no quadro. O Jornal Nacional passou para último, apesar da diferença não ser muita. Enquanto o noticiário da SIC obteve 11,5% de rating, o da TVI ficou com menos duas décimas.
No que toca às reportagens, a surpresa vai para a da estação de Carnaxide. "Cadeia Alimentar", chegou aos 14,6% de audiência média e 35,5% de share. "CSI: Portuagal", da TVI, obteve um bom resultado, mas não chegou para a concorrência. Foi o quarto programa mais visto do dia.
No primeiro lugar do top5 de ontem está Meu Amor. A novela da TVI chegou aos 14,8% de audiência média. Deixa que te Leve não esteve muito bem, e baixou aos 12,8% de rating.
No horário nobre da RTP1, As Notas de António Vitorino conseguiram 23,8% de share. Salvador, esteve bem, e chegou aos 20 pontos. Jogo Duplo obteve 8,6% de rating e 22,4% de share.
Na SIC, Perfeito Coração fez 19% de share, e Viver a Vida 24,5%. Sentimentos, na TVI, esteve mal, e ontem não foi além dos 30,1%.

Só Séries


E voltamos esta semana com...


Penso que toda a gente leitora deste blog conhece esta série: Damages.

Uma série comprada pela TVI há cerca de dois anos tendo transmitido a primeira temporada em 2007 e a segunda encontra-se em exibição, às segundas. Claramente, não foi só a TVI que a comprou.

O AXN tem vindo a surpreender-me com as séries que compra e, consequentemente, que transmite. No início, quando saiu, não me suscitou curiosidade porque, apenas me contavam algumas coisas e não prestava muita atenção. Contudo, quando o AXN a estreou fiquei com "a pulga atrás da orelha" (em português curriqueiro) e decidi ver. Não desisti e não me descolei do ecrã.

A série está construída sobre uma história sólida, interessante, misteriosa e fantástica contanto com a fantástica actriz e vencedora do Emmy deste ano para Melhor Actriz Principal em série de drama - Glenn Close.

Glenn Close interpreta a advogada Patty Hewes que é conhecida pela sua atitude pouco normal e bastante insistente. Desde o primeiro episódio da T1 até ao 13 (o último da T1), a história desenrola-se com um suspense incrível: não dizem demais mas também não dizem de menos e o final termina com os chamados "cliffhanger" em que uma pessoa desespera por saber o que vai acontecer a seguir.

Bem, da forma como terminou a T1, não iria esperar menos da T2. Contudo, pelos episódios que vi (dois) não posso inferir que seja boa ou má ou que esteja melhor ou pior. Contudo, ouso dizer que os primeiros episódios não me agarraram tanto como os da T1. Surpreenderam-me, claro mas estão muito parados. Necessita mais acção, mais emoção, mais suspense, mais mistério.


Uma outra série que está para estrear no AXN, às quintas, é Trauma, o novo drama médico da NBC que não tem sido alvo de boas audiências.

Para já, a história é algo interessante a meu ver: um grupo de pessoas que tenta, ao máximo, chegar a tempo para socorrer alguém. E, depois, a partir daí, são desenvolvidas várias situações capazes de os colar ao ecrã. Será boa? Será má? Direi tudo, na próxima crónica e é favor de não perder a estreia desta série, na próxima quinta, às 22h25, no AXN.

Revista de Imprensa 24/11/09

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira. Antes de mais, um pedido de desculpas a todos os leitores desta rubrica, mas por razões pessoais, não a pude postar. Revelo-lhe agora que a partir do próximo mês, esta rubrica sofrerá alguns ajustes ao nível de imagem e algumas inovações no seu conteúdo.

Rita Pereira prestes a gravar CD

Parece que a experiência como jurada em "Uma Canção Para Ti" despertou em Rita Pereira um maior gosto pela música. Ao que tudo indica, a actriz e modelo deverá gravar um CD, após o termino das gravações de "Meu Amor". A ideia surgiu da parte de Luís Jardim, que já tem em mãos vários temas a propor à colega de júri. Resta agora saber se este projecto se torna realidade.

Teresa Guilherme de volta à TVI?

A apresentadora de "Momento da Verdade" está prestes a terminar o período de ausência na televisão portuguesa. Segundo a própria revelou à Notícias TV, o seu regresso deverá ser a um canal por cabo. Nas declarações, referiu ainda que o canal em questão poderá ser o TVI24. Resta agora saber qual o formato que Teresa Guilherme apresentará.

"Portugal de Olhos em Bico" com combinação explosiva

Como o próprio nome do programa indica, Portugal irá ficar "de olhos em bico. Isto porque o programa contará com a apresentação de uma dupla muito curiosa. José Pedro Vasconcelos e Yoshi, o apresentador do original japonês. A comunicação entre os dois deverá ser complicada, mas estão prometidos vários momentos de diversão. O contributo de nipónicos estende-se também ao júri, que será o mesmo da versão original, Mr Flu. Os assistentes que têm como missão "atrapalhar" os concorrentes, também serão japoneses. A estreia do programa será já este domingo, e não no sábado como chegou a ser anunciado.

Cristina Areia fora da segunda série de "Camilo, o presidente"

Depois de ter feito parte do elenco da primeira temporada da série da SIC, a filha de Carlos Areia recusou-se a trabalhar novamente com Camilo de Oliveira. Cristina Areia optou por não continuar no elenco da série, por divergências com o protagonista e autor da série. Em causa estão afirmações que Camilo de Oliveira alegadamente terá proferido. Apesar de tudo, a série arranca com as gravações já em Janeiro do próximo ano.

Fontes: Notícias TV, 24 Horas