8 de janeiro de 2011

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Depois de duas semanas de ausência, o Episódio Seguinte está de volta ao Televisão – Opinião!


Diana declara guerra a Inês e João

Ao saber que foi atraiçoado pela mulher, o médico sente-se culpado por não ter dado ouvidos à dona do M. A pouco e pouco começa a sentir-se confuso e deixa de dar muita importância a Diana, rejeitando várias aproximações da esposa.


Perante as reacções do marido, a vilã fica de rastos, mas continua longe de descobrir quais as verdadeiras intenções de João. Decidido a redimir-se pelo que fez no passado, o médico procura a ex-namorada e pede-lhe desculpa. No entanto, Inês rejeita-o, recusando-se a ouvi-lo. Ainda assim, mais tarde confessa a Isabel que não conseguiu esquecer o grande amor da sua vida.


Por seu lado, João não desiste de reconquistar a amada e volta a procurá-la no restaurante. Quando lá chega, encontra a mulher, que lhe pede explicações. Firme e decidido, ele responde-lhe que não tem que lhe dar satisfações.

Uns dias mais tarde, Diana continua desconfiada e segue o marido, acabando por ver aquilo que não queria: o marido abraçado à irmã. Furiosa, jura a si própria que um dia vingar-se-à e matará os dois.

Ao regressar a casa, chora compulsivamente e, num ataque de fúria, parte os bibelôs da sala de estar. A vilã sente-se perdida, mas decide dar a volta por cima!


Belmiro ameaça Alice

Preocupada com Ana, que desapareceu, a dona do cabeleireiro pergunta aos amigos da filha onde é que ela está, mas ninguém sabe dela.


Entretanto, Belmiro procura a ex-mulher na esperança de também ela saber notícias da rapariga. No meio de uma acesa discussão, o empresário confessa a Alice que só foi viver com Júlia porque se sentia carente com a sua partida. Mas, agora que ela voltou, está disposto a regressar ao lar.


Indiferente ao que o ex-marido lhe diz, a mulher recusa prontamente, afirmando que o homem da sua vida é Mário. Provocador e calculista, Belmiro beija-a. Em seguida, ameaça-a, alegando que nunca voltará para ela se Alice acolher Ana em sua casa.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, com a ajuda de Eduardo e perante os olhares embevecidos de Alexandre e Lourenço, Catarina dá à luz uma bela menina e o teste de paternidade, realizado algum tempo depois, acaba por confirmar que o GNR é o pai da criança.


Em Mar de Paixão, Peixoto não desiste de raptar Benedita e volta a tentar fazê-lo. No entanto, a pescadora acaba salva por Martinho, que inicia, assim, o caminho para a regeneração.


Em Lua Vermelha, Máximo beija Francisca e a mãe dos vampiros acaba por afastar-se, embora esteja apaixonado pelo chege dos vampiros.


Em Passione, encurralado pela polícia, Fred tenta fugir para o Paraguai, mas perde o controlo do carro e acaba por falecer.


Em Escrito nas Estrelas, uma série de coincidências são descobertas por Ricardo, que, entusiasmado vai escavando mais fundo sobre o antepassado de Pedro Cassiano.


Em Alma Gémea, Rafael e Luna vivem felizes, mas a rapariga acaba por ser assassinada a mando de Cristina.


Quiosque: Mariana, Maria, Ana, Telenovelas

Parabéns, Tiago Henriques!


Este sábado, dia 8 de Janeiro, também é dia de festa aqui no seu Televisão-Opinião. O Tiago Henriques completa hoje 20 anos de vida e, por isso mesmo, não podíamos deixar passar esta data ao lado.

A equipa do Televisão-Opinião tem o prazer de diariamente contar com a dedicação e profissionalismo deste amante dos ecrãs nacionais. Assim, resta desejar ao nosso Tiago as maiores felicidades do mundo e que, ao longo da vida, ultrapasse todos os obstáculos com que se defrontar. A sua força e perspicácia irão de certeza ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Parabéns!

Pedro Mourinho em "Alta Definição"


No dia em que a SIC Notícias comemora 10 anos de existência, o Alta Definição tem como entrevistado uma das caras mais emblemáticas do primeiro canal de notícias português. Pedro Mourinho, o jornalista e pivô que abriu as emissões da SIC Notícias, vai ser o convidado central de Daniel Oliveira.

A não perder. Hoje, a partir das 14:15 na SIC!

Última hora - Morreu Carlos Castro

O conhecido comentador do social e cronista em várias revista da sociedade foi encontrado morto num quarto do hotel Intercontinental, em Times Square.
Sobre as causas do óbito, pensa-se que Renato Seabra (um dos finalistas de À Procura do Sonho - Face Model Of The Year) tenha cometido um homicídio. Segundo a revista Sábado, e tendo como fonte o Daily News, Carlos Castro foi encontrado inconsciente e com sinais de ter sido agredido na cabeça e sexualmente mutilado. Quando os paramédicos chegaram ao local do crime, o cronista acabou por ser declarado como morto.

Ao que parece Renato Seabra está detido em Nova Iorque, depois de ter aparecido no Roosevelt Hospital com cortes nos pulsos.


O Televisão-Opinião deixa aqui as suas condolências à família e amigos de Carlos Castro.

Quiosque: Sábado

Momentos

Bom dia! Depois de duas semanas de ausência, devido aos feriados de 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, a rubrica que recorda alguns dos Momentos que marcaram a televisão portuguesa está de volta! Assim, na primeira semana de 2011, relembramos a final da terceira temporada do Dança Comigo, mítico programa de dança da estação pública.
Nesta temporada, Luciana Abreu é a vencedora. Ora veja!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje inclui uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Ver TV no computador

É certo que as audiências ainda não o mostram, nem é crível que o venham a revelar tão cedo, mas a televisão é hoje muito mais do que as imagens a que assistimos diariamente instalados no sofá lá de casa.

Com o crescimento do site de vídeos YouTube e a massificação de redes sociais como o Facebook, a televisão para a maior parte da nova geração de espectadores é passada em frente ao computador. Numa altura em que se discute o novo modelo de medição de audiências em Portugal, esta realidade não devia ficar de fora. De uma vez por todas, televisão e Internet não são caminhos separados: encontram-se a meio do caminho, interligam-se, não vivem uma sem a outra.

O sucesso de Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, há 15 meses, passou pela Internet. Querem que vos revele uma verdade? Vi todos os programas, mas nenhum deles às 21.00, nenhum deles na televisão.

Mais exemplos: ainda segunda-feira vi a quase totalidade do programa de fim de ano da RTP1, Gala das Galas. Não o vi quando foi emitido, não. Vi-o no YouTube, onde surge à vista de todos, dividido em partes. É fácil, é rápido, basta clicar e sorrir.

Ainda ontem, dez minutos antes de ter começado a escrever esta crónica, vi no Facebook o vídeo de uma peça do Primeiro Jornal da SIC, em que Paulo Nogueira anunciava a história de um mendigo norte-americano com voz de rádio. O vídeo, que foi colocado na rede há apenas dois dias, é já um campeão no YouTube e está a emocionar os EUA. Partilhei o vídeo na minha página de Facebook, e nos últimos dez minutos, em que tenho estado a escrever estas linhas, já quatro amigos partilharam as imagens nas suas páginas. É esta a força da Net: amplificar e dar notoriedade à televisão. Podemos ignorar isto?

7 de janeiro de 2011

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Like/Dislike!

LIKE
Leonor Poeiras em Agora É Que Conta


Há muito tempo que Leonor Poeiras deixou de ser uma mera cara laroca da TVI para se tornar, cada vez mais, numa aposta segura da estação de Queluz de Baixo. A apresentadora, que começou como repórter no Diário da Manhã, abraçou na passada semana o Agora É Que Conta, órfão de Fátima Lopes. E o balanço só podia ser bastante positivo. Energética, animada e, acima de tudo, com a sua excelente forma de comunicar, foi assim que Leonor Poeiras regressou ao horário que foi seu durante largos anos, enquanto esteve à frente do extinto Quem Quer Ganha.

Reafirmo todos os elogios que já aqui teci a esta comunicadora que continua a provar estar à altura de qualquer desafio, neste formato que não deixa de ser particularmente difícil de conduzir e apresentar.


DISLIKE
RTP em DIRETO
Sinceramente, não concordo com a implementação do novo acordo ortográfico. Talvez por isso, acho precipitada a medida tomada pela RTP que desde segunda-feira adoptou o novo acordo para a Língua Portuguesa.

A partir de agora, oráculos, títulos, logótipos e todo o tipo de textos informativos estarão regulados segundo esta nova terminologia. Por isso, não é de estranhar vermos a palavra direto no logótipo da RTP, ou o informativo de Dina Aguiar denominar-se ele próprio de Portugal em Direto.

Mudanças a mais, numa língua tão rica como a nossa que se vê assim devastada por um acordo de nuances bastante duvidosas e discutíveis.

Falar Televisão


10 anos

Foi a 8 de Janeiro de 2001, pelas sete da manhã, que Pedro Mourinho entrou em casa dos telespectadores nacionais. Amanhã, 8 de Janeiro de 2011, o canal temático completa dez anos recheados de conquistas, de vitórias. Com excelentes resultados, a SIC Notícias é um caso raro de sucesso no mundo. Em Portugal é líder incontestável de audiências, o que vem contrastar com o universo do cabo de outros países. Com jornalistas caracterizados pelo seu elevado profissionalismo, como Mário Crespo ou Ana Lourenço, e comentadores com um grande destaque no país, a SIC Notícias tem continuado a surpreender os portugueses. A completar estes dez anos, o canal irá estrear um novo estúdio e uma nova perspectiva sobre o mundo.

Com um jornalismo de palavra, e com uma larga equipa de profissionais, a SIC Notícias promete assim continuar a surpreender os telespectadores, tal como o tem feito nos últimos dez anos.
Com a RTPN e a TVI 24 ainda muito distantes em termos de audiências, o canal de notícias da SIC está longe de ter concorrência. Apesar de, por vezes, o AXN, canal Panda, Hollywood ou FOX se aproximarem, não tenho dúvidas de que estes ainda têm de batalhar muito para alcançarem uma liderança tão estável como a de SIC Notícias.

Apesar dos maus resultados do terceiro canal, há algo que ninguém pode contestar: a SIC Notícias continua a ganhar. E contra factos, não há argumentos. Muito podem dizer Júlio Magalhães ou José Alberto Carvalho sobre as audiências dos seus noticiários (superiores aos de Carnaxide). No entanto, a verdade é que ambos os profissionais não conseguem trespassar para o cabo aquilo que transmitem em sinal aberto. Felizmente, para combater essa falha existe a SIC Notícias. Parabéns pelos 10 anos!

Afinal, onde está o dinheiro da SIC?


Muitas são as questões em relação à forma como a SIC tem despendido o dinheiro com as últimas contratações. Se uns não entendem como a estação consegue assinar contratos milionários com actores e apresentadores de televisão depois de ter rescindido com alguns profissionais de forma amigável, outros consideram esse investimento normal. Francisco Penim, ex-director de programa da estação de Carnaxide, não sabe onde existe tanto dinheiro para as últimas contratações. Ciente de que, na altura em que era director de programas do canal, poucas eram as extravagâncias que poderia cometer com o orçamento, o ex-marido de Clara de Sousa afirma o seguinte à Notícias TV: "Não faço ideia onde vão buscar o dinheiro".
Já Eduardo Cintra Torres considera que os últimos contratos foram possibilitados pela redução de custos noutras áreas do canal: "Devem ter feito poupanças em outras áreas, cortado algumas gorduras em despesas".

Perante estes especulações, Nuno Santos anula algumas opiniões, afirmando que a gestão do orçamento é agora efectuada de forma diferente. "Não há mais dinheiro na SIC, há apenas uma gestão diferente. Embora as pessoas pensem isso, nós estamos a trabalhar com um orçamento de grelha igual ao que tínhamos em 2009 e 2010. Nos últimos dois anos, para saldar os nossos compromissos, tivemos um investimento muito baixo em grelha. Por exemplo, gastámos oito milhões de euros em produtos como Chiquititas. Ora com esses constrangimentos atenuados vamos poder utilizar o nossos orçamento de outra forma", revelou o director de programa do terceiro canal.

Luís Marques relembra a concorrência que a SIC está viva e de boa saúde: "Fala-se da estação como se tivesse desaparecido, mas temos resultados positivos em targets comerciais. Estar em primeiro, segundo ou terceiro lugar tem que ser visto com relatividade e a nossa capacidade também está relacionada com o cabo".

Por fim, de salientar que o ano de 2011 não será o último de Nuno Santos à frente da estação de Carnaxide. Quem o afirma é Luís Marques: "Ele é o director de programas e vai manter-se. Temos um universo de canais muito grande e não temos gente a mais, temos trabalhado como uma equipa pequena".

Quiosque: Notícias TV

"Depois da Vida" estreia dia 14 de Janeiro


As promoções da estreia de Depois da Vida já estão a passar. O programa de Iva Domingues irá para o ar no dia 14 de Janeiro, e contará com convidados de luxo. Ágata e Carlos Lopes, serão eles alguns dos famosos que estarão frente a frente a Anne Germain.

Está assim de volta aos ecrãs nacionais a grande questão: "Há vida depois da vida?"

Programa de Moura Guedes só em Março?


Com uma vontade enorme de regressar aos ecrãs, Manuela Moura Guedes está ansiosa para que o seu programa no terceiro canal estreie. No entanto, o atraso que o magazine está a sofrer, parece estar a criar algum mal estar na jornalista. Segundo a Notícias TV desta semana, o novo programa de Carnaxide já não irá para o ar em Fevereiro, tal como previsto inicialmente. "O programa está muito atrasado, o que é péssimo para o feitio dela. A Manuela é muito stressante", revelou uma fonte à publicação do Diário e Jornal de Notícias.
A verdade é que muitas têm sido as reuniões da jornalista com Luís Marques, Nuno Santos, Gabriela Sobral e Alcides Vieira, para acertar os pormenores sobre o magazine. Com as audiências em baixo de forma, parece que Manuela Moura Guedes está desejosa de poder contribuir com o seu trabalho para melhorar os resultados da estação de Carnaxide.

Quiosque: Notícias TV

Manolo Bello pode sair da SIC


O responsável pelo "Companhia das Manhãs" pode estar de partida da SIC. Com a chegada de Júlia Pinheiro ao terceiro canal, e com o término do contrato de Manolo Bello no final de Janeiro, o produtor da MBTV não sabe qual será o seu futuro em Carnaxide: "Quero acreditar que vou continuar. Se não prosseguir, fico triste, mas não zangado. Todos os contratos têm um fim e eu tenho de agradecer os anos de trabalho que me foram proporcionados".

Depois de ter trabalhado com Júlia Pinheiro no "SIC 10 Horas", em 1999, Manolo Bello confessa que gostaria que essa experiência se voltasse a repetir. "Gostava muito de voltar a trabalhar com ela, mas não sei se serei eu", revelou. Consciente das dificuldades que a comunicadora terá para vencer Manuel Luís Goucha, o produtor confia apesar disso no profissionalismo de Júlia Pinheiro.


Manolo Bello enfrenta assim mais uma fase conturbada da sua vida. Depois do fim do programa "Fátima" e "Vida Nova", a Comunicassom acabou por ficar para segunda plano na estação de Carnaxide. Será que desta vez é o responsável pela MBTV a seguir esse caminho?


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 07/01/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta sexta-feira!


Sofia Ribeiro
Depois de assumido a relação com o modelo Rúben Rua, Sofia Ribeiro acabou de anunciar que dentro em breve irá dar um passo em frente na relação que mantém com o manequim. Tudo indica que os dois irão mesmo casar, depois de terem mudado o estado civil de cada um, na página social Facebook, para ‘noivos’. E o casamento poderá mesmo acontecer ainda este ano!
Rui Pêgo

O filho de Júlia Pinheiro, em entrevista à TV Guia desta semana, teceu fortes elogios à sua própria mãe. Ela, que está a um passo de ser apresentada como o novo reforço da estação de Carnaxide, é vista por Rui Pego como uma ‘super-mãe’: “A minha mãe é uma pessoa extraordinária, mas é minha mãe. Para mim, a minha mãe é a minha mãe e não a Júlia Pinheiro. Ela é a melhor mãe que eu posso ter”, afirma.

Quiosque: Vidas, TV Guia

Nuno Graciano junta-se a Vanessa Oliveira


O apresentador do Companhia das Manhãs terá uma merecida semana de férias. Assim, Vanessa Oliveira continuará à frente do talk-show da estação de Carnaxide... com Nuno Graciano! O "tio careca" está de volta à antena da SIC depois da sua participação no Companhia de Ano Novo. A não perder!

Revista de Imprensa 07/01/2011


Sexta-feira, dia 7. Bem vindo à última Revista da semana!

Fá-las Curtas estreia amanhã


Estreia amanhã na RTP2 um arrojado concurso direccionado para jovens talentos na área da realização. Fá-las Curtas pretende assim encontrar promessas na realização através do apuramento de várias curtas-metragens.

De entre os 78 candidatos, apenas 16 conseguirão marcar presença nos ecrãs do canal 2. A partir de amanhã, e durante os próximos 15 sábados, duas curtas irão ser exibidas e logo depois uma delas será a escolhida pelo júri para a fase seguinte. No final, irão estar em jogo 8 curtas-metragens seleccionadas também por eliminatória.

O vencedor irá receber 10 mil euros e a encomenda de uma curta-metragem de dez minutos para a RTP2. A apresentação, essa, ficará a cargo de Filomena Cautela.


Magazines da RTP1 de cara lavada este fim de semana


O novo ano trás modificações aos magazines de fim de semana da RTP1. A partir deste sábado, Só Visto e TOP Mais começam a partilhar o mesmo cenário e estão prometidas modificações no formato e no conteúdo de cada um destes programas.

Mais música portuguesa e actuações ao vivo. Serão estas principais mudanças que o magazine de sábado à tarde da RTP1 irá sofrer a partir de amanhã. O TOP Mais está no ar há mais de 18 anos, e nesta renovação vê a sua própria duração ser estendida para os 90 minutos. Para além disso, está também prometida a estreia de uma nova rubrica, TOP Digital, que fará a contagem semanal do número de downloads legais de músicas feitos em cada semana.

Quanto ao Só Visto!, as alterações têm sido bem perceptíveis nas últimas semanas, tais como, o facto das entrevistas centrais terem saído do estúdio. E com uma também descentralização dos temas sociais dando assim maior foco aos eventos culturais, o programa criado por Daniel Oliveira promete ser uma alternativa à concorrência, leia-se Fama Show: “Daremos atenção permanente ao mundo do espectáculo, quer nos bastidores, quer junto dos protagonistas”, adianta José Fragoso. 

CITAÇÃO DO DIA
"10 anos de SIC Notícias são uma referência que honra o jornalismo em Portugal"
António José Teixeira, director SIC Notícias



DESTAQUE DO DIA
O ano mudou mas o formato mantem-se. Amanhã, Herman José regressa aos serões de sábado da RTP1 e em pleno ano de 2011 o nome do seu próprio late-night viu-se obrigado a mudar de figurino. Herman 2011 estreia amanhã, às 23:30.


Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias, TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do Jornal de Notícias.

Previsões

E pronto! Cá estamos em 2011, o ano de todas as dificuldades. Como será ele na televisão generalista portuguesa?


Previsivelmente, durante os próximos 12 meses, os telejornais (os programas que vão segurando as estações generalistas) continuarão na sua crescente vocação como câmaras de eco das fontes oficiais, incapazes do necessário aprofundamento da informação.


Agitarão contra nós, como fizeram durante todo o ano passado, o espectro dos "mercados", esquecendo-se de mostrar que são eles os produtores e os aproveitadores da crise, com a qual ganham rios de dinheiro e determinam as políticas dos Estados.


Não nos dirão que a Economia é uma ciência esquecida da sua condição social e que perdeu cientificidade. Antes colaborarão na implementação da doxa neoliberal acerca da produtividade, da riqueza e da sua distribuição, com que se quer justificar o empobrecimento da esmagadora maioria, a par do enriquecimento imoral de uns poucos.


Nada de novo. À medida que cresceram em tempo de duração, os jornais televisivos perderam qualidade e capacidade de informar. E cederam a vez à propaganda e ao entretenimento. Não é de certeza por mal, mas o efeito é o mesmo - instalam o medo, em vez de fornecerem a informação verdadeira, necessária à acção da cidadania.


Mais do que previsível, é o regresso de Manuela Moura Guedes, agora na SIC. Diz-se que com um programa semanal, emitido em horário nobre e sobre temas da actualidade.


O que se pode desde já afirmar é que Manuela tem público, e que é mais interessante a sua televisão-espectáculo, do que o entretenimento aborrecedor dos telejornais. Tanto mais que Moura Guedes usa o seu poder mediático para escrutinar o poder político e isso faz-nos falta.


Também na SIC, e de menor gosto, espera-se que avance um "reality show" para gordos, já que a estação de Carnaxide comprou os direitos de "The biggest loser", um programa destinado a pessoas com um redundante excesso de peso, que participam com propósito de emagrecer drasticamente.


Como há gostos para tudo, a SIC Mulher tem exibido a versão original norte-americana do concurso, "O peso certo", com grande sucesso de audiências.


Convém não esquecer que foi em parte graças a outro "reality show", "A Casa dos Segredos", que a TVI fechou o ano à frente das rivais, pela sexta vez consecutiva. Em terceiro lugar, a SIC quer recuperar terreno em 2011. Veremos se nos reserva outras surpresas.


Boa notícia foi a que nos deu David Nevins, presidente do canal "Showtime", ao anunciar a continuação da série "Dexter", cujos episódios da sexta deverão estrear no segundo semestre de 2011. Felizmente que a oferta de televisão de qualidade continua de pé.


6 de janeiro de 2011

Ponto M

Boa noite, seja bem-vindo a mais um Ponto M!

Esta noite, a desfilar sob os nossos holofotes está Merche Romero.


Esta apresentadora de televisão e manequim, apesar da sua formação em turismo, destacou-se como rosto de inúmeras campanhas publicitárias e catálogos de moda, dando os seus primeiros passos na apresentação em 2002, com o programa Metro à superfície.


Agarrando a oportunidade de se destacar na televisão portuguesa, continuou com o seu trabalho na apresentação de Portugal no Coração, ao lado de José Carlos Malato, contando com participações noutras produções como a Praça da Alegria e Noites de Verão.


Em 2003, é convidada para apresentar o maior evento de moda em Portugal, Moda Lisboa, permanecendo neste contexto quando se tornou a apresentadora do talk show da RTP, Factor M, expondo semanalmente conceitos do mundo da moda e dos famosos.


Entre desfiles e campanhas, Merche contou como a sua última participação de maior relevo na televisão portuguesa a apresentação do Fátima.


Esta espanhola de sangue quente, é conhecida pelo seu talento, boa disposição, beleza e sensualidade. Como figura pública transparece uma imagem descontraída e jovial, optando por peças simples coordenadas sempre com acessórios que compõem a toilette.

Brilhando na passerelle com um estilo hippie chic, quer seja pelos vestidos longos e esvoaçantes quer seja pelos dourados exuberantes, esta mulher de tez morena apresenta-se sempre com uma energia imensa.


A par e passo desta sua preferência, o seu gosto é equilibrado pelo casual. Em ambientes mais formais ou no seu dia-a-dia, as jeans estão sempre presentes combinando com camisolas compridas que lhe assentam perfeitamente devido ao seu 1,76 metros.


Com um sorriso em riste, Merche encarna a moda como parte de si, quer pelo seu percurso pessoal quer pela forma como investe no seu visual. Em nota de fim, é importante ressaltar que a sua atractividade passa pela simbiose do simplismo com o sensual, cores sóbrias, peças básicas conjugadas com sandálias altas, botas de cano, e muitos, muitos acessórios.


…Três Pontos…


Sabia que:


- O Project Runway, conhecido pelas oportunidades que dá a estilistas para exporem as suas criações no âmbito do vestuário adopta agora uma nova abordagem. É hora dos designers serem postos à prova na criação de sapatos e acessórios. Imperdível!


Termina assim mais um Ponto M. Para a semana há mais!


Até lá, Boas Modas!

Falar Televisão

A Elegância de Júlia


Faz hoje uma semana que a apresentadora se despediu oficialmente de As Tardes da Júlia. Tal como era previsível, não fez uma grande despedida, nem teve sequer direito a um conjunto de imagens pelos anos que passou na condução do programa. Algo natural, afinal, teoricamente, ninguém sabia da sua mudança para Carnaxide.

Sexta-feira, na grande final de Casa dos Segredos, o mesmo secretismo foi protagonista. À semelhança do que acontece com o fim dos programas, há sempre um conjunto dos melhores momentos. Um best-off daquele que foi o último formato apresentado por Júlia Pinheiro na TVI.


De todas estas despedidas houve algo que não me passou despercebido. Em nenhuma das ocasiões a apresentadora deixou cair as lágrimas pelo final de oito anos recheados de sucessos.

E é aqui que quero chegar com este Falar Televisão. Se há algo de que os telespectadores da TVI e mesmo os responsáveis do canal não se podem queixar é do profissionalismo da comunicadora. Ela viveu a TVI até ao último dia, nunca dando sinais do adeus.

Se formos a ver bem, é notório que Júlia Pinheiro não gosta de mostrar as suas emoções. Sinceramente, nem me recordo se alguma vez a vi chorar. E não é por isto que lhe custou menos ou mais a saída da estação onde trabalhava. Muito pelo contrário, pelo menos não disse até já aos seus telespectadores como uma outra colega fez.

Pois, como diz o outro, as situações são diferentes. Talvez até tenham sido, mas a verdade é que há algo de que ninguém pode duvidar: Júlia Pinheiro é elegante em todos os sentidos da palavra…


Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fala-se - 06/01/2011


Boa tarde! Nesta tarde de quinta-feira Fala-se de...


Andreia Leal e Vasco Oliveira

Os dois ex-conconcorrentes da Casa dos Segredos estão enamorados. Segundo a TV Guia desta semana, Andreia Leal e Vasco Oliveira estão numa roda vida, não tendo tempo para descansar. "O que vos posso dizer é que nem temos tempo para comer", confessou o filho de António Oliveira. Já a ex-acompanhante de luxo, que deverá pousar brevemente para uma revista masculina, afirma o seguinte: "Estamos ambos felizes".


Cláudia Vieira e Pedro Teixeira

O casal formado em Morangos com Açúcar está de partida para umas merecidas férias com a filha Maria. Depois de ter passado o ano a trabalhar, a apresentadora e actriz de Carnaxide só pensa no merecido descanso. O local escolhido por Cláudia Vieira e Pedro Teixeira foi a Jamaica.

"Esta sempre foi uma viagem que quiseram fazer e aproveitaram o facto de Cláudia ter terminado a apresentação de Ídolos e o Pedro ainda estar de férias das novelas", confessou uma amiga do casal.


Quiosque: TV Guia

Just Girls chegam ao fim!


A mítica banda da TVI vai separar-se. As Just Girls, que se formaram na série Morangos com Açúcar, estão prestes a chegar ao fim. Depois do sucesso alcançado, com a venda de milhares de álbuns e enchentes de concertos, este projecto musical vai seguir o mesmo caminho que os D'ZRT fizeram há cerca de um ano. "Para já, estamos sem a Ana Maria, a cumprir agenda profissional, mas depois cada uma vai seguir a sua carreira a solo", revelou Diana Monteiro à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

“Biggest Loser” português será a pares!

the_biggest_loser_logo

As inscrições para o programa arrancaram no domingo, mas, em apenas três dias, foram mais de três mil as pessoas a enviarem uma mensagem, tal como adiantam as edições de hoje do Correio da Manhã e do Diário de Notícias de hoje.


O programa poderá, assim, estabelecer um novo recorde, até porque, segundo o diário da Cofina, o fecho das inscrições deverá ser apenas daqui a duas semanas, iniciando-se depois a fase de castings para eleger aqueles que serão os primeiros “gordos” a invadirem a nossa televisão.


E, por aquilo que apurou este jornal, a SIC vai apostar na versão de pares, ou seja, o jogo terá equipas de dois elementos, que deverão ter uma ligação familiar, ou serão amigos.

Já segundo o DN, para além de procurar as equipas de profissionais mais correctas, a estação de Carnaxide e a Fremantle estão ainda em busca de uma casa ideal para ser o Campus português.


E, até porque o tempo é escasso, tudo deverá ser definido ao longo dos próximos dias, até porque, segundo esta publicação, as gravações arrancam já no final deste mês. Assim, as primeiras emissões de The Biggest Loser português serão previamente gravadas. Seguem-se as galas em directo, onde o público poderá ver os concorrentes a ganhar elegância. Quem atingir o objectivo será o vencedor do programa, que deverá ter como apresentadora a mais recente estrela SIC, Júlia Pinheiro.


Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias

Revista de Imprensa - 06/01/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira!

Dupla de humoristas da RTP regressa com programa "muito mais estúpido"


Depois de terem encerrado um capítulo com o Telerural, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves estão a preparar o seu novo projecto para a estação pública. "Este novo projecto de televisão vai ser muito mais elaborado a nível de produção e textos. Implica três câmaras a filmar, e é muito mais estúpido (no bom sentido). A nós, como actores, está a dar-nos imenso gozo fazer milhentas personagens diferentes, obriga-nos a um trabalho mais concentrado. Estamos a gravar o quinto episódio, espero que as pessoas entendam as piadas dissimuladas e a verdadeira estupidez do nosso humor", referiu Pedro Alves.
Depois do sucesso de audiências de Telerural, os dois humoristas só pensam no futuro, apesar da série da RTP lhes ter ficado no coração. Por esse motivo está garantida uma digressão neste ano das personagens Quim e . A verdade é que os portugueses ficaram surpreendidos com o trabalhos de João Paulo Rodrigues e Pedro Alves que, desde então, ficaram com uma visibilidade nunca antes vista. "Temos vários projectos, mas não é tanga, temos mesmo. Connosco não há tangas!", confessaram.

Em relação à data de estreia da nova série de humor, nada se sabe. No entanto, especula-se que em meados de Março, estes dois profissionais voltem à antena da estação pública.

Fátima terá de se adaptar


Depois de ter integrado a equipa da TVI para se dedicar ao entretenimento, a apresentadora viu os seus planos desfeitos com a saída de Júlia Pinheiro para a SIC. À frente de A Tarde é Sua, Fátima Lopes não terá muita margem de manobra, na medida em que o objectivo de Queluz de Baixo será continuar o projecto que a nova profissional de Carnaxide ajudou a erguer. "Terá que ser a Fátima a adaptar-se ao registo e à dinâmica do programa e não o contrário", referiu uma fonte da produtora talk-show.
Apesar do estado de alegria da apresentadora, a verdade é que não foi para apresentar este tipo de programas que Fátima Lopes abandonou a TVI. "Vou fazer entretenimento puro e duro, algo diferente que nunca foi feito", confessava antes de estrear Agora é Que Conta. No entanto, com as trocas de Júlia Pinheiro, a apresentadora de Queluz de Baixo acabou por ver o seu formato entregue a Leonor Poeiras.

Sem ter prestado declarações à TV Guia desta semana, coloca-se a questão se Fátima Lopes está ou não arrependida de ter abraçado este novo projecto. Será que a apresentadora preferia conduzir Agora é Que Conta, dando lugar a uma colega no talk-show das tardes da TVI?

Citação do dia

"Estou cansada"

Sara Barradas


Curiosidade do dia

A série Casos da Vida está de regresso à TVI. Com a ausência da Casa dos Segredos da grelha de programas, a direcção de Queluz de Baixo irá apostar na série que fez sucesso no passado. Assim, no próximo domingo os telespectadores poderão contar os Casos da Vida.


Quiosque: TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Tempo de crescer

Temos insistido no facto de que, por esta altura, a ficção portuguesa perde em pouco para a brasileira. Eu mesmo já aqui escrevi que, bem vistas as coisas, os próprios actores brasileiros começam a ficar cada vez mais ao nível dos actores portugueses. Mas persistem diferenças fundamentais - e uma delas é a ideia de autoria (a que se junta, entretanto, o respeito prestado a ela).



Na entrevista que há dias concedeu ao DN, Miguel Falabella diz coisas como: "Quero ser lembrado como alguém que não teve medo do sucesso", "A Globo precisava de uma boa comédia e então falou comigo", "Há muitas famílias que comem graças a mim". No essencial, quer ser lembrado - e, portanto, tem de ser colocado em perspectiva. Mas nem por isso a entrevista em causa deixa de lançar luz sobre uma série de aspectos importantes a propósito de como se faz e vê novelas deste e do outro lado do Atlântico.


No Brasil, retalhar uma telenovela como a SIC vinha retalhando (a expressão era dele, Falabella, mas era feliz) Negócio da China, até finalmente a cancelar, ainda seria um absurdo.



Cá, a integridade da autoria é secundária - e, se alguma prova disso fosse precisa, bastava lembrar a bonomia com que, ainda recentemente, António Barreira garantiu que aumentar ou cortar uma centena de episódios a uma trama não interferiria na sua qualidade.


Entretanto, o público vê o que lhe dão. Pode gostar mais ou menos, sentir mais ou menos intimidade com as personagens, correr para o televisor com mais ou menos afã.



Bem lá no fundo, é o canal a quem entregou a sua agenda que determina se a TV se manterá ligada ou não. De resto, dure o episódio 40 ou 20 minutos, com ou sem cenas cortadas, e poucos darão por isso.