24 de março de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição Cine-Opinião.

The book of Eli



Uma história de coragem, esperança e acima de tudo perseverança, passada num cenário pós-apocalíptico, é a essência deste filme realizado por Albert Hughes.

Eli (Denzel Washington) mais uma vez com uma excelente e profissional prestação, assume-se como personagem central, nesta história onde o bem e mal assumem contornos extremos e onde a humanidade mais uma vez é posta em causa. Até que ponto é o Homem capaz de reconstruir o seu mundo, escolher o caminho certo e acima de tudo ter fé.

Repleto de imagens poderosas, uma banda sonora muito bem escolhida, cenas de acção estonteantes e uma profundidade que nos prende do inicio ao fim, é, sem duvida, um filme a não perder.


Ficará surpreendido.





Em Árabe e Hebraico Eli pode ter um significado adjuvante ao do nome "Deus".

Até para a semana!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião.


A comissão do Google

O espectáculo mediático que tem sido feito em redor da Comissão de Ética nos últimos dois meses (ontem passaram por lá mais três intervenientes: Paulo Baldaia, director da TSF, João Marcelino, director deste jornal, e Nuno Santos, director de Programas da SIC) não vai dar em nada, já se percebeu.

O que inicialmente parecia ser um caminho para apurar a verdade é hoje apenas um caminho para apurar a verdade que se julgar conveniente. As máquinas partidárias têm feito tudo para retirar qualquer sentido aos trabalhos da comissão, chamando à Assembleia tudo o que mexe.


Se há algo, porém, que todo este frenesi tem provado é um claro e preocupante desconhecimento da realidade jornalística e do mundo em que vivem os deputados da comissão. Ao longo destes meses tenho assistido, incrédulo, a algumas perguntas a que qualquer cidadão normal que leia jornais saberia responder. Tenho ouvido comentários que partem de pressupostos que revelam uma profunda ignorância e um enorme engajamento político. Ainda ontem, houve perguntas feitas que não o teriam sido se os deputados, minimamente, tivessem feito o trabalho de casa (como, por exemplo, quando uma deputada perguntou a Marcelino se já estava na Controlinveste aquando do despedimento colectivo de 2009).


Eu percebo que para muitos deputados estes sejam momentos importantes para mostrar trabalho e justificar o ordenado que ganham. Mas escusavam de chamar tanta gente ao Parlamento. Bastava ir ao Google.

Esta noite..

Às 21:00!

"Mad Men" vai ter bonecos criados pela Mattel


A conhecida série norte-americana, que em Portugal é transmitida pela RTP2 e pela FOX Next, vai ver as suas personagens principais transformarem-se em miniaturas.
Isto porque, e segundo a Notícias TV desta semana, a Mattel estabeleceu um acordo com a estação de televisão AMC. Os fãs da série, poderão assim adquirir Donald Draper, Betty Draper, Joan Holloway e Roger Sterling a partir de Julho de 2010.
Quiosque: Notícias TV

Momentos


Boa tarde. O Momento desta semana pertence à TVI. Casos da Vida estreou em 2008, e teve duas temporadas. Uma boa série de histórias, que a estação de Queluz de Baixo lançou.
Lembra-se?


Fala-se 24/03/2010

Boa Tarde! São 15 horas e, como habitual, está na hora de se falar!
Hoje, as protagonistas são:

Mariana Monteiro

Segundo a revista “TV 7 Dias”, a actriz tem estado muito próxima de João Cajuda. Ao que parece, o actor deverá estar apaixonado pela protagonista de Deixa que te Leve, mas esta vê-o apenas como um amigo.

Aliás, os dois jovens mantêm uma relação muito próxima há mais de cinco anos. Recentemente, estiveram, juntamente com Helena Costa e Sara Prata, a fazer um workshop de representação nos Estados Unidos, o que os terá aproximado ainda mais.

Todavia, Mariana Monteiro garante que tudo não passa de uma bonita amizade: “Eu e o João somos só amigos. Estou solteira e boa rapariga”, avançou à referida revista.

Luciana Abreu

Os rumores da possível gravidez da actriz foram retomados. Tudo porque a namorada de Yannick Djaló faltou a um evento de solidariedade e, no local, foi dito que a ausência se devia a complicações na gestação. Apesar de tudo, Luciana Abreu desmentiu esta versão: “Já tinha informado com antecedência que não ia estar presente.”

Quiosque:
24 Horas, TV 7 Dias

Revista de Imprensa 24/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Rita Ferro Rodrigues pondera regresso "às origens"
Foi em 2006 que entregou a sua carteira profissional de jornalista, para apresentar o então programa das tardes de Carnaxide, Contacto. Quatro anos volvidos, Rita Ferro Rodrigues voltou a fazer o “trabalho de terreno”, durante a catástrofe que ocorreu no Funchal.

Com este regresso às origens, a apresentadora voltou a ter presente em si o “bichinho de repórter” que julgava “adormecido”.

Em entrevista ao “24 Horas”, a filha de Ferro Rodrigues admitiu que a hipótese de voltar a sair de estúdio é algo bastante viável e que, quando tiver hipótese, regressará a trabalhos de reportagem.

Série sobre Aviação prestes a chegar à RTP

Depois do final das gravações de Cidade Despida, a SP Televisão já está a preparar uma nova série, também para o canal do estado. Ainda sem nome definido, este projecto resulta de uma parceria entre a RTP e a TAP, e retratará o mundo da aviação comercial e as relações existentes entre três operadoras aéreas distintas.

Para o elenco já estão escalados os actores Patrícia Bull, João Ricardo e Eric Santos. O arranque das gravações está agendado já para o inicio de Maio.

CITAÇÃO DO DIA:

“Quando paro para pensar em tudo o que deixei que me acontecesse sinto-me orgulhosa e feliz.”

Marta Fernandes

Curiosidade do dia:

Apesar de já não estar na TVI, José Eduardo Moniz continua a aplaudir o sucesso da estação. Depois da estreia de Mar de Paixão, o antigo director geral do canal fez questão de enviar uma mensagem de parabéns à autora da história, Patrícia Müller.

Quiosque:
24 Horas

Para lá das 24

Boa noite. O Para lá das 24 de terça-feira já está em linha!

Falar. Expressar. Comunicar. São três palavras essenciais que, na maioria dos casos, exigem algo, sem o qual não nos imaginamos - a voz.

Pare o que está a fazer neste momento. Esqueça as preocupações e aquele mau momento que hoje teve de enfrentar. Se se lembra do senhor que hoje foi mal educado consigo à saída do autocarro, mande-o dar uma volta. Se não lhe sai da cabeça aquela pessoa que hoje passou por si, e que tinha o mistério no rosto, deixe de lado.
Foque-se apenas no ecrã do seu computador e pense no seguinte: e se lhe tirassem a voz, o que faria? Se de um momento para o outro deixasse de falar, qual seria o próximo passo?

Não, não está ninguém em casa. Faltou a luz. O seu telemóvel ficou sem bateria, e está a chover lá fora. Instala-se o pânico dentro do seu ser. Posteriormente acalma-se e pensa numa solução. Chamar um táxi? Não, como lhe dizia a morada para o sítio pretendido? Apanhar o autocarro? Como pediria o bilhete ao motorista? Decide ir a pé para o hospital mais próximo. Pega no seu guarda-chuva, e demora cerca de vinte minutos a chegar.
Quando chega, estão trinta pessoas à sua frente e você não consegue dizer nada. E aí volta a sentir o medo.

Este texto é apenas um possível início de algo. E o meu objectivo com ele, é apenas destacar algo que por vezes forçamos, sem ter a consciência que podemos provocar um grave problema. A voz é uma preciosidade do ser humano. Apesar de sem ela também ser possível comunicar, neste caso, as coisas tornam-se mais complicadas.

Estar muitas horas a falar, sem ir bebendo um copo de água, sem fazer pequenas pausas, ferem as cordas vocais. Consequências: nódulos na garganta, rouquidão, e chegar a uma idade onde a nossa voz seja totalmente diferente daquela que tínhamos.

A 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Pense nisto!

23 de março de 2010

Fecho

Boa noite. Por motivos alheios ao Televisão-Opinião, esta semana, não será postado o Discurso Directo. Para a semana, em principio, esta rubrica está de volta.
Pedimos pela última vez, uma pequena coisa ao leitor. Faltam cerca de 4 horas, para o fim da votação do Super Blog Awards. Precisamos de ficar nos cinco primeiros da categoria Cultura & Lazer. Ajude-nos! Para votar, é necessário registar-se. São apenas 5 minutos! Para votar prossiga para aqui.

O Fecho de hoje, para além destes avisos, incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Futebol a brincar

Extinto o Domingo Desportivo, os programas de painel dividido entre um adepto do Benfica, um adepto do FC Porto e um adepto do Sporting são agora os nossos únicos debates futebolísticos relevantes. Por um lado, ainda bem que assim é: cansados de levar o futebol demasiado a sério já andamos nós todos - e assim, reduzido à condição de conversa de café, o jogo não só regressa ao seu devido lugar como, inclusive, ganha toda uma nova dimensão lúdica.


Entretanto, há várias razões para a deslocação de Trio D'Ataque, o formato da RTP (agora circunscrito à RTPN), à cidade de Newark, em Nova Jérsia (EUA), de onde o programa desta noite será emitido. A primeira tem que ver com a própria RTP, que conserva a preferência entre os emigrantes, compensando com programação algum protagonismo que vem perdendo nos domínios da distribuição. A segunda tem que ver com o programa propriamente di-to, que é o melhor dos três debates semanais do género na televisão portuguesa.


O Dia Seguinte, da SIC Notícias, está mais do que cristalizado: os coloquiantes às vezes nem sequer os jogos viram - e, ainda por cima, Sílvio Cervan veio tornar o tom da conversa praticamente insuportável. Prolongamento, da TVI 24, mal nasceu e já parecia velho, com Pôncio Monteiro e a sua provocadora personagem a revelarem-se insuficientes para manter vivo o interesse. Já Trio D'Ataque é de outra origem: nenhum dos participantes é estrela, mas regra geral todos pensam pela própria cabeça - logo, a substância da discussão ganha com isso.


O que é preciso é que efectivamente continue a haver três clubes grandes, e não apenas dois. Mas isso é conversa de outra natureza.

Maria João Ruela em entrevista

A conhecida jornalista da SIC deu, esta semana, uma entrevista à Notícias TV, revista pertencente aos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias.
Nela, a pivô de fim-de-semana do Jornal da Noite, falou do seu gosto de cozinhar: "Gosto muito de cozinhar, passo os meus dias de folga a fazer cozinhados. Já fiz vários cursos de cozinha". Maria João confessou ainda que adora viajar, e que o jornalismo foi um "autêntico acidente de percurso": "Queria ser copywriter e chegei mesmo a fazer um estágio nessa área, mas fiquei muito desiludida". Foi com o aparecimento dos canais privados, na década de 90, que a pivô da estação de Carnaxide, percebeu que o seu futuro passaria pela "caixinha mágica": "Achei que esta coisa da televisão podia ser interessante e, como tinha habilitações para isso, concorri e, acabei por entrar na SIC como estagiária".

Maria João Ruela falou ainda à referida revista, do seu problema de saúde, resultante do seu trabalho de reportagem no Iraque, na altura em que este país se encontrava em guerra.
Depois de ter sido baleada, há sete anos, a jornalista deixou de ter a capacidade de mexer a perna esquerda. Correr, mexer o pé, usar sapatos de salto alto, são acções básicas para a maior parte das pessoas, mas que se tornaram impossíveis para Ruela.
No entanto, há que olhar para a vida com um sorriso. Segundo o que Maria João diz, há que "tentar viver bem com isso".



Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


Às 20:00, no Fecho!

Fala-se 23/03/2010

Boa Tarde! Seja bem vindo à rubrica que dá que falar diariamente aqui no Televisão - Opinião!
Hoje falo-lhe de:

Vanessa Oliveira

A jovem apresentadora foi recentemente muito falada na imprensa. Tudo porque, segundo várias revistas, tinha um novo namorado: Mickael Carreia. Numa tentativa de calar as más línguas, a cara SIC disse ao "24 Horas": "Essa história é completamente falsa."

Apesar de ter terminado a relação que mantinha há vários anos com o DJ João Fernandes, Vanessa Oliveira afirma-se uma "solteira feliz": "Estou muito bem assim. Obviamente, não estou fechada para o amor, mas para já, não penso nisso", referiu ao referido jornal.

Cristina Ferreira

Depois de ter sido mãe, a apresentadora mudou de ideias no que toca ao aumento da família. Se, inicialmente, a cara TVI queria ter apenas uma criança, actualmente, influenciada pelo namorado, deseja voltar a ser mãe.

Todavia, tal não acontecerá nos próximos tempos, tal como a própria revelou à "Vidas": "Ainda não está planeado, mas a seu tempo virá. O problema é que é preciso passar pelos passos todos, desde a gravidez ao recuperar da forma, e com um programa diário, não é tão fácil como isso."


Quiosque:
Vidas, 24 Horas

Revista de Imprensa 23/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!

Miguel Monteiro brilha em Passione

Antigo coordenador do Jornal da Noite, Miguel Monteiro decidiu abandonar o jornalismo há cerca de 3 anos, para se dedicar ao mundo da representação. A prova do seu enorme talento é o facto de ser o mais recente português a integrar o elenco de uma telenovela brasileira.

Depois de participar num casting, Miguel Monteiro ganhou o papel de motorista da personagem de Fernanda Montenegro na próxima telenovela de horário nobre da TV Globo, Passione. ‘Gonçalves’ é o nome da sua personagem e terá um papel bastante importante na história, uma vez que, para além de motorista, será também o confidente de ‘Bete’, papel da conhecida actriz brasileira, durante o tempo em que esta estiver em Itália à procura do seu filho, ‘Toto’, personagem de Tony Ramos.

Foram cerca de quatro os dias em que gravou e para o antigo jornalista esta “foi uma experiência extraordinária e inesquecível”. Passione é da autoria de Sílvio de Abreu e vais substituir Viver a Vida, já a partir do próximo dia 17 de Maio, no Brasil.

Gravações de Dá-me Música começam hoje

Tal como o Televisão – Opinião avançara recentemente, Catarina Furtado tem novo projecto, depois de ter estado concentrada nas gravações de Cidade Despida. A conhecida apresentadora está de volta com Dá-me Música, o programa que animou as noites de sábado da RTP, durante o Verão do ano passado. As gravações começam já hoje e a primeira emissão contará com a presença de: Miguel Ângelo, Mafalda Teixeira, Fernando Alvim, Miguel Guerreiro, Maria João Silveira e Luís Filipe Borges. Ao que tudo indica, José Fragoso pretende estrear Dá-me Música já no próximo mês de Abril.

CITAÇÃO DO DIA:

"Já me magoaram, como acontece a toda a gente. A diferença é que nunca fiz mal a ninguém"

Mafalda Pinto
Número do Dia:

497000
Foi o número de telespectadores que acompanharam Perfeito Coração, no passado sábado. Este foi um recorde negativo para a produção de Carnaxide.

Quiosque:
TV Guia, 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite! Sim, o primeiro Para lá das 24 da semana já está em linha!


A SIC está com problemas. Se em Janeiro, concluíamos que tanto o seu day-time, como o prime-time eram fortes, hoje, poderemos apenas ver que isso acontece no período entre as 14:00 e as 19:00.

A Armadilha tem conseguido bons resultados, e liderado no horário em que é exibida. Para além de vencer Júlia Pinheiro, nas Tardes da Júlia, colocou a RTP1 em terceiro lugar, cujo seu Poder Paralelo não seguiu os mesmos shares que Chamas da Vida.

Com cerca de 30 pontos, a novela da estação de Carnaxide, oferece a Vida Nova, de Fátima Lopes, uma boa herança. Normalmente, o programa das tardes da SIC, consegue vencer a concorrência, colocando Portugal no Coração a um canto, uma vez que este talk-show não costuma aparecer no top dos dez programas mais vistos da RTP1.

A partir das 18:00, a liderança continua em Carnaxide. Paraíso tem sido uma boa aposta para o canal, mas prepara-se para chegar ao fim. Se no início os resultados não eram os melhores, de há uns tempos para cá, a novela tem vindo a vencer a concorrência, tendo relegado o líder Portugal em Directo para segundo lugar.

Das 14:00 ás 19:00, há vida na SIC. O problema vem depois, quando Nós por Cá entra no ar. O share da estação fica abaixo dos 20%, o que prejudica os resultados do Jornal da Noite.

Posteriormente, e no horário nobre, Notícias em 2ª Mão tem ficado à quem das expectativas, e Perfeito Coração já não alcança os valores de antigamente. Salva-se Viver a Vida, que consegue fazer frente a Sentimentos.

Fica a pergunta: faz sentido dizer-se que as novelas brasileiras já não dão cartas em Portugal?

22 de março de 2010

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente a Frente. Esta semana, os participantes neste duelo não são actores, apresentadores, jornalistas ou programas. São duas revistas, das várias que, alimentam a informação deste blog, e que nos ajudam a ir mais além. São elas, a Notícias TV e aTV Guia.

Foi há cerca de 2 anos que surgiu a Notícias TV. Fazendo parte do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, esta revista foi crescendo e desenvolvendo-se, assumindo-se hoje como a mais lida no nosso país.
Sinceramente, e como pessoa que gosto de ler tudo o que sai nas bancas, é das poucas publicações que não perco um número. Em noventa páginas, sei que é na Notícias TV, que vou ficar a saber das novidades televisivas, ficar a par de entrevistas aos melhores profissionais do meio, e ainda conhecer a programação mais detalhada da "caixinha mágica".

Comecemos pelo início. Gosto sempre de ler o editorial, que normalmente é alternado entre o Nuno Pinto Martins e pelo Nuno Azinheira. Posteriormente passo para o "Big Brother", onde estão retratadas situações um pouco constrangedoras dos "famosos" que alimentam a nossa televisão.


Avanço, avança e avanço, e reparo na entrevista da semana. Por lá já passaram Manuela Moura Guedes, aquando do fim do Jornal Nacional de 6ª, Maria João Ruela, Judite de Sousa, João Manzarra e Cláudia Vieira, os finalistas do Ídolos, António José Teixeira, director da SIC Notícias, Mário Augusto, o recém-contratado da RTP1, Sílvia Alberto, Miguel Sousa Tavares, João Baião, José Wallenstein, Francisco Menezes, entre muitos, muitos outros. Todos sabem que, se querem dar uma entrevista séria, sem mais falas do que as que dizeram, podem contar com a Notícias TV.

De facto, em termos de "inventar" notícias, não me lembro de nenhuma. Obviamente que já deve ter acontecido, mas não da maneira que outras publicações fazem. Não querendo atacar a opinião do meu colega Tiago, a TV Guia, revista da qual também gosto muito, já chegou a "falar com mortos". Ora, é neste aspecto que penso que a Notícias TV ganha. Ela não se coloca a ela própria em caminhos perigosos, e tem sempre em atenção que faz parte de dois jornais de referência, tal como já informei.

De referir ainda outro dos seus conteúdos: as audiências. Semanalmente, a revista dedica três páginas à análise dos resultados dos programas das estações de televisão em Portugal. Mais nenhuma outra revista dedica tanto espaço a elas, à exepção da Correio da Manhã TV, que no meu ver, ainda não compete neste campeonato.
Para os fanáticos em séries, podem contar com quatro páginas na programação com as novidades das mesmas, e com os próximos episódios de algumas que vão passar na televisão.

Tenho também de salientar que não posso dizer que esta seja uma revista perfeita, assim como é impossível dizer isso de outras. Obviamente que existem determinados conteúdos que não me interessam, e que passo logo para a página seguinte, pois em nada acrescentam à minha "sabedoria televisiva".
Exemplo para as festas dos famosos, e companhia limitada. No entanto, e afinal, também disso se faz uma revista de televisão.

Em conclusão, e apesar de ter "apenas" 90 páginas, e de quase metade delas serem destinadas à programação, a Notícias TV consegue sintetizar semanalmente, aquilo que, os interessados na "caixinha mágica", precisam de saber.
Parabéns por esse trabalho!
Para muitas pessoas, a ânsia da chegada do último dia útil da semana é sempre grande. Uns porque é o fim de uma semana de trabalho, outros porque é o inicio de uns dias de descanso. Confesso que estes também são alguns dos motivos pelos quais aguardo sempre a chegada de sexta-feira, no entanto, este dia também é aquele em que saem diversas revistas. Sendo eu um consumidor compulsivo de imprensa, é claro que o aguardo com expectativa. Afinal, sexta-feira é sinónimo de várias revistas para ler.

Devo confessar que aquela a que dedico mais tempo é a TV Guia. Numa primeira fase leio as chamadas “gordas” para me situar na actualidade: esta publicação traz sempre algo que ainda não se sabe.

Apesar de muita e boa gente considerar que sendo uma revista de televisão não se deveria dedicar ao mundo do social, eu discordo. Acho que, actualmente, é cada vez mais necessário que os leitores percepcionem que as celebridades são pessoas como nós. É claro que o exagero não faz bem a ninguém e, quanto a mim, esse é talvez um dos defeitos da publicação do grupo Cofina. No entanto, a própria directora da TV Guia, Luísa Jeremias, fez questão de, recentemente, explicar a sua posição: “Já não sei o que é o campo tradicional de uma revista de televisão há muito tempo, acho que isso já não existe há muito tempo em Portugal. Acho que já não existem revistas de televisão, existem revistas que falam sobre pessoas de televisão e o que a TV Guia vai continuar a fazer é isso. Vai falar sobre e com pessoas de televisão, com pessoas que aparecem na televisão, sobre assuntos de televisão, sobre actualidade televisiva. Não é só falar sobre pivots, actores de telenovelas, isso não faz sentido nos tempos que correm.” É precisamente isto que esta revista faz, na minha opinião.

Para além de tudo o q referi, a TV Guia tem, a meu ver, os melhores cronistas. É um luxo poder ler, semanalmente, a opinião de Carlos Castro, considerado por muitos um mestre na arte de escrever, ou a recentemente estreada crónica de Carlos Dias da Silva. Não esquecendo também as “Conversas de Café”, que mensalmente chegam até nós.

Outra coisa que muito aprecio nesta revista são as entrevistas. Normalmente a pessoas que estão na ordem do dia. Recordo sempre a magnífica conversa com Raul Solnado, ainda este estava entre nós. Muito mais aqui poderia dizer sobre a publicação chefiada por Luísa Jeremias, mas o tempo escasseia e não me posso alongar muito mais.

Termino com um desabafo. Independentemente de existirem pequenas “guerras” entre as publicações, o importante é que se mantenham unidas e continuem a informar, da melhor forma, os leitores. Esta sim é a verdadeira missão de um meio de comunicação.


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Marta Melro/Sofia Ribeiro:


Sofia Ribeiro, por Tiago Henriques - 54%
Marta Melro, por Diogo Santos - 46%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheiro, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

O horário conta

Lembram-se da reacção de Simone de Oliveira, e de grande parte do elenco de Vila Faia, quando José Fragoso anunciou a estreia da novela para o fim de tarde de sábado e domingo? A polémica acabou por se esfumar com o tempo, até porque este veio dar razão ao director de Programas da RTP. Os tempos mudaram e o comportamento dos públicos televisivos também. É evidente que é legítimo que quem trabalha na ficção queira ver o seu esforço reconhecido com a exibição da obra em horário nobre. Só que, em muitos casos, o horário nobre, hoje em dia, é apenas uma questão de vaidade. No caso da RTP, e provavelmente da SIC, com a força que a ficção da TVI ostenta, apostar num programa em horário nobre é meio caminho andado para votá-lo ao fracasso. Os actores têm dificuldade em perceber isso, mas é por isso que uns são actores e outros… directores de Programas.

Vejamos o caso de Um Lugar para Viver, série portuguesa que a RTP estreou em horário nobre em Setembro do ano passado. Cada um dos 13 episódios da primeira temporada, cuja exibição terminou em Dezembro, chegou, em média, a 640 mil espectadores, o que representou apenas 17,2% dos portugueses que viam televisão naquele horário. É mau? Bem, depende, mas bom não é certamente.

José Fragoso decidiu em Fevereiro repetir a primeira temporada ao sábado. E que horário escolheu ele? O das 19.00, antes do Telejornal. Qual o resultado alcançado nos primeiros cinco episódios? Ora aqui está: 824 mil espectadores em média (quase mais 200 mil do que na exibição original) e 26,6% de quota de mercado (quase mais dez pontos). Palavras para quê?

Esta noite..

..às 21:00. Não perca!

Helena Costa no Panda

O canal Panda Biggs, vai estrear um novo programa, cujo objectivo será desvendar os segredos das estrelas nacionais. A primeira famosa a marcar presença no Bigg Star, que tem estreia prevista a 28 de Março, será Helena Costa, a conhecida actriz da TVI.

Fala-se 22/03/2010

Boa Tarde! Está em linha o primeiro Fala-se desta semana! Hoje falo-lhe de:

Mariana Monteiro

Uma das mais belas actrizes portuguesas é também uma mulher solidária. Foi num dos dias da "Moda Lisboa" que a jovem confessou à imprensa que quando já não usa uma determinada peça de roupa, a oferece a instituições de solidariedade social: "Faço uma separação da roupa que já não uso para dar a quem mais precisa. Ainda agora tenho lá em casa uns quatro sacos cheios de roupa para dar.", afirmou, orgulhosa.

Vanessa Martins

Depois de ter chegado ao fim o romance com o colega Ângelo Rodrigues, a actriz está novamente apaixonada. O sortudo é um jovem chamado Kiko, que conheceu durante umas férias em Andorra. Apesar de tudo, a rapariga continua sem confirmar a relação: "Não somos namorados. Somos pessoas que gostam uma da outra. Amigos especiais".

Quiosque:
Notícias TV, TV Guia

Revista de Imprensa 22/03/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!

Cláudia Semedo de regresso à televisão

Actualmente a estudar na Escola Superior de Comunicação Social, a jovem prepara-se para regressar à apresentação de um formato televisivo. O nome ainda não está definido e o programa será composto por 13 episódios iniciais que poderão ser alargados. Cláudia Semedo andará pelo país a descobrir novos sabores da gastronomia portuguesa e também dará sugestões. A data de estreia ainda não é conhecida, mas as gravações arrancam já no inicio do mês de Abril.

"My New Best Friend Forever" de regresso à MTV

Depois do sucesso da primeira temporada, My New Best Friend Forever está de volta à MTV. Nesta segunda temporada, 13 raparigas e 1 rapaz serão submetidos a vários testes e a uma apertada vigilância por parte de Paris Hilton, para que, no fim, só um deles seja considerado o novo/a melhor amigo/a da conhecida socialite norte-americana. A estreia é já na próxima quarta-feira, pelas 22 horas.

CITAÇÃO DO DIA:

"Nunca iria trocar o meu trabalho em antena, que é o sustenta profissionalmente a existência de uma pessoa, por um trabalho de gabinete"

Judite Sousa

Curiosidade:

O "Bom dia Portugal" juntou um casal de pivôs. Embora pouca gente saiba, a verdade é que João Tomé de Carvalho e Carla Trafaria são casados na vida real.

Quiosque:

Correio TV, Notícias TV, TV Guia