
Em Árabe e Hebraico Eli pode ter um significado adjuvante ao do nome "Deus".

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião.O espectáculo mediático que tem sido feito em redor da Comissão de Ética nos últimos dois meses (ontem passaram por lá mais três intervenientes: Paulo Baldaia, director da TSF, João Marcelino, director deste jornal, e Nuno Santos, director de Programas da SIC) não vai dar em nada, já se percebeu.
O que inicialmente parecia ser um caminho para apurar a verdade é hoje apenas um caminho para apurar a verdade que se julgar conveniente. As máquinas partidárias têm feito tudo para retirar qualquer sentido aos trabalhos da comissão, chamando à Assembleia tudo o que mexe.
Se há algo, porém, que todo este frenesi tem provado é um claro e preocupante desconhecimento da realidade jornalística e do mundo em que vivem os deputados da comissão. Ao longo destes meses tenho assistido, incrédulo, a algumas perguntas a que qualquer cidadão normal que leia jornais saberia responder. Tenho ouvido comentários que partem de pressupostos que revelam uma profunda ignorância e um enorme engajamento político. Ainda ontem, houve perguntas feitas que não o teriam sido se os deputados, minimamente, tivessem feito o trabalho de casa (como, por exemplo, quando uma deputada perguntou a Marcelino se já estava na Controlinveste aquando do despedimento colectivo de 2009).
Eu percebo que para muitos deputados estes sejam momentos importantes para mostrar trabalho e justificar o ordenado que ganham. Mas escusavam de chamar tanta gente ao Parlamento. Bastava ir ao Google.

Segundo a revista “TV 7 Dias”, a actriz tem estado muito próxima de João Cajuda. Ao que parece, o actor deverá estar apaixonado pela protagonista de Deixa que te Leve, mas esta vê-o apenas como um amigo.
Aliás, os dois jovens mantêm uma relação muito próxima há mais de cinco anos. Recentemente, estiveram, juntamente com Helena Costa e Sara Prata, a fazer um workshop de representação nos Estados Unidos, o que os terá aproximado ainda mais.
Todavia, Mariana Monteiro garante que tudo não passa de uma bonita amizade: “Eu e o João somos só amigos. Estou solteira e boa rapariga”, avançou à referida revista.
Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!
Foi em 2006 que entregou a sua carteira profissional de jornalista, para apresentar o então programa das tardes de Carnaxide, Contacto. Quatro anos volvidos, Rita Ferro Rodrigues voltou a fazer o “trabalho de terreno”, durante a catástrofe que ocorreu no Funchal.Com este regresso às origens, a apresentadora voltou a ter presente em si o “bichinho de repórter” que julgava “adormecido”.
Em entrevista ao “24 Horas”, a filha de Ferro Rodrigues admitiu que a hipótese de voltar a sair de estúdio é algo bastante viável e que, quando tiver hipótese, regressará a trabalhos de reportagem.
Série sobre Aviação prestes a chegar à RTP
Depois do final das gravações de Cidade Despida, a SP Televisão já está a preparar uma nova série, também para o canal do estado. Ainda sem nome definido, este projecto resulta de uma parceria entre a RTP e a TAP, e retratará o mundo da aviação comercial e as relações existentes entre três operadoras aéreas distintas.
Para o elenco já estão escalados os actores Patrícia Bull, João Ricardo e Eric Santos. O arranque das gravações está agendado já para o inicio de Maio.
CITAÇÃO DO DIA:
“Quando paro para pensar em tudo o que deixei que me acontecesse sinto-me orgulhosa e feliz.”
Marta Fernandes
Curiosidade do dia:
sem bateria, e está a chover lá fora. Instala-se o pânico dentro do seu ser. Posteriormente acalma-se e pensa numa solução. Chamar um táxi? Não, como lhe dizia a morada para o sítio pretendido? Apanhar o autocarro? Como pediria o bilhete ao motorista? Decide ir a pé para o hospital mais próximo. Pega no seu guarda-chuva, e demora cerca de vinte minutos a chegar.
Boa noite. Por motivos alheios ao Televisão-Opinião, esta semana, não será postado o Discurso Directo. Para a semana, em principio, esta rubrica está de volta.Extinto o Domingo Desportivo, os programas de painel dividido entre um adepto do Benfica, um adepto do FC Porto e um adepto do Sporting são agora os nossos únicos debates futebolísticos relevantes. Por um lado, ainda bem que assim é: cansados de levar o futebol demasiado a sério já andamos nós todos - e assim, reduzido à condição de conversa de café, o jogo não só regressa ao seu devido lugar como, inclusive, ganha toda uma nova dime
nsão lúdica.
Entretanto, há várias razões para a deslocação de Trio D'Ataque, o formato da RTP (agora circunscrito à RTPN), à cidade de Newark, em Nova Jérsia (EUA), de onde o programa desta noite será emitido. A primeira tem que ver com a própria RTP, que conserva a preferência entre os emigrantes, compensando com programação algum protagonismo que vem perdendo nos domínios da distribuição. A segunda tem que ver com o programa propriamente di-to, que é o melhor dos três debates semanais do género na televisão portuguesa.
O Dia Seguinte, da SIC Notícias, está mais do que cristalizado: os coloquiantes às vezes nem sequer os jogos viram - e, ainda por cima, Sílvio Cervan veio tornar o tom da conversa praticamente insuportável. Prolongamento, da TVI 24, mal nasceu e já parecia velho, com Pôncio Monteiro e a sua provocadora personagem a revelarem-se insuficientes para manter vivo o interesse. Já Trio D'Ataque é de outra origem: nenhum dos participantes é estrela, mas regra geral todos pensam pela própria cabeça - logo, a substância da discussão ganha com isso.
O que é preciso é que efectivamente continue a haver três clubes grandes, e não apenas dois. Mas isso é conversa de outra natureza.
Boa Tarde! Seja bem vindo à rubrica que dá que falar diariamente aqui no Televisão - Opinião!
Antigo coordenador do Jornal da Noite, Miguel Monteiro decidiu abandonar o jornalismo há cerca de 3 anos, para se dedicar ao mundo da representação. A prova do seu enorme talento é o facto de ser o mais recente português a integrar o elenco de uma telenovela brasileira.
Depois de participar num casting, Miguel Monteiro ganhou o papel de motorista da personagem de Fernanda Montenegro na próxima telenovela de horário nobre da TV Globo, Passione. ‘Gonçalves’ é o nome da sua personagem e terá um papel bastante importante na história, uma vez que, para além de motorista, será também o confidente de ‘Bete’, papel da conhecida actriz brasileira, durante o tempo em que esta estiver em Itália à procura do seu filho, ‘Toto’, personagem de Tony Ramos.
Foram cerca de quatro os dias em que gravou e para o antigo jornalista esta “foi uma experiência extraordinária e inesquecível”. Passione é da autoria de Sílvio de Abreu e vais substituir Viver a Vida, já a partir do próximo dia 17 de Maio, no Brasil.
Gravações de Dá-me Música começam hoje
Tal como o Televisão – Opinião avançara recentemente, Catarina Furtado tem novo projecto, depois de ter estado concentrada nas gravações de Cidade Despida. A conhecida apresentadora está de volta com Dá-me Música, o programa que animou as noites de sábado da RTP, durante o Verão do ano passado. As gravações começam já hoje e a primeira emissão contará com a presença de: Miguel Ângelo, Mafalda Teixeira, Fernando Alvim, Miguel Guerreiro, Maria João Silveira e Luís Filipe Borges. Ao que tudo indica, José Fragoso pretende estrear Dá-me Música já no próximo mês de Abril.
Número do Dia:
A SIC está com problemas. Se em Janeiro, concluíamos que tanto o seu day-time, como o prime-time eram fortes, hoje, poderemos apenas ver que isso acontece no período entre as 14:00 e as 19:00.
A Armadilha tem conseguido bons resultados, e liderado no horário em que é exibida. Para além de vencer Júlia Pinheiro, nas Tardes da Júlia, colocou a RTP1 em terceiro lugar, cujo seu Poder Paralelo não seguiu os mesmos shares que Chamas da Vida.
Com cerca de 30 pontos, a novela da estação de Carnaxide, oferece a Vida Nova, de Fátima Lopes, uma boa herança. Normalmente, o programa das tardes da SIC, consegue vencer a concorrência, colocando Portugal no Coração a um canto, uma vez que este talk-show não costuma aparecer no top dos dez programas mais vistos da RTP1.
A partir das 18:00, a liderança continua em Carnaxide. Paraíso tem sido uma boa aposta para o canal, mas prepara-se para chegar ao fim. Se no início os resultados não eram os melhores, de há uns tempos para cá, a novela tem vindo a vencer a concorrência, tendo relegado o líder Portugal em Directo para segundo lugar.
Das 14:00 ás 19:00, há vida na SIC. O problema vem depois, quando Nós por Cá entra no ar. O share da estação fica abaixo dos 20%, o que prejudica os resultados do Jornal da Noite.
Posteriormente, e no horário nobre, Notícias em 2ª Mão tem ficado à quem das expectativas, e Perfeito Coração já não alcança os valores de antigamente. Salva-se Viver a Vida, que consegue fazer frente a Sentimentos.
Fica a pergunta: faz sentido dizer-se que as novelas brasileiras já não dão cartas em Portugal?
Foi há cerca de 2 anos que surgiu a Notícias TV. Fazendo parte do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, esta revista foi crescendo e desenvolvendo-se, assumindo-se hoje como a mais lida no nosso país.
televisão em Portugal. Mais nenhuma outra revista dedica tanto espaço a elas, à exepção da Correio da Manhã TV, que no meu ver, ainda não compete neste campeonato.
Para muitas pessoas, a ânsia da chegada do último dia útil da semana é sempre grande. Uns porque é o fim de uma semana de trabalho, outros porque é o inicio de uns dias de descanso. Confesso que estes também são alguns dos motivos pelos quais aguardo sempre a chegada de sexta-feira, no entanto, este dia também é aquele em que saem diversas revistas. Sendo eu um consumidor compulsivo de imprensa, é claro que o aguardo com expectativa. Afinal, sexta-feira é sinónimo de várias revistas para ler.Devo confessar que aquela a que dedico mais tempo é a TV Guia. Numa primeira fase leio as chamadas “gordas” para me situar na actualidade: esta publicação traz sempre algo que ainda não se sabe.
Apesar de muita e boa gente considerar que sendo uma revista de televisão não se deveria dedicar ao mundo do social, eu discordo. Acho que, actualmente, é cada vez mais necessário que os leitores percepcionem que as celebridades são pessoas como nós. É claro que o exagero não faz bem a ninguém e, quanto a mim, esse é talvez um dos defeitos da publicação do grupo Cofina. No entanto, a própria directora da TV Guia, Luísa Jeremias, fez questão de, recentemente, explicar a sua posição: “Já não sei o que é o campo tradicional de uma revista de televisão há muito tempo, acho que isso já não existe há muito tempo em Portugal. Acho que já não existem revistas de televisão, existem revistas que falam sobre pessoas de televisão e o que a TV Guia vai continuar a fazer é isso. Vai falar sobre e com pessoas de televisão, com pessoas que aparecem na televisão, sobre assuntos de televisão, sobre actualidade televisiva. Não é só falar sobre pivots, actores de telenovelas, isso não faz sentido nos tempos que correm.” É precisamente isto que esta revista faz, na minha opinião.
Para além de tudo o q referi, a TV Guia tem, a meu ver, os melhores cronistas. É um luxo poder ler, semanalmente, a opinião de Carlos Castro, considerado por muitos um mestre na arte de escrever, ou a recentemente estreada crónica de Carlos Dias da Silva. Não esquecendo também as “Conversas de Café”, que mensalmente chegam até nós.
Outra coisa que muito aprecio nesta revista são as
entrevistas. Normalmente a pessoas que estão na ordem do dia. Recordo sempre a magnífica conversa com Raul Solnado, ainda este estava entre nós. Muito mais aqui poderia dizer sobre a publicação chefiada por Luísa Jeremias, mas o tempo escasseia e não me posso alongar muito mais.
Termino com um desabafo. Independentemente de existirem pequenas “guerras” entre as publicações, o importante é que se mantenham unidas e continuem a informar, da melhor forma, os leitores. Esta sim é a verdadeira missão de um meio de comunicação.

Lembram-se da reacção de Simone de Oliveira, e de grande parte do elenco de Vila Faia, quando José Fragoso anunciou a estreia da novela para o fim de tarde de sábado e domingo? A polémica acabou por se esfumar com o tempo, até porque este veio dar razão ao director de Programas da RTP. Os tempos mudaram e o comportamento dos públicos televisivos também. É evidente que é legítimo que quem trabalha na ficção queira ver o seu esforço reconhecido com a exibição da obra em horário nobre. Só que, em muitos casos, o horário nobre, hoje em dia, é apenas uma questão de vaidade. No caso da RTP, e provavelmente da SIC, com a força que a ficção da TVI ostenta, apostar num programa em horário nobre é meio caminho andado para votá-lo ao fracasso. Os actores têm dificuldade em perceber isso, mas é por isso que uns são actores e outros… directores de Programas.
Vejamos o caso de Um Lugar para Viver, série portuguesa que a RTP estreou em horário nobre em Setembro do ano passado. Cada um dos 13 episódios da primeira temporada, cuja exibição terminou em Dezembro, chegou, em média, a 640 mil espectadores, o que representou apenas 17,2% dos portugueses que viam televisão naquele horário. É mau? Bem, depende, mas bom não é certamente.
José Fragoso decidiu em Fevereiro repetir a primeira temporada ao sábado. E que horário escolheu ele? O das 19.00, antes do Telejornal. Qual o resultado alcançado nos primeiros cinco episódios? Ora aqui está: 824 mil espectadores em média (quase mais 200 mil do que na exibição original) e 26,6% de quota de mercado (quase mais dez pontos). Palavras para quê?

Actualmente a estudar na Escola Superior de Comunicação Social, a jovem prepara-se para regressar à apresentação de um formato televisivo. O nome ainda não está definido e o programa será composto por 13 episódios iniciais que poderão ser alargados. Cláudia Semedo andará pelo país a descobrir novos sabores da gastronomia portuguesa e também dará sugestões. A data de estreia ainda não é conhecida, mas as gravações arrancam já no inicio do mês de Abril.
"My New Best Friend Forever" de regresso à MTV

Depois do sucesso da primeira temporada, My New Best Friend Forever está de volta à MTV. Nesta segunda temporada, 13 raparigas e 1 rapaz serão submetidos a vários testes e a uma apertada vigilância por parte de Paris Hilton, para que, no fim, só um deles seja considerado o novo/a melhor amigo/a da conhecida socialite norte-americana. A estreia é já na próxima quarta-feira, pelas 22 horas.
CITAÇÃO DO DIA:
"Nunca iria trocar o meu trabalho em antena, que é o sustenta profissionalmente a existência de uma pessoa, por um trabalho de gabinete"
Judite Sousa
Curiosidade:
O "Bom dia Portugal" juntou um casal de pivôs. Embora pouca gente saiba, a verdade é que João Tomé de Carvalho e Carla Trafaria são casados na vida real.
Quiosque:
Correio TV, Notícias TV, TV Guia