7 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. As "Apostas" não param, e por isso hoje o programa em destaque é..



O sucesso da série da RTP1 está a vista de todos. Apesar de neste momento ser apenas transmitida nas tardes de fim-de-semana, não é por isso que não sai vencedora. Vejamos por exemplo ontem, em que foi o programa mais visto entre as 19:00 e as 20:00.
A história é simples, mas resulta. Os pais de duas crianças têm um acidente ao qual não conseguem sobreviver, deixando a custódia a um amigo próximo. No meio disto, estão os avós que querem ficar com os netos. Mas afinal quem ficará com a custódia das três crianças? E é em torno desta história que a série gira.
Os actores são bons e o enredo é familiar. São dois bons motivos para deixar os espectadores sintonizados na estação pública. Pode não ser um programa específico deste Verão, mas no meu ver merece ser destacado. Mais que TGV ou Nasci P'ra Cantar, produções que foram lançadas nesta época. Prefiro ver e dar destaque a uma série do que a programas repetidos.
Parabéns à RTP1.

Revista de Imprensa


Boa tarde. Seja bem vindo à Revista de Imprensa de hoje. Com duas notícias e duas caras, fique a par das novidades televisivas de hoje.


Ana Viriato actriz


A repórter da Praça da Alegria vai participar no quarto episódio da nova série da RTP1 "Um Lugar para Viver". Segundo a TV 7 Dias desta semana, Ana Viriato vai interpretar uma recepcionista de uma empresa.

"Para mim faz mais sentido trabalhar doze horas"

A cara de "Notícias das Estrelas" do TVI24, e de Euromilhões, revela esta semana à Notícias TV que tem saudades de conduzir um programa em directo em que existe um maior contacto com o publico: "Para mim, faz mais sentido trabalhar doze horas por dia do que só fazer um programa e gravá-lo. Tenho saudades do directo, de estar em contacto com o público".
Quanto à hipótese de matar essas saudades, Iva Domingues refere o seguinte: "Está tudo a cargo do novo director. Eu sou um soldado. Só o general é que vai decidir".

Fonte: TV 7 Dias e Notícias TV

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


A terceira edição de "Jogo Duplo" já fazia falta. A RTP1 percebeu isso, e está a colher os frutos dessa aposta. Esta semana marcou presença no top5, venceu quase sempre "Salve-se quem Puder", e atingiu na quinta-feira 10,4% de rat e 27,6% de share. José Carlos Malato está no seu melhor mais uma vez.
O sinal negativo vai para as "Conversas de Mário Soares". 2,2% de rat e 6,7% de share é um resultado fraquíssimo. No horário em que o programa foi exibido, a RTP2 ficou à frente.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Pai à Força - 6% de rat e 29% de share
Filme SIC - 4,4% de rat e 22,3% de share
Filme TVI - 4% de rat e 20,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 8% de rat e 28,2% de share
Jornal da Noite - 7,2% de rat e 24,6% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 7,6% de rat e 26,5% de share
Nasci P'ra Cantar - 6,7% de rat e 30,6% de share
Filme RTP1 (Nascer para Morrer) - 5,8% de rat e 23,4% de share
Filme SIC (Remédio Santo) - 2,4% de rat e 18,9% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 06/09/2009


A RTP1 ganhou ontem o dia com 26,7% de share no total do dia. O especial edição número 100 do concurso de José Carlos Malato resultou. Com 11,9% de rat e 32,5% de share, Jogo Duplo apenas foi ultrapassado pelo debate entre Francisco Louçã e Manuela Ferreira Leite.
Os especiais da novela Sentimentos acabaram assim por ficar em terceiro e quinto lugares. Um fraco resultado portanto.
O noticiário mais visto foi o Telejornal com 9,5% de rat e 32,4% de share.
Quanto à SIC, o TGV foi o sexto programa com maior audiência do dia. Ontem atingiu os 8,1% de rat e 22,2% de share.
No total do dia a TVI ficou com 23,6% de share, mais 1% que a SIC. O Cabo fechou com 22,4%.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Aposta na pequenada


Em época de renovação televisiva, os canais infantis não são excepção à tendência. No cabo, alia-se o regresso às aulas à estreia de novos programas. Alguns educativos, a maioria de puro entretenimento.

O crescimento do número de canais infantis no universo cabo tem levado a que a sua organização se assemelhe cada vez mais às emissões para os mais velhos. Setembro começa a ser o mês das novidades televisivas também para as transmissões destinadas aos mais pequenos.

Populares como "Bob o construtor" ou novidades como "Os pinguins de Madagáscar", pode-se dizer que as apostas dos canais têm de tudo um pouco. E os programas educativos também começam a ganhar lugar de destaque nas grelhas. As produções do canal Panda (o mais visto do universo cabo), como o "Panda cozinha" ou o mais recente "Panda gym" vão repartir as atenções com estreias como "Os petiscos de Zefronk", que dá dicas sobre alimentação saudável, no Disney Channel.

E se a programação destinada ao pré-escolar (existem já dois canais dedicados a bebés - Baby TV e Baby First) tem grande visibilidade, canais com o Disney e o Nickelodeon também não descuram o público juvenil. A série com os elementos da banda "Jonas Brothers" é uma das grandes estreias do primeiro, enquanto que "Espectacular homem aranha"ou "Zoey 101" são os destaques do segundo.

Tal como no cabo, também os canais generalistas têm novidades para apresentar. Mas, contactados pelo JN, apenas a TVI revelou algumas das novidades. Ao fim-de-semana, além das séries de animação estrangeiras, a estação de Queluz vai continuar a repor produções nacionais de sucesso como "O clube das chaves" e "O inspector Max" e a investir nos programas de wrestling.

Fonte: Jornal da Notícias

Para lá das 24


Carolina Patrocínio só pode ter sido um erro de casting. Menina fina do Restelo (até aqui tudo bem), demonstra a sua personalidade no famoso vídeo das "grainhas e caroços". Como se isso não bastasse, circula agora na internet uma foto dela com o namorado, Gonçalo Uva, em langerie, num hotel, a brindar com champanhe.
Não digo que a sua prestação em TGV ou Tá a Gravar seja má. Nota-se que tem jeito. Agora a imagem que deu nos factos que relatei foi totalmente ao descabida. Sendo ela uma apresentadora que conduz programas que são assistidos maioritariamente por crianças e jovens, qual é a imagem que se passa? Devem os mais pequenos seguir o exemplo de uma pessoa que diz que "gosta de dar nas vistas", "não gosto de passar despercebida", "gosto que reparem", "tenho os dedos deficientes" e "não como fruta que não esteja descascada"?
Enfim, e depois ainda diz na entrevista que acha que muitos a consideram apenas uma apresentadora que faz programas apenas para se divertir. Eu neste momento, faço parte desse público. Isto porque uma pessoa com um pingo de vergonha nunca teria dito o que ela disse na rubrica Alta Defenição do Episódio Especial.



6 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje incluí o espaço "Apostas". A de hoje, no que toca aos programas que marcaram este Verão, vai para..


A diversão e a boa disposição marcam este programa. Catarina Furtado está nas suas sete quintas. Finalmente a estação pública acertou. Depois dos fracassos "Febre da Dança" e "A Minha Geração", "Dá-me Música" veio refrescar a grelha do primeiro canal. Apesar de não ser em directo, vemos um programa com convidados especiais, com conteúdo, isto é, "jogos" diferentes daqueles que já se tinham feito, e sempre, sempre com uma grande animação.
Não sou espectador assíduo, mas se apanhar não me importo nada de ver até ao fim.
Neste Verão, em que pudemos ver que a estação pública apostou demasiado em séries e talk-shows repetidos, tanto o "Dá-me Música" como o "Jogo Duplo" foram dos melhores programas que o primeiro canal transmitiu.

Revista de Imprensa


Boa noite. Aqui fica a Revista de Imprensa deste domingo.

Actores na política

Pedro Granger e Margarida Vila Nova vão representar os jovens da candidatura de Santana Lopes e António Costa respectivamente. O apresentador de "Rédea Solta" já tinha sido mandatário da Juventude de Santana Lopes em 2001, e resolveu aceitar novamente o convite "porque Lisboa nunca esteve num estado tão estapafúrdio como agora".
O actor acrescentou ainda que "Santana Lopes tem uma grande paixão pelo trabalho. É dele a reabilitação de prédios, o túnel do Marquês, os cilos em altura".
Quanto ao "confronto" que possa existir entre ele e a sua colega de trabalho, Pedro Granger revela que "As amizades não se põem em causa por estas coisas.. Além disso, o meu apoio a Santana Lopes não é contra nenhum dos outros candidatos".
De referir ainda que Margarida Vila Nova já tinha sido mandatária de António Costa em 2007.



Fonte: Notícias TV

Nota

O blog é actualizado a partir das 20 horas com o Fecho (Apostas), o Para lá das 24, e ainda a Revista de Imprensa. Não perca.

Audimetria - 05/09/2009


Com Portugal a jogar, a TVI ganhou o dia. 31% foi o share total que o canal de Queluz de Baixo obteve neste sábado.
O Jornal Nacional voltou a ser o mais visto, em grande parte devido à herança do jogo. Seguiu-se a novela Deixa que te Leve com 10,6% de rat e 35,2% de share.
O debate entre José Sócrates e Jerónimo de Sousa ocupou a quarta posição do top5, tendo ultrapassado os 31% de share.
Por fim, Salve-se quem Puder - Especial Famosos, fechou o quadro dos cinco mais vistos do dia. 8,9% de rat e 28,2% de share, foi o resultado do programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio.
No total do dia a SIC ficou-se pelos 20% de share, tendo sido ultrapassada pelo Cabo que obteve 21,1%. A RTP2 desceu aos 4,9%.

5 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. Aqui ficam os resultados da primeira votação das "Apostas". Escolhi quatro das caras que no me ver mais brilharam este Verão. Depois disso, contei com a sua opinião para apurar qual dos escolhidos apresentadores foi o melhor. Assim sendo..

João Manzarra - 46%


Diamantina - 19%


Raquel Strada - 15%



Leonor Poeiras - 13%


Eu concordo com os resultados finais. João Manzarra foi, no meu ver, a estrela deste Verão da televisão portuguesa. Deu cartas, dá cartas e dará cartas em Ídolos. A única coisa que mudaria era as posições entre Leonor Poeiras e Raquel Strada. Mas foi você que escolheu. E como tal não posso fazer nada. Obrigado pela participação.

De referir que as "Apostas" continuam, mas referentes aos programas que marcaram este Verão. "5 para a Meia-Noite" e "Salve-se quem Puder" já foram escolhidos. Acompanhe o blog esta semana para saber quais os outros dois.

Audimetria - 04/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Como já se esperava, o Jornal Nacional bateu todos os noticiários, conseguindo a proeza de ser o programa mais visto do dia. 13,7% de rat e 39,9% de share, foi a audiência que os portugueses deram para ouvir as novidades sobre o caso Freeport.
As novelas Deixa que te Leve e Sentimentos, ocuparam os segundo e terceiro posto do top5, com respectivamente 13,1% e 11,3% de rat.
Jogo Duplo voltou a vencer Salve-se quem Puder. O concurso de José Carlos Malato alcançou 8,9% de rat e 24,8% de share e o programa de Diana Chaves e Marco Horácio 8,3% de rat e 23,1% de share.
O quinto lugar do top5 foi ocupado pelo Telejornal. Ontem ficou-se pelos 27,2% de share.

4 de setembro de 2009

Revista de Imprensa


Bom dia. Inicio este Revista de Imprensa especial. Para além de hoje, amanhã, segunda, terça, quarta e quinta, esta rubrica vai estar presente no Televisão-Opinião.


Completamente surpreendida.

Determinada e convencida de que o Jornal Nacional de 6ª feira iria voltar à antena, foi esta a atitude que Manuela Moura Guedes demonstrou na entrevista que deu à Notícias TV antes do seu noticiário ser suspenso.
Sabendo que muitos não queriam o seu regresso, revelou que "toda a gente partiu do princípio de que eu estaria fora do ar".
A jornalista não temeu que dentro da TVI não quisessem que continuasse com o seu trabalho: "Na TVI? Só se fosse alguém muito estúpido. Como você sabe, o meu jornal faz grandes audiências, esta televisão é uma televisão comercial que vive de audiências e daquilo que elas geram, portanto..".
Manuela Moura Guedes tem a noção que incomoda muita gente, e confessou que ficou triste aquando das acusações do primeiro-ministro na Grande Entrevista, sem a administração da TVI se manifestar. Mesmo assim concluí que "É muito mau quando uma administração se mete na informação".
À pergunta: "Sente-se querida e desejada pela administração da TVI?", a pivô responde: "É uma coisa que não me preocupa muito. No entanto também não me sinto odiada e não-querida por esta administração".
Manuela Moura Guedes revelou que se "sente um alvo a abater" pelas pessoas que incomoda, nomeadamente o primeiro Ministro. Por outro lado autocaracteriza-se como sendo mais séria que os outro jornalistas, criticando o Sindicato dos Jornalistas, a Entidade Reguladora da Comunicação e opinion makers: "têm uns tachos, estão lá durante décadas e nunca fizeram a ponta de um corno na vida. E acham-se no direito de fazer críticas".
Confessa-se surpreendida que toda a gente critique o facto de dizer "pois", mas que ninguém esteja contra a "brejeirice dos meus coleguinhas, do piscar de olhos às gajas. Ou aqueles sorrisos depois de uma gaja boa aparecer na televisão. Só falta babarem-se".
Da entrevista é ainda possível retirar o facto de ter ficado surpreendida com o trabalho de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, na entrevista a José Sócrates, quando este falou que o Jornal Nacional de 6ª feira era "travestido": "Um ria-se, o outro quase se ria. A Judite ainda se controlou. O outro riu-se mesmo, como se fosse giro um primeiro-ministro atacar um jornal da concorrência. Achei miserável".

Semana Especial


Sábado, segunda, terça, quarta e quinta, a Revista de Imprensa vai marcar presença no blog com as novidades televisivas.
Amanhã, a protagonista será Manuela Moura Guedes. Não perca.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma notícia que sinceramente não estava à espera. O "Nós por Cá" vai voltar à SIC e novamente no horário das 19:00.

'Nós por Cá' regressa ao ecrã com nova cara

O programa de informação que antecede o 'Jornal da Noite' volta no dia 14

A segunda edição do programa Nós Por Cá regressa à SIC no próximo dia 14, pelas 19.00, antes do Jornal da Noite, com "um formato renovado", adiantou ao DN o director de Informação do canal de Carnaxide, Alcides Vieira.

Conceição Lino irá manter-se na apresentação deste programa, mas a equipa base será "renovada e reforçada", disse Vieira.

As mudanças neste programa de informação serão várias, desde o cenário, grafismo até ao layout. Os próprios conteúdos do programa irão sofrer uma ligeira alteração. "No âmbito das histórias o tipo de conteúdos vai ser alargado, terão uma componente mais próxima da actualidade, com assuntos do próprio dia abordados na perspectiva do Nós Por Cá", referiu Alcides Vieira.

Além deste alargamento no tipo de conteúdos que o programa apresentado por Conceição Lino irá abordar, haverá ainda uma nova rubrica, da autoria de Luís Costa Ribas. "Terá uma intervenção regular sobre os assuntos internacionais que tocam os portugueses, sempre na perspectiva do Nós Por Cá", adiantou o director de Informação da SIC.

Para Alcides Vieira este é "um projecto jornalístico diferente e único, baseado na cidadania e numa maior proximidade com o público", que na sua primeira edição teve bons resultados "nos targets mais exigentes". Estas são assim algumas das características que fazem do Nós Por Cá "um programa importante para a SIC", daí o "investimento" que está a ser feito para esta segunda edição.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana é ganho pela RTP1. O jogo entre a Fiorentina e o Sporting, transmitido no dia 26 de Agosto às 21 horas e 37 minutos, atingiu os 20,5% de rat e 50,8% de share. Ao todo, quase dois milhões de pessoas estavam sintonizados no primeiro canal.
A TVI ficou em segundo lugar no MMV. A novela Deixa que te Leve conseguiu no dia 24 de Agosto, pelas 22 horas e 1 minuto, 17,7% de rat e 25,8% de share.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 03/09/2009


De 23% de share a SIC desceu aos 19,9%. Já a TVI continuou em primeiro lugar, tendo o Jornal Nacional sido o mais visto dos noticiários com 10,8% de rat e 32,9% de share. Seguiu-se o Telejornal com 10,6% de rat.
A novela Deixa que te Leve foi o programa mais visto com 14,2% de rat e 37,6% de share. Sentimentos bateu os 35% de share.
O concurso de cultura geral apresentado por José Carlos Malato voltou a vencer o programa de Diana Chaves e Marco Horácio. Jogo Duplo fez 10,4% de rat e 27,6% de share, e Salve-se quem Puder 9,3% de rat e 24,5% de share.
O programa mais visto da RTP2 foi a série Sobrenatural com 2,7% de rat e 7,6% de share.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Notícias - Manuel sai mas deixa peça para hoje



Manuela sai mas deixa peça para hoje

A decisão da Prisa de suspender o "Jornal Nacional" de sexta-feira cria rebuliço político, além de causar um tsunami interno: a direcção da Informação demitiu-se e resta saber se a peça sobre o Freeport vai hoje, sexta-feira, para o ar noutro modelo de noticiário.

Ontem, quinta-feira, ao fim do dia, a equipa de Manuela Moura Guedes responsável pela peça que prometia novas revelações sobre o caso Freeport, envolvendo o primeiro-ministro, estava a ser reeditada. Se for João Maia Abreu, director de Informação demissionário, ainda em funções até que nova direcção seja nomeada, a fazer o alinhamento, poderá assistir-se a um dos focos da polémica. Terá sido esta investigação jornalística, em curso há mais de dois meses, a gota de água para a Prisa.

Os espanhóis proprietários da Media Capital, detentora da TVI, há uma semana que preparavam este cancelamento, cuja consequência mais visível é o afastamento de Manuela Moura Guedes da antena. Tinham dado instruções para que a promoção ao programa, na qual aparecia José Sócrates, primeiro-ministro, a fazer acusações à TVI, não fosse para o ar. Juan Luís Cébrian, presidente da Prisa, com ligações ao Partido Socialista espanhol, chamou a si esta decisão. Bernardo Bairrão, director-geral da TVI desde a saída de Moniz, ainda terá tentado demover os gestores.

Na Redacção, o tema do braço de ferro entre a Administração e a pivô era recorrente. Apesar dos sinais que a Administração lhe ia dando, Manuela Moura Guedes mostrou-se surpreendida com o fim do noticiário. José Eduardo Moniz, ex-director da TVI, que entretanto deixou a estação para se tornar vice-presidente da Ongoing, disse que o que aconteceu é "um escândalo a todos os títulos: do ponto de vista político, empresarial e da liberdade de Informação em Portugal". No passado, recorde-se, assistiu à saída de Marcelo Rebelo de Sousa, imposta pela Administração de Paes do Amaral (ver página 5). Internamente, ventilava-se a hipótese de uma nova direcção de Informação começar hoje, à pressa, a exercer funções. E os nomes apontados são os de Júlio Magalhães e Henrique Garcia.

As reacções à suspensão do programa sucederam-se em catadupa. Próximo das 21 horas, foi a vez de José Sócrates se demarcar do que se estava a passar na TVI. "Esta decisão é da exclusiva responsabilidade da Administração da empresa. Nem eu, nem o Partido Socialista, nem o Governo tivemos nada a ver com ela". Chega a dizer: "Não tenho medo do 'Jornal Nacional', não o procurei evitar". Mas também reconheceu, quando pressionado pelos jornalistas, que tinha sido "insultado" várias vezes pelo noticiário em causa. Foi também o primeiro-ministro quem fez a relação entre a retirada deste telejornal da grelha e o escrutínio eleitoral que se aproxima. "Não quero que o meu partido pague (por isto) nas eleições".

Azeredo Lopes, o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), considerou o episódio "absolutamente inaceitável e de uma total ausência de sentido de oportunidade com uma consequência objectiva de interferência num processo eleitoral". Em comunicado, a ERC foi mesmo mais longe, ao levantar a hipótese de se poder estar diante de uma "eventual violação de valores com dignidade constitucional, de que é exemplo a Liberdade de Imprensa". Qualquer interferência de uma administração em conteúdos jornalísticos é inconstitucional (ver página 5), segundo explicam alguns juristas. A ERC anunciou a abertura urgente de um processo de averiguação. Curiosamante, a mesma ERC reprovou, em Maio passado, o trabalho desenvolvido em algumas peças do "Jornal Nacional".

Já a Media Capital limitou-se a dizer que as razões que conduziram à alteração visam "homogeneizar e reforçar a consistência do 'Jornal Nacional' ao longo da semana, um dos espaços informativos mais importantes da TVI".

Além da equipa directiva, que conta com Mário Moura, também os chefes de Redacção se demitiram, e os editores colocaram os lugares à disposição. Os jornalistas, preocupados com a credibilidade profissional, resolveram repudiar a medida da Administração e exigir esclarecimentos aos gestores.

Fonte da notícia e foto: Jornal de Notícias

Para lá das 24


As eleições estão à porta e os debates já estão a ser transmitidos. O primeiro, entre José Sócrates e Paulo Portas, teve um bom resultado. Tendo em conta que até aqui muitos portugueses estavam adormecidos para a política, alguns acordaram. Sou da opinião que se deve votar sempre, nem que seja em branco. O voto foi um direito que os nossos antepassados batalharam para o adquirir, e para hoje termos acesso a ele. Como tal, devemos dele usufruir.
Eu fiz 18 anos, e vou votar. Já tenho a minha opinião formada. E sinceramente até me estou a interessar nestes dias pela política, coisa que nunca pensei. Estes debates são uma ajuda, e a existência de análises sobre os mesmo nos canais por cabo por exemplo são uma boa ideia.

Agora a suspensão do Jornal Nacional de 6ª feira deixa-me a pensar. Terá sido um golpe do governo? Fica a pergunta no ar.

3 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje não tem atrasos tal como o de ontem. Para vos compensar hoje temos mais uma "Aposta", e sem falta às 00:05 o Para lá das 24. Não perca.


Sejamos sinceros, "Salve-se quem Puder" foi um dos programas deste Verão. No inicio o sucesso foi óbvio, diminuindo posteriormente no mês de Agosto. Sim, na minha opinião a SIC abusou do formato. Mas a verdade é que foi e é uma boa alternativa às novelas da TVI.
Na minha opinião a dupla foi muito bem escolhida. Já aqui tinha falado disso e repito. A cumplicidade que existe entre Marco Horácio e Diana Chaves nota-se à distância,e as suas picardias acabam por animar o público que os vê.
Para mim o ponto alto do programa foi a edição número 50, ou seja, quando os apresentadores foram à agua. Quando foi a vez de Diana Chaves, não me vou esquecer o que ri quando em vez de soltarem a parede, o Marco Horácio empurrou-a.
E é isto que gostei de "Salve-se quem Puder", a diversão que me proporcionou (principalmente durante as primeiras edições). As audiências podem ter descido, mas sejamos sinceros - o programa de Marco Horácio e Diana Chaves não está assim tão mal. Sim, nestas últimas semanas foram raras as vezes que esteve no top5, mas mesmo assim continua a ter uma média boa (tirando algumas excepções). No meu ver a SIC está de parabéns, assim como Marco Horácio (a base do programa) e Diana Chaves.

Última hora

Jornal Nacional de 6ª Feira é suspenso e direcção de informação da TVI demite-se.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8% de rat e 35,2% de share
O Preço Certo - 7% de rat e 30,8% de share
Tá a Gravar - 3,2% de rat e 13,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 10% de rat e 31% de share
Jornal da Noite - 8,1% de rat e 23,6% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 9,9% de rat e 25,2% de share
Jogo Duplo - 9,4% de rat e 24,3% de share
Flor do Mar - 8,7% de rat e 38,8% de share
Caminho das Índias - 6,4% de rat e 27% de share
Telerural - 5,5% de rat e 14% de share
Conversas de Mário Soares - 2,2% de rat e 6,7% de share

Audimetria - 02/09/2009


O dia de ontem surpreendeu-me. Será que a população acordou para a política? O debate entre José Sócrates e Paulo Portas obteve um óptimo resultado, atingindo os 15,2% de rat e 39,8% de share. Não esperava, mas acho bem que isto tenha acontecido.
Seguiram-se as novelas Deixa que te Leve e Sentimentos. A primeira conseguiu 14,3% de rat e e a segunda 12,7%.
O noticiário mais visto foi o Telejornal com 10,8% de rat e 33% de share.
Curiosamente a série Cenas do Casamento foi ontem o quinto programa com maior audiência do dia, e o mais visto da SIC. Atingiu os 10,1% de rat e 29,6% de share.
Por miúdos as contas foram as seguintes: TVI em primeiro, a SIC subiu ao segundo posto e a RTP1 desceu para terceiro.

Mais informações mais logo.

Notícias - Milionários no Biography Channel


O canal cabo Biography Channel começa esta quinta-feira a emitir uma série especial sobre os mais endinheirados do planeta.

A primeira emissão é dedicada a Conrad Hilton, o avô da "socialite" Paris Hilton. Conrad entrou no negócio da hotelaria em 1919, iniciando uma carreira de sucesso. No "Especional: milionários" serão ainda contadas histórias como a da "Dinastia Onassis" ou a de herdeiros famosos como Keira Chaplin e Rhett Turner.

Fecho


Boa noite. Devido a problemas técnicos o Fecho não foi publicado a horas. Hoje temos mais uma rubrica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

O que acontecerá à "Tertúlia"?

O que vai acontecer à Tertúlia Cor de Rosa, um tipo de conteúdo de que a SIC foi pioneira e que inspirou posteriormente a TVI? Será que a estação de Carnaxide vai voltar a ter o espaço nos novos programas da manhã e da tarde que está a preparar para Setembro? Ou, pelo contrário, vai acabar com este olhar rosa à actualidade social? É verdade que o conceito era novo há cinco ou seis anos, quando surgiu, mas será que o canal vai ignorar conteúdos que alimentam um segmento de imprensa que vende semanalmente 600 mil revistas em Portugal?

Pela minha parte, acho que Cláudio Ramos e Daniel Nascimento, que são inquestionavelmente os melhores naquele género de tertúlia, deveriam ser aproveitados pela estação. Como? Isso é assunto para quem manda na estação, mas acredito que um magazine puramente social, autónomo e ligeiro, protagonizado por ambos teria público. Cláudio e Daniel, que são amigos, embora no pequeno ecrã quase se comam vivos tal os diferentes pontos de vista que apresentam, já provaram que sabem fazer mais do que simples crítica social. Um magazine semanal, com algumas reportagens dos bastidores das festas, com o top dos alpinistas sociais e com a crítica mordaz daqueles dois tertulianos podia muito bem resultar. E seria de novo a SIC a inovar numa área onde sempre deu cartas. E, deixemo-nos de pruridos: os namoricos, os vestidinhos, as birras dos famosos, acreditem, vendem mesmo...

2 de setembro de 2009

Momentos


É difícil para quem viu este programa esquece-lo. Que o diga por exemplo a minha avó. "O Tal Canal" foi dos programas que os portugueses vão sempre lembrar.
Como tal só podia estar no Momentos desta semana.


Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8,3% de rat e 38,3% de share
O Preço Certo - 6,6% de rat e 28,6% de share
Tá a Gravar - 3,6% de rat e 15,5% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8,5% de rat e 24,4% de share

21:00 - 24:00

Flor do Mar - 9,4% de rat e 41,2% de share
Jogo Duplo - 9,3% de rat e 24,1% de share
Cenas do Casamento - 8,4% de rat e 24,1% de share
Caminho das Índias - 5,4% de rat e 24,9% de share
Telerural (23:00) - 4,6% de rat e 13,9% de share
Telerural (23:30) - 4,4% de rat e 14,7% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 01/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. As novelas "Deixa que te Leve" e "Sentimentos" estiveram nos lugares cimeiros. Curiosamente "Flor do Mar" ficou do fora do top5, mas deve estar entre os 10 programas mais vistos do dia.
A "Grande Entrevista a José Sócrates" obteve uma audiência média de 11,8% e um share de 30,7%. Nada mau para uma população onde para muitos a política está fora dos temas de conversa.
Quanto a noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto com 11,4% de rat e 34,3% de share, seguido do "Jornal Nacional", com 9,6% de rat e 28,3% de share.
O programa mais visto da SIC foi o concurso de Diana Chaves e Marco Horácio. "Salve-se quem Puder" obteve ontem 9,1% de rat e 23,3% de share, tendo por isso ficado na nona posição dos dez programas com maior audiência do dia.
A série da RTP2 "O Mentalista", foi o programa mais visto do segundo canal, tendo ultrapassado os 9% de share. (2,9% de rat e 9,2% de share).

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Cláudio Ramos com rubrica no "Mundo das Mulheres"


O comentador do espaço "Tertúlia cor-de-rosa" que integrava o programa Fátima, entretanto extinto da antena da SIC, vai ter uma rubrica, semanal, da sua autoria, no formato "Mundo das mulheres", o qual faz parte da oferta do canal temático de Carnaxide vocacionado para o sexo feminino.

"Mundo dos famosos" será o título a que estará sujeito o apontamento conduzido por Cláudio Ramos, e que, como o nome indica, tratará do quotidiano de vedetas internacionais, no conteúdo que, em virtude da ausência de Adelaide de Sousa, a propósito da sua licença de maternidade, passará a ser dirigido pelo rosto da SIC, Ana Rita Clara.

1 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. A votação para "Qual a sua Aposta deste Verão" continua em linha. João Manzarra vai na frente. Hoje iniciam-se as "Apostas" para os programas que no meu ver marcaram este Verão. Ora sem dúvida alguma que "5 para a Meia-Noite" tinha de estar inserido nesta rubrica.



Era e é sem dúvida alguma o programa que faltava - um talk-show. Cinco dias por semana e cinco apresentadores com uma coisa em comum - divertir e entreter. E era disso que faltava e ainda falta à televisão. A RTP2 veio compensar este vazio.
E tenho de dar os parabéns ao segundo canal. Às "5 para a Meia-Noite", o meu televisor lá está sintonizado para ver o talk-show. Os apresentadores são bons, os convidados bem escolhidos, e as rubricas bem desenvolvidas. Há sempre uma que não perco sou sincero. O "Eu Amo Você" prende-me a atenção todas as quartas, assim como o Nilton, o meu apresentador preferido.
De referir ainda que os temas debatidos até agora não me desiludiram. Sempre com uma pitada de humor, cada apresentador consegue constantemente tirar-me uma gargalhada mesmo quando o assunto é mais sério.
Foi neste programa que vi a actriz Rita Pereira a rasgar a TV Guia (que posteriormente fez capa com ela em topless), o Zezé Camarinha a fazer-se naquilo que não é, e simpática Dona Helena a mostrar-se ao mundo.
O "5 para a Meia-Noite" é já uma família que nos faz sentir como pertencentes a ela.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8% de rat e 34,5% de share
Telejornal - 7,6% de rat e 33,7% de share
Tá a Gravar - 3,1% de rat e 13% de share


20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8% de rat e 22,2% de share
Jornal Nacional - 7,9% de rat e 23,4% de share


21:00 - 24:00

Jogo Duplo - 8,8% de rat e 25,2% de share
Cenas do Casamento - 6,9% de rat e 20,4% de share
Caminho das Índias - 6% de rat e 26,9% de share
Filme: Resgate (TVI) - 3,7% de rat e 20,1% de share


Notícias - Quarta época de "Telerural"


Quim Roscas e Zeca Estacionâncio regressam ao trabalho. Ou melhor, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves iniciaram ontem, segunda-feira, as gravações da nova temporada de "Telerural", que trará surpresas à antena da estação pública.

Como Curral de Moinas é uma aldeia, ainda que fictícia, deveras profícua em notícias, a dupla de actores prepara já a próxima fornada de edições do Telejornal mais peculiar do pequeno ecrã luso. Quem o adiantou foi João Paulo Rodrigues, mais conhecido por Quim Roscas. "Esta quarta série vai ter novidades a nível de rubricas", disse, ressalvando que "a essência do formato nunca poderá ser reinventada". E sem avançar muito mais quanto aos contornos das alterações anunciadas, deixou a promessa: "As pessoas não vão levar com mais do mesmo e podem aguardar boas surpresas".

Satisfeito com o impacto positivo que o conteúdo tem vindo a granjear, João Paulo Rodrigues congratulou-se com o facto de "Telerural" já pertencer ao imaginário colectivo dos portugueses. "Em conversa, apercebo-me que os espectadores retêm episódios na memória dos quais já nem eu me lembro", refere, apontando, sobretudo, "à qualidade dos textos", além da "empatia com Pedro", a chave mestra do êxito. E claro, à pergunta "Se o sotaque nortenho é uma componente preponderante?", respondeu: "Não é só uma componente, mas a componente que nos confere graça".

Até há cerca de um ano atrás, ambos passavam despercebidos na rua. De súbito tudo mudou. Recorde-se que a parelha se inaugurou nas lides televisivas através de "sketches" no "1,2,3", então apresentado por Teresa Guilherme, integrando depois os programas de "day-time" da RTP1, alcançando, enfim, a consagração no horário nobre. Agora perderam o anonimato. "Na primeira abordagem o público espera brincadeira e cobra simpatia. Há quem nos confunda com as personagens e já passei algumas vergonhas", contou. Aliás, não são raros aqueles que pensam que Curral de Moinas existe. Quanto a algumas apreciações que acusam o seu humor de uma ligeireza que não caberá no serviço público, João Paulo Rodrigues argumentou que os "guiões têm três níveis de piada distintos: o mais óbvio e ridículo, e os subliminares". Segundo o actor, os que tecem essas considerações "não sabem ler nas entrelinhas". E acrescentou: "Nós não escarnecemos ninguém".

Está também na calha o lançamento do DVD da primeira série do formato.

Fonte: Jornal de Notícias

Bones


Trago-vos hoje mais uma crónica sobre uma das minhas muitas séries favoritas!


Desde o primeiro episódio, a série Bones conquistou-me. O facto de haver alguém com olho, racionalização e concentração capaz de descobrir os mais simples rastos de crime nos ossos de alguém, é estupendo!

Protagonizada por Emily Deschanel e David Boreanaz nas peles de Temperance "Bones" Brennan e Agente Seeley Booth (respectivamente), a série conta já com quatro temporadas completas e 84 episódios já exibidos. Foi renovada para mais duas temporadas e a quinta estreia no próximo dia 17 de Setembro.

"Bones is a sexy CSI." - li esta pequena crítica à série e achei graça.
Na série vemos Bones e Booth sempre com esta ou aquela picardia mas a amizade que os une é incondicional e não se conseguem separar.

Muitos esperem "aquele" mítico beijo entre Bones e Booth. Durante 84 episódios, a série conseguiu agarrar os telespectadores por isso e pela qualidade e mestria com que a série foi concebida.

Será coincidência?
Não. A FOX é a mestra nestes assuntos e temos imensas provas à vista!

O final da quarta temporada foi daqueles que mais controversos achei porque um crossing-over entre Bones e Family Guy é surreal! E depois junta-se o tumor de Booth no cérebro... É operado. E no último episódio vemos uma realidade alternativa (não esquecendo que estamos dentro da sua cabeça) e quando ele acorda e vê Bones pergunta quem ela era.

Espero ansiosamente pela 5ª temporada para ver como se irá descalçar esta bota.

Entretanto, deixo-vos com algumas promos à nova temporada:





Novidades desta semana

FOX
Último episódio da segunda temporada de Espião Fora de Jogo, quinta, 3 de Setembro, às 21h30.

Especial Prison Break, sábado 5 e domingo 6, exibição dos 16 primeiros episódios da quarta temporada a partir das 15h30.

FOX Life
Reposição da série Senhora Presidente, sábado, 5 de Setembro, às 16h35.

Estreia da série As Taras de Tara e Maravilhosos Subúrbios, domingo 6, a artir das 21h25.