19 de abril de 2009

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


Esta semana o Melhor & Pior da Semana é relativo à Rtp1, que com o jogo da Liga dos Campeões entre o Porto e o Manchester tornou-o no programa mais visto do ano.
Quanto ao pior, penso que Duelo Final está longe de alcançar os resultados de Jogo Duplo apesar de ser um concurso interessante. Não passa dos 20% de share.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana pertence à Rtp que com o jogo de futebol Manchester United - FC Porto esteve perto dos 30% de ratio, ultrapassando os 62% de share.
Na Rtp2 a série Anatomia de Grey é mais uma vez o minuto mais visto deste canal. Desta vez chegou aos 13,6% de share.

Análise das audiências de sexta e sábado

Durante estes dois dias a grande vencedora em termos de audiências foi a Tvi. Mesmo com o futebol na Rtp1, a estação de Queluz arrebatou o primeiro lugar, tendo na sexta-feira Feitiço de Amor feito um resultado que já há algum tempo não fazia: 18% de ratio e 52,4% de share.


É de referir que mesmo com uma herança tão baixa de Nós Por Cá, o Jornal da Noite faz milagres. Tendo o programa das 19 horas obtido apenas 16,4% de share, o noticiário da Sic chegou aos 26,7%, destronando mesmo o Telejornal.
O programa Tá a Gravar deixou saudades e na sexta-feira conseguiu 10,2% de ratio e 25,4% de share.


Depois da estreia auspiciosa de Pai à Força na Rtp1, a série tem vindo a descer no rating, tendo esta sexta atingido os 19,4% de share.



Quanto a Sábado o Jornal Nacional continuou a ser o noticiário mais vistos (10,3% de ratio e 30,4% de share), seguido do Jornal da Noite e do Telejornal.
O jogo entre o Sporting e o Guimarães acabou por roubar público a Tá a Gravar, Atreve-te a Cantar e Flor do Mar, mas não superou a novela Feitiço de Amor.
É de referir por fim que a Vila Faia ganhou ontem o horário que antecede os noticiários, alcançando 7,5% de ratio e 26,2% de share.

17 de abril de 2009

Notícias - Programas e actores da Rtp nomeados para Monte-Carlo

ÚLTIMA HORA

A estação pública conquistou nomeações em várias categorias no Festival de Televisão de Monte-Carlo, que se realiza de 7 a 11 de Junho. “Telerural” e “Os contemporâneos” estão no grupo das séries de comédia, e “Liberdade 21” na classe de drama.

Quanto aos actores, os apurados para a fase final são António Capelo, Ivo Canelas (“Liberdade 21”), Bruno Nogueira, Nuno Lopes (“Os contemporâneos”), João Paulo Rodrigues e Pedro Alves (“Telerural”). Para melhor actriz estão na lista Ana Nave, Rita Lello (“Liberdade 21”) e Maria Rueff (“Os contemporâneos”).

Fonte: Jornal de Notícias

16 de abril de 2009

Debate - Opinião

A partir de hoje inicio no blog debates que durarão por algum tempo. O objectivo é saber a opinião de quem nos lê relativamente a um determinado tema.

Para começar, e tendo em conta uma enquete que coloquei no blog sobre os resultados do Tvi 24, queremos saber qual a vossa opinião e comentários sobre os mesmos.

Audimetria - 15/04/2009


Ontem a Rtp1 ganhou o dia, ficando assim com o programa mais visto do ano até agora. O jogo entre o Porto e o Manchester obteve nada mais nada menos que 24,7% de ratio e 58,7% de share. A Tvi ainda conseguiu uns belos 28,3% de ratio. Pelo contrário a Sic foi totalmente goleada com programas a rondar os 15% de share, tais como o Jornal da Noite e Nós Por Cá. Obviamente que o Jornal Nacional da Tvi também foi afectado pelo jogo - não passou dos 18% de share. Apesar disto as suas novelas tiveram um bom desempenho.
Ontem o programa das 18 até as 24 horas na Sic que obteve o melhor share foi curiosamente Caminho das Índias com 24,6% de share. A sua rival Olhos nos Olhos chegou aos 34,5% .
O Duelo Final na Rtp1 continua a não chegar à sua finalidade de agarrar os espectadores, visto que continua a não demonstrar bons resultados. Ontem obteve 6,8% de ratio e 17,9% de share.

Quanto aos canais de informação, ontem os resultados foram assim:

Sic Notícias - 4º lugar (3,6/23,600)
Rtp N - 9º lugar (1,7/11,200)
Tvi 24 - fora dos 15 canais mais vistos

15 de abril de 2009

Audimetria - 14/04/2009

O dia de ontem foi ganho mais uma vez pela Tvi. Com o seu quarteto de força, o canal de Queluz lidera livremente a partir das 19:30. E podem rectificar isso no quadro fornecido pela Mediamonitor.
A Rtp1 ficou em segundo lugar com um share de 23,2%, sendo que colocou o Telejornal no Top5.
O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite, com 10,3% de ratio e 26,4% de share.

Mais pormenorizadamente podemos ver que o programa Não Há Crise de semana não resulta (20,3% de share), assim como Nós Por Cá (18,1% de share).
Na Rtp1 há que notar a descida de 30 minutos. Depois de shares à volta dos 30%, esta semana não passou dos 24,3%.
Na Tvi a novela Olhos nos Olhos, apesar dos bons resultados, continua a não fazer os mesmos shares que anteriores produções fizeram neste horário. Ontem obteve 7,7% de ratio e 30,2% de share. Já a sua principal rival, Caminho das Índias, conseguiu 5,5% de ratio e 23% de share.
Dizer apenas que ontem Rebelde Way entrou às 18 horas a ganhar com 3,4% de ratio e 26% de share.

Quanto aos canais de informação, os resultado de ontem foram os seguintes:

6º lugar - SIC Notícias (3,7/24,100)
7º lugar - RTP(2,3/14,800)
14º lugar - TVI24 (1,2/7,600).

Nota: O Axn ficou à frente da Sic Notícias.

14 de abril de 2009

Audimetria - 13/04/2009

O documentário ‘Maddie: A Verdade da Mentira’, exibido segunda-feira à noite na TVI, foi o programa mais visto ontem. O programa foi baseado no livro de Gonçalo Amaral, ex-coordenador da Polícia Judiciária, que acompanhou o desaparecimento da menina inglesa, a 3 de Maio de 2007, e que posteriormente foi afastado do caso. A TVI liderou a tabela de audiências, com 33,8% seguida pela RTP 1, com 21,8%, e pela SIC, com 19,4 pontos percentuais.

O documentário ‘Maddie: A Verdade da Mentira’ obteve 53% de share e uma audiência média de 23,4, que corresponde a 2 209 milhões de telespectadores. Seguiram-se ‘Feitiço de Amor’ e ‘Jornal Nacional’. O ‘Telejornal’ da RTP 1 foi o programa mais visto do canal, colocando-se na quinta posição da tabela, enquanto o ‘Jornal da Noite’, da SIC, não foi além do nono lugar.

Fonte: Correio da Manhã

Notícias - Genéricos em frente-a-frente especial na SIC Notícias

João Cordeiro, Presidente da Associação Nacional de Farmácias, e Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos vão estar frente-a-frente, às 23 horas de terça-feira, na emissão especial da SIC Notícias dedicada ao negócio dos genéricos em Portugal.

A ameaça da ministra da saúde, Ana Jorge, em não comparticipar a troca de medicamentos decidida por farmacêuticos fez estalar uma guerra entre médicos e farmácias. A ANF acusa os médicos que acusa de se venderem por viagens. A Ordem diz que João Cordeiro é porta-voz da indústria farmacêutica.

Fonte: Jornal de Notícias


13 de abril de 2009

Audimetria - 12/04/2009


Ontem o dia foi ganho sem surpresas pela Tvi, que colocou a sua Canção para Ti no primeiro lugar do Top5, com 16,9% de ratio e 51,3% de share.
No entanto, em dia de Páscoa a grande novidade foi da Sic. A estreia de Ratatui e uma grande aposta noutros filmes valeu-lhe o segundo lugar de audiências, com 27,3% de share, ficando a Rtp1 bastante distante com 18,4%.
Para além de Ratatui, a estação de Carnaxide colocou o Jornal da Noite nos programas mais vistos. Já a Tvi teve no Top5 ainda a série Equador e Jornal Nacional.
O programa mais visto da Rtp1 foi o Telejornal, que obteve 8,1% de ratio e 26,4% de share.

Mais pormenorizadamente podemos ver as boas exibições dos filmes que antecederam os noticiários da Tvi e da Sic. Enquanto a estreia de Even, o Todo-Poderoso obteu 7,0% de ratio e 30,2% de share, o filme Piratas das Caraíbas 3 chegou aos 6,1% de ratio e 29,8% de share.
Já Rocky Balboa exibido pela Sic depois de Ratatui ficou-se pelos 19,5% de share.
A Rtp1 teve um dia mau. A partir de Conta-me Como Foi, os programas que se seguiram tiveram menos de 3% de ratio e por isso já não fizeram parte dos 10 programas mais vistos do canal.

12 de abril de 2009

Audimetria - 11/04/2009


Ontem a Rtp1 ganhou o dia. Já se sabe. O Benfica garante sempre audiências.
O top5 é ocupado por 3 programas da estação pública e 2 da Tvi, sendo estes novelas.
Da Sic, o programa mais visto foi o Atreve-te a Cantar que obteu 8,5% de ratio e 24% de share.Obviamente que estes resultados são influenciados pelo facto de a maior parte do público ter ficado concentrado na Rtp1 mesmo após o jogo ter acabado.

Mais pormenorizadamente podemos ver que os filmes que a Rtp1 exibe à tarde estão a dar resultado. Ontem "Maria, mãe de Jesus" bateu a concorrência chegando aos 28,8% de share.
Quanto ao Guinness World of Records desceu de 32% para 23,8%.
Na Tvi a emissão de Morangos com Açúcar ao Sábado com o jogo na Rtp1 não deu resultado. Fez apenas 6,1% de ratio e 23,1% de share, mesmo colado ao filme "De repente já nos 30" da Sic (5,9% de ratio e 23,6% de share).

Por fim, de referir que o ontem
a Tvi24 ultrapassou a RtpN nos canais de informação por cabo. Enquanto a primeira fez 1,6% de share e uma média de 12,400 espectadores, a segunda obteve 1,5% de share e uma média 10,900 espectadores.
A Sic Notícias ficou em primeiro: 3,1% de share e uma média de 23,300 espectadores.

Opinião - Horário Nobre

Ontem à noite decidi ficar em casa e ver televisão. Normalmente não o faço, ou porque vou sair ou porque estou no computador ou ainda a jogar Playstation.
Assim, fiquei surpreendido com o horário nobre da Sic, e até da Rtp1 (ape
sar de não me ter chamado tanto a atenção). Como não consigo acompanhar novelas, à excepção daquelas que passam à tarde como os Morangos com Açúcar ou a Rebelde Way, a minha escolha televisiva nos quatro canais a partir das 21 horas fica reduzida.
Obviamente que ontem o meu canal escolhido não foi a Tvi, pois apenas oferecia novelas. Então mudei para a Sic, onde se exibia a final do Atreve-te a Cantar - Especial Crianças. Fiquei surpreendido pois nunca tinha prestado muita atenção a este programa e gostei.


E não foi por ser de crianças, parecido com o Uma Canção Para Ti, mas sim por ser "light". Utilizo esta expressão para definir um programa que uma pessoa fica a ve-lo sem ter de prestar muita atenção, e embarca no seu ritmo.
Depois disso foi para o ar o Mundo dos Recordes. Também gostei.
Apesar de ser um bocado estrangeiro (tinha de ser), tem uma apresentadora simpática e cenas que nos deixam em suspense e de boca aberta (será que vai conseguir?).

No entanto posso concluir que este tipo de programa já não é novo na televisão portuguesa, visto que e tal como aqueles vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram objectos centrais de outros programas na televisão portuguesa.

Por exemplo, relativamente aos vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram material do programa Imagens Reais que foi apresentado por Artur Albarran há alguns anos.


A par dos programas referidos fui alternando com o novo concurso da Rtp1 - Duelo Final. Apesar te ter achado giro, penso que é um pouco parado. Preferia o bluff do Jogo Duplo, mas este programa já estava um bocado a "enjoar".



Com esta oferta, e mesmo tendo Tv Cabo, vale a pena ficar um dia ou outro em casa e ver a televisão dos 4 canais generalistas.

Notícias - Episódios-piloto de séries viram o disco e tocam o mesmo

Estações norte-americanas preparam nova temporada televisiva.Temas centrais obedecemà tríade habitual: dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar.

Dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar dominam as séries americanas da próxima época. E os capítulos experimentais para as testar não fogem à regra; as estações preferem não arriscar em tempo de crise.

Várias cadeias de televisão sediadas nos Estados Unidos apresentam propostas frescas para renovar as suas grelhas no que às intrigas diz respeito. Aliás, o mercado por lá é prolífero e com exportação quase garantida. Logo, depreender-se-ia uma oferta múltipla e ecléctica. Porém, os canais parece não quererem assumir grandes riscos. Nada de muito arrojado se avizinha para a nova temporada, andando todos a reboque de temas similares, depois sujeitos à apreciação do público. Um piloto só tem prossecução assegurada de acordo com a receptividade.

As receitas de intrigas conotadas com a Lei, associadas a conflitos geracionais no seio de clãs familiares, e aquelas que se prendem com a peritagem médica há muito que deram provas de êxito junto do público. Ainda que com abordagens distintas, ABC, CBS, NBC, HBO, FOX, CW, SCI FI, Showtime e TNT, embora umas mais do que outras, estão apostadas em recorrer a esse porto seguro, talvez por efeito colateral e de contágio, sintomático da crise. À frente do ranking, no que toca ao número de pilotos de séries aduzidos, está a ABC, com 25. Um deles trata-se de "The law", cujo fio condutor se alicerça num grupo de polícias que apenas exercem a sua profissão ao fim-de-semana por estarem na reserva, corroborando uma das tendências. Dado curioso é o facto de Jerry Bruckheimer, responsável por "CSI" e derivados, "Sem rasto" e "Casos arquivados", todos eles da CBS, carimbar duas hipotéticas séries para a ABC.

Se uma, ainda sem título, se entronca na linha dos conteúdos que o popularizaram, versando uma equipa de detectives amadores que tenta deslindar casos de vítimas não identificadas, a outra, denominada "Empire state", escapa a esse registo, constituindo-se uma espécie de "Romeu e Julieta" dos tempos modernos.

Por sua vez, na CBS, é de assinalar "Three Rivers" - não fosse protagonizada por Joaquim de Almeida" (ver caixa) - e o "spin-off" de "NCIS", que em Portugal se chama "Investigação Criminal", uma vez que Daniela Ruah integra o elenco. Ora, adivinha-se visibilidade sem precedentes para dois actores portugueses no pequeno ecrã por terras do tio Sam.

Saliente-se o "remake" de "Melrose Place", da chancela do canal CW, "Maggie Hill", da FOX, sobre uma genial cirurgiã que luta contra a sua condição de esquizofrénica, e, na HBO "Bordwalk Empire", que conta com a realização de Martin Scorsese.


Fonte: Jornal de Notícias

11 de abril de 2009

O Melhor & Pior da Semana (TVI)


Esta semana o Melhor & Pior da Semana refere-se à estação de Queluz. Neste sentido é de destacar os óptimos resultados de Feitiço de Amor antes e depois do Jornal Nacional. Muitas vezes esta novela é mais vista que a Flor do Mar, que é exibida mais cedo. Quanto ao pior, a repetição de Morangos com Açúcar não obtém bons resultados. Está normalmente à volta dos 25%. Na Quinta-feira ficou fora dos programas mais vistos.

Audimetria - 10/04/2009


Ontem o dia foi equilibrado em termos de audiências. Apesar de a Tvi ter ganho, não foi com grande vantagem. Em números isto traduz-se em 27,3% de share, contra 25,4% da Rtp1 e 24,4% da Sic.
O programa mais visto foi o Feitiço de Amor, seguido da Flor do Mar e Jornal Nacional. Ontem o Telejornal entrou no top5, obtendo 10,1% de ratio e 28.4% de share.
Quanto à Sic, que ofereceu uma programação no dia de ontem baseada em filmes, teve como programa mais visto o Jornal da Noite, com 9,8% de ratio e 27,4% de share. Esteve perto dos restantes noticiários.
De referir que na Rtp2 a transmissão de Sobrenatural à tarde valeu-lhe o programa mais visto da estação nesta sexta-feira, chegando aos 11,8% de share. É obra!

Mais pormenorizadamente podemos ver que as transmissões de filmes relacionados com o período de Páscoa que estamos a passar dão resultado. Na Rtp1 "Sagrada Família" chegou aos 29,7% de share.
Já "A Paixão" ficou-se pelos 20,1%.
Quanto à Sic, o filme da tarde não teve bons resultados (5,7% de ratio e 21,3% de share). Carros ultrapassou os 24% e o 007 Morre Noutro Dia chegou aos 30%.
Por fim na Tvi, há uma estabilidade durante todo o dia, tendo este canal obtido shares superiores a 30% desde as 19:30 até 24 horas.

Notícias - Deborah Secco protagoniza novela

Deborah Secco, que os portugueses viram recentemente em A Favorita, na SIC, no papel de Céu, vai ser a protagonista da próxima telenovela de Gilberto Braga. A informação foi avançada esta semana pela TV Globo, após ter chegado a acordo com Gilberto Braga e Ricardo Linhares que irão assinar o enredo da novela que vai para o ar em 2011.

Desde a participação especial de Deborah Secco, no papel da prostituta Betina, em Paraíso Tropical, exibida na Globo em 2007, que os dois autores pretendem voltar a trabalhar com a actriz. Este novo contrato veio permitir realizar esse desejo. Citado pelo site da TV Globo, Ricardo Linhares adiantou que já está a trabalhar com Gilberto Braga "para dar os primeiros passos da história, que ainda está incipiente", para depois apresentarem o projecto à televisão.

10 de abril de 2009

Audimetria - 09/04/2009


Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi que se ficou pelos 29% de share.

Desde há alguns dias a Rtp não descola dos 20/21% de share. Ontem o seu programa mais visto foi o jog
o Werder Bremen - Udinese, que se ficou pela nona posição com 8,2% de ratio e 23,1% de share.
Quanto à Sic, mais uma vez anda à volta dos 25% de share. Um bom resultado para a estação de Carnaxide tendo em conta os resultados de há uma/duas semanas de menos de 22% de share. Este canal conseguiu mais uma vez colocar um dos seus programas no top5. Desta vez foi o Jornal da Noite que ultrapassou os 30% de share.
A Tvi faz à sua quadra habitual - Feitiço de Amor (tarde e noite), Flor do Mar e Jornal Nacional, sendo que desta vez a primeira novela referida ganhou o dia.

Mais pormenorizadamente podemos ver que o Duelo Final da Rtp continua a não agarrar muitos espectadores. Ontem obteve 5,9% de ratio e 15,9% de share. A série a Paixão conseguiu 17,7% de share.
Na Sic, a aposta durante as férias na Rebelde Way está a dar frutos. Ontem ultrapassou os 30% de share. Quanto aos Malucos do Riso, continuam com bons resultados (11,1% de ratio e 28,4% de share).
A novela Olhos nos Olhos na Tvi continua a agarrar os espectadores e a ganhar à sua rival Caminho das Índias. A novela da estação de Queluz conseguiu 9,3% de ratio e 35,4% de share e a da Sic 6,3% de ratio e 22,3% de share.

Der referir que nos últimos dias o Tvi24 tem estado fora dos 15 canais mais vistos. Ao invés, a Sic Notícias continuar no topo, enquanto a Rtp mantém o seu público situando-se normalmente nos 10 primeiros lugares.

Notícias - Cinquenta anos de humor

Cinquenta anos de humor

"As Divinas Comédias" é o nome do documentário que as Produções Fictícias estão a preparar para a RTP1

Será que o que fazia rir há 50 anos ainda é o mesmo que hoje arranca as gargalhadas do público? A RTP1 vai exibir uma série documental de quatro episódios que conta a história e a evolução do humor nacional.

"Gato Fedorento", "Os Contemporâneos", "Telerural" são dos formatos mais recentes de humor que a estação pública colocou no ar. Longe vão os tempos do "Senhor Feliz e do Senhor Contente" (de 1977) ou dos "sketches" de "Zip-Zip" (1969), que conseguiam iludir a censura.

Estes e muitos outros programas são evocados na série de quatro documentários, intitulada "As Divinas Comédias" sobre a história do humor que a RTP1 deve estrear ainda no final de Abril ou início de Maio.

A produção está a cargo das Produções Fictícias, nome que também já não pode ser dissociado desta arte, e da Até ao Fim do Mundo, que assina projectos como "Os Contemporâneos". Um dos autores do guião é Nuno Markl, que acumula a função de narrador, e para apresentar os programas foram convidadas duas gerações de comediantes: Raul Solnado e Bruno Nogueira.

"Isso é o que tem piada", disse o veterano ao JN, revelando que a interacção com o colega mais jovem se traduzirá num diálogo travado em locais tão inusitados como um ginásio ou um parque de campismo.

António Feio e José Pedro Gomes como "Toni" e "Zézé" explicam a "Conversa da treta". Herman José foi outro dos humoristas ouvidos para este trabalho.

A montagem do primeiro episódio foi descrito por Nuno Markl como um "gigantesco puzzle".

Fonte: Jornal de Notícias

9 de abril de 2009

Notícias - Oceana no ecrã da Sic

"Eterno amor" é o título provisório da nova novela de Carnaxide. Ricardo Pereira é dado como certo para a protagonizar. Oceana Basílio, que ainda pode ser vista em "Olhos nos olhos", da TVI, é outro dos nomes confirmados.

Na derradeira fase das gravações da antecessora "Podia acabar o mundo", Virgílio Castelo, consultor para a ficção de Carnaxide, havia adiantado que grande parte do elenco para a novela que se segue estava fechado. Sabia-se também que a feitura do guião é da responsabilidade de Pedro Lopes, quem gizou a ideia original e coordenador da equipa de argumentistas da SP Televisão, que tem a cargo a produção da trama.

Ora, aos poucos, vão sendo desvelados pormenores. Por exemplo, o país frio de que se falava para servir de palco à acção da narrativa tratar-se-á da Finlândia, mais precisamente da sua capital Helsínquia. Quem o adiantou foi Alexandre Gonçalves que agencia alguns dos actores que a vão integrar , nomeadamente, Oceana Basílio, cuja personagem terá um percurso no estrangeiro.

A actriz que, embora não tenha exclusividade com nenhum canal, tem pontificado mais nas produções de Queluz, vestirá Bárbara, "uma artista plástica em ascensão que será a melhor amiga da protagonista Leonor" (interpretação que poderá caber a Diana Chaves), pelo que terá um papel de relevo. Alexandre contou também que estão a ser encetadas diligências por forma a conseguir-se uma parceria com aquele país nórdico. "O hotel do gelo seria um dos cenários ideais, mas caso não seja viável, a Croácia é alternativa".

Tal representa um ingrediente novo a somar à receita convencionada para as ficções nacionais, uma vez que, por norma, as filmagens no estrangeiro decorrem em territórios quentes. Mas a tentativa de diversificação não se esgotará por aqui. Temas fracturantes serão abordados em "Eterno amor". Aliás, a questão do abuso sexual parece ser transversal.

Alda Gomes estará envolvida nesse drama ao dar corpo a Madalena, uma mãe solteira, funcionária do banco "Bettencourt", detido pelo núcleo principal da novela, que ao sofrer esses abusos é instigada a reagir indo trabalhar para o café pertencente à família Viegas, "um ponto de encontro das personagens" de roupagem vanguardista. Já Luís Lucas será, Humberto, um dedicado mordomo, o qual esconde o segredo de uma morte. Porém, é o amor desencontrado por um coma de cinco anos o fio condutor da intriga.

Outro dado curioso é o facto de Inês Castel-Branco participar, não como actriz, mas enquanto membro do grupo de guionistas. As gravações arrancam em Maio.

Fonte: Jornal de Notícias

Audimetria - 08/04/2009


Boa tarde. Ontem a Tvi ganhou o dia, depois de no dia anterior ter sido a Rtp1 a ocupar esse lugar. As novelas e o Jornal Nacional ocupam os primeiros lugares.
Mas mais uma vez temos os Malucos do Riso, com 10,3% de ratio e 25,5% de share, a fechar o Top5 dos programas mais vistos. Terá sido esta uma boa aposta para a Sic?
Sinceramente não sei. Os resultados são melhores que os do Tá a Gravar por exemplo, mas a estação de Carnaxide volta a apostar e "reapostar" neste formato. Eu gosto é verdade, mas penso que deveria lançar outros formatos.
A Reportagem - Química do Amor foi o programa mais visto da estação pública com 25,2% de share.

É de referir que o share da Sic desde as 20 até as 24 horas foi em média superior a 25% de share. A novela Caminho das Índias obteve 24,5% de share e 6,0% de ratio.
A série da Rtp A Guerra não foi além dos 4,4% de ratio e 11,4% de ratio. Um mau resultado para a sua qualidade.
Quanto à Tvi não há muito a dizer. Das 18:30 até às 24 horas o share da estação de Queluz esteve sempre acima dos 30%, sendo que nas duas principais novelas da noite ultrapassou os 40%.

7 de abril de 2009

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Esta semana o minuto mais visto dos 4 canais é o da Tvi com o jogo Portugal-Suécia. Chegou quase aos 65% de share!

Audimetria - 06/04/2009


Bom dia. Os primeiros dados das audiências de ontem são estes. Tvi ultrapassa mais uma vez os 30% de share, colocando no top os seus programas que são exibidos entre as 19:30 e as 23 horas.
Com a estreia de novos episódios de Malucos do Riso a Sic consegue colocar este programa no Top 5 com 27% de share e 10,7% de ratio. Um bom resultado.
O programa mais visto da Rtp foi o Telejornal (10,4% de ratio e 28,5% de share).

É de referir também a má prestação de Portugal em Directo. Este programa de informação regional que já teve shares à volta de 40%, situa-se neste momento entre os 20 e 25%. Por outro lado o novo concurso da estação pública, Duelo Final, não está a conseguir os resultados de Jogo Duplo. Ontem obteve 17,6% de share. Nota negativa também para Três Irmãs, que tem descido nos últimos dias. Há cerca de 2 semana teve shares acima dos 25%. Ontem conseguio 20,2%.
Na Tvi, as férias da Páscoa dos Morangos com Açucar estão a chamar mais jovens a ver a série. A repetição do episódio do dia anterior teve bons resultados (4,5% de ratio e 27,2% de share), assim como o do dia (7,9% de ratio e 35,4% de share).

Notícias

Cabo tem melhor resultado de sempre!

Jogos do Sporting e do Benfica na SportTV, no domingo, ajudaram ao sucesso da televisão por cabo, que tem subido desde Janeiro.

A televisão por cabo teve o seu melhor resultado de sempre no domingo, com 22,3% de audiência, tendo ultrapassado as generalistas RTP1 (20,2%) e SIC (22,2%), além da RTP2 (4,7%), mas, neste caso, não há novidade. Assim sendo, o conjunto dos canais do cabo ficou em segundo lugar, apenas atrás da TVI, que teve 30,7% de audiência. Isto de acordo com os dados fornecidos pela Marktest.

A explicação para este fenómeno parece ser simples: os jogos Leixões-Sporting, às 18.00, e Estrela da Amadora-Benfica, às 20.15, ambos transmitidos pela SportTV1. Ainda assim, não deixa de ser um facto relevante, já que o canal de desporto é Premium e, por isso, pago à parte. Os outros programas que contribuíram para o resultado do cabo foi o Jornal de Domingo, da SIC Notícias e Mermaid Melody, do Canal Panda. Aliás, estes três canais foram os mais vistos no cabo no domingo (ver quadro do Top 10 da audiência média de telespectadores).

E o cabo ter ultrapassado dois dos canais generalistas? "Não é a primeira vez nem será a última", começou por dizer ao DN Nuno Azinheira, editor-executivo da Notícias TV e crítico de televisão. "Há três razões para que isso aconteça. Duas são razões conjunturais: por um lado, os jogos do Sporting e do Benfica, que passaram na SportTV no mesmo dia, e por outro, as férias da Páscoa, com as crianças e os jovens em casa, provocando uma maior segmentação no consumo da televisão. Depois há uma razão estrutural: cada vez mais o consumidor encontra no cabo e na IPTV alternativas de programas que se coadunam mais com os seus gostos", explicou o crítico.

Opinião semelhante tem Francisco Rui Cádima, professor do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. "Sim, há uma tendência estrutural. A progressão do cabo em Portugal tem sido contínua. Isso já aconteceu nos Estados Unidos. Aí, no final dos anos 70 o cabo começou a canibalizar as audiências, até que nos anos 90 ultrapassou os canais generalistas", disse o professor universitário ao DN.

Isso vai acontecer em Portugal? "O problema da nossa realidade é a penetração do cabo, que cresceu muito nos primeiros dez anos (desde 1994) e que já tem dificuldades em captar os estratos sociais com menor poder de compra. Assim, há uma tendência, mas não é muito acentuada", referiu Francisco Rui Cádima, que afirmou ainda: "O grande público está mais fidelizado aos canais generalistas do que a sociologia da comunicação imaginava. As estimativas dos anos 90 davam conta de um declínio maior dos canais generalistas. Umberto Eco disse em 1995 que a televisão generalista acabaria em dez anos... e ainda hoje andamos a ver telenovelas. O grande público que consome TV é um magma que tem um comportamento estável de longa duração", concluiu o professor.

A verdade é que o cabo tem vindo a subir a sua quota de audiência desde o início do ano: Em Janeiro teve 13,3%, em Fevereiro subiu para os 14,7%, em Março para os 15,6% e nos cinco primeiros dias de Abril já conquistou 16,9% da audiência.

Fonte: Diário de Notícias

6 de abril de 2009

Resultado da enquete


As novelas da Sic foram as mais votadas.
Está disponível uma outra enquete na barra lateral do blog.

Audimetria - 05/04/2009


Boa tarde! Estou de volta. Recomeço a postar no blog com a Audimetria.

Ontem o dia foi marcado pela vitória da Tvi que ultrapassou os 30% de share, devido particularmente ao concurso Uma Canção Para Ti - um fenómeno de audiências. O Atreve-te a Cantar da Sic não conseguio bater a concorrência. No entanto o Não Há Crise entrou no Top 5 com 9,9% de ratio e 25,7% de share.
As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa foi o programa mais visto da Rtp1, tendo subido no share do último Domingo (28,6%).
No total do dia a Sic ficou à frente da Rtp1, sendo que o Cabo obteve mais share que estes dois canais (22,3% contra 22,2 e 20,2% respectivamente).

De referir a péssima prestação de Caminho das Índias que caíu ainda mais fundo que Podia Acabar o Mundo: 11,2. Até o Domingo Desportivo teve mais audiência - 12,7%.
Atreve-te a Cantar bateu no fundo também - 8,4 de ratio e 21,3% de share.

27 de março de 2009

Opinião - Aqui e Agora

Mundo cor-de-rosa Público? Privado? Qual a fronteira? Fazem as delícias do público, vendem milhões e muitas vezes ascendem ao estatuto de estrelas à custa da imprensa. Mas têm uma vida para além da capa das revistas. Qual é a fronteira que separa essa linha ténue entre o que é do interesse geral e pode ser publicado e o que é da esfera privada e tem que ser preservado? Figuras mediáticas, num mundo cor-de-rosa. O debate, Aqui e Agora.

Fonte: Sic

Ontem quando estava a fazer zapping parei no Aqui e Agora na Sic. Parei e continuei até acabar, e no fim conclui que gostei. Não fiquei surpreendido com o que foi dito pois tenho alguma conhecimento sobre o tema.
Colocar uma "poderosa" Sílvia Rizzo e uma Inês Castelo Branco a falar da crueldade dos paparatzi foi uma boa ideia sem dúvida genial. Mais, juntando ainda as perguntas/comentários interessantes dos espectadores e uma directora de duas das principais revistas cor-de-rosa portuguesas, mostrou-nos um confronto que para além de interessante foi importante para o público perceber que às vezes as coisas não são tão "cor-de-rosa" como a imprensa conta.

26 de março de 2009

Notícias

Diana Chaves participa no debate "Aqui e Agora"

O que é o domínio público? Qual é a fronteira que o separa do privado? Questões como estas dão o mote ao programa "Aqui e Agora, que vai para o ar esta quinta-feira na SIC.Diana Chaves é uma das convidadas.

O debate conduzido por Rodrigo Guedes de Carvalho tenciona mostrar os vários lados sobre a crescente invasão da vida privada de que se queixam as vedetas.

Em estúdio, estarão, além dos actores Virgílio Castelo, Sílvia Rizzo e Inês Castel-Branco, a directora da revista TV Guia e Flash, Luísa Jeremias, e Anselmo Freitas, advogado.

Fonte. Jornal da Noticias

25 de março de 2009

Audimetria - 24/03/2009

Boa tarde. Ontem o dia é marcado pelos seguintes programas: Telejornal - Rtp1, que ganhou ao Jornal Nacional da Tvi com 13% de ratio -, Três Irmãs - Sic, continua entre os 27/28% de share - No lado oposto estão os seguintes programas: Portugal em Directo (21,9% de share), Telerural (grande descida com 21% de share), Tá a Gravar (continua abaixo dos resultados muito bons anteriormente obtidos), Caminho das Índias (19,7% de share) e o jogo de futebol sub-21 na Tvi (23,9% de share).
De referir que na Rtp2, a série Anatomia de Grey não subiu em relação à semana passada. Obteu 2,8% de ratio e 9,3% de share. Apesar disso, foi o programa mais visto da estação.

Quanto ao duelo de audiências no cabo, o destaque vai para a Rtp N que bateu a Tvi 24, chegando quase ao 20,000 espectadores. A Sic Notícias continua em primeiro lugar com 4,2% de share e uma média de 26,200 espectadores.

Você sabia que..

Telerural obteve máximo do ano?
O Telerural de dia 17 de Março, terça-feira, registou a melhor audiência do ano, com 11.2% de audiência média e 26.7% de share de audiência. Desde que é emitido na RTP1, esta marca foi apenas superada por duas vezes: a 8 de Julho de 2008, quando o programa obteve 11.9% de audiência média e 32.3% de share de audiência, e no dia da estreia, a 3 de Junho de 2008, altura em que o programa registou 13.8% de audiência média e 32.5% de share de audiência.

... Anatomia de Grey registou máximo da temporada?
O episódio de dia 17 de Março, terça-feira, da série da RTP2 Anatomia de Grey registou o máximo da temporada com 3.7% de audiência média (353,3 mil espectadores) e 11.9% de share de audiência. Esta marca colocou o programa no topo da tabela dos mais vistos no canal nesse dia. Os 10 episódios transmitidos este ano de Anatomia de Grey registam 2.8% de audiência média e 8.4% de share de audiência.

... Jornal da Noite obteve máximo de audiência?
O Jornal da Noite, que a SIC emitiu no domingo 22 de Março, registou o máximo da temporada, com 13.7% de audiência média e 33.3% de share de audiência. O programa alcançou o primeiro lugar na tabela de audiência desse dia, tendo sido o programa mais visto. As 80 emissões de 2009 do Jornal da Noite registam, até ao momento, 10.8% de audiência e 26.2% de share de audiência.



Notícias - Morangos criticados

Sexo, drogas e marginalidade foram temas abordados na quinta temporada de ‘Morangos com Açúcar’, série exibida pela TVI, e que foram alvo de críticas na conferência ‘A Televisão e as Crianças’, ontem promovida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. O órgão regulador dos media recebeu dez queixas sobre o conteúdo do formato juvenil da TVI.

O psicólogo Eduardo Sá considera que a sexualidade é uma questão de saúde pública e lamenta que as televisões tratem os telespectadores como "atrasados mentais".

"Os adolescentes separam muito bem as questões do sexo. Adorava que vissem a sexualidade como uma relação amorosa. Mas as coisas não se passam a esse nível. Às sextas-feiras e sábados à noite há uma patologia muito atípica de dores de cabeça", salienta o psicólogo.

Paulo Soares, director de conteúdos programáticos da TVI, defendeu a série, que já vai no sexto ano. "Os ‘Morangos’ são o produto mais estudado do ponto de vista qualitativo e fazê-mo-lo três vezes por ano. Temos telespectadores que se queixam por haver uma grande distância entre a realidade e a ficção e contam-nos que nas escolas que frequentam vão mais longe", refere.

Fonte: Correio da Manhã

24 de março de 2009

Audimetria - 23/03/2009


Boa tarde. Depois de um fim-de-semana vitorioso para a Sic, a estação de Carnaxide voltou a cair para o cada vez mais habitual terceiro lugar. Ao invés a Tvi subiu ao primeiro com 30,3%.
O programa mais visto foi a novela Feitiço de Amor, que mesmo dando mais tarde obteve 16,1% de ratio e 43,3% de share.
Quanto à Rtp 1, o programa mais visto foi o Telejornal, que ficou a atrás de Jornal Nacional.
O destaque na Sic foi o Não Há Crise, o 6º mais visto do dia com 10,5% de ratio e 25,4% de share, e a novela Três Irmãs que mais uma vez ganhou a tarde com 27,8%. Nós Por Cá, Tá a Gravar e Caminho das Índias abaixo dos 20%.
Na Rtp1, o programa Notas Soltas desceu (10% de ratio e 23% de share) e o Jogo Duplo ficou-se pelos 20,7%.

Quanto aos canais de informação no dia de ontem, aqui ficam os resultados:
4º lugar Sic Notícias - 5,2% de share e uma média de 32,100 espectadores
8º lugar Tvi 24 - 2,0 de share e uma média de 12,500 espectadores
10º lugar Rtp N - 1,4% de share e uma média de 9,000 espectadores

Crónica da TV - Nuno Azinheira

As coisas são o que são e agora não vale a pena chorar sobre leite derramado. Mas aposto que se a SIC soubesse, no Verão do ano passado, o que sabe hoje sobre as suas audiências, talvez tivesse feito um esforço maior para conseguir ficar com algum do melhor futebol português, como Nuno Santos gostaria.

É verdade que também podem alegar os principais responsáveis da estação (director-geral e administração) que os valores investidos nas apostas da grelha Outono/Inverno prometiam resultados mais animadores.

Tudo isso é certo e sabido, mas o futebol tem um peso fundamental numa estação que pretende ser competitiva e liderar o consumo de televisão em Portugal. Ao ficar apenas com a Taça da Liga, a SIC conquistou uma competição menor (embora o formato deste ano tenha permitido duelos entre grandes clubes), que garante audiências apenas pontualmente. Ainda este fim-de-semana, a SIC foi a estação mais vista em dois dias consecutivos, proeza que é preciso recuar alguns meses para encontrar paralelo.

E deu cor a um mês desastroso, em que tem ficado, quase sistematicamente, em terceiro lugar, atrás da RTP1. O FC Porto-Estrela de domingo e, sobretudo, o Sporting-Benfica de sábado (inteligente a estratégia de evento criada em redor do jogo, que animou todo o dia e captou audiências) voltaram a colocar a SIC no mapa. Tivesse havido mais ambição, na hora de negociar Liga Portuguesa, Taça de Portugal ou jogos da selecção, e outro galo cantaria em Carnaxide.

Fonte: Diário de Notícas

Notícias

Vem aí a nova novela da Tvi

"Damas e Valetes" com elenco de luxo

As gravações de ‘Damas e Valetes’, da TVI, arrancam na primeira semana de Abril com um elenco de luxo que conta, entre outros, com Marta Melro, Mafalda Pinto, João Lagarto, André Nunes, Júlio César, Ivo Alexandre e Marco Delgado. A série, baseada num original argentino intitulado ‘Lalola’, será protagonizada por Benedita Pereira e António Pedro Cerdeira.

Na adaptação portuguesa, ‘Júlio’ (Marco Delgado) é o director de uma revista e um homem sem escrúpulos no que toca ao seu relacionamento com as mulheres. Por artes mágicas, uma delas pede ajuda a uma feiticeira e ‘Júlio’ acorda um dia num corpo de mulher e passa a chamar-se ‘Julieta’ (Benedita Pereira). ‘Júlio’, o melhor amigo de ‘Sérgio’ (António Pedro Cerdeira), desaparece e a publicação passa a ser dirigida por uma nova directora.

"O ‘Sérgio’ é o chefe de redacção da revista e tem uma relação amor-ódio com a nova directora, ‘Julieta’. Ele não sabe que ela é o amigo transformado em mulher, por isso é um empecilho na sua progressão profissional, uma vez que está a ocupar o lugar que sempre ambicionou. Além disso, na ausência do amigo, ele considera que o cargo lhe pertence por direito", adianta ao CM António Pedro Cerdeira.

O formato, que foi vendido para vários países (ver caixa), foi adaptado e a personagem principal foi interpretada por um ou dois actores. O ‘Eduardo’, de ‘Feitiço de Amor’ (TVI), já tinha confidenciado ao CM que gostaria de fazer os dois papéis, o de ‘Lalo’ e o de ‘Lola’, nomes do formato original: "Parece-me um belo trabalho de composição e gostava de o fazer no feminino, como no filme ‘Na Pele de uma Loura’".

UM ÊXITO EM VÁRIOS PAÍSES

A novela, exibida entre Agosto de 2007 e Abril de 2008 na Argentina, conta a história de um redactor-chefe de uma famosa revista masculina, que conduz a sua equipa com a mesma arrogância com que leva a sua vida pessoal. As mulheres para ‘Ramiro Lalo Padilha’ são completamente descartáveis. Um dia, ao envolver-se com ‘Romina’, ele prova o seu próprio veneno. Ela faz-lhe um feitiço e ele acorda no corpo de uma bela mulher. É assim que ‘Lalo’ se transforma em ‘Lola’.

A América TV, a emissora que emitiu a novela, vendeu os direitos a vários países, entre eles Brasil, Uruguai, México e Portugal. "Cada um dos países tratou a história de forma diferente. Uns optaram por dar ao mesmo actor os dois papéis, de homem e mulher, e outros, a maioria, decidiu fazer como nós, com um actor e uma actriz", refere António Pedro Cerdeira.



23 de março de 2009

Audimetria - 22/03/2009


Boa tarde! Ontem o dia foi ganho pela Sic. Novidade sim senhora. E mesmo com jogo na Tvi, a estação de Carnaxide ganhou com uma excelente âncora: o filme Déjà Vu. Este venceu a tarde com mais de 30% de share, deu a vitória ao Jornal da Noite (13,7% de ratio e 33,3% de share) - tornando-o no programa mais visto do dia - e que por sua vez ofereceu bons resultados a Não Há Crise (3º no top 5) e Atreve-te a Cantar.
Na Rtp o Conta-me Como Foi subiu nas audiências, com um share de 23%. No lado oposto fica o programa Mistérios que não passou dos 13%.
Na Tvi destaque para o jogo do Porto - Estrela da Amadora que esteve coladinho ao Jornal da Noite. No entanto não obteve os frutos que o derby de Sábado conseguiu. Quanto a Equador fez igualmente um bom resultado, mas não idêntico aos que tem feito. Obteve 9,9% de ratio e 34% de share.

Por fim no duelo dos canais de informação, destaque para a Sic Notícias que ontem fez 4,6% de share, tendo uma média de 37,000 espectadores. A Rtp N ficou em 9º (1,8% de share e 14,300 espectadores). Por fim a Tvi 24, que esteve fora dos 15 canais mais vistos no Sábado, colocou-se no Domingo na 9ª posição com um share de 1,1% e uma média de 9,100 espectadores.

22 de março de 2009

Melhor & Pior da semana


Esta semana o melhor vai para o jogo da Carlsberg Cup, e tudo o que o envolveu. Por outras palavras, os protagonistas, a entrega da Taça, etc.
O programa que ocupa o pior da semana é Nós Por Cá, que não ultrapassa os 20% de share.

De referir que a novela Podia Acabar o Mundo ao passar para a 00:00 obtém shares na ordem dos 27%.

Opinião

Sendo eu espectador assíduo da Sic, considero que ela pecou ao no Sábado começar o verdadeiro Primeiro Jornal quase às 14 horas. Ou seja, até ao primeiro intervalo o grande acontecimento do país era o jogo Sporting - Benfica que se iria realizar à noite. Não sei se isto ocorreu nos outros canais, mas tendo a Sic a marca da informação, o que estou a comentar não deveria acontecer.
Hoje sintonizei no Jornal da Uma da Tvi, e sem dúvida alguma que tomaram uma escolha acertada. Só falaram do jogo na segunda parte do noticiário. Isto no meu ver só dá credibilidade ao canal.
Parabéns por isso.

Aqui fica a primeira parte do Primeiro Jornal de Sábado dia 21 de Março.


Audimetria - 21/03/2009


Boa tarde! Aqui estão os resultado de ontem. Uma vitória folgada da Sic é verdade. No entanto, penso que 32,5% é pouco para aquilo que a estação tinha na programação. Este share no fundo é parecido com aqueles que a Tvi faz quando há episódios bombásticos das suas novelas. O resultado é bom sem dúvida nenhuma, mas 36% de share por exemplo seria ainda melhor.
O top5 é ocupado com o jogo Sporting-Benfica e seus derivados, à exepção de Feitiço de Amor que ainda conseguiu um óptimo resultado: 15,3% de ratio e 44,8% de share.
Quanto à Rtp1, o programa mais visto foi o Jornal da Tarde.

Mais informações às 18 horas.

21 de março de 2009

Audimetria - 20/03/2009


Boa tarde! Ontem o dia foi ganho pela Tvi, o que muito provavelmente não se repetirá hoje.
O Jornal Nacional de 6ª feira voltou a ser noticiário mais visto. O Telejornal ficou em segundo, e por fim o Jornal da Noite com 10,3% de ratio e 26,3% de share.

O especial Sic ao Vivo, valeu à estação de Carnaxide um bom resultado até às 19 horas (3,3% de ratio e 26,9% de share). De referir ainda o bom desempenho de Não há Crise, que obteve 30,3% de share, e de Caminho das Índias com 27,7%. Com estes resultado a Sic garantiu segundo lugar nesta Sexta-feira.

Na Rtp nota-se que há uma quebra pequena, mas progressiva do Preço Certo. Apesar de a novela da Tvi - Feitiço de Amor - (que ontem à noite ultrapassou os 50% de share) ter ultrapassado o concurso da estação pública, esta arrisca em repetições, alargando assim a distância. O Nós por Cá não participa neste campeonato.

Da Tvi referir ainda a novela Olhos nos Olhos que continua com shares acima de 35% de share.

Notícias

Internautas vão construir novo site da Sic Radical

Versão 'beta' do portal já está 'online'.

O novo ‘site’ da SIC Radical vai ser construído com a participação dos telespectadores do canal. A versão ‘beta’ do portal já está ‘online’, e os internautas já podem começar a dar as suas contribuições.“Preferimos lançar já esta versão, permitindo assim que a comunidade participe na construção do ‘site’”, afirmou Pedro Soares, responsável pela SIC Online. Enquanto ‘site’ construído com base em “conteúdos gerados pelos utilizadores”, o novo ‘site’ da SIC Radical pretende inovar pela forte componente social, recorrendo para isso à rede social social do grupo Impresa, o Chilltime.com, a que foi entregue a responsabilidade do seu desenvolvimento.De acordo com o director dos canais temáticos SIC, Pedro Boucherie Mendes, espera-se que este dia “marque o arranque definitivo de uma presença da Radical na Internet. Muito mais vai acontecer nos próximos tempos”, afirma o responsável em comunicado.“A Beta está a chegar” foi o mote da campanha ‘online’ que antecipou o lançamento da versão ‘beta’ do novo ‘site’ da SIC Radical. A versão final deverá ser lançada por altura do aniversário do canal, a 23 de Abril, e incluirá já todas as sugestões enviadas pela comunidade.

Fonte: Diário de Notícias

20 de março de 2009

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O minuto mais visto da semana que passou foi bastante disputado pelos 3 principais canais generalistas. No entanto o grande vencedor foi a novela da Tvi Flor do Mar.