12 de abril de 2009

Notícias - Episódios-piloto de séries viram o disco e tocam o mesmo

Estações norte-americanas preparam nova temporada televisiva.Temas centrais obedecemà tríade habitual: dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar.

Dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar dominam as séries americanas da próxima época. E os capítulos experimentais para as testar não fogem à regra; as estações preferem não arriscar em tempo de crise.

Várias cadeias de televisão sediadas nos Estados Unidos apresentam propostas frescas para renovar as suas grelhas no que às intrigas diz respeito. Aliás, o mercado por lá é prolífero e com exportação quase garantida. Logo, depreender-se-ia uma oferta múltipla e ecléctica. Porém, os canais parece não quererem assumir grandes riscos. Nada de muito arrojado se avizinha para a nova temporada, andando todos a reboque de temas similares, depois sujeitos à apreciação do público. Um piloto só tem prossecução assegurada de acordo com a receptividade.

As receitas de intrigas conotadas com a Lei, associadas a conflitos geracionais no seio de clãs familiares, e aquelas que se prendem com a peritagem médica há muito que deram provas de êxito junto do público. Ainda que com abordagens distintas, ABC, CBS, NBC, HBO, FOX, CW, SCI FI, Showtime e TNT, embora umas mais do que outras, estão apostadas em recorrer a esse porto seguro, talvez por efeito colateral e de contágio, sintomático da crise. À frente do ranking, no que toca ao número de pilotos de séries aduzidos, está a ABC, com 25. Um deles trata-se de "The law", cujo fio condutor se alicerça num grupo de polícias que apenas exercem a sua profissão ao fim-de-semana por estarem na reserva, corroborando uma das tendências. Dado curioso é o facto de Jerry Bruckheimer, responsável por "CSI" e derivados, "Sem rasto" e "Casos arquivados", todos eles da CBS, carimbar duas hipotéticas séries para a ABC.

Se uma, ainda sem título, se entronca na linha dos conteúdos que o popularizaram, versando uma equipa de detectives amadores que tenta deslindar casos de vítimas não identificadas, a outra, denominada "Empire state", escapa a esse registo, constituindo-se uma espécie de "Romeu e Julieta" dos tempos modernos.

Por sua vez, na CBS, é de assinalar "Three Rivers" - não fosse protagonizada por Joaquim de Almeida" (ver caixa) - e o "spin-off" de "NCIS", que em Portugal se chama "Investigação Criminal", uma vez que Daniela Ruah integra o elenco. Ora, adivinha-se visibilidade sem precedentes para dois actores portugueses no pequeno ecrã por terras do tio Sam.

Saliente-se o "remake" de "Melrose Place", da chancela do canal CW, "Maggie Hill", da FOX, sobre uma genial cirurgiã que luta contra a sua condição de esquizofrénica, e, na HBO "Bordwalk Empire", que conta com a realização de Martin Scorsese.


Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: