12 de abril de 2009

Opinião - Horário Nobre

Ontem à noite decidi ficar em casa e ver televisão. Normalmente não o faço, ou porque vou sair ou porque estou no computador ou ainda a jogar Playstation.
Assim, fiquei surpreendido com o horário nobre da Sic, e até da Rtp1 (ape
sar de não me ter chamado tanto a atenção). Como não consigo acompanhar novelas, à excepção daquelas que passam à tarde como os Morangos com Açúcar ou a Rebelde Way, a minha escolha televisiva nos quatro canais a partir das 21 horas fica reduzida.
Obviamente que ontem o meu canal escolhido não foi a Tvi, pois apenas oferecia novelas. Então mudei para a Sic, onde se exibia a final do Atreve-te a Cantar - Especial Crianças. Fiquei surpreendido pois nunca tinha prestado muita atenção a este programa e gostei.


E não foi por ser de crianças, parecido com o Uma Canção Para Ti, mas sim por ser "light". Utilizo esta expressão para definir um programa que uma pessoa fica a ve-lo sem ter de prestar muita atenção, e embarca no seu ritmo.
Depois disso foi para o ar o Mundo dos Recordes. Também gostei.
Apesar de ser um bocado estrangeiro (tinha de ser), tem uma apresentadora simpática e cenas que nos deixam em suspense e de boca aberta (será que vai conseguir?).

No entanto posso concluir que este tipo de programa já não é novo na televisão portuguesa, visto que e tal como aqueles vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram objectos centrais de outros programas na televisão portuguesa.

Por exemplo, relativamente aos vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram material do programa Imagens Reais que foi apresentado por Artur Albarran há alguns anos.


A par dos programas referidos fui alternando com o novo concurso da Rtp1 - Duelo Final. Apesar te ter achado giro, penso que é um pouco parado. Preferia o bluff do Jogo Duplo, mas este programa já estava um bocado a "enjoar".



Com esta oferta, e mesmo tendo Tv Cabo, vale a pena ficar um dia ou outro em casa e ver a televisão dos 4 canais generalistas.

4 comentários:

Rodolfo disse...

NO Final de contas viste a SIC, tens todo o direito, mas choca-me o mau gosto das pessoas. Eu por acaso só vi a Flor do Mar, não vi a Feitiço de Amor, porque estive a preparar umas novas coisas para o meu blog, que apartir de amanhá já se vai notar. Mas o resultado da final dessa coisa chamada cantar, bateu no fundo ao fazer 8.5& e 24% de share. O Público mostra a sua preferencia através das audiencias. Hoje Domingo de Páscoa é a grande Semi - Final de Uma canção para TI, não percas às 22h. Enquanto a SIC vai apostar em filmes, coitadinha, é miserável na sua programação.

DS disse...

Gostos são gostos. Se para ti o meu gosto é mau, para mim o teu gosto também é mau. Eu não gosto de novelas e ponto final. Tu não gostas da Sic e ponto final.
E o Atreve-te a Cantar não fez nenhum mal resultado. 24% de share é bom. A Flor do Mar que tem shares de mais de 40% passou para os 30 e pouco. Mas isto tem uma explicação. A maior parte do público estava concentrada na Rtp1. E como visto logo após do mesmo e do Telejornal, a novela Feitço de Amor teve um bom resultado.

Quanto aos filmes na Sic acho bem.
Assim como a Tvi faria bem.
Variar a programação não faz mal a ninguém.

Rodolfo disse...

Mas se a TVI Varia a programação com filmes, cai redonda nas audiencias, é melhor ficar com uma cançao para ti que faz shares de 50%.

DS disse...

Ok. tens razão.
Mas eu como espectador prefiro que uma estação tenha mais programas que não novelas. E não tou a dizer que a Sic é a alternativa. No entanto naquele dia demonstrou se-lo.

Só isso.