7 de abril de 2009

Notícias

Cabo tem melhor resultado de sempre!

Jogos do Sporting e do Benfica na SportTV, no domingo, ajudaram ao sucesso da televisão por cabo, que tem subido desde Janeiro.

A televisão por cabo teve o seu melhor resultado de sempre no domingo, com 22,3% de audiência, tendo ultrapassado as generalistas RTP1 (20,2%) e SIC (22,2%), além da RTP2 (4,7%), mas, neste caso, não há novidade. Assim sendo, o conjunto dos canais do cabo ficou em segundo lugar, apenas atrás da TVI, que teve 30,7% de audiência. Isto de acordo com os dados fornecidos pela Marktest.

A explicação para este fenómeno parece ser simples: os jogos Leixões-Sporting, às 18.00, e Estrela da Amadora-Benfica, às 20.15, ambos transmitidos pela SportTV1. Ainda assim, não deixa de ser um facto relevante, já que o canal de desporto é Premium e, por isso, pago à parte. Os outros programas que contribuíram para o resultado do cabo foi o Jornal de Domingo, da SIC Notícias e Mermaid Melody, do Canal Panda. Aliás, estes três canais foram os mais vistos no cabo no domingo (ver quadro do Top 10 da audiência média de telespectadores).

E o cabo ter ultrapassado dois dos canais generalistas? "Não é a primeira vez nem será a última", começou por dizer ao DN Nuno Azinheira, editor-executivo da Notícias TV e crítico de televisão. "Há três razões para que isso aconteça. Duas são razões conjunturais: por um lado, os jogos do Sporting e do Benfica, que passaram na SportTV no mesmo dia, e por outro, as férias da Páscoa, com as crianças e os jovens em casa, provocando uma maior segmentação no consumo da televisão. Depois há uma razão estrutural: cada vez mais o consumidor encontra no cabo e na IPTV alternativas de programas que se coadunam mais com os seus gostos", explicou o crítico.

Opinião semelhante tem Francisco Rui Cádima, professor do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. "Sim, há uma tendência estrutural. A progressão do cabo em Portugal tem sido contínua. Isso já aconteceu nos Estados Unidos. Aí, no final dos anos 70 o cabo começou a canibalizar as audiências, até que nos anos 90 ultrapassou os canais generalistas", disse o professor universitário ao DN.

Isso vai acontecer em Portugal? "O problema da nossa realidade é a penetração do cabo, que cresceu muito nos primeiros dez anos (desde 1994) e que já tem dificuldades em captar os estratos sociais com menor poder de compra. Assim, há uma tendência, mas não é muito acentuada", referiu Francisco Rui Cádima, que afirmou ainda: "O grande público está mais fidelizado aos canais generalistas do que a sociologia da comunicação imaginava. As estimativas dos anos 90 davam conta de um declínio maior dos canais generalistas. Umberto Eco disse em 1995 que a televisão generalista acabaria em dez anos... e ainda hoje andamos a ver telenovelas. O grande público que consome TV é um magma que tem um comportamento estável de longa duração", concluiu o professor.

A verdade é que o cabo tem vindo a subir a sua quota de audiência desde o início do ano: Em Janeiro teve 13,3%, em Fevereiro subiu para os 14,7%, em Março para os 15,6% e nos cinco primeiros dias de Abril já conquistou 16,9% da audiência.

Fonte: Diário de Notícias

Nenhum comentário: