10 de abril de 2009

Notícias - Cinquenta anos de humor

Cinquenta anos de humor

"As Divinas Comédias" é o nome do documentário que as Produções Fictícias estão a preparar para a RTP1

Será que o que fazia rir há 50 anos ainda é o mesmo que hoje arranca as gargalhadas do público? A RTP1 vai exibir uma série documental de quatro episódios que conta a história e a evolução do humor nacional.

"Gato Fedorento", "Os Contemporâneos", "Telerural" são dos formatos mais recentes de humor que a estação pública colocou no ar. Longe vão os tempos do "Senhor Feliz e do Senhor Contente" (de 1977) ou dos "sketches" de "Zip-Zip" (1969), que conseguiam iludir a censura.

Estes e muitos outros programas são evocados na série de quatro documentários, intitulada "As Divinas Comédias" sobre a história do humor que a RTP1 deve estrear ainda no final de Abril ou início de Maio.

A produção está a cargo das Produções Fictícias, nome que também já não pode ser dissociado desta arte, e da Até ao Fim do Mundo, que assina projectos como "Os Contemporâneos". Um dos autores do guião é Nuno Markl, que acumula a função de narrador, e para apresentar os programas foram convidadas duas gerações de comediantes: Raul Solnado e Bruno Nogueira.

"Isso é o que tem piada", disse o veterano ao JN, revelando que a interacção com o colega mais jovem se traduzirá num diálogo travado em locais tão inusitados como um ginásio ou um parque de campismo.

António Feio e José Pedro Gomes como "Toni" e "Zézé" explicam a "Conversa da treta". Herman José foi outro dos humoristas ouvidos para este trabalho.

A montagem do primeiro episódio foi descrito por Nuno Markl como um "gigantesco puzzle".

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: