24 de março de 2009

Crónica da TV - Nuno Azinheira

As coisas são o que são e agora não vale a pena chorar sobre leite derramado. Mas aposto que se a SIC soubesse, no Verão do ano passado, o que sabe hoje sobre as suas audiências, talvez tivesse feito um esforço maior para conseguir ficar com algum do melhor futebol português, como Nuno Santos gostaria.

É verdade que também podem alegar os principais responsáveis da estação (director-geral e administração) que os valores investidos nas apostas da grelha Outono/Inverno prometiam resultados mais animadores.

Tudo isso é certo e sabido, mas o futebol tem um peso fundamental numa estação que pretende ser competitiva e liderar o consumo de televisão em Portugal. Ao ficar apenas com a Taça da Liga, a SIC conquistou uma competição menor (embora o formato deste ano tenha permitido duelos entre grandes clubes), que garante audiências apenas pontualmente. Ainda este fim-de-semana, a SIC foi a estação mais vista em dois dias consecutivos, proeza que é preciso recuar alguns meses para encontrar paralelo.

E deu cor a um mês desastroso, em que tem ficado, quase sistematicamente, em terceiro lugar, atrás da RTP1. O FC Porto-Estrela de domingo e, sobretudo, o Sporting-Benfica de sábado (inteligente a estratégia de evento criada em redor do jogo, que animou todo o dia e captou audiências) voltaram a colocar a SIC no mapa. Tivesse havido mais ambição, na hora de negociar Liga Portuguesa, Taça de Portugal ou jogos da selecção, e outro galo cantaria em Carnaxide.

Fonte: Diário de Notícas

Nenhum comentário: