30 de abril de 2010

Os Escolhidos

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição dos Escolhidos. Já sabe.. à sexta-feira, pelas 21:00, você não pode faltar à saída da semana!

Na semana passada, Clara de Sousa e Pedro Pinto foram a votos. Passado oito dias, eis os resultados:

Clara de Sousa - 64%
Pedro Pinto - 36%

Depois de sabermos qual o concorrente que abandonou o concurso, apresentamos a tabela que mostra as audiências dos programas das personalidades ainda em jogo.

No campo negativo estão:
Pedro Pinto - Apesar do Jornal Nacional não ter ficado em terceiro lugar no geral esta semana, nos últimos oito dias o noticiário da TVI não venceu nenhuma noite. Tendo como base o resultado dos programas das outras personalidades, Pedro Pinto fica assim na berlinda quando se analisa os rating do seu Jornal.

Ricardo Pereira -
Super Miúdos tem vindo a ameaçar Perfeito Coração. Por exemplo, na terça-feira a novela da SIC foi ultrapassada pelo concurso da RTP1. Por outro lado, ambos os programas têm estado bastante próximos em termos de resultados. Ricardo Pereira tem visto assim que Perfeito Coração não tem ajudado a SIC na média de share diária. O que fazer?


Diamantina - Se na semana passada tinha estado em terreno positivo, nesta sexta-feira o mesmo não acontece. A apresentadora da estação pública viu o seu Portugal sem Fronteiras descer, e ficar à beira do terceiro lugar.


No campo positivo estão:

Judite de Sousa -
A jornalista da RTP1 pôde, esta semana, festejar a primeira do seu programa de reportagens sobre a concorrência. Vidas Contadas não só colocou Miguel Sousa Tavares a um canto, como venceu Repórter TVI. A verdade é que no que se mete, Judite de Sousa tem de vencer. Pode não ser à primeira, ou à segunda, mas uma coisa é certa: ela não se deixa ficar perante nenhum obstáculo.


Daniel Oliveira - Já se sabe que Alta Definição é um dos vencedores habituais de sábado. O que não é tão usual é que o programa de entrevistas de Daniel Oliveira fique perto das fasquia dos 40% de share. Totalmente imbatível, Alta Definição mereceu sem dúvida o troféu TV 7 Dias!

Nicolau Breyner -
O actor de Meu Amor, viu a sua novela ser o programa mais visto do dia, na maior parte da semana. Só por isso, Nicolau Breyner entra no campo positivo desta edição dos Escolhidos. Meu Amor continua a dar frutos à TVI, e dores de cabeça à RTP1 e SIC.


Depois de analisadas as audiências dos programas que estas seis personalidades representam, chegámos às seguintes conclusões:

Daniel Oliveira - Devido à liderança de Alta Definição, não pode ser nomeado para a semana.

Ricardo Pereira e Pedro Pinto - O actor da SIC e o pivô da TVI vão a votos esta semana.


Contamos consigo mais uma vez. Só um vai continuar, e é você que vai decidir! Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba quem sai e quem fica nos Escolhidos.

Serviço público

Calma, leitor. Não desista já de me ler. Não, não vou voltar àquele tema do serviço público de televisão, conceito vago e abrangente que ninguém é capaz de definir, apesar das várias tentativas nas últimas décadas.

O que eu sei é que a RTP, paga pelo dinheiro dos contribuintes, não é uma empresa de contas saudáveis mas, mesmo assim, gasta milhões de euros para concorrer com os canais privados para a aquisição dos jogos da Liga de futebol. A mesma empresa que, depois, já não parece achar interessante a final de uma competição europeia de futsal em que participa uma equipa portuguesa.

O que eu sei é que dez mil pessoas encheram por completo, no domingo, o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, viram o Benfica sagrar--se campeão europeu e o melhor que a generalidade dos portugueses conseguiu ver foi a transmissão do jogo na Eurosport com comentários em inglês feitos por um profissional que conhecia Eusébio mas que, naturalmente, não conhecia Jorge Jesus.

O que eu sei é que a Lei da Televisão definida pelo Estado contempla uma lista de dez eventos desportivos que obrigatoriamente têm de passar em sinal aberto, ou seja, na RTP, na SIC ou na TVI. Entre eles estão jogos da Selecção, final da Taça de Portugal, um jogo da Liga por jornada, um jogo da Liga Europa em que participem equipas portuguesas, a Volta a Portugal, provas de atletismo mundiais com atletas portugueses e competições internacionais com clubes portugueses.

De facto, a final da UEFA Futsal Cup não está na lista. Logo, ninguém pode acusar a RTP de não ter cumprido a Lei da Televisão. Mas podemos questionar a bondade das suas opções...

Joaquim Horta a caminho da SIC?


Depois de surgir a notícia de que estaria em negociações para ser o protagonista de Bem Me Quer Mal Me Quer, na qual faria par romântico com a personagem de Fernanda Serrano, a TV Guia desta semana revela que o actor poderá estar a caminho da SIC.

Joaquim Horta é nome mais desejado para protagonizar a substituta de Perfeito Coração, e Nuno Santos já se encontrou, inclusivamente, com o actor.

Conseguirá o director de programas da estação de Carnaxide convencer Joaquim Horta a mudar-se para a SIC? Ou o facto de voltar a trabalhar novamente com Rui Vilhena falará mais alto? Aguardam-se as próximas novidades.

"Quando o Telefone Toca" chega ao fim

Dois anos e meio depois de ter estreado, o programa das madrugadas da estação de Carnaxide chega hoje ao fim. Para tal, em estúdio estarão as três apresentadoras Patrícia Henrique, Raquel Henriques e Iva Lamarão, numa emissão especial que marcará o fim de um ciclo. Se as duas últimas duas entraram há pouco tempo, Patrícia integra a equipa desde o inicio, da qual faziam ainda parte Vanessa Palma e Quimbé.

Ao que tudo indica, não haverá nenhum substituto de Quando o Telefone Toca, devendo as madrugadas da SIC ficar entregues a uma série ou a filmes.


Quiosque: TV Guia

Esta noite..


Fique a par da personalidade que vai abandonar Os Escolhidos. Às 21:00!

"Mesmo a Tempo" continua em Maio


Apesar de os resultados audiométricos continuarem a ser baixos, o programa das noites de sábado continuará em antena durante o próximo mês. Inicialmente estavam previstas apenas duas a três emissões, mas o 24 Horas garante esta continuidade.

O jornal foi falar com o apresentador de Mesmo a Tempo que, contudo, ainda não confirma esta notícia. “Ficarei contente, porque isso quereria dizer que está a ser bom para a estação e isso é o que é mais importante”, começou por revelar, para depois confessar: “Não tem sido fácil. São muitos minutos seguidos em directo até ao intervalo. São cerca de 80 minutos. Obriga a uma grande concentração e energia”, concluiu Nuno Graciano, que ainda elogiou as suas companheiras, Carla Matadinho e Iva Lamarão.


Quiosque: 24 Horas

Fala-se 30/04/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se deste mês! Hoje as protagonistas são:


Teresa Peres

A talentosa apresentadora de Quem Quer Ganha está novamente grávida. Com três meses de gestação, Teresa Peres tem tido alguns enjoos e “desejos de coisas salgadas”. Ainda sem saber o sexo da criança, o certo é que o bebé trará a alegria à família, uma vez que há muito era desejado. Não só pelos “papás”, como pelo seu outro filho, o pequeno Rodrigo, de três anos. De realçar ainda o facto de a jovem ser casada com o jornalista da SIC Miguel Ribeiro.


Bárbara Guimarães

Grávida de quatro meses, a apresentadora prepara, a todo o gaz, a XV Gala dos Globos de Ouro. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a esposa de Manuel Maria Carrilho usará criações dos quatro estilistas nomeados para o prémio de melhor criador: Ana Salazar, Filipe Faísca, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Batista. Apenas este último nunca a vestiu. Na grande noite, a apresentadora estará muito elegante e com criações ousadas, apesar de nenhum dos quatro ter pensado ainda na indumentária que irá confeccionar.


Quiosque: 24 Horas

Rodrigo Hilbert em "Alta Definição"


Foi durante a passada semana que o actor brasileiro esteve no nosso país em gravações para a telenovela Viver a Vida. Este sábado, é ele o convidado de Daniel Oliveira.

Em Alta Definição, Rodrigo Hilbert vai falar de tudo um pouco, desde a carreira ao seu lado mais pessoal.

A não perder, logo após o Primeiro Jornal, na SIC.

Revista de Imprensa 30/04/2010


Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!

A Guerra de regresso


Depois de ter sido premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, a série de documentários está de volta à antena da RTP. Esta é a terceira e última temporada de A Guerra e será emitida em duas fases. Numa primeira irão para o ar seis episódios e, a partir de Outubro, serão transmitidos os restantes oito, tal como garantiu José Fragoso na apresentação.

Da autoria de Joaquim Furtado, pai da apresentadora Catarina Furtado e autor deste trabalho, A Guerra conta aquilo que se deu durante o período de 1969 a 1973. A estreia é já na próxima quarta-feira, pelas 21 horas, logo após o Telejornal.


Maternidades é a nova série da RTP



O formato série parece ser, efectivamente, a grande aposta da estação pública em termos de ficção. Depois de Cidade Despida, estão prestes a arrancar as gravações de Voo Directo.

Mas, a RTP não fica por aqui. Entre Junho e Julho será rodada uma outra produção, cujo título é Maternidades. A informação sobre esta trama ainda é escaca, mas já são conhecidos dois dos actores do seu elenco: Patrícia Bull e José Fidalgo. À semelhança de todas as outras, também esta será produzida pela SP Televisão.

Este é apenas mais um dos vários projectos que José Fragoso tem em mãos, podendo alguns deles ser vistos em televisão somente no próximo ano, tal como o próprio fez questão de sublinhar em declarações ao 24 Horas.


CITAÇÃO DO DIA:

“Já me apercebi que há pessoas que não vão com a minha cara, mas não penso nisso.”

Sofia Arruda


NÚMERO DO DIA:

30

Foi o total de bailarinos candidatos a Achas Que Sabes Dançar? que se lesionou no primeiro dia de provas da fase final do talent-show da SIC.



Quiosque: 24 Horas, ANA

Para lá das 24


Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24

Praça da Alegria, Companhia das Manhãs, Você na TV, Portugal no Coração, Vida Nova e As Tardes da Júlia. O que têm em comum estes três programas para além de serem os talk-shows do day time dos três principais canais televisivos? Muita coisa, claro está. Poderia falar-lhe dos apresentadores, dos estúdios, dos temas abordados ou de outra coisa, mas não. Vou abordar nesta crónica algo que, quanto a mim, é essencial num formato deste género: o público presente em estúdio.

Aparentemente, existem poucas diferenças. Se a RTP aposta num público “misto”, a TVI só tem senhoras na plateia. Já a estação de Carnaxide está no “meio termo”, uma vez que de manhã só tem elementos do sexo feminino e de tarde há senhoras e senhores. Uma coisa que, a meu ver, também é extremamente importante é a interacção entre os apresentadores e o público. E, neste campeonato, o Você na TV é claramente o líder.

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira sabem, inclusivamente, o nome de algumas das senhoras que os acompanham todos os dias. Vê-se que elas não estão ali a fazer nenhum favor, não estão apenas para ganhar dinheiro, como por vezes parece que é o que acontece em outros programas. Nas manhãs da TVI, chega até a haver iniciativas para o público, como uma que foi levada a cabo recentemente, em que as senhoras foram desafiadas a fazer algo com um novelo de lã oferecido por uma empresa têxtil. Foi uma festa vê-las mostrar as suas “obras”, como o são todas as emissões do programa.

É isto que faz falta a todos os outros talk-shows, se bem que em As Tardes da Júlia há algo semelhante, mas ainda assim, distante do Você na TV. Esta cumplicidade, esta interacção, permitem uma maior proximidade também com o telespectador, que faz com que este se sinta parte integrante da “família”. Até porque o espírito televisivo é esse mesmo. Os “papás” Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha estão de parabéns, porque o fazem melhor que ninguém!


29 de abril de 2010

Feeling


Olá, caros leitores.

Hoje vamos reportar-nos aos anos de 2003/2004 com mais uma produção da TV Globo, a telenovela "Celebridade", que posteriormente foi exibida na SIC. Uma vez mais, temos um enredo repleto de um elenco de actores prestigiados, de enumerar: Malu Mader, Cláudia Abreu, Fábio Assunção, Bruno Gagliasso, Marcos Palmeira, Juliana Paes, Deborah Secco, Marcio Garcia, entre muitos outros.



Este trama gira, particularmente, à volta das personagens Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Cláudia Abreu). Esta última, vista como uma das vilãs mais marcantes da TV Globo, tinha como objectivo de vida "ser Maria Clara". Ou seja, Laura invejava tudo o que era de Maria Clara, particularmente o seu sucesso na ribalta das colunas sociais. Laura consegue o seu objectivo com a ajuda do seu amante Marcos (Marcio Garcia) e do também ambicioso Renato Mendes (Fábio Assunção).

Em baixo, uma das cenas mais marcantes do enredo de "Celebridade". Quando Maria Clara espanca Laura, enumerando cada maldade que esta fez:




Quanto à trilha sonora, é de destacar o tema da mítica banda Rolling Stones, "
Sympathy for the Devil". Maioritariamente, era exibido em cenas onde Laura evidenciava os seus planos e a sua inveja por Maria Clara. Exemplo, no vídeo que se segue, em que é evidente o sentimento de querer ser igual à protagonista, imitando no final Maria Clara a dançar.

Fecho (Esqueceram-se de...Ana Maria Lucas!)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim!


Desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Ana Maria Lucas desapareceu dos ecrãs. A tal facto não deverá ser posta de lado, o preconceito e a grande questão: "estará ela apta para voltar à "caixinha mágica?". Pelo que já li a resposta é sim, mas até agora, a ex-miss Portugal ainda não suscitou o interesse de quaisquer produtoras ou directores de programas.

Sinceramente, sempre tive esta senhora em grande consideração. Por exemplo, na Tertúlia Cor-de-rosa, no programa Fátima, sempre gostei de a ouvir. Apesar de não ser um espaço de grande prestígio, sem dúvida que Ana Maria Lucas brilhava.
Ainda nesse talk-show teve uma rubrica onde transformava o visual de uma mulher, tal como Cláudio Ramos o faz, agora, no Vida Nova. Aí, a ex-miss sentia-se na sua praia. Sempre com conselhos úteis, procurava partilhar com as candidatas a sua sabedoria sobre estilos e modas.

Desde o AVC, vi apenas Ana Maria Lucas em revistas, nomeadamente em entrevistas.
Na Notícias TV, publicação que integra o Diário de Notícias e Jornal de Notícias às sextas-feiras, tem um espaço de duas páginas onde, sem aparecer, avalia o look de um famoso, e dá resposta às dúvidas sobre o que vestir, dos leitores.

Penso que Ana Maria Lucas poderia muito bem ter uma rubrica no programa Vida Nova, apresentado por Fátima Lopes. É a sua cara, e a SIC ficava a ganhar.
Aguardemos por isso pelo seu regresso.

SÓ Séries - Extra


Boa tarde. Seja bem-vindo a mais uma edição do SÓ Séries - Extra.
Depois da saída do Jorge do Televisão-Opinião, a Marta vai voltar com esta rubrica todos as terças, às 21:00.
Até lá, fique com as últimas novidades de algumas séries norte-americanas no Televisão-Opinião.

- A adaptação do livro de James Cain, Mildred Pierce, já viu a sua primeira imagem divulgada. A minissérie protagonizada por Kate Winslet será transmitida pela HBO.

- Sofia Bush, a actriz de One Tree Hill, já assinou contrato com a ABC para participar no episódio piloto da nova série do canal: Souther Discomfort. Ela irá contracenar com Mary Steenburgen e Don Johnson.

- Espião Fora de Jogo, série emitida em Portugal pelo canal FOX, já tem garantidas mais duas temporadas. Assim, a produção da USA Network iniciará o seu quarto ano no dia 13 de Junho.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


Qual a personalidade relembrada hoje? Não perca às 20:00, no Fecho!

Fala-se 29/04/2010

Boa Tarde! São 15 horas e está na hora de mais um Fala-se!

Hoje falo-lhe de:
Rita Pereira


Depois das recentes polémicas em que esteve envolvida, nomeadamente aquando da sua passagem pela Festa da Flor, na ilha da Madeira, a jovem confessou-se à revista TV Mais. Numa entrevista sincera, Rita Pereira falou de tudo, desde a sua carreira profissional à vida amorosa.

Um dos temas abordados foi o seu futuro, após o término de Meu Amor. É que depois de se despedir da sua Mel, a actriz partirá para os Estados Unidos da América e por lá ficará, em Nova Iorque, até que a estação de Queluz de Baixo a chame para um novo projecto.


Victor Norte


O actor lançou recentemente o seu primeiro livro, As Rectas são uma Seca, e este acontecimento fez com que fosse entrevistado pela TV Mais. Durante a conversa, Victor de Sousa não fugiu às notícias recentes sobre a sua filha, Sara Norte, e demonstrou alguma tristeza: "Um clube de strip é daquelas coisas estranhas, de mundos a que não pertenço. Chocou-me. Não gosto que ela trabalhe lá, já lhe disse, que mais posso fazer? Gostava que a Sara tivesse seguido com a carreira de actriz, mas ela desistiu. Não foi por falta de oportunidades. Creio que se desiludiu", confessou.


Quiosque: TV Mais

"Nasci Para o Fado" estreia amanhã!



Já passam as promos de Nasci Para o Fado, na RTP. Este programa ajudará a encontrar dois dos actores que integrarão o elenco do próximo musical de Filipe Lá Féria, Fado História de Um Povo, que marca a estreia do encenador no Casino Estoril.

Ao contrário do inicialmente previsto, o responsável pela condução das galas não vai ser Sílvia Alberto. Nesse lugar estará João Baião, que passará a acumular Nasci Para o Fado com Portugal no Coração.

A estreia é já na próxima sexta-feira, pelas 21h58, logo após o segundo episódio de Cidade Despida.

Revista de Imprensa - 29/04/2010

Quinta-Feira, dia 29. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Caso Felisbela Lopes: RTP vai para tribunal

Está instalada a polémica. Depois do chumbo do Conselho de Opinião da RTP à proposta de Felisbela Lopes vir a integrar o cargo de provedora do Telespectador, o conselho de administração da RTP comunicou que vai mesmo levar este caso para as vias judiciais, impugnando assim o veto do Conselho de Opinião.
Manuel Coelho da Silva, presidente do Conselho de Opinião, prefere, para já, não fazer comentários a esta impugnação: "Não tenho nenhuma reacção, porque não fui informado de nada". Desta forma pretende aguardar uma comunicação oficial da decisão por parte da administração da televisão pública.
Segundo o 24 Horas, a fundamentação para o chumbo do Conselho de Opinião está, sobretudo, relacionada com "o mérito profissional e credibilidade" da pró-reitora da Universidade do Minho.
Esta guerra segue agora os trâmites legais e o assunto só terá um desfecho com uma decisão do tribunal.


Conversa de Escritores em livro
José Rodrigues dos Santos vai lançar mais um livro. Mas desta vez não se trata de um dos seu romances, mas sim de uma compilação das entrevistas que o jornalista fez para o programa Conversas de Escritores, da RTP N.
Nesta copilação surgem as principais reflexões de alguns dos escritores que foram convidados do programa, tais como, Paulo Coelho, Isabel Allende, José Saramago, Miguel Sousa Tavares, entre outros, para além de algumas histórias dos bastidores do programa.
O lançamento vai decorrer no próximo Sábado à tarde no Centro Nacional de Cultural, em Lisboa.


CITAÇÃO DO DIA
"Ninguém tem nada a ver com as opções dos outros"
Manuel Luís Goucha


NÚMERO DO DIA
» 20 «
Estão a decorrer, até à noite de hoje, as audições finais para escolher os 20 melhores bailarinos do concurso da SIC, Achas que Sabes Dançar?
Quiosque: 24 Horas, TV Mais

Para lá das 24

São 00H05, a opinião Para Lá das 24!

Herman José está em alta. Depois de anos de alguma desorientação, com vários insucessos a todos os níveis, o seu regresso à casa que o viu nascer está a ter para ele e para todos os que o admiram (como eu) um significado de viragem bastante especial.

Com uma direcção de programas consciente e segura, encabeçada por um José Fragoso também ele consciente e seguro, este regresso dá-se no estilo mais eficaz para o Herman actual - talk show.


Herman 2010 não é, sem dúvida, a porta grande da televisão pública. É um programa gravado, com um plateau relativamente reduzido, com uma duração limitada, etc. Mas está em consonância com este regresso de Herman: Um grande artista (que o foi e que o continua a ser) que apenas se quer libertar dos tempos menos gloriosos do passado recente, voltar a merecer o respeito do público, voltar a ganhar o brilho consequente e afirmar-se definitivamente o grande senhor que é.

Parecendo que não, Herman José ainda tem muito mais para nos dar, para nos surpreender e para nos entreter. E ele vai conseguir provar isso, é uma questão de tempo, porque em termos de espaço, o Herman já escolheu o ídeal!

28 de abril de 2010

Cine-Opinião



Porque às vezes precisamos de uma boa comédia para descontrair, hoje o Cine-Opinião traz-vos “Uma noite atribulada”. Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

“Uma noite atribulada” é, sem dúvida, um filme simpático e agradável, com cenas hilariantes e divertidas que despertam, pelo menos, uma gargalhada no mais sisudo dia. O filme retrata-nos a história de Claire (Tina Fey) e Phil Foster (Steve Carell), um casal cujo casamento se tornou numa rotina sem qualquer emoção. As saídas para ir ao cinema ou até para ir jantar fora já nenhuma emoção trazem a um casamento “acomodado” ao quotidiano.
A fim de reacender a chama marital, visitam um bistro Nova-iorquino da moda, onde um caso de identidade trocada os precipita pela cidade para aventuras hilariantes sem descanso. Desde polícias corruptos, mafiosos e taxistas loucos, Phil e Claire vivem uma noite inesquecível que os lembrará do que os tornava tão especiais juntos.

Apesar do argumento tornar-se algo exagerado em algumas partes, apresenta traços de criatividade e originalidade representativos de uma lufada de ar fresco nas comédias actuais. Steve Carell e Tina Fey são grandes comediantes, e as suas capacidades interpretativas neste filme comprovam mais uma vez isso.

Um filme curtinho, de apenas 88 minutos, mas extremamente aprazível. Numa altura em que o mundo parece correr a uma velocidade alucinante, sabe bem parar um pouco para simplesmente rir.


É já no próximo dia 13 do próximo mês que estreia "Robin Hood", com o grande actor Russell Crowe! Mantenhamos os dedos cruzados, na esperança de ver um filme que atinja o nível de o "Gladiador" ou "Uma Mente Brilhante".

Depois de tantas semanas seguidas mantendo-se no primeiro lugar do Top Lusomundo, "Como treinares o teu dragão" desce para 3º lugar. Em 1º, Confronto de Titãs, seguido de "Melodia do adeus". As histórias de Nicholas Sparks continuam a fazer sucesso, mesmo no grande ecrã!

Mais de 6,7 milhões de cópias do filme "Avatar" foram vendidas desde 22 de Abril, anunciou a produtora Twentieth Century Fox. Disponível em Blue-ray e DVD, "Avatar" continua a fazer sucesso!

E com isto, terminamos mais um Cine-Opinião! Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião.


Variem um pouco

Sou, desde há pelo menos duas décadas, um grande adepto da stand-up comedy - e, da primeira vez que visitei Nova Iorque por mais do que um dia ou dois, não desperdicei a oportunidade de percorrer os bares e os restaurantes em busca de eventos afins, deliciando-me em especial com uma tribo que cirandava pelos lounges dos hotéis mais modestos da Lower East Side. De forma que aplaudi, rendido, o lançamento do género em Portugal, ocorrido com o lançamento de Levanta-Te e Ri (SIC), em 2004.

Hoje, porém, é com preocupação que vou acompanhando notícias como esta que nos dá conta de mais um curso de stand-up ministrado pela Bang Produções. Porque o género teve um tal sucesso que, hoje em dia, não há em Portugal mais nada nos domínios do humor. É uma coisa moderna, provavelmente: também os americanos o fazem - também os talk shows e os programas de sketches e até a ficção norte-americana centram hoje na técnica de Seinfeld&Companhia todo o seu o seu contributo humorístico. Mas é pena.

Nem todo o humor, repito, é nonsense. E nem todo o humor, naturalmente, tem de se basear num apresentador de pé a ler enlatados no teleponto. Portugal dispõe de uma longa tradição de comédia e já provou que não sabe fazê-la apenas com base na "jocosidade". E era interessante se parássemos para pensar nos modelos mais clássicos, fundindo géneros e diversificando os formatos.

Facto: enquanto os nossos melhores criativos se forem refastelando sobre fórmulas garantidas, continuará aberto o caminho ao triunfo do humor mais pobre e brejeiro. Por esta altura, já não devem faltar espectadores com saudades de Malucos do Riso e Camilo&Filho. Pudera.

Semana decisiva em “Achas que Sabes Dançar?”


Se, na televisão, tem sido emitida a primeira fase de castings do talent-show, fora do ecrã estão prestes a ser conhecidos os vinte finalistas. Começaram ontem as derradeiras audições e prolongar-se-ão até amanhã. Dos bailarinos ainda em jogo apenas dez raparigas e dez rapazes ganharão o passaporte para as galas em directo, que começam já durante o mês de Maio.

Enquanto isso não chega. Poderá continuar a acompanhar os castings iniciais. Domingo é a vez de se conhecerem os bailarinos de Leiria.

Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite..


Não pode perder mais uma edição do Cine-Opinião!

Momentos


Boa tarde. O Momento desta semana pertence a um desenho animado que marcou a geração de muitas pessoas: "Popeye". Lembra-se?

José Carlos Pereira em filme Internacional


Depois de Diogo Morgado ter sido escolhido para o elenco de um filme de Hollywood, Mary, Mother of Crist, é a vez de outro actor português lhe seguir os passos.

Foi durante as gravações de Mar de Paixão em território algarvio que José Carlos Pereira fez a revelação à imprensa. Ao que tudo indica, o Eduardo da trama da TVI é um dos actores escolhidos para um novo filme norte-americano.


Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se 28/04/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se desta quarta-feira!

As protagonistas de hoje são:
Sara Norte

Depois de ter sido notícia por estar a trabalhar num bar de striptease, a filha de Victor Norte volta a ser a capa da revista TV 7 Dias. Tudo porque se mudou recentemente para um apartamento em Benfica e causou a revolta da maioria dos vizinhos, que a acusam de fazer muitas festas, que incluem muito barulho, bem como protagonizar discussões públicas. Há ainda quem desconfie de que esteja envolvida em tráfico de droga. Quem o garante é uma das inquilinas do prédio: “Nós não temos noção de quantas pessoas lá moram e desconfia-se que haja tráfico de droga, às quintas-feiras. Eles têm todos um aspecto estranho, cheiram mal e, quando saem de casa, parecem ganzados. Uma vizinha apanhou umas pessoas a mexerem nas coisas dela - já ninguém deixa nada no hall do prédio.” Todos estes acontecimentos fizeram com que a polícia se tornasse presença assídua no prédio.

Benedita Pereira

Há algum tempo a viver em terras de Tio Sam, a actriz está empenhada em continuar por lá durante mais algum tempo. A aposta na formação e o sonho de se lançar no mercado norte-americano fizeram-na tomar tal atitude. Em declarações à revista TV 7 Dias, a jovem garantiu: “Ainda não sei quando vou voltar a Portugal, nem para trabalhar, porque agora estou a investir na minha carreira aqui, nos Estados Unidos. Não quer dizer que não faça uns trabalhos esporádicos em Portugal, mas não tenciono voltar a assentar por aí, durante o próximo ano.”


Quiosque: TV 7 Dias