3 de setembro de 2010

Os Escolhidos


Seja bem-vindo à segunda parte desta penúltima noite de "Os Escolhidos". Fique agora com as opiniões de Rúben Baía e Inês Moreira Santos que irão debater a TVI e a RTP1, respectivamente.


Rúben Baía - TVI

Polémicas com audiências à parte, é uma certeza que a TVI é a líder de audiências da televisão portuguesa. Apesar de esta “batalha” estar cada vez mais competitiva, o certo é que por Queluz de Baixo ainda há motivos para sorrir.


Existem vários factores que ajudam a que seja a TVI a líder. Desde a excelente panóplia de actores que conseguem sempre brilhar num dos produtos mais fortes da estação, a algo que, quanto a mim é muito curioso: a maneira como os responsáveis do canal conseguiram modificar alguns programas e a imagem de algumas pessoas como é o caso do Você na TV. Antigamente, ouvia-se "o programa do Goucha é só desgraças" e, hoje em dia, desde os mais novos, aos mais velhos, ninguém fica indiferente à dupla das manhãs.


A meu ver é, precisamente, a qualidade dos seus formatos de day-time que conseguem impulsionar a liderança do canal à noite, ajudando as telenovelas a serem os produtos mais vistos da televisão portuguesa. E há um segredo para tudo isto. Ao contrário da concorrência que aposta em “muita quantidade” (por diversas vezes), a TVI, com três grandes nomes do audiovisual português consegue fazer melhor. E isso, é claramente de louvar.


Mas, embora seja líder, há muitos pontos a melhorar. Desde o facto de ainda não conseguir manter os bons resultados da semana ao sábado e domingo, a alguma falta de comunicação com o público através de redes sociais, por exemplo. Algo que, na actualidade, é bastante importante.
Quanto a mim, há um grande problema também no que à selecção de filmes diz respeito. Infelizmente, a TVI consegue ter o melhor e o pior da sétima arte, que é como quem diz, tem produções de alta qualidade e outras menos boas. E, esporadicamente, a gestão que é feita não é das melhores. O mesmo se passa com as séries, que, apesar de terem grande qualidade e aceitação por parte do público, não são nem comunicadas, nem transmitidas a horas próprias. Se o exemplo do que a SIC faz com “Entre vidas” ao Sábado fosse seguido pela TVI com “House”, de certeza que obteria melhores resultados.


Todavia, com o “sangue novo” de André Cerqueira, e com a rentrée que se aproxima, acredito que a liderança de Queluz de Baixo seja ainda mais assinalada. Fátima Lopes e Secret Story prometem ajudar. Ah, e Malmequer, com o génio de Rui Vilhena, com certeza, que fará “boom” na ficção nacional!


Inês Moreira Santos - RTP1

Um canal com muita história, a mesma da própria televisão. É assim a RTP 1. Foi no primeiro canal que tudo começou, em 1957. Os primeiros programas, os primeiros grandes nomes da comunicação. Os mais velhos relembram com saudade programas como "Zip Zip", "A visita da Cornélia" ou "Um, Dois, Três", por exemplo, e os mais jovens, como eu, recordam-se de ouvir falar nestes êxitos da época. Nomes como Fialho Gouveia, Raúl Solnado e Henrique Mendes, eternizaram-se nesta estação.

As primeiras novelas portuguesas foram aqui transmitidas: "Vila Faia", "Origens" ou "Chuva na Areia" são marcos do canal. Também a transmissão de produções brasileiras teve aqui início. Ainda me recordo de "Gabriela" (a minha mãe fala dela tantas vezes), "Pedra sobre Pedra" ou "Fera Ferida".

Com o início das emissões da RTP2, o primeiro canal não foi afectado já que a 2 só o vinha complementar. Contudo, tudo começou a mudar com a chegada das independentes SIC e TVI. O público deparou-se então com uma oferta diferente e mais vasta, e a RTP deixou de ser líder. Depois de alguns anos de baixas audiências, eis que a RTP tem conseguido novamente bons resultados, grande parte das vezes alcançando a vice-liderança, deixando para trás a SIC, que não está na sua melhor fase.

Todavia, um canal como a RTP 1, deve tentar sempre melhorar, para poder cumprir ao máximo o seu dever de prestar serviço público aos telespectadores. Actualmente, a grelha de programas do canal distingue-se pela sua variedade, pelos muito bons formatos que apresenta e pelo excelente leque de apresentadores e jornalistas.

Concursos como "Quem quer ser Milionário - Alta Pressão", "O Cubo", e outros do género (como "Um contra todos" ou o mais antigo "Elo mais fraco") são raros na concorrência, mas a RTP 1 tem sempre apostado neles e, na minha opinião, faz muito bem. São programas que o público gosta de ver e mesmo de jogar em casa. Também o grande leque de boas séries estrangeiras que o canal transmite ou transmitiu, como "Alerta Cobra", "Os Diarios do Vampiro", "Perdidos" ou "Sangue Fresco", é outro dos pontos fortes do canal, hoje em dia. A estas estão ainda aliadas as boas séries nacionais como "Regresso a Sizalinda", "Conta-me como foi", "Pai à Força", e, futuramente, "Maternidade", sempre com um elenco de luxo.
O Top +, programa já com muitos anos, tem-se actualizado e continua a ser, a meu ver, um bem precioso, num país onde escasseiam programas dedicados à música ou à cultura. E essa é uma área onde acho que se poderia fazer um pouco mais no primeiro canal da televisão pública, apesar de existir a RTP 2 de cariz cultural.

Projecto Moda não foi, na minha opinião, uma boa aposta. Nayma é uma óptima modelo, mas péssima apresentadora e o programa não está a cativar como devia. Resta-nos esperar que a Operação Triunfo, um formato que julgo adequado para o canal, venha compensar o fracasso da versão portuguesa do "Project Runway". Tudo porque também os apresentadores podem fazer a diferença. Jorge Gabriel, João Baião, José Carlos Malato, Fernando Mendes, Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo, Serenella Andrade ou Júlio Isidro, são caras RTP que tem já mais do que provas dadas do seu valor.

Talvez se devesse apostar mais no público infantil, principalmente aos fins-de-semana. Os programas para os mais novos no primeiro canal são transmitidos demasiado cedo (entre as 6h30 e as 8h00) e são semelhantes aos da RTP2 (que, pelo menos de segunda a sexta, dá grande atenção às crianças). Ocupar as manhãs de Sábado e Domingo com um programa como a saudosa Rua Sésamo agradaria decerto a pais e filhos. Já no que toca a novelas, hoje em dia, deixaram de ser uma aposta da estação. No entanto, não me parece algo que seja necessário. A TVI e a SIC já cumprem muito bem esse papel.

Apesar de haver sempre reparos a fazer (e ainda bem que existe o provedor do telespectador), para mim, a RTP 1 tem uma das melhores grelhas da actualidade nacional. Espero que assim continue e que a reentrée traga mais bons programas que façam valer os 53 anos de história da televisão portuguesa.


Já sabe, continue a votar no seu escolhido. Até à próxima sexta-feira tudo pode acontecer, altura em que se ficará a conhecer qual o preferido dos leitores do Televisão-Opinião e TV Universo!

Os Escolhidos


Boa noite. Nesta sexta-feira temos para si as últimas três opiniões deste concurso. Ao longo de várias semanas a Inês, o João e o Rúben comentaram vários programas, apresentadores, apostas dos canais. No entanto, nunca deram a sua justiça sobre uma estação de televisão. É neste sentido que, nesta sexta-feira, os temas estarão nela centrados. Enquanto a Inês irá debater a RTP1 e o João a SIC, o Rúben ficará com a tarefa de opinar sobre a TVI.

Antes das opiniões desta noite, ficamos com as votações do júri sobre os comentários da semana passada.

Inês Moreira Santos - 2
João Rodrigo - 1
Rúben Baía - 3

As sondagens para apurar qual o vencedor deste concurso continuam abertas. Só para a semana serão revelados os resultados finais.

Publicadas as votações do júri, fique com as opiniões desta semana!

João Rodrigo - SIC
.

Neste último comentário começo por referir o pior da SIC, no qual, destaco a novela da TV Globo “Passione” que definitivamente não agrada aos portugueses. Também “Salve-se Quem Puder” neste seu segundo ano não foi feliz, pois estreou muito cedo, com pouca inovação, o formato ficou gasto rapidamente.


No que se refere a apresentadores, pela negativa surge Francisco Menezes. Não era apresentador, e não lembraria a ninguém meter esta figura nas manhãs, pois na minha opinião ele não tem perfil nem empatia com os espectadores para comandar um programa diário de 3h em directo.

Já a revelação do ano foi João Manzarra que provou a aposta que fizeram nele e continua como uma grande jogada da SIC em mais um “Ídolos”.


Pelo lado positivo, a SIC apresenta no seu melhor “A Armadilha” que depois do almoço consegue brilhar todas as tardes, tendo uma história interessante e muito bem contada. Igualmente a novela “Caras & Bocas” que para mim é a melhor actualmente, cumpre muito bem o seu papel, pois além de estar a ocupar 2 horários, conseguiu subir os valores do fim da tarde entrando na competição com os seus adversários. O entretenimento que tem sido proporcionado aos Domingos à noite com “Ídolos”, “Achas que Sabes Dançar?” e agora “À Procura do Sonho” é sem dúvida uma boa oferta por parte da estação de Carnaxide. Refiro ainda a transmissão das várias séries internacionais bem como os filmes exibidos, sem esquecer a marca da informação.


Deste modo, refiro o que para mim a SIC tem no seu pior e no seu melhor, esperando que as grandes apostas que o canal vai estrear, nomeadamente “Laços de Sangue”, “Ídolos”, “Negócio da China” e “Boa Tarde” contribuam para aumentar o melhor que este canal de televisão pode oferecer aos seus espectadores.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique a par das últimas opiniões de "Os Escolhidos".


Mudanças e mudanças

1. Concursos (RTP), informação (SIC) e futebol (TVI). Depois de dois anos a restringir orçamentos, os canais generalistas portugueses abrem os cordões à bolsa. Por outro lado, há um claro afunilamento da programação de cada um deles, em mais uma etapa na direcção daquilo a que tantas vezes temos chamado "monotema". Se isto não é o modelo dos canais temáticos a contaminar em definitivo a televisão generalista, então não sei o que seja.


2. Júlio Magalhães tem toda a razão para se sentir "triste" com as críticas de José Eduardo Moniz ao desempenho comercial da TVI. Mas nem por isso a perda de audiências (10% nos últimos dois anos) tem menos significado. E, se o actual investimento no futebol não resultar, tanto ele como André Cerqueira (sobretudo este) terão de perceber em que medida é que o que um dia resultou pode ser recuperado sem, com isso, violar a nova coerência.


3. A chegada da TVI24 ao Meo é a correcção de uma assimetria que talvez interessasse à Zon, mas não interessava nem aos telespectadores, nem ao próprio canal. Os "exclusivos" continuam a existir em ambos os principais operadores, mas o mais provável é que se tenha entretanto percebido que a distinção se fará muito mais nos domínios dos serviços oferecidos pelas diferentes plataformas do que propriamente pelos canais disponibilizados em cada uma delas. Uma boa notícia, pois.


4. Muita atenção, por favor, à nova Apple TV, a maior das várias novidades anunciadas esta semana por Steve Jobs (e entre as quais se encontra o novo iPod). No que diz respeito aos media, a situação é agora, como dizem os próprios americanos, de "pestanejas, morres". Está tudo a mudar.

Esta noite..


... não pode perder o último comentário de Os Escolhidos. Depois de algumas semanas, e de muitas opiniões, este concurso está a chegar à recta final. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se! 03/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se! desta semana!




Luciana Abreu


Grávida de três meses, a actriz já sabe o sexo do seu bebé. Luciana Abreu e Yannick Djaló vão ser pais de uma menina, tal como o seu avô confessou à revista Maria desta semana: "Eu sonhei com este momento e, quando digo que sonhei, sonhei mesmo. Antes da minha Luciana me ligar para dar a novidade, tinha sonhado que ela estava grávida de uma menina. Tanto que, quando ela me telefonou, atendi o telefone e nem a deixei falar, pois desatei a contar o sonho. Depois de lhe dizer tudo, ela sorriu e disse: ‘Mas é isso mesmo avô. Eu estou grávida de uma menina’”, contou Luís Sarmento.


Todavia, o nome da criança não está decidido, embora o avô da jovem gostasse que tivesse o nome da mãe: "A decisão só a eles diz respeito e sei que vão escolher bem, Claro que acho que ficava bonito ela também chamar-se Luciana e manter os apelidos."



Mariana Monteiro


Embora continue a desmentir o romance, parece que a actriz está mesmo enamorada pelo manequim Gonçalo Teixeira. Quem o garante é a revista Notícias TV desta semana.


Segundo fonte próxima desta publicação, foi Gonçalo a avançar: “Ele deu o primeiro passo. Depois de se conhecer, eles começaram a falar através de telefonemas e mensagens de telemóvel”.

A mesma fonte adiantou ainda que “desde o dia em que se conheceram até se tornarem mais próximos e íntimos passaram apenas duas semanas.”


Quiosque: Notícias TV, Maria

TVI quer Solange Hilário em “Morangos com Açúcar”

solange1


Ficou entre os cinco finalistas da mais recente edição de Ídolos e tem dado cartas no mundo da moda, bem como na digressão do programa. Talvez por esse motivo, a jovem de Matosinhos tenha já sido abordada para “voar mais alto”.


Segundo a revista Notícias TV desta semana, Solange Hilário foi convidada pela TVI para integrar o elenco da conhecida série juvenil. No entanto, a rapariga está reticente em aceitar o convite, tal como confessou à mesma publicação: “O convite é tentador, mas julgo que a escola é mais importante neste momento. Não quero deitar a oportunidade fora, mas também não quero arriscar assim tanto… vamos ver”, explicou.


Será que Solange ainda entra na oitava temporada de Morangos com Açúcar?


Quiosque: Notícias TV

João Manzarra com receio de cansar o público

joo_manzarra_2

O último ano foi uma verdadeira correria entre vários programas para aquele que é considerado o apresentador revelação de 2009. TGV, SIC ao Vivo, Ídolos e, mais recentemente, Achas Que Sabes Dançar foram os formatos em que esteve envolvido, não esquecendo, claro está o Curto-circuito. Tudo isto num curto espaço de tempo. E, dentro em breve, João Manzarra estará novamente ao lado de Cláudia Vieira para mais uma caça ao Ídolo.


É em entrevista à Notícias TV desta semana que o jovem revela algum receio de que o público se canse dele: “Eu estou bem, não me sinto nada cansado a nível físico. Se me perguntar se me sinto preocupado a nível de carreira e gestão, obviamente que sim, tenho a noção de que o facto de apresentar programas atrás de programas pode levar a um cansaço das pessoas…”, começou por frisar.


“Acaba por não ser bem um receio. É mais uma atitude racional de tentar fazer a melhor gestão de carreira possível. Tenho a noção de que nada é garantido e que as pessoas, como é óbvio, podem cansar-se de mim ou do meu trabalho”, continuou.


Apesar de tudo, Manzarra está satisfeito com o seu percurso, mas, após o final da quarta temporada de Ídolos quer parar: “O que vou fazer depois do Ídolos? Sei que vou parar um bocadinho. Vou fazer um grande projecto, vem aí um projecto que para mim é especial, sempre. Não, não é ligado à música. É ligado ao mundo”, concluiu, sem desvendar o mistério.


Quiosque: Notícias TV

André Cerqueira em discurso directo


André Cerqueira, director de programas da TVI, concedeu uma grande entrevista à Notícias TV desta semana. Nela anteviu o futuro próximo da TVI e desfez algumas dúvidas e tabus em torno da estação de Queluz de Baixo.

Depois de 5 meses como director de programas e questionado sobre alguns erros que ele próprio tenha cometido na gestão da grelha da TVI ao longo deste tempo, André Cerqueira assumiu bastantes: “Claro que sim. Imensos. Nós vivemos dos erros que cometemos”, afirma, não esquecendo também algumas incógnitas da máquina televisiva: “O que as pessoas pensam hoje já não pensam amanhã. Um programa que funciona hoje pode não funcionar amanhã”

Sobre as estreias de Setembro, André Cerqueira resume a nova etapa da TVI como uma aproximação ao seu público: “A minha preocupação agora é aproximarmo-nos ainda mais das pessoas. E vamos fazê-lo com o programa da Fátima Lopes e com a novela do Vilhena, que é brutal. Esse trabalho de aproximação é feito assim, não é com 40 estreias de coisas diferentes”, remata, lembrando a importância da aposta de Fátima Lopes nas tardes da TVI: “Toda a gente sabia que eu tinha um problema com aquele horário. Era o nosso horário mais fraco e onde toda a concorrência apostava”

Quanto às outras estreias desta reentré, o director de programas da TVI garante que A Casa dos Segredos vai mesmo para os serões de domingo e durante a semana, no horário nobre, o esquema das três novelas é para continuar.

Questionado sobre a suposta crise da TVI, André Cerqueira foi claro ao negar qualquer tipo de mau ambiente entre ele e outros responsáveis da estação: “A TVI não está em crise. O ambiente é óptimo. Incrível. Continuo a brincar e a divertir-me a fazer televisão. Adoro o que faço. Interessa-me pouco olhar para trás. A minha prioridade são as pessoas. É para elas que trabalhamos aqui. Não trabalhamos para alimentar supostas guerras, supostas rivalidades entre os canais”

André Cerqueira garante que Júlia Pinheiro é “essencial” para a estação e para ele próprio, rejeitando as notícias que dão conta de uma paz podre entre ele e a apresentadora: “Conversamos muito todos os dias. Dizem que vivemos uma paz podre, mas não é verdade. Não é mesmo. Temos uma relação fantástica. A Júlia é uma mulher inteligente e útil”, garante.

Nesta entrevista, André lançou ainda algumas farpas quanto às apostas da concorrência (SIC) na ficção nacional: “Respeito-os, mas exijo o mesmo. Não aceito que cheguem aqui e achem que vão ensinar-nos a fazer novelas. Porque não vão. Passione faz 14% de share. A minha à mesma hora faz mais de 35%...”
.
Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 03/09/2010

Sexta-feira, dia 3. Bem-vindo à última Revista de Imprensa da semana!


Festa da Vindimas regressa à RTP1


Na linha do que tem sido feito nos últimos três anos, a RTP vai continuar a apostar em talk-shows especiais dedicados ao universo do vinho. Em época de vindimas e a partir do dia 13 de Setembro, Tânia Ribas de Oliveira, João Baião, Sónia Araújo e Jorge Gabriel vão percorrer os principais pontos emblemáticos do vinho português, desde o Douro ao Ribatejo.

Com o fim do Verão Total na sexta-feira dia 10, a Festa das Vindimas vai acontecer na semana que antecede o regresso dos habituais formatos das manhãs e das tardes do primeiro canal do estado: Praça da Alegria e Portugal no Coração, respectivamente.


José Gabriel Quaresma feliz com novo cargo na TVI


No início deste ano José Gabriel Quaresma, uma das caras mais conhecidas do desporto da TVI, trocou essa mesma área por novos desafios na informação do canal: “Ficou a ideia de uma saída abrupta, apenas porque no momento em que fui convidado, para integrar um novo projecto, na informação da TVI, aceitei de imediato, na hora. A Direcção de Informação sabia que eu gostava de mudar, afinal foram 15 anos no desporto”, conta José Gabriel reforçando a sua vontade de fazer algo novo: “Estava com vontade de realizar novas experiências, de potenciar as minhas capacidades enquanto jornalista”

A verdade é que desde há vários meses José Gabriel Quaresma deixou em definitivo a editoria de desporto da TVI para se dedicar às pequenas e médias reportagens: “Estou integrado na editoria de sociedade, a qual pertence a subeditoria de pequenas e grandes reportagens, um pouco na linha das grandes reportagens. Esse produto chama-se Repórter TVI, o nosso produto chama-se Reportagem TVI. A linha editorial é parecida”, revela.

José Gabriel sente-se satisfeito com este novo desafio na redacção de Queluz, querendo assim “... Fazer com que o meu trabalho continue a ser apreciado e elogiado. Esse é o maior prémio que algum jornalista pode ter”

.
.
CITAÇÃO DO DIA
"José Eduardo Moniz tem sido uma decepção profunda"
Júlio Magalhães

.
.
DESTAQUE DO DIA

Ao longo do dia de hoje as televisões generalistas vão dar destaque à leitura do acordão do processo Casa Pia, que marca assim o fim deste controverso caso.
A RTP1 vai ter blocos alargados de informação a partir das 12:30 e mais logo às 23:00. A SIC vai alargar a exibição dos seus habituais espaços informativos. Enquanto que a TVI também garante várias ligações em directo ao Campus de Justiça em Lisboa ao longo deste dia.
.



Quiosque: TV Guia, Mariana, Diário de Notícias

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


Já aqui falei por diversas vezes sobre redes sociais. Não querendo voltar a “bater na mesma tecla”, recentemente, houve algo que me intrigou.

Confesso que sou quase que “viciado” no Facebook e, como eu, há mais umas quantas pessoas por esse mundo fora. Aproveitando a potencialidade que esta rede social tem, as televisões apostam cada vez mais nela. Todavia, infelizmente, a televisão mais vista pelos português não lhe dá, quanto a mim, o devido uso.


Ora vejamos, que programas da RTP e SIC têm páginas oficias no Facebook? Só Visto, Verão Total, Projecto Moda, Laços de Sangue, Alta Definição, Fama-Show, entre tantos outros. E da TVI? Quantos são os formatos com página oficial? Que eu tenha detectado, quase nenhuns, exceptuando Morangos com Açúcar. Nem a própria TVI liga muito à página que detém.

Qual será, então o motivo pelo qual André Cerqueira e companhia não fazem o que em Carnaxide se tem feito, como se pode ver com a mais recente produção de ficção e criam estas páginas.

Tenho a certeza de que uma página oficial de Espírito Indomável ou Meu Amor seria um autêntico sucesso. Será que, a própria estação tem a ideia de que os seus programas são quase todos para sectores que não possuem redes sociais? Hoje em dia, nem isso é justificação! Até a minha avó tem Facebook!


Se houvesse custos directos com tudo isto, até se compreenderia, mas sendo elas totalmente gratuitas, é, definitivamente estranho. O departamento de Marketing está a falhar…

2 de setembro de 2010

Ponto M


Boa Noite! É tempo de mais uma figura da nossa televisão desfilar pela passerelle do Ponto M!


Depois de Clara de Sousa, é a vez de outro profissional do jornalismo português ser motivo de destaque. Director de informação da RTP, pivô do Telejornal e do 30 Minutos, é tamm professor do ensino superior.

Exactamente, José Alberto Carvalho é a estrela desta noite!

Neste momento, com certeza que já se está a questionar: o que tem este jornalista de especial para ser falado numa rubrica sobre moda?

Pois bem, em seguida apresento-lhe o motivo principal desta minha escolha.


Recorda-se de, em meados de 2007, numa tentativa de interrogar a forma como os portugueses olham uns para os outros, José Alberto Carvalho surgir na apresentação do principal bloco noticioso da estação pública sem a habitual gravata? Exactamente, é isso que está a pensar! E tão comentada que foi essa “ousadia”.

Na altura, recordo-me perfeitamente de ler várias criticas de que a ausência deste acessório retirava alguma “autoridade” ou seriedade ao pivô, entre muitas outras coisas, embora tenha havido tamm vários elogios. Sinceramente, a minha questão é “qual a diferença entre um pivô com gravata e outro sem gravata?”


Infelizmente, o nosso país ainda é demasiado “pequenino” para isso. O “estigma” que existe hoje em dia com a roupa utilizada pelos profissionais da nossa televisão, especialmente com os pivôs de noticiários é muito grande. Se bem que, com o surgimento de cada vez mais mulheres neste papel tem servido para desmistificar ainda um pouco esta situação. Todavia, é, por enquanto, muito pouco, tendo em conta o que é feito lá fora.


Apesar de tudo, não deixa de ser um marco na televisão portuguesa aquilo que fez José Alberto Carvalho. Desde aí, é frequente, principalmente no Verão, vê-lo sem gravata, e não é por isso que o seu desempenho é mais fraco, eu arriscaria até a dizer que parece mais “à vontade”.

Passando a uma análise ao guarda-roupa utilizado pelo jornalista, não sendo algo de muito diferente do que estamos habituados a ver nos seus colegas, não está mal, com pequenas oscilações. Mas é como tudo na vida e, nos momentos em que a imagem tem um maior destaque, como nas entrevistas a José Sócrates, nota-se sempre um maior cuidado.


A meu ver, há algo que José Alberto Carvalho consegue com aquilo que veste que é de se enaltecer. Já o vi algumas vezes ao vivo e a imagem que tenho dele fora dos ecrãs é diferente da que é demonstrada na televisão. In Loco, o director de informação da RTP é um pouco mais “cheiinho”, e mais baixo do que aquilo que o televisor aparenta. Alguma vez tinha pensado nisto? Não, pois não? É que, nestas ocasiões um bom guarda-roupa ajuda sempre! E o facto de usar por diversas vezes as cores preta e branca ajudam-no bastante. Isso, é por si só, algo que se deve gabar.


Modas à parte, é certo que José Alberto Carvalho, mesmo não criando “por completo” uma moda, conseguiu por os portugueses a pensar e tudo isto não pode passar ao lado. Afinal de contas, são pequenos pormenores que fazem toda a diferença!

… Três pontos…

Sabia que….


. desde a sua inauguração, a griffe francesa Hermès nunca fechou uma loja, das inúmeras que abriu pelo mundo inteiro?


. o perfume mais vendido no mundo é o Chanel nº 5, criado pela famosa estilista Coco Chanel? Curiosamente, os números de um a quatro nunca foram criados.


Termina assim o desfile desta semana!

Vanessa, para a semana é contigo!

Boas modas!

Esqueceram-de de... Cristina Caras Lindas!

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim. Recorda-se de Cristina Caras Lindas?


Cristina Caras Lindas deu nas vistas há cerca quinze anos. Segundo a minha pesquisa, a apresentadora começou por dar nas vistas em Amigos Para Sempre, programa da TVI, em 1996. Ainda nesse ano, marcou presença nos Globos de Ouro da SIC. Em 1997, e depois de ter participado no Festival RTP da Canção, em dois episódios de Mundo VIP, Super Bebés e Herman Enciclopédia, destacou-se no programa Jet7, transmitido pela RTP1. Nos anos seguintes, a sua carreira foi marcada por entrevistas em programas como Noites Marcianas e Herman SIC. Em 2008 reapareceu para a gala do décimo quinto aniversário da estação de Queluz de Baixo.
Cristina Caras Lindas estreou-se ainda como actriz em Bom Baião, A Vida Como Ela É, Crianças SOS e A Filha. Para quem não sabe, em 2003, a apresentadora fundou a Caras Lindas Produções, através da qual lançou o programa Corpo e Alma. Centrando-se na saúde e bem-estar do ser humano, este formato foi transmitido pelo Canal Saúde. Na altura, Cristina Caras Lindas afirmou o seguinte ao Correio da Manhã: "Recusei vários convites para apostar neste projecto de sonho".

Antes de partir para Angola, lançou-se ainda na escrita, tendo editado dois livros: Sandálias de Prata e Mãe, Fala-me de Amor.



Foram cinco anos, o tempo que permaneceu no referido país. Numa entrevista à Caras, Cristina Caras Lindas confessou que a sua retirada do ecrã se deveu ao facto de a sua imagem estar desgastada: "Foram muitos anos de exposição e precisei de um tempo para reflectir. Fui ao encontro das minhas raízes, em Angola. Durante estes cinco anos criei uma outra vida lá, aproveitei para escrever e pensar nos projectos que agora quero pôr em prática".

Em 2009, a apresentadora afirmava estar disposta a voltar a trabalhar em televisão. No entanto, os convites não chegaram. Segundo Liliana Campos, em Companhia das Manhãs, a retirada de Cristina Caras Lindas dos ecrãs, acabou por provocar um afastamento da mesma ao que é hoje o mercado televisivo.

Não tenho grandes memórias desta apresentadora, mas a sua voz nunca me foi estranha. Apesar de a minha opinião sobre ela ser bastante curta, admiro sempre que uma profissional regresse aos ecrãs anos depois de ter abdicado da profissão. Por este motivo, gostaria de ver Cristina Caras Lindas num dos novos projectos da reentré dos canais generalistas. Porque não?

Quiosque: Caras e Correio da Manhã

SÓ Séries - Extra

Boa tarde, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries Extra!
Lisa Simpson e...Glee!
O sucesso de "Glee" correu o mundo inteiro, e agora é a vez de chegar a Springfield. Pois é, caros leitores, Mercedes, Finn e Rachel vão participar na série “Simpsons”. As respectivas personagens vão encorajar Lisa a desenvolver a sua criatividade quando esta participa num acampamento de artistas. O episódio chega aos Estados Unidos no dia 26 de Setembro.
Tim Gunn em Gossip Girl

A nova temporada de "Gossip Girl" contará com uma participação muito especial – é ele Tim Gunn, o rigorosíssimo mentor do “Project Runaway”. O consultor de moda interpretará a si mesmo num episódio com estreia marcada em Outubro nos Estados Unidos. Ainda não nenhuma confirmação, mas a teoria de Michael Ausiello, colunista do Entertainment Weekly, é que Jenny tentará uma vaga no reality show de moda comandado por Gunn. Teremos que esperar para ver!

Nova série de…zombies!
A série chama-se “The Walking Dead” (título original), e será lançada pela FOX em 120 países no mês de Novembro. A série promete muitas emoções, com uma história que vale a pena seguir. Deixo-vos com o trailer! Até para a semana, com novas novidades sobre o mundo das séries!



Francisco Menezes afirma: "Quero dar razão a quem apostou em mim"


Numa entrevista à Caras desta semana, o apresentador e humorista falou da sua participação no talk-show das manhãs de Carnaxide e dos seus nove anos de casamento.

Francisco Menezes confessou que é difícil passar de um registo cómico, ao qual está habituado, a uma postura séria. "Para mim é difícil estar sem dizer disparates e tenho um espírito crítico irritante que está sempre presente", afirmou o partner de Rita Ferro Rodrigues à referida revista.
Apesar de todas as piadas que diga, há algo que não sai do pensamento de Francisco Menezes: os telespectadores. É para eles que trabalha, e é a eles que faz companhia. "Quando estamos a fazer um programa destes, temos de ter a noção que estamos a fazer companhia a pessoas mais solitárias a quem temos de transmitir alegria e isso exige de nós uma dose de ânimo muito grande. É um esforço mental que se traduz num esforço físico, o que acaba por ser cansativo. Mas estou a adorar e quero dar razão a quem apostou em mim", confessou o apresentador ao jornalista.


Francisco Menezes referiu ainda ser transparente naquilo que faz, não criando para isso nenhuma personagem. Tudo o que o espectador vê, é tudo o que este profissional é, tal como Menezes afirma: "Sou aquele que ali está, sou muito transparente".


Quiosque: Caras

Esta noite..

Dose dupla com o Esqueceram-se de Mim e Ponto M. Às 20:00 e às 21:00, respectivamente.

Fala-se! 02/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!





Rodrigo Menezes


Depois de terminadas as gravações de Meu Amor, o actor tem estado a aproveitar umas merecidas férias. Apesar de se ter zangado com a antiga companheira, Rodrigo Menezes tem feito tudo para dar a maior atenção ao pequeno Afonso, filho do casal.


Foi isso mesmo que a TV Guia desta semana constatou, publicando umas fotografias do Cláudio da telenovela de Meu Amor com o pequeno ao colo. Prestes a fazer um ano de vida, é ele o centro da sua vida.




Núria Madruga


A pouco mais de uma semana do “grande dia”, a actriz está cada vez mais ansiosa com o momento. Afinal de contas, é já no próximo dia 11 de Setembro que dará o nó com Vasco Silva.


O enlace será na igreja de Campo de Ourique, em Lisboa e toda a família está bastante entusiasmada com a boda, tal como a madrinha e irmã da noiva, Dália Madruga, confessou à revista TV Guia: “Estou muito orgulhosa e curiosa com o casamento, pois vai ser uma surpresa para todos, até para mim”, disse.


Quiosque: TV Guia

SIC tentou levar Rodrigo Menezes

rodrigo_menezes


À semelhança do que aconteceu com Sofia Ribeiro, também o interprete de Cláudio em Meu Amor recebeu um convite da estação de Carnaxide para mudar de ares, tal como avança a edição desta semana da revista TV Guia.


Ao que parece, foi o próprio Nuno Santos quem contactou o actor, no entanto, este preferiu manter-se em Queluz de Baixo. Até porque o seu contrato de exclusividade foi renovado até 2012.


Dentro em breve, Rodrigo Menezes estará de regresso aos ecrãs, para interpretar uma das principais personagens da substituta de Mar de Paixão, escrita por Maria João Mira.


Quiosque: TV Guia

Parabéns, Judite Sousa



É uma das mais emblemáticas jornalistas da televisão portuguesa. Actualmente tem funções na direcção de informação da RTP e desde sempre deu a cara por programas de sucesso, casos de Notas Soltas ou, mais recentemente, Vidas Contadas, entre muitos outros.


Aquela que é também a primeira-dama da vila de Sintra tem hoje um dia especial. Afinal de contas celebra neste dia 2 de Setembro 50 primaveras. E, como não podia deixar de ser, aqui estamos nós a desejar-lhe as maiores felicidades!





Parabéns, Judite Sousa

Goucha fica sem palavras..

..não acredita? Então fique com o seguinte momento, retirado de Você na TV!:




É caso para dizer que, quem brinca com o fogo queima-se. No entanto, é também com estes pequenos momentos que se dá brilho à televisão!

Duas clientes no próximo “Projecto Moda”

projecto_moda_5


É já no próximo domingo que vai para o ar mais uma emissão da versão portuguesa de Project Runway. Depois da saída de André Amorim, a competição está mais exigente.


Assim, no episódio desta semana os concorrentes terão novos desafios. Desta vez, volta a ser um duplo teste e em duplas, ou seja, em grupos de dois, os designers terão a árdua tarefa de confeccionar para duas conhecidas figuras públicas: Helena Coelho e Inês Castel-Branco, como aliás foi mostrado no final da última emissão, tal como avança a edição desta semana da revista Mariana.


O objectivo é um coordenado para que as duas senhoras se deslocarem ao Portugal Fashion. Só que, a filha de Luísa Castel-Branco está grávida, logo, os concorrentes terão uma tarefa mais complicada. O outro intuito deste teste é apreciar o trabalho em equipa, sendo que ainda não se sabe se as duplas serão as mesmas para ambas as criações.


Após a apresentação dos coordenados, Inês e Helena seleccionarão o melhor e com ele desfilam na passerelle.


E, para avaliar as criações, o júri receberá não um, mas dois convidados, por diferentes motivos. Conhecido pela sua ligação à moda, Manuel Serrão será um dos jurados, enquanto que, por Manuel Alves não poder estar presente, José Manuel Gonçalves ocupará o seu lugar.

André, Carina, Pedro ou Vera, quem será o próximo a dizer adeus a Projecto Moda?


Quiosque: Mariana

Leonor Biscaia é a hermafrodita de “Malmequer”

leonor_biscaia


É este um dos mais complexos papéis da próxima trama de Rui Vilhena e, à semelhança do que fizera anteriormente, o argumentista decidiu dá-lo a uma estreante. Embora Sofia Ribeiro ou Sara Butler tenham sido os nomes apontados pela imprensa para viver esta personagem, a revista Mariana desta semana revela a verdadeira “sortuda”.


Vem do teatro, onde já tem um largo percurso e estreia-se agora em televisão. Tirou o curso de Interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais e chama-se Leonor Biscaia. Foi a própria actriz quem confirmou esta notícia: “Posso dizer que está a ser um grande desafio para mim e estou muito feliz por me estrear na televisão numa novela de tanta qualidade como é esta do Rui Vilhena”.


Em declarações à mesma revista, o autor de Malmequer explicou o porquê de uma personagem tão complexa: “A novela tem sempre uma função didáctica e quem escreve não pode ignorar este facto”, começou por dizer, acrescentando ainda: “Este é um tema que vai surpreender bastante. Quando pesquisei sobre ele achei-o bastante interessante, mas reparei também que ainda é uma área nebulosa mesmo para os médicos que estudam”.


E o que esperar de Diana, o nome da rapariga? “É uma mulher sexualmente resolvida, uma mulher absolutamente normal. Não há qualquer problema com a sexualidade dela”, concluiu Rui Vilhena.


Quiosque: Mariana

Revista de Imprensa 02/09/2010


Quinta-feira, dia 2. A edição desta manhã da Revista de Imprensa!
.
.
Gala das 7 Maravilhas de Origem Natural a 11 de Setembro
É já no próximo dia 11 de Setembro, sábado, que a RTP vai dedicar toda a sua emissão à Declaração Oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Directamente das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o espectáculo com duração de duas horas vai ser transmitido para todo o mundo a partir da RTP1, RTP África e RTP Internacional, contando com a apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.

José Fragoso, director de programas da RTP1, realça a importância da cobertura deste evento por parte da televisão pública: “Foi um dos grandes projectos do ano 2010. A duas semanas do final já se percebe o grande sucesso que será. Posso desde já dizer que a RTP está a avaliar hipóteses futuras e que vamos ter algumas surpresas”, garante.

A programação desse sábado, dia 11, será totalmente dedicada à final do concurso com uma emissão especial de manhã, a partir das 11h, e à tarde, pelas 15h30, directamente da Lagoa das Furnas, com a condução de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.
.
.
Miguel Sousa Tavares troca Sinais de Fogo por Jornal da Noite
Sinais de Fogo, o programa que marcou a transferência de Miguel Sousa Tavares para a SIC, não vai regressar na reentré que se aproxima. Desde final de Fevereiro em exibição, o programa foi de férias com o início do Verão. É agora tornado público que, tal como Nós Por Cá, Sinais de Fogo não regressará dessas férias.

Apesar disso, Miguel Sousa Tavares vai continuar a marcar presença nos ecrãs da SIC. O jornalista vai ter um espaço de comentário às segundas-feiras no Jornal da Noite, já a partir do dia 13 de Setembro, num formato idêntico ao que praticava na TVI antes da mudança para Carnaxide.

Para além disso, Sousa Tavares irá também comandar as operações especiais da informação SIC, acumulando assim a função de enviado especial da estação de Carnaxide.


CITAÇÃO DO DIA
“Costumo dizer que ser actor é um estado de espírito”
Rui Porto Nunes


NÚMERO DO DIA
33,5
Este foi o resultado, em share, do especial Aqui e Agora da última terça-feira que consitiu na entrevista feita por Rodrigo Guedes de Carvalho ao selecionador nacional Carlos Queiroz.

Quiosque: TV Guia, Mariana

Para lá das 24


Boa noite. A opinião Para lá das 24 nesta noite de quarta-feira!

Iva Domingues voltou aos ecrãs da TVI no início desta semana. Nas passadas segunda e terça-feira a apresentadora regressou ao Quem Quer Ganha para substituir a habitual apresentadora Leonor Poeiras que gozou assim estes dois dias de folga.

Se esta substituição por parte de Iva se desse de uma maneira ‘isolada’ não teria nada a apontar, mas vejamos quais os últimos projectos da minhota no ecrãs de Queluz de Baixo: apresentou a 2ª temporada de Depois da Vida, sucedendo Júlia Pinheiro; substituiu Cristina Ferreira no Verão de 2008 quando a habitual parceira de Manuel Luís Goucha foi mãe; e ocasionalmente substitui Marisa Cruz nos blocos semanais do Euro Milhões.

Não esquecendo o Quem Quer Ganha, Novos Aventureiros ou a Bela E O Mestre, a verdade é que nos últimos 4 a 5 anos Iva Domingues não tem estado à frente de um formato assumidamente seu, que tenha sido criado ou adaptado exclusivamente a pensar nela.

Já não é a primeira vez que aqui falo desta profissional, alertando para este facto e elogiando-a também pelo seu enorme profissionalismo demonstrado nestas pequenas réstias que lhe são dadas. Mas sendo a TVI a estação generalista que melhor respeita as suas caras e os seus profissionais, é bastante incoerente e mau que Iva Domingues seja colocada sistematicamente para segundo plano nos últimos anos quando há apresentadores que, na minha opinião, têm muito menos estofo do que a própria Iva mas mesmo assim ‘possuem’ um especial direito de permanecer no ar regularmente. Por favor, não a queiram tornar num José Figueiras de Queluz de Baixo...!
Imagem retirada do TVI Blog

1 de setembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “Salt”, que tem vindo a arrebatar sucessos nas bilheteiras!


Evelyn Salt (Angelina Jolie) é uma agente da CIA que jurou a sua lealdade ao seu país. Contudo, esta lealdade será testada quando um desertor a acusa de ser uma espiã russa. Até a situação ser resolvida, Salt decide fugir, usando todas as suas habilidades e anos de experiência como agente secreto para escapar à captura. Ela tenta provar sua inocência, mas os seus esforços começam a pôr em causa as suas motivações, enquanto a captura continua eminente, a verdade por trás da sua identidade contínua em questão: "Quem é Salt?".


Recentemente, os filmes de acção têm vindo a fazer um uso excessivo dos efeitos especiais, o que apenas satura os espectadores mais atentos. Salt é um filme inteligente e perspicaz, que procura trazer de novo às salas de cinema a acção no seu estado puro. Originalmente escrito para ser desempenhado por um homem, o guião do filme foi posteriormente adaptado para poder ser interpretado por Angelina Jolie. A recepção por parte do público tem sido excelente, e já se fala numa possível sequela.
Certamente a não perder!



“Mad Men” e “Modern Family” são os grandes vencedores da 62ª edição dos Emmy Awards! A série “30 Rock” foi uma das grandes derrotadas da cerimónia, não conseguindo arrecanda um único prémio, apesar de ter 15 nomeações.


Já foram divulgados os primeiros nomes da sequela “O Último Destino 5”. De acordo com o site da revista “The Hollywood Reporter”, o elenco do thriller é composto por actores desconhecidos do grande público.


“Red Dead Redemption” é mais um dos videojogos que deverá ganhar uma adaptação para o cinema e Brad Pitt é o actor pretendido para ser o fora-da-lei John Marston que protagoniza o título da PlayStation.


Até para a semana!


Marta Miranda

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine-Opinião desta semana entra em linha. Não perca!

Isto vai aquecer

Os programadores televisivos podem respirar de alívio: as férias já acabaram! O consumo de televisão ainda não voltou ao normal, mas para lá caminha: a TVI já é líder outra vez, o futebol já tem audiências como antigamente, as novelas já voltaram ao que eram e até a Judite Sousa já regressou ao activo. E logo a liderar, como ela sabe...


Agora, tranquilamente, tudo voltará ao normal, depois de um Verão quente, muito quente, em que a morte da TVI foi quase decretada e em que a incompetência da Marktest foi quase anunciada. Afinal, as notícias de ambas eram manifestamente exageradas.



Setembro está aí e com ele uma horda de estreias e de regressos. Para lá da guerradas tardes, que já aqui falámos, teremos a batalha dos fins-de-semana, que ainda não é certo centrar-se ao domingo.


No dia 12, a SIC antecipa-se e lança mais uma edição de Ídolos. Os castings estão a ser feitos e, garantem-me, há gente muito boa. Veremos se o factor desgaste não prejudicará a SIC. Umas semanas depois, lá mais para o fim do mês, ou início de Outubro, a RTP avança com a Operação Triunfo. Ao sábado, fugindo ao confronto com Ídolos? Ou ao domingo, assumindo o mano-a- -mano, agora que se sabe que até a modelar escola de virtudes que é a OT também vai ter cromos à séria?


E a TVI? Como fica a TVI nesta guerra? Vem aí a Casa dos Segredos, uma espécie de Big Brother com mais coscuvilhice. Volta ao seu dia natural, o domingo, ou, como me têm segredado, poderá vir a reforçar a grelha de sábado à noite? Em breve tudo ficará claro, mas resta-nos o consolo: isto agora vai voltar a aquecer!