2 de setembro de 2009

Momentos


É difícil para quem viu este programa esquece-lo. Que o diga por exemplo a minha avó. "O Tal Canal" foi dos programas que os portugueses vão sempre lembrar.
Como tal só podia estar no Momentos desta semana.


Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8,3% de rat e 38,3% de share
O Preço Certo - 6,6% de rat e 28,6% de share
Tá a Gravar - 3,6% de rat e 15,5% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8,5% de rat e 24,4% de share

21:00 - 24:00

Flor do Mar - 9,4% de rat e 41,2% de share
Jogo Duplo - 9,3% de rat e 24,1% de share
Cenas do Casamento - 8,4% de rat e 24,1% de share
Caminho das Índias - 5,4% de rat e 24,9% de share
Telerural (23:00) - 4,6% de rat e 13,9% de share
Telerural (23:30) - 4,4% de rat e 14,7% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 01/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. As novelas "Deixa que te Leve" e "Sentimentos" estiveram nos lugares cimeiros. Curiosamente "Flor do Mar" ficou do fora do top5, mas deve estar entre os 10 programas mais vistos do dia.
A "Grande Entrevista a José Sócrates" obteve uma audiência média de 11,8% e um share de 30,7%. Nada mau para uma população onde para muitos a política está fora dos temas de conversa.
Quanto a noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto com 11,4% de rat e 34,3% de share, seguido do "Jornal Nacional", com 9,6% de rat e 28,3% de share.
O programa mais visto da SIC foi o concurso de Diana Chaves e Marco Horácio. "Salve-se quem Puder" obteve ontem 9,1% de rat e 23,3% de share, tendo por isso ficado na nona posição dos dez programas com maior audiência do dia.
A série da RTP2 "O Mentalista", foi o programa mais visto do segundo canal, tendo ultrapassado os 9% de share. (2,9% de rat e 9,2% de share).

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Cláudio Ramos com rubrica no "Mundo das Mulheres"


O comentador do espaço "Tertúlia cor-de-rosa" que integrava o programa Fátima, entretanto extinto da antena da SIC, vai ter uma rubrica, semanal, da sua autoria, no formato "Mundo das mulheres", o qual faz parte da oferta do canal temático de Carnaxide vocacionado para o sexo feminino.

"Mundo dos famosos" será o título a que estará sujeito o apontamento conduzido por Cláudio Ramos, e que, como o nome indica, tratará do quotidiano de vedetas internacionais, no conteúdo que, em virtude da ausência de Adelaide de Sousa, a propósito da sua licença de maternidade, passará a ser dirigido pelo rosto da SIC, Ana Rita Clara.

1 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. A votação para "Qual a sua Aposta deste Verão" continua em linha. João Manzarra vai na frente. Hoje iniciam-se as "Apostas" para os programas que no meu ver marcaram este Verão. Ora sem dúvida alguma que "5 para a Meia-Noite" tinha de estar inserido nesta rubrica.



Era e é sem dúvida alguma o programa que faltava - um talk-show. Cinco dias por semana e cinco apresentadores com uma coisa em comum - divertir e entreter. E era disso que faltava e ainda falta à televisão. A RTP2 veio compensar este vazio.
E tenho de dar os parabéns ao segundo canal. Às "5 para a Meia-Noite", o meu televisor lá está sintonizado para ver o talk-show. Os apresentadores são bons, os convidados bem escolhidos, e as rubricas bem desenvolvidas. Há sempre uma que não perco sou sincero. O "Eu Amo Você" prende-me a atenção todas as quartas, assim como o Nilton, o meu apresentador preferido.
De referir ainda que os temas debatidos até agora não me desiludiram. Sempre com uma pitada de humor, cada apresentador consegue constantemente tirar-me uma gargalhada mesmo quando o assunto é mais sério.
Foi neste programa que vi a actriz Rita Pereira a rasgar a TV Guia (que posteriormente fez capa com ela em topless), o Zezé Camarinha a fazer-se naquilo que não é, e simpática Dona Helena a mostrar-se ao mundo.
O "5 para a Meia-Noite" é já uma família que nos faz sentir como pertencentes a ela.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8% de rat e 34,5% de share
Telejornal - 7,6% de rat e 33,7% de share
Tá a Gravar - 3,1% de rat e 13% de share


20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8% de rat e 22,2% de share
Jornal Nacional - 7,9% de rat e 23,4% de share


21:00 - 24:00

Jogo Duplo - 8,8% de rat e 25,2% de share
Cenas do Casamento - 6,9% de rat e 20,4% de share
Caminho das Índias - 6% de rat e 26,9% de share
Filme: Resgate (TVI) - 3,7% de rat e 20,1% de share


Notícias - Quarta época de "Telerural"


Quim Roscas e Zeca Estacionâncio regressam ao trabalho. Ou melhor, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves iniciaram ontem, segunda-feira, as gravações da nova temporada de "Telerural", que trará surpresas à antena da estação pública.

Como Curral de Moinas é uma aldeia, ainda que fictícia, deveras profícua em notícias, a dupla de actores prepara já a próxima fornada de edições do Telejornal mais peculiar do pequeno ecrã luso. Quem o adiantou foi João Paulo Rodrigues, mais conhecido por Quim Roscas. "Esta quarta série vai ter novidades a nível de rubricas", disse, ressalvando que "a essência do formato nunca poderá ser reinventada". E sem avançar muito mais quanto aos contornos das alterações anunciadas, deixou a promessa: "As pessoas não vão levar com mais do mesmo e podem aguardar boas surpresas".

Satisfeito com o impacto positivo que o conteúdo tem vindo a granjear, João Paulo Rodrigues congratulou-se com o facto de "Telerural" já pertencer ao imaginário colectivo dos portugueses. "Em conversa, apercebo-me que os espectadores retêm episódios na memória dos quais já nem eu me lembro", refere, apontando, sobretudo, "à qualidade dos textos", além da "empatia com Pedro", a chave mestra do êxito. E claro, à pergunta "Se o sotaque nortenho é uma componente preponderante?", respondeu: "Não é só uma componente, mas a componente que nos confere graça".

Até há cerca de um ano atrás, ambos passavam despercebidos na rua. De súbito tudo mudou. Recorde-se que a parelha se inaugurou nas lides televisivas através de "sketches" no "1,2,3", então apresentado por Teresa Guilherme, integrando depois os programas de "day-time" da RTP1, alcançando, enfim, a consagração no horário nobre. Agora perderam o anonimato. "Na primeira abordagem o público espera brincadeira e cobra simpatia. Há quem nos confunda com as personagens e já passei algumas vergonhas", contou. Aliás, não são raros aqueles que pensam que Curral de Moinas existe. Quanto a algumas apreciações que acusam o seu humor de uma ligeireza que não caberá no serviço público, João Paulo Rodrigues argumentou que os "guiões têm três níveis de piada distintos: o mais óbvio e ridículo, e os subliminares". Segundo o actor, os que tecem essas considerações "não sabem ler nas entrelinhas". E acrescentou: "Nós não escarnecemos ninguém".

Está também na calha o lançamento do DVD da primeira série do formato.

Fonte: Jornal de Notícias

Bones


Trago-vos hoje mais uma crónica sobre uma das minhas muitas séries favoritas!


Desde o primeiro episódio, a série Bones conquistou-me. O facto de haver alguém com olho, racionalização e concentração capaz de descobrir os mais simples rastos de crime nos ossos de alguém, é estupendo!

Protagonizada por Emily Deschanel e David Boreanaz nas peles de Temperance "Bones" Brennan e Agente Seeley Booth (respectivamente), a série conta já com quatro temporadas completas e 84 episódios já exibidos. Foi renovada para mais duas temporadas e a quinta estreia no próximo dia 17 de Setembro.

"Bones is a sexy CSI." - li esta pequena crítica à série e achei graça.
Na série vemos Bones e Booth sempre com esta ou aquela picardia mas a amizade que os une é incondicional e não se conseguem separar.

Muitos esperem "aquele" mítico beijo entre Bones e Booth. Durante 84 episódios, a série conseguiu agarrar os telespectadores por isso e pela qualidade e mestria com que a série foi concebida.

Será coincidência?
Não. A FOX é a mestra nestes assuntos e temos imensas provas à vista!

O final da quarta temporada foi daqueles que mais controversos achei porque um crossing-over entre Bones e Family Guy é surreal! E depois junta-se o tumor de Booth no cérebro... É operado. E no último episódio vemos uma realidade alternativa (não esquecendo que estamos dentro da sua cabeça) e quando ele acorda e vê Bones pergunta quem ela era.

Espero ansiosamente pela 5ª temporada para ver como se irá descalçar esta bota.

Entretanto, deixo-vos com algumas promos à nova temporada:





Novidades desta semana

FOX
Último episódio da segunda temporada de Espião Fora de Jogo, quinta, 3 de Setembro, às 21h30.

Especial Prison Break, sábado 5 e domingo 6, exibição dos 16 primeiros episódios da quarta temporada a partir das 15h30.

FOX Life
Reposição da série Senhora Presidente, sábado, 5 de Setembro, às 16h35.

Estreia da série As Taras de Tara e Maravilhosos Subúrbios, domingo 6, a artir das 21h25.

Audimetria - 31/08/2009


O dia de ontem foi dominado pela RTP1.

No primeiro lugar do TOP temos o jogo Benfica x V. Setúbal (8-1) que prefez 16,1% de rating e 42,0% de share total. Segue-se a Flash Interview do jogo que totalizou 11,8% de rating e 28,3% de share.

Os três lugares restantes são ocupados pelas novelas da TVI que fizeram ratings entre os 9,4% e os 11,1% e shares entre os 26,0% e os 39,1%.

A ocupar a sexta posição, temos o Salve-se Quem Puder que, no total do dia fez 8,8% de rating e 21,5% de share.

O Jornal 2 ficou em vigésimo nono lugar com 2,7% de rating e 6,7% de share.

Fonte: Mediamonitor

Mais informações mais logo.

Para lá das 24


O Para lá das 24 tem hoje como tema um filme que foi exibido na RTP2 no Sábado. "Aquele Querido Mês de Agosto" despertou-me a curiosidade. Já tinha ouvido falar dele e não pude perder a oportunidade de o ver.
Tendo como fundo os bailes de Verão, o regresso dos emigrantes ao nosso país, a saudade, o renascer das vilas e aldeias que duplicam os seus habitantes com as festas em honra dos Santos, fiquei super curioso quando li a sinopse. Aliás, eu próprio acabei por deixar o filme a gravar uma vez que fui a um baile de uma terra chamada Boquilobo (algures no meio de Santarém, Torres Novas).
No entanto fiquei desiludido com o filme. A primeira hora foi de tortura autêntica. Peço desculpa, mas é o típico cinema português - monótono, parado.
A história tinha tudo para vingar caso fosse bem desenvolvida. Acho que o modo que a agarraram não foi o melhor.
No entanto tenho sempre que salientar a mensagem do filme, que no meu ver é a única coisa que se aproveita. A solidão que existe no interior, a falta de acção, e a defesa do que é português, estão bem presentes e deixa-nos a pensar.
Penso que este filme tem um tema que mostra uma autêntica verdade - as festas da terra são como que um reencontro onde paira a felicidade. Eu sou testemunha disso, uma vez que de vez em quando vou saltando de vila em vila para apanhar um bom baile.
E nesse aspecto "Aquele Querido Mês de Agosto" vinga. No entanto existem histórias secundárias que deixam muito a desejar. Esperava mais.
Dou um 4, numa escala de 0 a 10.

31 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje, mas reabrimos às 00:05 com o Para lá das 24.
O Fecho e hoje incluí portanto uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

Em Setembro é que é!

Lembram-se daquela velha conversa de que os portugueses estão divorciados da política? Pois, parece que sim. Ainda assim, nunca fiando. Este mês de Setembro é que vamos perceber se, sim, é verdade. Já na quarta-feira começam os frente-a-frente entre os candidatos a primeiro-ministro. Ou melhor entre os candidatos a primeiro-ministro (Sócrates e Ferreira Leite) e os candidatos a chatear o primeiro-ministro (Portas, Jerónimo e Louçã).

O Sócrates-Portas de quarta-feira (TVI) será uma espécie de Benfica-Braga e o Sócrates-Ferreira Leite de dia 11 (SIC) será um inevitável Benfica-Sporting. Esses terão audiências garantidas. Mas quem verá o Olhanense-Rio Ave (Jerónimo-Portas) ou mesmo o Paços de Ferreira-Leiria (Ferreira Leite- Louçã)?

Ou seja, os portugueses interessam-se pela política naquilo que é estritamente necessário à sua vida, o essencial. Já quanto ao acessório, pode ficar para depois. Mesmo sabendo que este é um momento importante da vida política nacional, com duas eleições fundamentais separadas por escassos 15 dias.

Os canais de televisão fazem a sua obrigação. Os candidatos também. E felizmente que chegaram todos a um acordo. Afinal de contas, sempre é melhor estes frente-a-frente do que aquela cegada antiga de ter todos contra todos e a Fátima Campos Ferreira pelo meio...

O Melhor & Pior da Semana (TVI)


O Melhor & Pior desta semana refere-se à TVI. Flor do Mar tem o sinal positivo. No horário em que é exibida a novela é líder incontestável. Com shares entre os 40% e os 45%, melhor era impossível.
É difícil escolher o pior da semana na estação de Queluz de Baixo. Apesar do Jornal Nacional ter ficado em 2º lugar na maior parte dos dias, em alguns a distância para o Jornal da Noite (terceiro classificado) é curta para a herança que tem (35% de share).
Mesmo assim, o sinal negativo vai para Doctor House. Durante esta semana ficou quase sempre atrás de CSI Miami.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Pai à Força - 5,1% de rat e 24,7% de share
Filme: O Contratado (TVI) - 4,9% de rat e 24% de share
Filme: O Olhar de Serpente (SIC) - 3,4% de rat e 17% de share

20:00 -21:00

Telejornal - 7,2% de rat e 28,4% de share
Jornal Nacional - 7% de rat e 26,9% de share
Jornal da Noite - 6,7% de rat e 25,7% de share

21:00 - 24:00

TGV - 7,6% de rat e 22,5% de share
Grande Reportagem - 7% de rat e 20% de share
Resumo Académica - Sporting - 4,9% de rat e 15,2% de share
Os Segredos da Magia - 4,1% de rat e 18% de share
Filme: Passageiro 57 - 4,1% de rat e 17,2% de share

Audimetria - 30/08/2009

Hoje o destaque vai para o Cabo. Foi por duas décimas que ontem não ficou em primeiro lugar, coisa que sinceramente nunca vi. A RTP1 ficou com 24% de share, o Cabo com 23,9%, a TVI com 23,8% e a SIC com 22,4%.
O programa mais visto foi a novela Sentimentos com 12% de rat e 34,5% de share.
O Jornal da Tarde volta a repetir a proeza de ser o noticiário mais visto, mas desta vez subiu ao segundo lugar, ultrapassando os 36,3% de share.
O Há Festa em.. - Castanheira de Pera, obteve 7,9% de rat, assim como o Primeiro Jornal e Nasci P'ra Cantar. O programa de Herman José entra assim para o top5 dos programas mais vistos do dia, coisa que já não acontecia há algumas semanas.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - "Big Brother" acaba no Reino Unido


Nove anos depois da primeira edição de "Big Brother" (BB) tomar de surpresa o público britânico, o canal de televisão Channel 4 anunciou que não irá renovar o contrato para a emissão do programa.

O Channel 4 comprou os direitos para o 'reality show' em 2000, mas agora afirma que o programa chegou agora ao seu fim natural. Por detrás da decisão estão as baixas audiências da última edição de BB.

A estação afirmou, no entanto, que irá cumprir o contrato de emissão de 11 séries, transmitindo a última edição de BB em 2010.

Em 2002, quando começou, o programa atingia uma média de oito milhões de espectadores, um número que baixou para os cerca de dois milhões, apesar dos esforços da estação em introduzir novidades ao formato.

O Channel 4 admitiu que o programa irá deixar um grande "buraco" no calendário do canal. "O BB foi o programa mais influente e popular que tivemos durante a última década. Inevitavelmente estamos entusiasmados e aterrorizados com a perspectiva de viver sem ele", admitiu Julian Bellamy, chefe de programação da estação.

A produtora Endemol deixou, no entanto, em aberto a possibilidade de o programa ser comprado por outra cadeia de televisão após as últimas emissões de BB e "Celebrity Big Brother".

Na semana passada, os produtores do programa anunciaram que o vencedor da actual edição - a ser anunciado esta semana - não irá receber o prémio original de 115 mil euros, após uma série de concorrentes abandonarem temporariamente a casa por uma saída de emergência.

Durante a última década, o BB britânico foi marcado por inúmeras controvérsias, incluindo os confrontos entre Jade Goody e Shilpa Shetty.

Fonte: Jornal de Notícias

Obrigado

Depois de aderir ao Google Analytics tive acesso à origem das visitas.
Como se pode ver no contador, o Televisão-Opinião ultrapassou hoje as 7000 visitas. E como tal tenho de agradecer a todos os que me visitam e que habitam em Portugal. Mas não só.

Luxemburgo, França, Brasil, Suiça, Espanha, Alemanha, Estados Unidos da América, Bélgica, Suécia, Reino Unido, entre outros, são também outros destinos das visitas que ajudam o meu blog a crescer. Por isso, aqui fica um obrigado a todos os que habitam nas localidade que disse.
Emigrantes ou não, o certo é que a maioria está atenta ao panorama televisivo português!

Amanhã não perca o Para lá das 24 às 00:05.
Continue a votar na enquete em linha.
Também amanhã às 17:00 O Melhor & Pior da Semana

30 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. As nossas Apostas de Verão no que toca a apresentadores acabam hoje. João Manzarra, Diamantina, Leonor Poeiras foram até agora os escolhidos. O de hoje, aliás, a de hoje é..


Se tivesse que escolher quatro apresentadores que se destacaram este Verão, os 3 que já fazem parte das minhas "Apostas" estavam garantidos. No que toca ao quarto elemento a escolha torna-se mais difícil. Mesmo assim, considero que a Raquel Strada esteve bem este Verão.
Pode não ser a mais experiente apresentadora, mas até que me surpreendeu. Sempre simpática e bonita, demonstra dedicação no trabalho que está a fazer. Ou no SIC ao Vivo, ou nos programas Mundo das Mulheres e Restaurante da SIC Mulher.
É uma figura que mostra credibilidade quando a situação o exige, e larga sempre um sorriso nos momentos certos. Nos programas em que a apanho, é esta a ideia que me dá.
Sinceramente até penso que daria uma boa apresentadora para um programa como Ídolos. Dá-me ideia que tem a sensibilidade e a boa disposição que é precisa para ingressar num projecto deste tipo. Quem sabe não é Raquel?

Dou hoje início à primeira votação para averiguar qual das minhas "Apostas" de apresentadores mais se destacou este Verão aos seus olhos. Conto consigo!

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 5,4% de rat e 26,9% de share
Pai à Força - 5,2% de rat e 26,6% de share
Filme: Casados de Fresco (SIC) - 3,8% de rat e 20,1% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 6,6% de rat e 26% de share
Jornal da Noite - 6,2% de rat e 23,6% de share

21:00 - 24:00

Dá-me Música - 7,6% de rat e 25% de share
Camilo & Filho - 6,2% de rat e 22,8% de share
Caminho das Índias - 4,9% de rat e 21,7% de share
Carga Pesada - 4,6% de rat e 16,8% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 29/08/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A distância da vitória não foi grande uma vez que ficou a apenas 1,3% da RTP1. O Cabo ficou a 0,1% da SIC.
O programa mais visto foi a novela Flor do Mar que quase chegou à casa dos 44% de share. Seguiu-se Deixa que te Leve com 10,4% de rat. O Jornal da Tarde repetiu não só a proeza de estar no top5 (terceiro lugar), como também de ser o noticiário mais visto. Ontem chegou aos 37% de share.
À noite quem venceu foi o Telejornal. 34,5% é um excelente resultado também.
O Salve-se quem Puder - Especial Famosos subiu ontem ao quinto lugar do top5, ultrapassando os 27% de share. Obteve 8,3% de rat.
De referir ainda que a RTP2 desceu aos 6% de share no total do dia.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

E o vencedor é..

Já temos os resultados da enquete que o Televisão-Opinião realizou para apurar qual é o seu apresentador favorito do "5 Para a Meia-Noite".
Durante 3 dias foram contabilizados 42 votos. Obrigado a todos os que participaram.

Neste sentido, aqui ficam os resultados:

1º lugar - Pedro Fernandes (35%)



2º lugar - Filomena Cautela (33%)




3º lugar - Nilton - (16%)



4º - Fernando Alvim - (7%)




4º lugar - Luís Filipe Borges - (7%)


O vencedor da enquete foi Pedro Fernandes com 37% dos votos. Parabéns!
Uma vez que Fernando Alvim e Luís Filipe Borges tiveram o mesmo resultado, foi-lhes atribuído o quarto lugar.
Antes de terminar o post vou dizer em quem eu votei. Na minha opinião são todos bons apresentadores, mas tenho um carinho especial pelo Nilton ;)

Notícias - Guerra de audiências na TV


Colegas apresentadores e perito dos média antecipam como vai ser a disputa das tardes.

O trilho dos seus destinos teima em cruzar-se. Falamos de duas das apresentadoras nacionais mais consagradas: Fátima Lopes e Júlia Pinheiro. Em breve ambas vão disputar o mesmo horário. Adivinha-se um duelo de titãs.

"As tardes da Júlia", que ocupa a faixa horária vespertina da TVI, já há muito conquistou o estatuto indestronável de líder de audiências do pequeno ecrã nacional. "Fátima", por sua vez, programa residente das manhãs da SIC, veio a perder terreno no último ano, sobretudo após a saída da profissional que lhe emprestava o nome, em virtude da sua licença de parto. Recentemente, a estação de Carnaxide decidiu reestruturar a grelha de "day time" para a "rentrée" televisiva que se avizinha e eis que Fátima Lopes transitará para a tarde.

Aliás, será este o grande trunfo do director de Programas, Nuno Santos, para readquirir algum terreno. Ora, Júlia Pinheiro e Fátima Lopes vão digladiar-se pela fidelização do mesmo público. Será que a carta lançada pela SIC cumprirá esses intentos?

Para Rui Cádima, investigador na área dos média, "trata-se de um horário muito complexo, também pelas características dos espectadores: classes C/B; isto é, reformados, donas de casa e desempregados". Perante este público, "sui generis, na sua maioria pouco intelectualizado e a precisar de uma rápida descodificação do que é dito e feito", a tarefa "complica-se", diz. Considerando que Fátima Lopes é "uma boa solução em termos de prata da casa da SIC", para fazer frente a Júlia Pinheiro, descreve esta última como: "Animal televisivo de grande porte".

Aliás, não menosprezando as capacidades de Fátima, quem classifica enquanto "dama forte da comunicação", e que, curiosamente, foi sua aluna na faculdade, aponta a Júlia "um 'savoir faire', uma vitalidade ímpar, sendo imbatível qualquer que seja o horário em que apareça". Contudo, Cádima frisa um ponto que, segundo ele, não pode ser olvidado: "Toda a equipa de produção por detrás". E nesta medida, acrescenta: "Tem de haver um esforço de retaguarda quanto aos atractivos dos formatos, porque com armas iguais, à partida, Júlia levará sempre vantagem".

Jorge Gabriel, que conduz, com Sónia Araújo, o programa matinal da RTP1, afiança ser "um descanso para o 'Praça da alegria'" deixar de contar com a concorrência de Fátima, "uma profissional de mão cheia", nas manhãs. Contudo, em seu entender, quem tem a beneficiar com esta transição são "os espectadores", e salienta que a apresentadora da SIC "não entra em nada para perder".

Não obstante, "ser menos uma arma de arremesso para o ´Praça'", Jorge está mais interessado na dupla Tânia Ribas de Oliveira e João Baião que co-dirige "Portugal no coração" nas tardes do canal do Estado. E vai de encontro à ideia de Cádima: "Em televisão não se faz trabalho solitário", pelo que o mesmo deve ser entendido "no conjunto da equipa".

Luísa Castel-Branco, quem substituiu Júlia Pinheiro no concurso "O elo mais fraco" da RTP, ressalva a sua falta de isenção para falar sobre a matéria. Mais próxima da profissional a quem sucedeu naquele conteúdo, salienta que Júlia "faz tudo excepcionalmente bem". Não lhe poupa elogios: "É fascinante a sua versatilidade". Todavia, assinala também o "profissionalismo" de Fátima.

Por seu turno, Fernando Alvim, depositanto sempre a tónica do seu discurso na brincadeira, assevera: "A melhor será aquela que mais se aproximar da Oprah em termos estéticos". Dando ainda a sua achega típica. "Talvez a Júlia, com um bom solário, tenha maior potencial", não fosse ela "mulher do meu patrão" ( Rui Pego, director das rádios públicas).

Certo é que, neste xadrez, onde a estratégia é rainha, a parada está alta. Elevou-se. O xeque-mate só se indagará daqui a algum tempo, mas, para já, infere-se, das opiniões auscultadas, que o jogo aparenta ser o mais renhido da "rentrée".

Fonte: Jornal de Notícias

29 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

Causa e consequência

A SIC perdeu em Agosto a embalagem que tinha conquistado em Junho e Julho. Os Mundiais de Atletismo, a Volta a Portugal e o arranque da Liga Sagres na RTP roubaram o protagonismo à estação de Carnaxide. Por outro lado, os formatos tipicamente de verão TGV e Salve-se quem Puder (sobretudo o primeiro, aos domingos) começam a revelar sinais de cansaço e de algum desgaste. A segunda quinzena do mês está a ser ainda pior que a primeira. Só para termos um exemplo, nos últimos nove dias contabilizados pela Marktest, esta estação ficou sempre abaixo dos 22 pontos.

Ou seja, a única estação que está a capitalizar a descida da TVI é a RTP1. Ou melhor, a questão até pode colocar-se do lado inverso. A televisão pública é causa e não consequência. A descida da ex-estação de Moniz, que deverá rondar os dois pontos entre Julho e Agosto, deve-se ao crescimento da RTP, com um mês recheado de eventos especiais.

Para a SIC era bem melhor que a queda do líder fosse estrutural e não conjuntural. Que fosse causa e não consequência. Porque se assim fosse, significaria que os portugueses estavam cansados da TVI. E, apesar de tudo, é mais fácil a SIC concorrer com a RTP, cuja irregularidade da sua prestação nas audiências lhe permitiria alimentar mais veleidades.

O drama é que, apesar da fragilidade que a TVI vai dando sinais em alguns dias, não parece ser para já o divórcio entre os portugueses e a televisão das novelas. O que torna Setembro muito mais perigoso para a SIC…

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar- 7,4% de rat e 34,3% de share
Telejornal - 6,4% de rat e e 33,6% de share
Tá a Gravar - 3,4% de rat e 15,5% de share

20:00 - 21:00

Futebol - Barcelona vs Sh. Donetsk - 8,3% de rat e 26% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 8,5% de rat e 23,7% de share
Jogo Duplo - 6,9% de rat e 24,2% de share

Camilo & Filho - 6,4% de rat e 21,5% de share
Caminho das Índias - 5% de rat e 23,6% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 28/08/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Com 27% de share, a estação de Queluz de Baixo colocou no top5 as novelas Deixa que te Leve (12,4% de rat), Sentimentos (10,9% de rat) e Flor do Mar (ultrapassou a barreira dos 40% de share).
O noticiário mais visto foi o Jornal Nacional com 9,7% de rat e 31,9% de share.
A curiosidade do top5 de ontem foi a entrada de Jornal da Tarde. Já não é a primeira vez que isto acontece, mas talvez o Verão Total nos Açores tenha ajudado o noticiário a alcançar 9% de rat e 38% de share.
O programa mais visto da SIC foi o Jornal da Noite com 8,6% de rat e 28,4% de share. A estação de Carnaxide subiu ontem aos 22,2% de share, mas não foi o suficiente para subir ao segundo lugar nas audiências.

Mais informações mais logo

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa


Bom dia. Aqui ficam as principais novidades televisivas segundo a imprensa.



Inês Castel-Branco está na SIC

A próxima série da SIC, ainda sem nome, começa esta semana em pós produção. Para o elenco, está assegurada Inês Castel-Branco, que regressou ao trabalho esta semana para se dedicar a este novo desafio. A data de estreia desta série está agendada para 2010 e traz uma grande novidade. Quem irá escrever a série é nada mais nada menos que Inês Castel-Branco. Depois de ter assinado um contrato com a estação de Carnaxide, a actriz tem agora um papel acrescido. De referir ainda que Rita Lello também está escalada para o elenco.

Mais episódios de "Pai à Força"

Depois dos bons resultados da primeira temporada, a estação pública volta a apostar nesta série protagonizada por Pêpe Rapazote. A RTP1 encomendou mais 24 episódios, sendo que a história irá manter-se praticamente igual. Há apenas uma novidade por enquanto. Patrícia Bull regressa à ficção como ama dos filhos de Pêpe Rapazote.

Gato Fedorento a 14 de Setembro
O popular quarteto humorístico está de volta aos ecrãs. Depois de "Zé Carlos", a SIC vai emitir a nova série de Gato Fedorento a partir do dia 14 do próximo mês. O programa terá como base o antigo formato, mas será em directo. Tal como o blog tinha adiantado, com as eleições à porta os políticos serão os alvos desta nova série de humor.

Mais "Prós & Contras"
Fátima Campos Ferreira regressa aos ecrãs com o seu programa de debates já no próximo mês. Será dia 7 de Setembro que novos temas e novos convidados vão estar em destaque no auditório da Casa do Artista em Lisboa.


Tobias Monteiro na TVI


Pelo nome muitos não o conhecem, mas pela fotografia a maioria chega lá. O actor que participou em "Cenas do Casamento" entra agora na novela "Deixa que te Leve", onde provocará uma reviravolta. Ele será o italiano Fr
ederico, um pretendente de Luz, personagem interpretada por Mariana Monteiro.
"Ele é o típico aristocrata sedutor" afirma o actor à Telenovelas desta semana.



De apresentadora a actriz

A apresentadora de "Você na TV!", Cristina Ferreira, fez uma participação especial na novela "Sentimentos". Segundo ela: "Estava um bocadinho nervosa. Mas falei com o Ruy de Carvalho e ele deixou-me completamente à vontade e deu alguns conselhos". O convite foi feito através do telefone pela produtora da novela. Cristina Ferreira respondeu de imediato: "Claro que sim!".


"Acho que a Rita Ferro me trata pior a mim que aos outros" - Nuno Graciano referindo-se ao seu trabalho no "SIC ao Vivo" aos olhos de Rita Ferro Rodrigues.



Fontes: TV Guia; Notícias TV; Telenovelas
Nota: Todas as notícias da Revista de Imprensa são resumidas das notícias originais das fontes apresentadas em cima.

28 de agosto de 2009

Última hora - Único debate na TV entre Sócrates e Ferreira Leite é na SIC em Setembro


Este foi o resultado do sorteio que reuniu na tarde desta sexta-feira os responsáveis das três televisões. Para além do duelo Sócrates-Ferreira Leite, a SIC e a SIC Notícias vão transmitir mais dois debates: um entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa e outro entre Paulo Portas e Jerónimo de Sousa.

Os debates arrancam na próxima quarta-feira, na TVI, com o frente-a-frente entre José Sócrates e o líder do CDS-PP, Paulo Portas.

Fecho


O Fecho de hoje incluí uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:


O senhor que diz adeus às nuvens

De todas as personagens desconcertantes surgidas (ou ressurgidas) na TV nos últimos anos, a mais desconcertante é José Manuel da Costa Teso, o meteorologista da RTP. Tem um nome que já não é deste tempo, enunciado à maneira de um tempo que não é este. Usa um papillon, uma pose e uma mímica que já não são deste tempo também - e, sobretudo, fala de uma maneira já há duas ou três gerações estava fora de tempo.

"Boas notícias para os bragantinos", diz Teso. "Tempo menos bom para a Cidade dos Arcebispos", continua. "Animem-se, egitanienses!", "Em Aveiro, terra de Zeca Afonso…", "Muito calor para albicastrenses e escalabitanos", "Para Lisboa, cidade das sete colinas…", "Em Setúbal, de Luísa Todi…", "Para Beja, com o seu famoso pelourinho…"… Ouvi-lo é como voltar aos exames da quarta classe dos anos 50, onde se recapitulavam os monumentos, os rios e os ramais de comboio - e, aliás, não se perdia uma oportunidade para usar um gentílico mais engraçadinho.

Os cavaleiros da TV moderna talvez não gostem dele. José Manuel Teso enche as previsões de palha e desperdiça tempo que podia render publicidade. Mas, naquele seu estilo pomposo, meio Jorge Emiliano (o árbitro brasileiro a quem chamavam "Margarida", vão ver ao YouTube) e meio senhor-que-diz-adeus- -aos-carros-no-Saldanha, traz ao boletim meteorológico da RTP ao mesmo tempo uma comicidade, um interesse e (aliás) uma credibilidade científica que nenhuma manequim conseguiria trazer.

E depois de Susan Boyle..

Chama-se Danyl Johnson, é professor, e revelou-se um animal de palco no programa Factor X!


MMV - Minuto Mais Visto da Semana

A RTP1 vence o Minuto Mais Visto da Semana com o jogo entre o Sporting e a Fiorentina. No dia 18 de Agosto, pelas 21 horas e 29 minutos, a estação pública obteve 18,6% de rat e 52,8% de share.
A novela Deixa que te Leve ficou em segundo lugar no MMV. Às 22 horas e 14 minutos, no dia 21 de Agosto, a TVI conseguiu 40,2% de share.
Destaque para a RTP2. Com o atletismo o segundo canal conseguiu 35,3% de share às 16:53 de dia 23 de Agosto! Por outras palavras, durante esse período foi a estação mais vista do conjunto dos generalistas.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 27/08/2009

O dia de ontem foi novamente ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo está a subir. Ao invés, a SIC não consegue sair dos 20/21% de share. Esta quinta-feira ficou atrás do Cabo.
As novelas da noite foram os 3 programas mais vistos do dia. Deixa que te Leve levou a melhor obtendo 12,8% de rat e 35,4% de share. Seguiu-se Sentimentos e Flor do Mar.
O noticiário mais visto foi o Telejornal com 8,9% de rat e 28,2% de share.
Há algum tempo que isto já não acontecia, mas ontem Morangos com Açúcar foram o quinto programa mais visto do dia. Por 1,7% de share, não chegaram aos 40%.
O Jornal da Noite foi o programa com maior audiência na SIC com 8,3% de rat e 25,1% de share.
A série Sobrenatural voltou a ser a mais vista da RTP2 à quinta-feira, obtendo 2,5% de rat e 8,3% de share.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor