14 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Por hoje fechamos, mas à 00:05 não perca o Para lá das 24. Fica a par de mais uma opinião sobre uma personalidade que todos nós conhecemos e que está em destaque na crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Dar-se ao respeito

Fracassada a experiência na TVI, ficamos à espera das manobras de Herman José para tentar apresentar um programa no AXN, na TV Record ou no Canal Benfica. Herman tinha toda a vantagem em refugiar-se agora na rádio, na Internet, mesmo nos espectáculos ao vivo - cinco anos nas margens da actualidade, até ser recuperado como um fenómeno de culto, primeiro com direito a programa (por exemplo) na SIC Radical, depois com convites para aparecer (pelo menos aparecer) em todo o lado. Mas não quer. Ainda agora, no momento em que se soube que Nasci P'ra Cantar acaba a 13 de Setembro, a primeira coisa que deixou clara foi que pretende dedicar-se aos espectáculos ao vivo, mas ainda na expectativa de ter um talk show.

A persistência vai deixando de ser criticável para passar a ser penosa. Por esta altura, já é como se Herman não pudesse mesmo dispensar-se da televisão. E a única esperança que podemos ter, em seu favor, é que as suas motivações sejam financeiras. Trate-se de repisa (do tipo "Comeram-me a carne, agora roam-me os ossos") e Herman valerá um livro. Trate-se de ego e solidão (do tipo "Que sentido tem agora a minha vida sem isto?") e valerá uma enciclopédia. Em qualquer caso, é já, por esta altura, a nossa melhor história de ascensão e queda no domínio da televisão. Por acaso, não estamos mal: ainda levámos 50 anos a fazer a primeira grande vítima. A não ser que Zé Maria também conte - e, então, já nem esse título Herman poderá ostentar.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 7,1% de rat e 33,3% de share
O Preço Certo - 5,8% de rat e 27,6% de share
Tá a Gravar - 3,3% de rat e 15,3% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 8,0% de rat e 28,1% de share
Jornal da Noite - 7,6% de rat e 26,7% de share

21:00 - 01:00

Especial Informação (RTP1) - 8,2% de rat e 25,4% de share
Jogo Duplo - 7,9% de rat e 22,7% de share
Cenas do Casamento - 6,9% de rat e 20,5% de share
Caminho das Índias - 6,1% de rat e 25,3% de share
Dr. House - 3,3% de rat e 24% de share
CSI Miami - 2,9% de rat e 24,3% de share

Fonte: A Minha TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana é ganho pelo futebol. Os 3 principais canais obtiverem o seu melhor resultado com este desporto. Mesmo assim a TVI ganhou.O Twente-Sporting conseguiu no dia 4 de Agosto, pelas 21 horas e 37 minutos, 19,2% de rat e 50,6% de share. Seguiu-se o Benfica-AC Milan transmitido pela SIC. Às 21 horas e 16 minutos o jogo obteve 52,5% de share!

Fonte: Correio da Manhã TV

Audimetria - 13/08/2009


O dia de ontem manteve-se igual a tantos outros com a TVI a liderar com 25,9% de share diário, seguida da RTP1 com 24,1% e SIC com 22,1%. Mais uma vez, a RTP2 conseguiu um share superior a 8,0%.

Os três primeiros lugares do TOP5 são ocupados pelas novelas da TVI com ratings que variam entre os 9,4% e os 11,7%. Embora Flor do Mar tenha pouco rating, é, das três, a que consegue um share perto dos 40%.

Em quarto lugar, está Salve-se Quem Puder com 8,6% de rating e 24,5% de share. O programa do horário nobre da SIC tem vindo a descer nos últimos dias e não é bom sinal.

A fechar o TOP5 está o Telejornal da RTP1 com um rating de 8,4% e um share de 30,1%.

A RTP2 conseguiu pôr na posição 35 a série Sobrenatural que logrou conseguir um rating de 2,4% e um share de 8,0%.

Fonte: Mediamonitor

Mais informações mais logo.

13 de agosto de 2009

Para lá das 24


Boa noite.

Não querendo ser mauzinho, começo a perceber porque José Figueiras passou a ser o bombeiro da SIC. Sinceramente as figuras que ele faz no SIC ao Vivo deixam muito a desejar. Tudo bem, é um apresentador popular, bem disposto, e está nas 7 quintas pois quase pode fazer tudo no programa. No entanto esse fazer às vezes é tão mas tão descabido e desnecessário que até mete dó.



É por isso que a RTP1 tem os melhores apresentadores de televisão. Tem um vasto lote. Os com mais classe, como a Catarina Furtado, e os mais brincalhões como o João Baião. No meio encontramos José Carlos Malato, Sílvia Alberto, Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo ou Jorge Gabriel.

Sinceramente tinha o José Figueiras em maior consideração. É possível ser brincalhão e ter classe ao mesmo tempo. Basta estabelecer limites.

Fecho


Boa noite, fechamos até à meia-noite com uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:


Televisão inteligente

Cinco para a Meia Noite é uma inteligente surpresa da RTP2. É inteligente porque parte de um conceito. Ou seja, não se trata apenas de chegar ali, colocar uns "patetas" a apresentar e ter uns convidados mais ou menos conhecidos. Está ali trabalho. E, nos tempos que correm, televisão pensada, com conceito, não é coisa muito em voga. Porque pensar dá uma grande trabalheira.

É inteligente ainda porque, mesmo partindo de um conceito comum, tem especificidades próprias a cada dia da semana, que variam em função do rosto do programa.

E é inteligente, sobretudo, porque quem pensou o programa e quem o decidiu aceitar e programar percebeu que o canal mais improvável para ele ser exibido era mesmo a RTP2. E isso é um dos segredos do sucesso. É que, por momentos, quando se faz zapping, e damos de caras com o Cinco para a Meia Noite, pensamos estar a ver a SIC Radical. O tiro é certeiro: ainda que a RTP2 esteja a revelar há muito um importante esforço para suavizar a sua grelha (procurando chamar novos públicos a um canal que é muito mais do que a estação erudita e cinzenta que muitos pensam ou querem fazer crer...), continua a estar afastada dos jovens. Nilton, Pedro Fernandes, Fernando Alvim, Luís Filipe Borges e Filomena Cautela são jovens, com boa relação com a câmara, suficientemente interessantes e suficientemente "patetas" para manter viva uma boa cavaquei- ra. E isso pode ser, é, boa televisão.


Análise do dia:

A TVI ganhou o dia com 29% de share. O futebol beneficiou a estação de Queluz de Baixo. No entanto foi a novela Deixa que te Leve o programa mais visto do dia. No top5 foi possível verificar que Salve-se quem Puder subiu mais umas décimas no rating. Obteve 10,2%.
O programa mais visto da RTP1 foi Jogo Duplo.
A diferença entre a estação pública e a estação de Carnaxide foi de uma décima. No entanto quem levou a melhor foi a SIC com 22,7% de share.

No inicio da madrugada não perca o Para lá das 24. Com o calor o sono custa a chegar. Como tal o Televisão-Opinião dá uma ajuda para se passar o tempo. Por volta da meia-noite passa a existir um espaço de opinião no blog. Não perca.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Jornal Nacional - 5,6% de rat e 35,1% de share
O Preço Certo - 5,1% de rat e 27,7% de share
Tá a Gravar - 4,3% de rat e 21,8% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 7,8% de rat e 27,7% de share
Jornal da Noite - 7,3% de rat e 25,6% de share

21:00 - 01:00

Cenas do Casamento - 7,8% de rat e 24,6% de share
Caminho das Índias - 5,4% de rat e 24,3% de share
Conta-me como Foi - 5,1% de rat e 16% de share
A Minha Família - 4,3% de rat e 15,5% de share
Dr. House - 3,2% de rat e 25,7% de share
CSI Miami - 3,1% de rat e 33% de share

Fonte: A Minha TV

O Melhor&Pior da Semana (RTP1)


O Melhor & Pior da Semana refere-se hoje à RTP1. Apesar de não continuar com a grande audiência que era possível verificar há alguns meses, Fernando Mendes começa a aproximar de Morangos com Açúcar.
O menos da semana é sem dúvida entregue à série A Minha Família. Já tive oportunidade de a ver e achei piada. No entanto a concorrência é forte, e exibir repetições não traz frutos tal como se pode ver. A Minha Família raramente atinge os 15% de share, e é uma sorte se consegue fazer parte dos 10 programa mais visto do canal público.

Notícias - Herman de saída da TVI

Herman de saída da TVI

O apresentador nunca conseguiu liderar com ‘Nasci p’ra Cantar’

"A minha vida com a TVI acaba a 13 de Setembro", revelou ao CM Herman José, actualmente à frente do programa ‘Nasci P’ra Cantar’. Depois de sair da SIC, o apresentador foi convidado pelo então director-geral da estação de Queluz de Baixo, José Eduardo Moniz, para reforçar o horário nobre de domingo. O programa não correu como previsto e Herman, que é apenas colaborador do canal, corre o risco de ser dispensado pelos actuais responsáveis da estação.

Consciente de que pode sair da TVI no final de ‘Nasci P’ra Cantar’, Herman José garante ao CM: "Acaba o elo profissional, mas não o afectivo. A equipa do programa é fantástica e a TVI tem de facto um ambiente familiar." Na iminência de sair do ecrã, o apresentador vira-se para os espectáculos ao vivo. "São a minha obsessão", diz.

José Eduardo Moniz foi o homem que deu mão a Herman José, depois de meses de indecisão da direcção de Programas da SIC, em relação a um novo projecto do apresentador. Depois de muito se especular sobre o futuro de Herman, Moniz convidou a Imprensa e apresentou-o como novo reforço da TVI.

Mas é certo que ‘Nasci P’ra Cantar’ não volta à antena depois de 13 de Setembro e o mesmo deverá acontecer com o seu apresentador. Herman José, além de ter perdido o seu grande elo de ligação à TVI, José Eduardo Moniz – actualmente vice-presidente da Ongoing Media – e de não ser quadro da empresa, viu o seu programa ser um fracasso de audiências.

APONTAMENTOS

TALK-SHOW

Herman José já apresentou vários formatos, passando pela música ou sketches humorísticos. O apresentador espera ainda conduzir um talk-show.

MÚSICA

A paixão de Herman José pela música é já bastante longa. O apresentador lançou recentemente o CD intitulado ‘Adeus Vou Ali Já Venho’.

AUDIÊNCIAS

‘Nasci P’ra Cantar’, que no último domingo foi visto por 552 mil telespectadores, nunca liderou no horário. Já a TVI está à frente há quatro anos.

Fonte: Correio da Manhã

Audimetria - 12/08/2009


É de louvar a subida da RTP2, nestes dias.

Mais uma vez, a TVI regressa à liderança dos canais generalistas fazendo um share diário de 29%. Vingou no dia não só com as novelas Deixa Que Te Leve, Sentimentos e Flor do Mar que, desde já, asseguram bons ratings e shares, mas também com o Sub-21. Usualmente, o futebol consegue bons shares e ontem não foi excepção.

A SIC em segundo lugar com um share diário de 22,7%, muito próxima da RTP1. O Salve-se Quem Puder conseguiu vingar no horário nobre com 10,2% de rating (mais 0,6% que no dia anterior).

A RTP1 terminou o dia em terceiro lugar com um share de 22,6% atingindo o Jogo Duplo a posição 6 da grelha de programas fazendo um rating de 8.6% e um share de 24.4%. É de louvar, igualmente, a subida constante do Jogo Duplo, durante o Verão, no TOP de programas mais vistos.

A RTP2 conseguiu, mais uma vez, um share acima de 8,0% sendo de congratular a posição 36 ocupada pelo Jornal 2 (rating de 2.5% e share de 7.7%).

Fonte: Mediamonitor.

Mais informações mais logo.

Para lá das..24


Boa noite.. A partir de hoje passamos a ter uma nova rubrica nocturna. Depois do já conhecido Fecho, o Televisão-Opinião passa a contar com o Para lá das..24. Esta rubrica é editada sempre que possível e pelo menos uma vez por semana. Serão debatidos vários temas. E já sabe, se quiser participar, basta comentar.
Não se esqueça..o dia e a noite começam aqui no Televisão-Opinião.

12 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:

Uma companheira fantástica

A ver se eu reproduzo bem. Nuno Graciano: "Olha, Yannick…" Yannick Djaló: "Sim?" Nuno Graciano: "É o seguinte. Ah, meu Deus, eu sou terrível…" Merche Romero: "Olha, olha, deixa-me só perguntar. Tu ficas hipnotizado com os olhos da Luciana?" Yannick Djaló: "Sim, sim. Fico sempre." Nuno Graciano: "Olha, meu querido. E a Luciana deixa-te com força e vigor e fulgor para treinares bem?" Yannick Djaló: "Sempre, sempre, sempre. Dá-me muita força." Merche Romero: "E canta só para ti?" Yannick Djaló: "É uma companheira fantástica." Nuno Graciano: "Portanto, não te consome muita energia, não?"

É um extracto de uma das edições de SIC ao Vivo da semana passada: aquela em que Luciana Abreu foi lá cantar - e em que Nuno Graciano e Merche Romero a "surpreenderam" com um telefone de Yannick Djaló a dizer que a amava acima de tudo. Em pouco mais de dois minutos, de resto bem à medida do timing televisivo, houve de tudo: juras, lágrimas, brejeirice, repreensões veladas àqueles que se metem na vida de Luciana e, ao mesmo tempo, toda a gente a meter-se na vida de Yannick. Perdido o Festival RTP da Canção, o jogador do Sporting é o novo projecto da cantora. E é como se toda a gente namorasse com ele: a televisão, as revistas, o país inteiro. Por acaso, eu sempre disse: mais depressa Luciana Abreu arranja o seu futebolista do que o Sporting ganha o campeonato. Mas, que isto seja futebol, duvido. E, que não é televisão, tenho a certeza absoluta.

Outras audiências

19:00 - 20:00

O Preço Certo - 6,0% de rat e 29,2% de share
Tá a Gravar - 5,4% de rat e 26,4% de share
Futebol Portugal - Irlanda do Norte - 5,1% de rat e 26,7% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8,6% de rat e 30,4% de share
Jornal Nacional - 6,4% de rat e 22,4% de share

21:00 - 01:00

As Divinas Comédias - 8,4% de rat e 25,4% de share
Cenas do Casamento - 8,1% de rat e 23,6% de share
Jogo Duplo - 7,3% de rat e 21,2% de share
Caminho das Índias - 5,6% de rat e 24% de share
A Minha Família - 3,7% de rat e 12,9% de share
CSI Miami - 3,5% de rat e 36,7% de share
Dr. House - 2,7% de rat e 20,4% de share

Audimetria - 11/08/2009


O dia de ontem foi bastante renhido. Sinceramente não sei o que se anda a passar. Ontem a TVI desceu aos 24,1% de share. A RTP1 ficou a 0,1% de distância e a SIC a 0,4%. Não acredito que esta queda nas audiência seja motivada pela saída de José Eduardo Moniz. As coisas não são assim. Mas a verdade é que mesmo com futebol a estação de Queluz de Baixo não viu frutos disso.
A novela Deixa que te Leve conseguiu 11,5% de rat e 34% de share, tendo sido o programa mais visto do dia. Segui-se Sentimentos com 11,1% de rat. Salve-se quem Puder subiu ao 3º posto com 9,6% de rat e 28,1% de share, superando a novela Flor do Mar.
O noticiário mais visto foi o da RTP1, Telejornal, com 9,4% de rat e 34,1% de share.
Na RTP2 a série O Mentalista ultrapassou novamente os 10% de share. Ontem obteve 10,3% de share e 3,2% de rat.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Rui Vilhena escreve a pensar em Fernanda Serrano

O guionista Rui Vilhena analisa, neste momento, as várias personagens anteriormente interpretadas por Fernanda Serrano. O objectivo da pesquisa está devidamente direccionado: construir uma personagem diferente de todas as outras a que esta actriz já deu vida para aquela que será a primeira participação de Fernanda Serrano numa novela com a sua assinatura.

"Sempre admirei o trabalho dela e nunca a tive a oportunidade de a ter numa novela minha", justificou Rui Vilhena.

"O guião está numa fase embrionária. Ainda estou a trabalhar na sinopse", assinalou, antes de falar no processo criativo em curso.

"É muito importante que os actores trabalhem registos diferentes e eu também gosto que o façam", explicou. Poderá Fernanda Serrano regressar à antena no papel de vilã? Rui Vilhena não revela nada a esse respeito. Apenas confirma o protagonismo da actriz na saga.

Com esta novela, cuja estreia deve acontecer antes do final do ano, Fernanda Serrano retomará a presença regular nos ecrãs, depois de um período de pausa motivado pela descoberta do cancro da mama. Nascida em 1973, Fernanda Serrano começou pelo cinema, mas deve a estreia televisiva a um convite de José Eduardo Moniz para apresentar "Noite de Reis", na RTP. Nas novelas, cedo atingiu os papéis principais. No cinema, protagonizou "Jaime".

Fonte: Jornal de Notícias

11 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com a já habitual crónica. A de hoje é da autoria de Nuno Azinheira e foi retirada do Diário de Notícias.

As audiências não são a bolsa

As audiências televisivas medem tendências de média/longa duração. Obviamente, a saída de Moniz não podia sentir-se já.

A TVI conseguiu no domingo um dos piores resultados dos últimos anos. É claro que há muita gente que se apressou a dizer que eram "os piores resultados da era pós-Moniz". Foram, de facto, mas é um disparate chegar a esta conclusão. Moniz saiu há três ou quatro dias, portanto, qualquer resultado baixo seria sempre o pior dos novos tempos. Depois, ninguém que perceba minimamente de televisão pode dizer, se quiser ser honesto, que as audiências reflectem já o efeito da saída do líder. Não reflectem, nem podem reflectir. As audiências televisivas não são a bolsa de valores, são tendências de média/longa duração, que avaliam apenas o interesse do consumidor pelas ofertas que os programadores televisivos lhes colocam à frente.
Como explicar então os 19,7% de quota de mercado conseguidos pela TVI no domingo, atrás do cabo, mais de dez pontos atrás da RTP1 (primeiro lugar) e a mais de cinco da SIC (segunda classificada)? Precisamente, pela oferta televisiva do dia.

Com um dia muito forte, a RTP1 juntou a eficácia do futebol (a final da Supertaça entre o FC Porto e o Paços de Ferreira foi vista por 1,2 milhões de espectadores), ao furor da subida ao alto da Senhora da Graça na Volta a Portugal (36,5% de share) ao interesse suscitado pelo funeral de Raul Solnado (a televisão pública deu um banho na TVI na qualidade da emissão em directo, enquanto a SIC, estranhamente, nem foi a jogo).

Tudo somado, a RTP conseguiu uma vitória como há muito não se via e a TVI caiu como já ninguém se lembrava. Mas foi só isto, nada mais. Amanhã, garanto-vos, tudo volta ao normal....

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 6,6% de rat e 30,4% de share
O Preço Certo - 6,0% de rat e 27,8% de share
Tá a Gravar - 3,8% de rat e 17,8% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 8,4% de rat e 27% de share

21:00 - 24:00

As Divinas Comédias - 8,7% de rat e 24,9% de share
Jogo Duplo - 8,5% de rat e 23,8% de share
Salve-se quem Puder - 8,4% de rat e 23,6% de share
Cenas do Casamento - 7,3% de rat e 20,9% de share
Caminho das Índias - 5,6% de rat e 22,1% de share

Fonte: A Minha TV

Audimetria - 10/08/2009


Bom dia. Ontem a TVI subiu e a RTP1 e a SIC desceram. O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve com 12,6% de rat e 35,5% de share. Seguiu-se Sentimentos com 12% de rat e Flor do Mar com 10,1% de rat. O share da última bateu os 40%.
Quanto a noticiários, o Telejornal foi o mais visto (9,6% de rat e 31,1% de share), seguido do Jornal da Noite (9,1% de rat e 29,4% de share).
Analisando os shares das 3 estações, é de referir que a RTP1 está a tornar-se forte. Num dia de semana consegue 23,6% de share. Ora isto é penalizante para Carnaxide. A TVI esteve muito melhor que ontem, mas mesmo assim o share é inferior a outrora.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Notícia - Ongoing prefere a SIC


Moniz assume vice-presidência de um grupo que ambiciona poder comandar a Impresa

Aproveitou-se a apresentação de José Eduardo Moniz como vice-presidente da Ongoing Media para esclarecer que a prioridade do grupo é comprar a Impresa e não a Media Capital. O trunfo para seduzir Balsemão chama-se Moniz.

"Damos prioridade às posições onde estamos presentes", disse, ontem, Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing Media, proprietária do Diário Económico. Este grupo detém 23.5% da Impresa (SIC). Rafael Mora, o número dois da Ongoing, de nacionalidade espanhola, reiterou a ideia, recorrendo à metáfora do namoro para exemplificar o ponto da situação dos negócios. "Com a Media Capital houve conversas informais, saímos para tomar um copo, não houve namoro, não nos obriguem a casar já", explicou. "Com a Impresa já namorámos; ela é a nossa primeira prioridade".

Mostrando-se paciente em relação a uma resposta afirmativa da parte de Francisco Pinto Balsemão, o presidente da Impresa;o vice-presidente da Ongoing referiu que não é imperioso adquirir uma posição maioritária no grupo. Basta-lhes 30%, desde que o acordo tácito pressuponha poder de decisão. "Queremos partilhar a gestão". A atitude diante do desejado poder na televisão revelou-se ontem menos exigente do que a expressa na semana passada. O objectivo: levar Balsemão a ponderar a possibilidade de delegar o comando. Numa proposta inicial, sobraria a Balsemão o cargo de administrador não executivo na empresa que fundou. Recorde-se que o presidente da SIC comunicou não estar disposto a alterar a sua posição. Ontem, Rafael Mora falava que não tinha pressa e que nem sequer foi estabelecido um prazo para se passar ao plano B - a negociação com a Prisa.

Para Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing, o negócio com a Impresa não trava um futuro acordo com a Media Capital. "Não estamos em conversações com a Prisa, mas estamos abertos à sua retoma", declarou. De qualquer modo, se houver evolução neste sentido, a Ongoing irá desfazer-se na participação da SIC. Ontem, a tónica do seu discurso foi outra: a aposta na lusofonia, no Brasil e nos países africanos. "Esperamos inovar para que Portugal seja um pólo de desenvolvimento da língua portuguesa". Foi neste feixe de coordenadas que introduziu a contratação de José Eduardo Moniz, a quem reconhece a qualidade de "trunfo para qualquer grupo de média".Sobre um eventual acordo prévio com a PT, anterior interessado na TVI, Vasconcellos admite a criação de sinergias, mas não mais do que isso. " Não acredito que os grupos de telecomunicações criem conteúdos".

Fonte: Jornal de Notícias

10 de agosto de 2009

Recorde

É verdade. Hoje o Televisão-Opinião bateu um recorde de visitas. Não me lembro de nos últimos dias ter tantos visitantes. Talvez para muitos este resultado seja pouco e para outros seja muito. Para mim é óptimo. E só o consigo através de si, que todos os dias visita o meu blog.

Prometo dar-lhe a conhecer todas as novidades televisivas diariamente e ao minuto. E é aqui que se destaca o Televisão-Opinião. Uma notícia que chega à redacção merece a sua divulgação instantânea. E é isto que eu e o Jorge prometemos - publicação rápida e eficaz.

21 horas e 27 minutos - O Televisão-Opinião já conta com 92 visitantes.

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Em que é que ficamos?

O Relatório de Regulação apresentado esta semana pela ERC é equívoco, e a melhor prova disso é o capítulo dedicado à RTP. Ao centrar-se nos dados estatísticos, insistindo nas cronometragens dos temas cobertos e na contagem das fontes utilizadas, a Entidade Reguladora acaba por só encontrar virtudes na RTP, o que não será propriamente exacto. Entretanto, e ao pretender amenizar os encómios, Azeredo Lopes não consegue outra coisa senão, paradoxalmente, desmentir o estudo que ele próprio fez.

A razão por que José Alberto de Carvalho não percebe o discurso é simples: o discurso não faz sentido. Na melhor das hipóteses, trata-se de uma tentativa de justificar a própria existência da entidade. Se a informação pública for tão claramente melhor do que a privada, como indicam as estatísticas, de pouco serve uma auditoria desta natureza, com este peso institucional e este tipo de custos. Portanto, há que ressalvar: a informação da RTP é mais contida, mais diversificada e mais equitativa do que a da concorrência, mas a sua agenda não tem grandes "marcas distintivas".

Talvez fosse melhor darmos um saltinho até ao século XXI. Num tempo assim, a que chamámos "globalizado", o mais natural é a "aproximação das agendas jornalísticas" - e, portanto, o "princípio da distinção" está também na gestão que se faz da matéria informativa, não apenas na matéria propriamente dita. A acreditar nos números, a RTP gere-a melhor. Porque é que não havemos de conformar-nos com isso?

Última hora - Novo programa de Magia na SIC


Para quem acompanhou o SIC ao Vivo de hoje viu a novidade. A SIC vai estrear brevemente um novo programa de magia com Mário Daniel.

Audimetria - 09/08/2009


Com futebol a estação pública liderou por completo. O jogo entre o Porto e o Paços de Ferreira alcançou um bom rat - 13,3%. O Telejornal foi o noticiário mais visto durante a noite com 10,1% de rat e 34,4% de share. A entrega da taça ocupou o terceiro lugar do top5.
O programa mais visto da TVI foi a novela Sentimentos com apenas 26,9% de share.
Na SIC o Primeiro Jornal não deu hipóteses à concorrência no mesmo horário. O noticiário apresentado por Fernanda Ribeiro ficou em quinto no que toca aos cinco programa mais vistos do dia - 8,0% de rat e 34% de share.


Quanto ao horário das 19:00, a não transmissão da SIC da morte de Raul Solnado trouxe frutos à estação de Carnaxide. O filme Vestido a Rigor obteve 6,5% de rat e 29,6% de share, ficando à frente do especial sobre Raul Solnado da RTP1 (6,4% de rat e 30,6% de share) e da TVI (4,3% de rat e 20,6% de share).

Nos noticiários, depois do Telejornal, o Jornal da Noite ficou à frente do Jornal Nacional. Fez 7,5% de rat e 24,7% de share contra 6,3% de rat e 21,0% de share.
O TGV não conseguiu mais que 7,9% de rat e 22,6% de share. A repetição de Salve-se quem Puder (6,7% de rat e 25,4% de share) conseguiu ser mais vista que Nasci Para Cantar (5,5% de rat e 25,5% de share. Na RTP1, Divinas Comédias, emitidas a partir das 23:00, obteve 6,7% de rat e 23,6% de share.

No total do dia a RTP1 conseguiu 30% de share, a SIC 24,8% e por fim a TVI com o pior resultado dos últimos tempos - 19,7%.


E os apresentadores de Ídolos são..


A notícia vem no Jornal de Notícias. Acho uma excelente aposta em João Manzarra. Muito boa mesmo. Fico super feliz por ele, pois neste momento ele é o apresentador revelação deste ano.
Quanto a Cláudia Vieira, tenho um carinho especial por ela. Se conseguirá vingar? Não sei. Se é uma boa aposta? Não sei, mas o que cria em mim esta notícia sobre ela é a expectativa para ver como se sairá.
Boa sorte aos 2.

Última hora - José Eduardo Moniz já é vice-presidedente da Ongoing


O presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos anunciou hoje em conferência de imprensa que José Eduardo Moniz será vice-presidente da Ongoing Media.

De acordo com o responsável, um dos objectivos da Ongoing é trabalhar nos países de língua portuguesa.

José Eduardo Moniz anunciou na passada quarta-feira a saída do cargo de director-geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação televisiva.

Fonte: Diário de Notícias

Opinião - Marco Horácio


De facto Diana Chaves e Marco Horácio fazem uma boa dupla. A cumplicidade entre os dois já se nota, assim como o orgulho que ambos têm perante o sucesso de Salve-se quem Puder.
Apesar de muitos se queixarem de o programa já não animar tanto como quando estreou, não penso assim. Como nunca fui um espectador assíduo de Salve-se quem Puder, não me faz tanta confusão as paredes serem sempre as mesmas, ou de não haver inovação. Quer dizer, a inovação está lá. Basta ver os especiais e a possibilidade de cada um nós enviar as nossas próprias paredes para o programa. Mas o meu objectivo com este post não é analisar se há ou não inovação. É pura e simplesmente elogiar a postura de Marco Horácio. Nota-se que ele gosta de fazer o programa. Ok, o mesmo se passa com a Diana Chaves. Mas é diferente. No especial Amigos da Diana vs Amigos do Marco viu-se não só a cumplicidade entre os dois, mas também o profissionalismo, o orgulho e a vontade de fazer sorrir os portugueses do rei da "bobagem". Parabéns Marco, gostei de ver! Merece mais uma oportunidade da SIC.

Aqui fica uma parte do especial amigos de Diana vs amigos do Marco


9 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje não com as audiências que já foram divulgadas, mas com uma crónica do Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Catarina e mais dez

Passaram 15 anos e Catarina Furtado continua a ser a melhor. De 1994, data do primeiro Chuva de Estrelas, até hoje, a apresentadora da RTP cresceu, tornou-se mais madura, mais versátil, fez-se mãe, mas não perdeu o encanto dos 20 anos nem o sorriso que apaixonou os portugueses. No seu registo, programas musicais para toda a família, ela continua a não ter par. O que não deixa de ser muito revelador: em 15 anos, a televisão portuguesa produziu Bárbara Guimarães (igualmente deslumbrante, mas muito presa ao teleponto), Sílvia Alberto (precisa de um grande formato para voltar a mostrar o que já foi, mas por favor não a prendam ao espartilho do cabelo apanhado, do vestido clássico, qual senhora em trajo de gala...) e pouco mais. Não, não me estou a esquecer de Júlia Pinheiro. Ela é um globetrotter da TV, faz bem qualquer formato, mas não é exactamente uma Catarina Furtado. Nem pode ser. O seu registo, como ainda se viu em Uma Canção para Ti, é outro.

Temos então Catarina. O seu Dá-me Música, aos sábados, no canal 1, é um belo programa: tem ritmo, tem música, tem gente conhecida dos portugueses, tem cor e energia, tem gargalhadas, tem empatia. É verdade que tem apenas 600 mil espectadores por semana, mas isso é porque é transmitido na televisão pública. Experimentem colocá-lo na SIC ou na TVI. Chegaria ao milhão de pessoas em Carnaxide e ao milhão e meio em Queluz de Baixo.

Quanto às Carolinas Patrocínios, às Dianas Chaves da vida, tem lá todo o potencial, fazem um óptimo boneco televisivo, mas estão a dar ainda os primeiros passos. Pode ser que lá cheguem, bem trabalhadas....


De referir ainda o destaque que a RTP1 e a TVI deram ao funeral de Raul Solnado. Ambas as estações transmitiram em directo o decorrer do mesmo a partir das 18 horas.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 4,6% de rat e 23,9% de share
Pai à Força - 2,8% de rat e 13,8% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 7,5% de rat e 27,1% de share
Jornal Nacional - 5,5% de rat e 19,3% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 8,2% de rat e 26,5% de share
Dá-me Música - 5,4% de rat e 17,7% de share
Maratona de Humor - 4,6% de rat e 20,7% de share

Hoje à noite há futebol..mas na RTP1!

Audimetria - 08/08/2009


O dia de ontem ficou marcado pela descida abrupta de share diário da TVI. Em relação a sexta-feira, desceu 3,0% de share.

O jogo de futebol conseguiu marcar uma posição forte na grelha TOP5 atingindo os 47.0% de share e 11,7% de rating.
Não obstante, o Jornal da Noite, com um bom lead-in (o futebol) ascendeu ao primeiro lugar do TOP ao qual obteve um rating de 12,6.

As novelas da TVI continuam a marcar o TOP. Contudo, no dia de ontem não passaram além do 3º lugar. Nem o episódio especial de Deixa Que Te Leve conseguiu superar o futebol da SIC.

A RTP1 ficou bastante perto da TVI e o seu programa As Divinas Comédias não subiu mais que o sétimo lugar com 8.2% de rating e 24.2% de share.

Já a RTP2, conseguiu colocar em 36º lugar a sua sessão dupla com 1.8% de rating e 7.8% de share.

Fonte: Mediamonitor

Mais informações mais logo.

Notícias - SIC começa casting para "Ídolos"


O Porto é a cidade escolhida para iniciar a rota de castings para o programa da SIC, "Ídolos", no próximo dia 21.

Antes de se dirigirem ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto, os candidatos devem inscrever-se via sms e só poderão participar os que fazem 16 anos até dia 4 de Outubro deste ano e aqueles que celebram o 28º aniversário até dia 5 de Fevereiro de 2010.

Fonte: Jornal da Notícias

8 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Por hoje fechamos com uma notícia que já divulgámos e que todos já sabemos. Raul Solnado já não se encontra entre nós. Como é possível? Quando o via na televisão tinha sempre um sorriso na cara e boa disposição para dar. É estranho. É a palavra que tenho para caracterizar o que se passou.

Fique com uma entrevista deste grande senhor à Praça da Alegria.




Hoje não divulgamos as restantes audiências relativas ao dia de ontem devido à não disponibilzaçao das mesmas pelo blog A Minha TV.

Se ainda não visitou o blog hoje, veja as novidades televisivas para Setembro dos 3 canais generalistas na Revista de Imprensa.

Raul Solnado 1929-2009


Até sempre artista!

Audimetria - 07/08/2009


Ontem o programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve com 12,1% de rat e 35,3% de share. À mesma hora Salve-se quem Puder ficou-se pelos 8,1% de rat e 23,5% de share. Penso que foi um dos seus piores resultados desde que estreou. Jogo Duplo levou a melhor e entrou no top5 e conseguiu 9,6% de rat.
As restantes novelas - Sentimentos e Flor do Mar - ocuparam o 2º e 3º lugar respectivamente com shares superiores a 35% e 40%.
Na RTP2, o programa mais visto foi a série Mad Men com 2,1% de rat e 7,7% de share.
No total do dia a TVI ficou com 26,8% de share, a RTP1 com 24,8% e a SIC com 22%.

Mais informações mais logo.

Revista de Imprensa



Boa tarde, nesta Revista de Imprensa para além das notícias sobre o percurso dos canais e profissionais televisivos, iremos ter as novidades que da rentrée em Setembro.

Novidades RTP1


Nas manhãs da estação pública Jorge Gabriel e Sónia Araújo (afastada do programa devido à sua licença de parto) assumem o controlo na Praça da Alegria. O formato passará a sair mais do estúdio, assim como Portugal no Coração onde João Baião e Tânia Ribas de Oliveira continuarão a fazer dupla. De referir que o programa das tardes vai ter novos cenários e mais rubricas.
No que toca à informação, a RTP1 aposta nos já conhecidos Prós e Contras e Grande Entrevista, para além de preparar uma mega-operação em Setembro para fazer a cobertura das eleições legislativas, seguindo em Outubro as Autárquicas.
No entretenimento, Sílvia Alberto trás novidades. A apresentadora estará à frente de um formato juvenil que deverá ser emitido nas noites de domingo em directo. Catarina Furtado regressa à antena com um terceiro documentário de Príncipes do Nada. Só no final do ano esta terá outro projecto nas suas mãos.
A estação pública não contará com novelas, mas sim com séries. A terceira temporada de Conta-me como Foi e Um Lugar para Viver serão apostas para a rentrée.
Em Setemebro poderemos ver ainda o filme Amália que a RTP1 irá transmitir em 4 episódios ao fim-de-semana.

Novidades SIC


Na SIC muitas mudanças irão ocorrer. Nas manhãs Merche Romero e Nuno Graciano deverão assumir um novo formato que não Fátima. Nas tardes, Fátima Lopes fará concorrência a Júlia Pinheiro. O programa ainda não tem nome e está a ser estudado.
No que toca à informação, a estação de Carnaxide apostará em Aqui e Agora com Rodrigo Guedes de Carvalho. A mudança mais brusca deverá ser no Jornal da Noite. Segundo a TV Guia, a SIC pondera terminar de vez com as duplas no noticiário das 20.
No entretenimento, Salve-se quem Puder mantém-se na grelha até Setembro. Depois disso Diana Chaves deverá ser a apresentadora, a par com Ricardo Pereira, da terceira edição de Ídolos. Marco Horácio regressará com uma série de humor com o nome Caixilhos Elaminados.
Os Gato Fedorento e o mítico Levanta-te e Ri serão apostas televisivas para Setembro.
Por fim, a estação de Carnaxide lançará Eterno Amor, novela prtagonizada por Sandra Barato Melo e Ricardo Pereira.


Novidades TVI


A estação líder em Portugal não irá mexer nas manhãs nem nas tardes. Como se custuma dizer "na equipa vencedora não se mexe", e por isso Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira continuarão a apresentar Você na TV! e Júlia Pinheiro as Tardes da Júlia. Apenas neste último deverá apostar-se em histórias mais dramáticas, reportagens e mais tempo para as cusquices.
Na informação, Manuela Moura Guedes permanece com o seu Jornal Nacional de 6ª feira.
No que toca ao entretenimento, a dupla Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha regressa com a terceira edição de Uma Canção para Ti. Outra novidade é o fim do programa Apanha-me se Puderes. José Pedro Vasconcelos poderá vir a ter uma série de humor na estação.
A ficção continuará a ser aposta da estação de Queluz de Baixo. A novela Fruto Proibido, a série Damas e Valetes e Fame (que irá substituir Morangos com Açúcar) serão apostas para a rentrée.

Júlia Pinheiro controla humor de Herman



As audiências do concurso apresentado pelo rei do humor estão aquém do último formato de domingo à noite: Uma Canção para Ti. Herman José foi aconselhado a soltar-se nas piadas no programa de domingo da TVI. Nas últimas edições, a linguagem usada pelo apresentador tem sido mais brejeira. No entanto, isso não o incomoda. Herman afirma mesmo o seguinte: "Eu sou aquilo que está no programa. Sou assim em casa, naturalmente. Estas são piadas que não ofendem e que funcionam. Se eu achasse que ofendiam não o faria. Faço até alguma autocensura para o programa não descambar".
O que é certo é que o programa tem os dias contados - termina a 13 de Setembro.
Confrontado com as baixas audiência, o humorísta responde que a TV não é a sua prioridade.



Filomena volta à TVI


A consagrada actriz vai ser a nova directora da nova escola de dança e música da TVI, na série juvenil, Fame, que, ao que tudo indica, vai substituir Morangos com Açúcar na grelha de Setembro. O elenco para a produção já está a ser escolhido e os D'ZRT são os professores.

Curtas

»» Domingo Desportivo chegou ao fim
»» Maria João Bastos não vai fazer televisão até Janeiro. A actriz dedicar-se-à ao cinema


Fontes: TV Guia, Notícias TV

TVI em baixo

Toda a TVI sofreu com a saída de Moniz e as audiências são um desses factores.

O share médio mensal da TVI, em Julho, havia atingido os 33,4%.
Muito longe deste valor, este o share diário da TVI, na quinta-feira, onde chegou aos 25,3% (tendo sido o canal mais visto), muito devido à transmissão da tourada que, na sua totalidade, obteve 29,2%. A única novela transmitida, "Deixa Que Te Leve" obteve 33,3% de share.

Que irá acontecer à TVI?

Novidades

A partir de hoje o Televisão-Opinião volta ao seu melhor. É simples. Não gostei do outro template, e este foi o que sempre me agradou. Mudei-o e arrependo-me. Como tal, aqui está o blog que você tão bem conhece.
A partir de hoje também o Televisão-Opinião conta com um colaborador. Chama-se Jorge Pontes e estará comigo e consigo 24 horas por dia para lhe informar sobre o mundo televisivo.
Com ele irão ser criadas duas novas rubricas - uma sobre séries e outra de opinião.
Boa sorte ao Jorge..e já sabe..fique com o Televisão-Opinião.

Amanhã não perca actualização permanente durante todo o dia a Revista de Imprensa desta semana.

7 de agosto de 2009

Fecho


A sondagem relativa à pergunta "TVI continua a mesma sem José Eduardo Moniz?" já terminou.
Aqui ficam os resultados:

Depende do trabalho do novo director de programas - 50%
Não - 35%
Sim - 17%

A sondagem esteve aberta 2 dois dias, tendo sido registados 28 votos.

Aqui ficam as audiências relativas ao dia de ontem que o blog ainda não divulgou:

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 6,9% de rat e 32,0% de share
O Preço Certo - 5,0% de rat e 24,8% de share
Tá a Gravar - 4,1% de rat e 18,6% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 9,3% de rat e 30,5% de share
Jornal da Noite - 8,5% de rat e 27,7% de share
Jornal Nacional - 8,4% de rat e 27,4% de share

21:00 - 24:00

Grande Entrevista - 8,0% de rat e 22,9% de share
Jogo Duplo - 7,7% de rat e 21,0% de share
Grande Corrida - 7,3% de rat e 29,2% de share
Caminho das Índias - 6,6% de rat e 25,3% de share
Conta-me como Foi - 5,5% de rat e 17,1% de share
A Minha Família - 3,3% de rat e 14,3% de share

O Fecho de hoje traz também uma notícia sobre a série O Mentalista retirada do Correio da Manhã:

"Estou feliz por ser o homem do momento"

‘O Mentalista’, série exibida na RTP 2, tem vindo a conquistar, ainda que timidamente, os espectadores portugueses. Há duas semanas obteve o minuto mais visto no segundo canal da estação pública. Simon Baker, 39 anos, que interpreta o consultor de crimes do paranormal Patrick Jane, tão bem que lhe valeu uma nomeação para os Emmy.

O actor australiano recebeu a notícia com alguma surpresa, mas confessou: “Estou feliz por ser o homem do momento.” A última temporada desta série da CBS, na qual Baker incarna o arrogante mas competente consultor, foi uma das mais vistas nos EUA – 17,7 milhões de espectadores. A série foi já vendida para 30 países na Europa, entre os quais Portugal, para alguns países da Ásia e da América do Sul.

“A personagem não é exactamente como a que está no papel, que os autores escreveram, tem ligeiras alterações. É muito bom poder interpretar um papel da forma como o vejo”, contou o actor.

ELOGIO: “GRANDE ELENCO”

“Sou incrivelmente sortudo por integrar uma equipa tão fantástica como a que faz ‘O Mentalista’, a qual suporta muito a minha personagem”, desabafou Simon, que pode receber um Emmy a 20 de Setembro em LA.