9 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Estão a chegar às trinta, as edições da rubrica de audiências do TV Universo. Por enquanto, fique com a vigésima oitava edição da Audimetria Semanal!


A estreia de... Secret Story


O novo reality-show da TVI estreou em grande! A Casa dos Segredos contou com os portugueses no domingo passado. 15,1% de rating e 48,5% de share, foi este o resultado do novo sucesso de Queluz de Baixo. A TVI fechou o dia com 29,4% de share, a três pontos de Carnaxide e a cerca de dez da estação pública. O programa especial de Ídolos acabou por não iludir os telespectadores e baixou para 9,7% de audiência média e 27,1% de share, o pior resultado desde a estreia.
Júlia Pinheiro, Pedro Granger, Leonor Poeiras e, mais importante, os concorrentes de Secret Story, não deixaram ninguém indiferente. Os gémeos, o casal de namorados que tinha de se fingir que não se conhecia, o pastor que se assemelha a Zé Maria, chegaram para criar curiosidade em tudo e todos. As critícias ao programa são óbvias e dignas. Porém, a expectativa criada em torno de todos os segredos chegaram para a segunda estação privada em Portugal saborear novamente os tempos áureos de Big Brother.

Salto Alto - Laços de Sangue


A novela da estação de Carnaxide, em exibição há cerca de um mês, atingiu na última segunda-feira, dia 4 de Outubro, o seu melhor resultado. Não obstante o facto de a TVI ter transmitido futebol, o episódio especial de Laços de Sangue alcançou 11% de audiência média e 31,3% de share.
A produção da SIC, em parceria com a TV Globo, tem uma boa história, boas personagens, tal como já referi numa edição da rubrica Falar Televisão. Acompanho-a sempre que posso, e acredito que nos próximos capítulos a novela possa crescer em termos de resultados. Apesar de a audiência de segunda-feira ter sido esporádica, uma vez que devido ao futebol as mulheres que costumam ver a TVI aquela hora se mudaram para Carnaxide, é um bom preságio para o terceiro canal. Penso que Laços de Sangue conseguirá chegar aos valores dos últimos episódios de Perfeito Coração, e aproximar-se das novelas da estação de Queluz de Baixo. Mesmo sabendo que, na área da ficção, a SIC ainda está no início da maratona em comparação com a corrida da TVI, esta novela tem provado que o terceiro canal está a ir no bom caminho.

Os resultados, com o tempo, irão de certeza crescer.


A Mina - Portugal em Directo



É curioso verificar que o programa informativo da RTP1, transmitido das 18:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira, continua com baixos resultados. Desde o início do Verão que Portugal em Directo sofreu um tombo nas audiências e, mesmo em Outubro, a situação não se está a inverter.
Na última quarta-feira, 6 de Outubro, o programa não foi além dos 3,1% de rating e 19,3% de share. Um resultado muito baixo, que pode ser justificado com a nova concorrência de Agora É Que Conta e com a boa perfomance de Caras & Bocas. Apesar de Fátima Lopes agarrar uma boa parte do público que está a ver televisão generalista entre as 17:00 e as 18:30, tal facto não é justificação total para os baixos resultados de Portugal em Directo. Afinal, o concurso da TVI apenas coincide em meia hora com o noticiário da RTP.
Estará o programa de Dina Aguiar a necessitar de uma remodelação? Ou a estação pública preferirá arrastar os directos de Portugal para ver o rumo do noticiário?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



A estreia de Secret Story conseguiu alcançar o Minuto Mais Visto da Semana. O reality-show da TVI alcançou, no dia 3 de Outubro, às 22:52, 21,7% de audiência e 61,7% de share. Em milhões, mais de dois acompanhavam a estação de Queluz de Baixo aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. A partida entre o Sporting de Braga e o S. Donetsky transmitida no dia 28 de Setembro, chegou aos 16,9% de rating.


Porque No Te Callas Luís Marques?



O director-geral da SIC deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia. Para variar, Luís Marques, seguindo o caminho de outros profissionais ligados à televisão, comentou o maior orçamento da estação pública em relação à SIC e TVI.

Questiono por isso Luís Marques, assim como Nuno Santos, ou tantos outros: se consideram que a RTP1 tem a vida mais facilitada que a concorrência, por ser do Estado, então porque não se demonstraram revoltados com esse facto quando faziam parte da equipa da da estação? Obviamente que não fica bem criticar o canal pelo qual damos a cara. Porém, não é muito melhor falar da situação da estação pública quando não só já não se trabalha para ela, como também pelo comentário ser feito como uma resposta à situação financeira da SIC ou TVI.
É preciso ter cuidado.


Uma pergunta a... Sílvia Alberto


Foi esta semana que a apresentadora se pronunciou sobre os dois talent-show que marcaram a sua vida. Quase a estrear a quarta temporada de Operação Triunfo, Sílvia Alberto terá de batalhar contra Ídolos. Apesar de, até ver, os dois concursos serem exibidos em dias diferentes, questiono a cara da RTP1 sobre qual o que escolheria ver se ambos fosssem para o ar ao mesmo tempo. O que será mais forte: o amor a uma estação, ou a experiência de uma vida na concorrência?

Até para a semana!

Esqueceram-se de...São José Lapa!


Boa noite! Este sábado no Esqueceram-se de Mim relembramos a actriz São José Lapa. 
São José Lapa é uma actriz e encenadora bastante carismática, que rapidamente se tornou numa presença regular na televisão. Desde os seus anos de formatura, e já lá vão alguns, que a actriz não tem parado e muitos são os trabalhos onde podemos vê-la como actriz. Quer seja no teatro ou em televisão, frente ou atrás das câmaras, é a produzir que a actriz se sente bem.

Em televisão, que é sem dúvida a montra para o mundo e pela qual me rejo na procura de personalidades desaparecidas, o seu último trabalho foi como jurada do programa da RTP 'Dança Comigo' em 2007. Das novelas e séries onde entrou destaca-se a sua presença em 'Médico de Família', 'Floribella', 'Mistura Fina' ou 'Fúria de Viver'.

A sua ausência na televisão deve-se, penso eu, à falta de papeis arrebatadores que façam com que a actriz volte num grande papel. Outro dos problemas constatados ao longo dos últimos anos é o decrescente protagonismo que pessoas mais velhas têm nas tramas nacionais e por isso levem, talvez, ao seu afastamento. De qualquer das formas, acho que São José Lapa faz falta onde quer que seja, seja em televisão ou no teatro. Gosto de a ver representar e enquanto tal for sendo possível já é muito bom, contudo, há que convir que a falta de convites e personagens para figuras mais velhas do nosso vasto leque de artistas tem muito que se lhe diga e mais uma vez insisto, falta de talento não é!

Esta noite...

... mais uma dose dupla no horário nobre do Televisão-Opinião. Esqueceram-se de Mim e Audimetria Semanal marcam presença no blog a partir das 20:00. Sintonize-se!

Estela Machado abraça novo desafio!


estelamachado


É uma das mais promissoras pivôs da RTP e tem dado cartas na condução de vários noticiários da RTP N, bem como na apresentação do Bom dia Portugal de fim-de-semana.


Já recebeu rasgados elogios da crítica e parece que Estela Machado se prepara para um novo desafio profissional. Embora ainda não tenha sido revelado pela imprensa, na edição de hoje do noticiário matinal, Felisbela Lopes afirmou ter sido uma honra trabalhar com a jornalista e desejou-lhe as maiores felicidades para o seu novo projecto.


Qual será então o novo projecto? A apresentação do Jornal da Tarde, da RTP? Ou irá Estela Machado mudar-se para a concorrência?

Episódio Seguinte


Boa tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Joana e Eduardo mudam-se para a herdade dos Figueira




Depois de se casar com Eduardo, a jovem consegue manter o segredo durante algum tempo. Só que, a certa altura, Ambrósio descobre tudo. O capataz dos Monteiro e Castro segue Eduardo e é então que fica a saber que o médico e Joana estão juntos… e casados.

Sem perder tempo, vai contar tudo ao patrão. A fúria de Rodrigo é imensa e nem Teresa o consegue impedir de se vingar do filho que sempre se manteve do lado razão e nunca pactuou com os esquemas do pai ou do irmão João.


Sem olhar a sentimentos ou ligações de sangue, Rodrigo expulsa o filho e a nora das suas terras, mesmo sabendo que Joana está grávida e o seu primeiro neto vem a caminho. Sem casa e sem saberem o que fazer, os dois apaixonados vêem uma luz ao fundo do túnel: ir pedir auxilio a Joaquim.

Apesar do ódio entre as duas famílias, o patriarca dos Figueira consegue ver o lado mais humano da situação e, sem pensar duas vezes, recebe a filha e o genro. Joana fica feliz com a atitude do pai.


Afonso afasta-se de Isabel



Aproveitando-se da ansiedade da rapariga, Victor inventa que sabe de um vampiro que tem informações sobre Jaguar. O irmão de Afonso diz que vai averiguar se a informação é real, pois sabe que isso é importante para ela. Isabel agradece-lhe.

Por seu lado, Máximo previne o vilão de que está atento aos seus movimentos e deixa bem claro que não gosta das provocações que ele tem dirigido a Afonso, ao aproximar-se da amada do irmão. Esta por sua vez refugia-se na cave do colégio e recomeça a treinar com as armas que o pai lhe deixou.


No dia seguinte, Victor segue o seu plano para afastar o casalinho. Assim, combina um encontro com ela, onde lhe irá revelar as supostas informações sobre Jaguar. Já ao irmão manda uma mensagem, onde escreve que vai encontrar-se com Isabel na serra para a transformar. O vampiro fica fora de si e tenta impedir a amada de se encontrar com o vilão. Irritada, a jovem encosta um punhal de prata junto ao coração de Afonso, gritando que está farta dele. O rapaz fica sentido com o que ouve e jura que nunca mais interferirá na sua vida, uma vez que está farto de ser saco de pancada, sempre que quer protegê-la. Isabel fica surpreendida e vai ao encontro de Victor.


O vampiro usa novamente a mentira e afirma que, segundo as informações que recebeu, o pai da rapariga pode estar vivo. No coração de Isabel reacende-se a esperança. No preciso momento, Victor aproveita para dizer mal de Afonso.

Por seu lado, Henrique tenta sensibilizar Afonso, dizendo que ele está a deixar que o vilão o manipule. O rapaz mostra-se então decidido a esquecer a amada e deixá-la fazer o que quiser. No dia seguinte, Victor provoca o irmão, mas fica surpreendido porque, desta vez, Afonso reage com grande calma e indiferença, frisando que deixou de se preocupar com Isabel.


CURTAS:

Em Mar de Paixão, desequilibrada, Laura corta-se em várias partes do corpo, depois de descobrir que Miguel se encontra às escondidas com Benedita.


Em Morangos com Açúcar, após o final do jantar com a família de Marta, Carneiro Seixas convida a ex-mulher para dormir em casa, mas Joana recusa.


Em Laços de Sangue, Tiago é preso por ter assassinado Alice e, na cadeia, a mando de Ricardo, é violentamente agredido. Ao tomar conhecimento da situação, Inês sente-se culpada por tudo o que está a acontecer.


Em Caras e Bocas, Judith tenta levar o macaco com ela e os seus quadros, mas o animal decide ficar com Denis. A vilã fica furiosa.


Em Passione, Lorena conta ao pai que Stela o tem traído ao longo dos anos. Revoltado e desiludido, o empresário apanha a mulher com Agnello e agride-os. Sem escrúpulos, a vilã ameaça-o com um revólver.


Em Negócio da China, separada de Diogo e decidida a levar a gravidez avante, Antonella decide criar o filho sozinha.


Quiosque: Mariana, Maria, TV Guia, Telenovelas

Catarina é obsessivo-compulsiva?

catarinaSS


É uma das concorrentes mais novas da casa e ainda ninguém sabe qual é o seu segredo. Todavia, parece que a imprensa já o descobriu.


Segundo as revistas Vidas e Nova Gente desta semana, Catarina debate-se há já algum tempo com um problema de saúde que é, ao que tudo indica, um transtorno obsessivo-compulsivo.


Considerado um distúrbio mental, este transtorno impossibilita quem dele padece de fazer uma vida normal, complicando ainda os relacionamentos com outras pessoas. Os sintomas são ansiedade e persistência em realizar repetidamente várias actividades.


Será este o segredo de Catarina?


Quiosque: Vidas, Nova Gente

Os segredos de Andreia Leal

AndreiaSS


É a concorrente mais velha de Secret Story e também uma das mais populares entre as raparigas. Assume-se como a “super tia” e já deu provas de que quer mesmo vencer.

Todavia, é uma mulher com muitos segredos e algumas mentiras também. Quem o garante é a edição desta semana da revista Nova Gente.


Andreia Leal é bastante conhecida na noite do Porto e já tentou, por inúmeras vezes, chegar ao complicado mundo dos famosos. Envolveu-se com um jogador do Boavista e até já afirmou ter mantido uma relação amorosa com um conhecido humorista, afirmando, inclusivamente, que este é pai do seu filho mais novo. “Houve uma altura em que ela escrevia no Facebook que o filho mais novo era dele. E escrevia coisas horríveis, que ele lhe batia, lhe dava tareias de cinto e que a tratava muito mal. Chamava-lhe nomes e dizia que um dia ia revelar tudo. Mas isso era mentira. Ela nem deve conhecer essa pessoa”, começou por dizer um amigo à referida publicação. Esta vontade de subir na vida faz com que frequente por diversas vezes a pastelaria Durvália, onde já contactou com diversos futebolistas.


Todavia, as mentiras de Andreia não se ficam por aqui. Segundo uma amiga ela não é bancária: “Apresenta-se como bancária, mas isso não é verdade. De facto, ela trabalhou num banco, mas já foi há 16 anos, quando estava grávida da primeira filha. Foi despedida”, confessou a referida fonte. Mas não é só! A “tia” já mentiu também na sua idade. É que Andreia concorreu ao título Miss Maxmen 2010, enviando para a revista diversas fotografias bastante ousadas. Na discrição afirmou ter 28 anos, quando, na realidade, diz ter 37… apesar de tudo, acabou por não ficar entre as finalistas.


Com tantas mentiras e segredos, qual será afinal o segredo que Andreia tenta esconder dos seus colegas? Foi acompanhante de luxo? Teve um caso com um jogador da selecção nacional? Posou nua para uma revista? Resta aguardar pelos próximos episódios.


Quiosque: Nova Gente

António teve Casa de Alterne durante mês e meio

AntonioSS


Depois de a edição da Notícias TV ter desmentido a notícia divulgada pela TV Guia, eis que o Correio da Manhã de hoje volta a avançar que o pastor de Baião foi mesmo proprietário de uma Casa de Alterne.


Ao que parece, tudo aconteceu há cerca de três anos, quando António vendeu o talho que geria em Gôve, a terra onde nasceu, e investiu o dinheiro amealhado (cerca de 100 mil euros) num bar de alterne, situado na zona de Bonjardim, na cidade invicta. Todavia, a experiência não correu bem e durou apenas mês e meio.


“Fechou porque não estava a render aquilo que ele queria”, explicou um amigo do concorrente ao referido jornal. Mas esta não foi a única experiência do género para António. É que o jovem trabalhou por diversas vezes num bar de alterne, mas desta vez em Amarante, onde chegou a ser identificado por uma fiscalização da GNR, no ano de 2008.


Apesar de tudo, a família continua a não acreditar que seja este o segredo de António. Contactada pelo CM, Maria da Graça, mãe do concorrente, confessou: “Não acredito que tenha tido um bar de alterne. Quando me disseram até fiquei de boca aberta. Mas se for esse o segredo, ele não pode contar”, frisou.


Quiosque: Correio da Manhã

Namorada de Hugo M trabalha na Endemol


hugoMSS

Entrou na Casa dos Segredos dizendo que era solteiro, no entanto, parece que é mentira. Segundo a edição desta semana da revista Maria, o concorrente de Massamá tem namorada!


Ao que referida publicação apurou, Hugo M tem um relacionamento cá fora com uma rapariga que trabalha na Endemol, produtora do programa. Pelo que fontes ligadas ao concorrente adiantaram, esta está “mesmo mal com esta situação”, até porque “é muito ciumenta, inclusive com as meninas do ginásio (onde trabalha), e não vai gostar nada de vê-lo a fingir namorar com a outra”.


Quererá isto dizer que não haverá qualquer tipo de hipóteses de o namoro forçado com Joana se desenvolver? E o facto de ser companheiro de uma funcionária da Endemol, poderá trazer-lhe transtornos?


Quiosque: Maria

Cláudia Vieira e a recusa de “Laços de Sangue”



Era ela a escolhida para dar vida a Diana na nova trama da estação de Carnaxide. A imprensa chegou a dar a notícia como certa, no entanto, tal acabou por não se confirmar. Mais de três meses volvidos, a actriz falou sobre este tema em entrevista à revista Flash!


“Surgiu o convite para fazer a novela da SIC que agora está no ar, só que achei que não era possível, com a Maria tão pequenina, estar a fazer uma novela, e ainda por cima o papel principal. Estar como protagonista era muito exigente e depois havia também o Ídolos em que estavam a contar comigo. Segundo a direcção da SIC, tinha capacidades para fazer tudo, mas eu achei que era impossível”, começou por dizer Cláudia Vieira.


Confrontada ainda com o sucesso que Joana Santos tem feito no papel que inicialmente lhe estava destinado, a parceira de João Manzarra admitiu: “Embora fosse um desafio interessante, porque é uma personagem muito forte, não me arrependo. Neste momento há prioridades. O meu lado profissional tem uma importância gigante na minha vida e não vou descurá-lo, mas a minha filha tinha dois meses e meio nessa fase – ainda por cima nasceu permatura – ia ser uma loucura. Assim, com o Ídolos ela já tinha três meses e meio, além de que o programa é menos exigente a nível de tempo. Numa novela trabalha-se todos os dias, entre oito e doze horas. O Ídolos não acontece todos os dias”, concluiu a estrela de Carnaxide.


Quiosque: Flash!

Momentos


O Momento desta tarde pertence à TVI e, mais concretamente, a Carlos Ribeiro. Entre 2002 e 2004, o apresentador e animador de rádio deu a cara pelo talk-show das tardes da estação de Queluz de Baixo. Durante mais de dois anos, foram lá debatidos vários temas relacionados com o dia a dia dos telespectadores.
Relembre agora este programa.




Última Hora - Doriana carregou no botão!

dorianaSS

Depois de Hugo F, Ana Isabel e António, foi a vez de a jovem do Porto Santo tentar acertar um dos segredos!


Foi há relativamente pouco tempo e o visado foi novamente o pastor de Baião. Desta vez, Doriana apostou que ele era bruxo. A emissão no TVI Direct voltou a ser cortada e, tal como já acontecera com Hugo F, estava errada. A conta de António volta assim a receber mais uns euros. Resta aguardar que a TVI mostre as imagens!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Um aniversário triste
O programa especial do 18.º aniversário da SIC, que decorreu durante todo o dia de quarta-feira em directo do Teatro Tivoli em Lisboa, foi digno. Mas triste.

A estação fez o seu trabalho: reuniu as suas principais caras num programa especial, que teve dinâmica, momentos divertidos e música popular. Nada de novo, nada de original, é certo, mas correcto. Cláudia Vieira e João Manzarra foram os animadores de serviço: eles são hoje dos poucos apresentadores do canal de Car-naxide capazes de agarrar um público divorciado da televisão generalista e cada vez mais ligado ao cabo e às novas tecnologias, os jovens urbanos e os targets comerciais. Daniel Oliveira cumpriu, também com a qualidade e o profissionalismo que se lhe reconhece, o papel de mestre-de-cerimónias, recebendo convidados e conversando de forma inteligente com eles.

Mas os mais excitantes momentos da longa emissão, que começou às 09.00 e acabou às 19.00 (com uma paragem para a emissão do Primeiro Jornal), foram, por ironia do destino, os mais deprimentes. Os que provocam no espectador uma nostalgia, uma saudade de tempos distantes, que dificilmente não contagiam também os profissionais que passaram por eles.

Estava a ver a emissão e a passar em revista os anos gloriosos que fazem da SIC uma pedrada no charco do audiovisual português. Estava a ver a emissão e a ver Herman, Cata- rina Furtado, Sílvia Alberto, Júlia Pinheiro, José Alberto Carvalho, Alberta Marques Fernandes, João Adelino Faria, Fátima Lopes, Jorge Gabriel, Emídio Rangel. As imagens e os depoimentos de alguns deles constituem a prova de uma televisão que já foi tudo e que hoje se encontra numa encruzilhada, à procura de uma identidade, de uma referência, de um público.


8 de outubro de 2010

António quis mesmo abandonar a “Casa dos Segredos”

AntonioSS


Terça-feira, dia de grandes emoções na “casa mais secreta do país”. Ana Isabel descobre o segredo dos gémeos. Mário ou Renato vão a votações e um deles teve mesmo que abandonar a competição.


Neste mesmo dia, o botão volta a ser accionado. António acredita que em vez de dois são três os gémeos da casa. Está errado, perde €2500 para Renato. Todavia, nem todos os pormenores sobre este dia foram contados.


Segundo a edição desta semana da revista Telenovelas, o concorrente de Baião ameaçou mesmo desistir. Ao que parece, António sentiu-se enganado pela existência de outras pessoas na casa que não foram apresentadas desde o inicio da competição. Todavia, apesar de estar muito convicto da sua decisão, o pastor acabou por ouvir os colegas e permanecer em jogo.


Quiosque: Telenovelas

Like & Dislike


Boa noite e bem-vindo à edição desta sexta do Like & Dislike!

LIKE
Tânia Ribas de Oliveira

São nestas pequenas ocasiões onde se distinguem os grandes profissionais. A situação foi delicada. Hoje, no dia do seu aniversário, João Baião perdeu o seu pai por razões ainda desconhecidas. Mas mesmo assim, o programa que conduz juntamente com Tânia Ribas de Oliveira, Portugal no Coração, foi para o ar apenas com a apresentação de Tânia. 
E apesar da forte ligação que nutre pelo seu colega e amigo João Baião, Tânia Ribas de Oliveira conduziu com unhas e dentes a emissão desta sexta-feira. Com uma voz embargada, lágrimas nos olhos e visivelmente transtornada com a notícia, Tânia Ribas de Oliveira aguentou-se que nem uma leoa nas duas horas e meia de directo que devem ter sido, certamente, as piores duas horas de trabalho da sua vida. Parabéns Tânia! 


DISLIKE
Trio d'Ataque


Independentemente das cores futebolístas e do tema em questão, foi extremamente deselegante a forma abrupta como Rui Moreira abandonou o programa Trio d'Ataque da última terça-feira.
Aquela atitude demosntrou, acima de tudo, uma enorme falta de respeito para com toda a equipa do programa, ao prejudicar a emissão daquele dia e ao provocar um ambiente de cortar à faca, moderado e ultrapassado de forma sublime pelo jornalista Hugo Gilberto.
Não sei qual o futuro deste programa de debate, que já foi tido como uma referência, mas estes sinais apenas revelam uma tremenda desorientação e desgaste do produto.

 

Falar Televisão


Das tardes para o prime-time

A estreia do reality-show Secret Story veio, finalmente, relançar uma cara (até agora) bastante desaproveitada pela estação de Queluz de Baixo – Leonor Poeiras.

Não é a primeira vez que falo da apresentadora neste espaço até porque, já noutras ocasiões, tive a oportunidade de elogiar a peculiar espontaneidade e à-vontade de Leonor Poeiras e o seu especial magnetismo, na forma como comunica com a câmara, essencial num profissional de televisão.

Mas a verdade é que o já extinto Quem Quer Ganha vinha a tornar-se muito pouco para esta profissional que, ao longo dos últimos anos, demonstrou um bom trabalho e, acima de tudo, bastante dedicação em todos os projectos por onde passou.

Desde segunda-feira em prime-time e na companhia de Pedro Granger, a apresentadora tem conduzido os diários e os extras da Casa dos Segredos com a máxima eficácia que lhe é possível. A tal espontaneidade que lhe é muito própria e a óptima química com o seu parceiro televisivo Pedro Granger, têm ajudado a que Leonor Poeiras esteja (finalmente!) à frente de um formato que lidera no seu horário.

No fundo, esta é uma espécie de recompensa da TVI para com a apresentadora. Algo que vem um pouco em contra-ciclo com a gerência feita às caras da estação. Obviamente que não reprovo, mas a verdade é que por Queluz nem todos têm a sorte de serem lançados para a primeira linha como a Leonor foi…

Sílvia Alberto pronuncia-se sobre "Ídolos"


Prestes a estrear a nova temporada de Operação Triunfo, Sílvia Alberto falou de Ídolos, o concorrente mais próximo do talent-show da estação pública. A apresentadora da RTP1 considera que os dois concursos: "têm personalidades fortes e desmarcadas". Acrescentou igualmente o seguinte: "São programas que não sendo idênticos têm muitas similaridades. Mas um revela uma estrela pop e o outro potencia o talento na música portuguesa com um espírito académico. Acho que podem perfeitamente conviver. São ambos programas prestigiantes para as duas estações que os defendem".

Sobre o seu preferido, Sílvia Alberto brinca: "Eu tenho dois amores, que nada são iguais, mas não tenho a certeza de qual o eu gosto mais".



Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


... o Like & Deslike está consigo a partir das 21:00! Não perca mais uma análise do Pedro Esteves. Sintonize-se!

Adelaide de Sousa sonha com entevistados


É já na próxima sexta-feira que estreia a nova aposta da SIC Mulher, Entre Nós, um programa de entrevistas que contará com a apresentação de Adelaide de Sousa.

Depois da presença de Joana Vasconcelos e António Vitorino d'Almeida em estúdio, a cara da SIC Mulher gostava que Ricardo Araújo Pereira e Maria Cavaco Silva seguissem o mesmo caminho. "Já fiz o convite, vamos ver se aceitam. Gostava muito de os ter no meu programa", confessou à Notícias TV.
Quiosque: Notícias TV

Eles querem vingar na música!

Rodrigo Machado e Maria Bradshaw deram nas vistas na edição de Ídolos do último domingo! O jovem de de 27 anos, que já viveu dez anos no Rio de Janeiro e sete na Florida, tem formação em canto e dança e um grande gosto em tocar tuba. Espera por isso um dia fazer um trabalho em conjunto com Laurent Filipe. "O Laurente é um óptimo trompetista. Aliás, Laurent, eu toco tuba. Achas que dá para fazer um dueto de trompete com tuba?", questionou à Notícias TV desta semana.
Já Maria, de 19 anos, aluna de Produção Musical, tenciona marcar o júri com a sua voz. "O meu maior desafio é provar que tenho uma voz marcante", afirmou.
Apesar de terem um objectivo em comum, ter sucesso nesta quarta temporada de Ídolos, os seus gostos musicais diferem. Enquanto Rodrigo idolatra a banda americana Sublime, Maria gosta de Alicea Keys, Whtiney Houston, Michael Jackson, Mariza e Rui Veloso.







Quiosque: Notícias TV

Fala-se 08/10/2010


Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se desta semana!


Merche Romero


Apesar de estar afastada dos ecrãs há já algum tempo, a apresentadora não tem razões para desanimar, antes pelo contrário.  
A relação de três anos com o famoso DJ Vibe continua óptima  e a ser o pilar fundamental na estabilidade emocional da ex-apresentadora da SIC. Mas apesar de tanta felicidade, a oficialização deste relacionamento não está nos planos de Merche para o futuro próximo: “Não penso em casamento nem em ter filhos, pelo menos para já. Estou completamente dedicada à minha vida profissional. Mas claro que há o sonho de constituir uma família”, afirmou.



Gerson Santos


Em entrevista à TV Mais desta semana, o já confirmado finalista da quarta edição do Ídolos, apresenta-se como um rapaz feliz e vê nesta participação no programa da SIC um bónus que vem enriquecer ainda mais a sua vida.

“Estar aqui é um sonho tornado realidade. Já me considero um rapaz muito feliz, por isso, Ídolos é um bónus que vem enriquecer mais a minha vida. Quero dar o meu melhor e, se possível, chegar até à final”, disse Gerson Santos, que daqui a sensivelmente um mês, a 7 de Novembro, estreia-se no palco Ídolos com o início das galas semanais.

Quiosque: TV Mais


António Queirós não teve nenhum bar de alterne!


O novo Zé Maria português faz esta sexta-feira capa da Notícias TV. Numa reportagem sobre o concorrente de Baião, a revista informa que António Queirós desde cedo passou por dificuldades e problemas de foro familiar.

Aos seis anos, por exemplo, viu a sua mãe quase morrer enquanto esta trabalhava na terra. "O António tinha seis anos. Estávamos aqui no campo, eu vinha com um bocado de pinheiro às costas. Também tinha uma foice, que era para cortar o milho. Coloquei tudo às costas e levei uma pancada na cabeça que me deitou abaixo a vista esquerda", confessou Maria da Graça Queirós, mãe do concorrente do reality-show da TVI. Os sinais deste acidente ainda hoje são visíveis, dada a sua cicatriz que vai desde a raiz do cabelo até meio do crânio.

"Há males que vêm por bem", é o provérbio que desde cedo nos ensinam, sendo ele bastante bem aplicado a esta situação. Depois do azar de Maria da Graça Queirós, o seu filho passou a interessar-se pelos animais, ajudando deste modo toda a família.

Segundo a mãe: "(Um dia) deixei cá uma coelha prenha e o meu filho disse que cuidava dos coelhos. Eu ia para o Porto vender animais e umas pessoas amigas começaram a comprar os coelhos criados por ele. Depois, ele comprou as primeiras ovelhas quando tinha oito anos. Ele prendia as ovelhas naquele campo, ia para a a escola e, quando voltava, dava às ovelhas os restos do pão que juntava ao almoço. Depois das ovelhas, teve um rebanho de cabras. Também tem umas 50 galinhas. Ele compra, mete os animais em casa e eu sou obrigada a tratar deles".
Actualmente é mesmo Maria Graça Queirós que trata do gado, assumindo que é o seu "entretém".



No que toca a negócios, António Queirós já tem um longo currículo. Depois de ter trabalho num posto de combustível, inaugurou um talho. Mais tarde fechou-o, e comprou um prédio em Baião, a partir do qual abriu uma pizaria. A Tentazione encerrou há alguns meses.

Actualmente com créditos para pagar, o concorrente de A Casa dos Segredos vê-se assim bastante necessitado de dinheiro. "Dos que estão lá dentro, ele é o que mais precisa do dinheiro. Ele ainda está a pagar os créditos que pediu ao banco e, às vezes dizia-me que se via lixado para pagar as contas", contou um amigo.



Em relação às mulheres, o pastor do reality-show da TVI é bastante tímido. A sua mãe afirma que Andreia não é a rapariga indicada para o filho: "Ele tem olhado muito para a Andreia, mas acho que ela é muito sabida. Era melhor uma rapariga mais nova".



Com destino traçado para o prémio, construir um telhado para albergar as trinta cabeças de gado que cria, António Queirós é um forte candidato à vitória para os habitantes de Baião.



Por fim, e em relação ao seu segredo, Paulo Jorge, um dos amigos, afirma que o concorrente não teve nenhum bar de alterne: "Não é esse o segredo. Garanto-lhe". "O segredo dele é outro. Não é uma coisa má, mas é complicada. Toda a gente lá na casa quer adivinhar o segredo dele", finalizou.
Quiosque: Notícias TV

Parabéns, João Baião!



É um dos mais populares apresentadores da actualidade. Todas as tardes, ao lado de Tânia Ribas de Oliveira mostra que a RTP tem Portugal no Coração.


Com uma carreira recheada de sucessos, João Baião é um exemplo para qualquer pessoa que ambicione integrar o cruel mundo da televisão.


Hoje, lá estará ele no seu programa, mas com uma diferença! Terá mais um ano! É isso mesmo, o eterno “apresentador do Big Show SIC” celebra hoje 47 anos! E cá estamos nós a desejar-lhe as maiores felicidades!



Parabéns, João Baião!

Revista de Imprensa 08/10/2010




Sexta-feira, dia 8. Bem-vindo à última Revista de Imprensa da semana!


Cuidado Com Ela - O novo programa de Teresa Guilherme


Cuidado Com Ela, é este o nome provisório do novo espaço de Teresa Guilherme na TVI24. Um formato inovador, na medida em que Teresa Guilherme irá apresentar-se num registo totalmente diferente do habitual.

Na pele de uma verdadeira justiceira, a apresentadora garante que irá andar à busca de injustiças, problemas e más acções. Um formato e um regresso que a deixam bastante expectante: “Estou muito entusiasmada com este projecto. Vou andar na rua a fazer reportagens, que foi algo que nunca fiz. Confesso que estou curiosa”
A data de estreia, essa, ainda é uma incógnita. Teresa adianta que tudo irá depender da reunião com André Cerqueira, director de programas da TVI, na próxima segunda-feira: “Só segunda-feira terei uma reunião com o André Cerqueira, que regressou agora do MIPTV, em Cannes”


Rui Moreira e Rui Oliveira e Costa fora do Trio d'Ataque?


Está instalada a polémica. Na última edição do programa desportivo da RTPN, Trio d’Ataque, o comentador do Futebol Clube do Porto, Rui Moreira, abandonou o estúdio a meio da emissão mostrando-se em desacordo com José Pedro Vasconcelos quando em discussão estavam as escutas feitas a Pinto da Costa. Depois disto, o futuro do programa semanal da RTPN ficou comprometido, já que o adepto portista poderá deixar de colaborar neste espaço.

Apesar de Rui Moreira ainda não ter decidido sobre o que vai fazer em relação à sua colaboração com o Trio d'Ataque, Rui Oliveira e Costa garante que o que aconteceu na última terça-feira não foi surpresa para ninguém já que a crispação entre Rui Moreira e José Pedro Vasconcelos era cada vez mais perceptível: “Não houve surpresa porque... há mais de um ano que estava à espera”. O comentador do Sporting garante que também ele poderá estar de fora do formato da RTPN, dependendo isso da reunião de ontem entre ele e José Eduardo Bettencourt.

Face a isto, a RTP apenas lamenta o sucedido, não adiantando pormenores acerca do futuro do programa: "É óbvio que preferíamos que não tivesse acontecido”, disse José Alberto Lemos, director da RTPN.


CITAÇÃO DO DIA
"Faremos essa avaliação no final do ano"
Luís Marques,
sobre a possível saída de Nuno Santos da SIC



CURIOSIDADE DO DIA

Júlio Machado Vaz está de regresso à RTPN. Depois de fazer parte do programa Estes Difíceis Amores, ainda na era NTV, o sexólogo e Inês Menezes irão marcar presença assídua em O Amor É..., pequenos blocos de 5 minutos que irão para o ar ao longo da emissão e que pretendem pôr os portugueses a falar de sexualidade com a maior das naturalidades.


Quiosque: Diário de Notícias, TV Mais, TV Guia, Correio da Manhã

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Ponto de situação
1. Quem volta a olhar para o percurso de Emídio Rangel como programador não tem dúvidas: a televisão que fazia era melhor do que esta. Daí que se compreenda o seu desabafo: "Há dez anos, a televisão portuguesa não era pior do que nos outros países. Estava ao mesmo nível. Agora é pior." É verdade. Mas nem por isso Rangel pode isentar-se de ter aberto algumas portas que já então se percebia ser impossível alguém voltar a fechar.

2. Bem vistas as coisas, Operação Triunfo, que aliás também constitui "um regresso", é a única grande aposta da RTP para este Outono. Quase tudo o resto são novas temporadas de programas já existentes ou novos programas de géneros já explorados. E, no entanto, é impossível olhar para a grelha e não chegar à conclusão de que a ideia de serviço público, por muito difusa que seja, sai reforçada.

3. Leio-o aqui no DN: "Não deixar cair um ovo no chão dá dinheiro? Equilibrar cabides dá dinheiro? Montar uma pirâmide de copos dá dinheiro? Em breve pode vir a dar. A SIC está a preparar-se para exibir em Portugal o concurso Minute to Win It." Está de volta, portanto, o Não Se Esqueça da Escova de Dentes, embora com outro nome. "Ponha, ponha, ponha, ponha…"
4Vale a pena ter em atenção as experiências em curso em Espanha. Depois do lançamento de um segundo canal, a La Sexta pretende avançar em Novembro com um temático dedicado a séries e filmes, género AXN. Para o cabo? Não: para a televisão digital terrestre. A agonia da TV generalista é tão grande quanto isto: até na TDT, o seu território natural após o fim do serviço analógico, a televisão temática se vai instalando.

7 de outubro de 2010

Joana e Doriana são as primeiras nomeadas de "Secret Story"!


As votações para apurar qual a primeira rapariga que deve abandonar Secret Story já estão em linha. Significa isto que já se sabe quais as duas primeiras nomeadas do reality-show da TVI. Joana e Doriana, com cinco e quatro nomeações respectivamente, foram as escolhidas!

Até domingo os portugueses terão a oportunidade de votar na sua preferida!

Mário diz adeus a "Secret Story"


Depois de Ana Isabel ter desvendado o segredo dos gémeos, estava agendada para hoje a primeira expulsão de A Casa dos Segredos. Desta feita, e depois de contados os votos dos portugueses, o concorrente Mário foi menos votado que o seu irmão, Renato. Neste sentido, foi ele que disse adeus ao reality-show da TVI.