9 de fevereiro de 2010

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Terminou na passada semana a primeira fase de apuramento dos temas que concorrem ao Festival da Canção deste ano.

Já lá vai o tempo em que este evento parava o país. Algo semelhante àquilo que Ídolos faz nos tempos que correm. De outros edições do Festival saíram temas emblemáticos, como "Sol de Inverno" de Simone de Oliveira, "Bem Bom", das Doce, ou "Lusitana Paixão" de Dulce Pontes.

Alguém se recorda do tema de 2009? Muito poucas pessoas se lembram de "Todas as Ruas do Amor", dos Flor de Lis. E agora a pergunta é: porque é que tal acontece? Uma das causas, quanto a mim, advém do facto de a RTP ou até mesmo alguma discográfica não apostar nos vencedores. Estes apenas ganham o passaporte para a Eurovisão e, com aconteceu no ano passado, até aos últimos tempos faltavam ultimar pormenores, como quem pagava a viagem, a estadia.

Este ano, talvez para tentar implementar um novo fôlego no evento, a direcção de programas criou duas semifinais e optou por emitir a grande final em alta definição e a partir do Campo Pequeno. Para a apresentação, José Fragoso voltou a apostar em Sílvia Alberto.

Gosto muito desta apresentadora, todavia penso que o Festival da Canção é um evento que "pede" um nome mais sonante para o conduzir, ou então uma dupla. Porque é que não se apostou em José Carlos Malato para parceiro da antiga apresentadora de A Febre da Dança? Com certeza que conseguiriam prender mais espectadores ao ecrã.

Apresentadores à parte, espero, sinceramente, que a edição deste ano tenha mais brilho do que a de outros anos. José Fragoso prometeu que sim, resta saber se cumpre.


8 de fevereiro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O duelo desta semana ocorre entre duas grandes profissionais da televisão portuguesa: Bárbara Guimarães e Catarina Furtado.

Vote na opinião mais forte!

"Não sou indiferente às pequenas coisas e às pessoas com quem me cruzo", disse em entrevistas recentes. Também ao público português Bárbara Guimarães não é indiferente. A estrela SIC cruzou-se com os portugueses nos primeiros tempos da TVI e não mais saiu dos ecrãs. Começou na informação, mas foi a "entreter" que fez mais sucesso. Quem não se lembra dela em "Chuva de Estrelas"? Ou a fazer "furor" nos ecrãs da SIC?

Formatos de grande entretenimento são, na maioria das vezes, sinónimo da mulher de Manuel Maria Carrilho. É certo que nos últimos tempos os programas pelos quais tem dado a cara não têm sido um sucesso de audiências, mas e daí? O histórico ninguém o apaga e o seu esforço também não fica indiferente a ninguém.

Para além de conduzir programas, Bárbara Guimarães também é mulher, esposa, mãe e embaixadora do Comité Português para a UNICEF. Ela é muito mais do que a apresentadora que vemos no ecrã. E qual o seu segredo para conseguir conciliar tudo? "Uma mulher aprende a multiplicar-se e não a dividir-se" É este o lema de vida que herdou da sua avó. É assim que se faz uma artista, que para além de saber gerir a sua carreira, também consegue resguardar a sua vida pessoal.

Espero vê-la em breve num grande programa de entretenimento, mas acima de tudo desejo que continue a aparecer, ainda que esporadicamente, nos ecrãs e que continue a pôr em prática aquilo que disse recentemente: "A minha vida profissional tem sido feita de muito trabalho e dedicação. O público é o meu júri."

Venha daí um aplauso para esta excelente profissional!


O percurso televisivo de Catarina Furtado é grande. Começou na RTP1, tendo posteriormente transitado para a SIC, para mais tarde regressar à sua casa mãe.

Na estação de Carnaxide, lembro-me de ter apresentado Catarina.com, Chuva de Estrelas, e até uma gala dos Globos de Ouro. Foi no terceiro canal, que se sentiu o potencial que mais tarde Catarina Furtado viria a demonstrar na RTP1.

Na minha opinião, foi na estação pública que a apresentadora se consagrou, com os mais variados programas. Para começar, co-apresentou com José Carlos Malato, a gala comemorativa dos 50 anos da RTP1. Uma missão honrosa que demonstrou o carinho e a confiança que a direcção de programas do primeiro canal tinha e continua a ter nesta grande profissional.

Por outro lado, não podemos esquecer a sua passagem pelas duas edições de Operação Triunfo, assim como por Dança Comigo. Neste último caso, a RTP1 apostou em Catarina Furtado para conduzir não um reality-show, mas sim um programa de dança com participações de famosos. Aparentemente pensava-se que o mesmo não iria ter grande sucesso, mas a verdade é que os maldizentes não tinham razão.

Dança Comigo registou excelentes indíces de audiências durante as três primeiras edições. Mas o seu sucesso também se deveu à apresentadora. O programa, que também foi conduzido numa temporada por Silvia Alberto, foi feito à medida de Catarina Furtado. A elegância, o charme, a confiança e o à vontade, com que esta profissional apresentava o programa, tornavam-na única.

A carreira de Catarina Furtado foi ainda marcada por vários projectos ligados à ajuda humanitária. Exemplo disso, foi a sua participação em Príncipes do Nada. Com certeza que o facto de ter sido nomeada embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas em 2001, deve ter contribuído para que Nuno Santos apostasse nela para a condução deste programa.

Mas não se pense que a vida de Catarina Furtado foi só feita de sucessos. Tal como Bárbara Guimarães, muitos já foram os programas que ficaram à quem das expectativas. O maior exemplo é talvez o fracasso de audiências A Minha Geração. Também poderia enumerar Dança Comigo no Gelo, mas este programa não registou resultados tão baixos, como por exemplo M/F: Sarilhos em Casa.

Em conclusão, o que tenho a dizer sobre Catarina Furtado, e fazendo uma comparação com Bárbara Guimarães, é que a apresentadora da RTP1 tem, no meu ver, uma imagem muito mais simples, muito mais humilde junto dos espectadores. Obviamente que as duas são grandes estrelas, mas penso que Bárbara Guimarães aparenta ter um defeito que Catarina Furtado não tem: a presunção.
E é por isso que continuo a considerar Catarina Furtado uma das melhores apresentadoras de televisão, muito superior a Bárbara Guimarães, que nos últimos tempo tem visto a sua imagem desgastar-se.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Diana Piedade/Filipe Pinto:

Diana Piedade, por Tiago Henriques - 63%

Filipe Pinto, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente da semana!
Anunciamos agora, que o Televisão-Opinião vai comemorar um ano no dia 23 de Fevereiro. Vão ser lançadas novas rubricas, iremos desvendar o vencedor do passatempo que está a decorrer no blog, e..iremos mudar de imagem! Mas há mais! Serão feitas duas parcerias! Tudo no dia 23!

Mexer é fazer pior

Em seis sábados consecutivos a SIC continuou a fazer experiências escusadas com o seu horário nobre. A alteração foi a quarta e deu resultados decepcionantes.

Depois de ter acertado com a ordem ‘Não Há Crise’/‘Perfeito Coração,’ que dava melhores audiências, o novo alinhamento ditou ‘Lua Vermelha’/‘Perfeito Coração’/‘Não Há Crise’. O programa de Nuno Graciano foi o grande perdedor da noite, com a novela a fazer quase o seu pior resultado do ano e ‘Lua Vermelha’ a baixar quatro pontos de share.
Mexer para pior é sempre muito mais fácil e o horário nobre de sábado, com ou sem futebol na RTP 1, já estava estabilizado.


32,7 % de share foi o resultado do ‘Alta Definição’ de sábado na SIC.

Hoje na RTP1

Às 21:28!

Hoje às 21:00..


..não perca o Frente a Frente da semana!

É Notícia: Investigação Criminal Los Angeles ganha 2ª Temporada

Não é só em Portugal que Investigação Criminal Los Angeles faz sucesso. Nos Estados Unidos a série que conta com a prestação de Daniela Ruah é vista por mais de 18 milhões de espectadores. Perante tamanha aceitação, a actriz portuguesa e o restante elenco já se preparam para iniciar as gravações da segunda temporada.

Fonte: TV Guia

Audimetria - 07/02/2010

O dia de ontem foi de derrota para a estação de Carnaxide. Isto porque a TVI subiu ao primeiro lugar num domingo! A RTP1 ficou-se pelos 20,3% de share.

No que toca a vencedores há um que é claro: Destino Imortal. A série da TVI chegou ao fim, e alcançou o melhor resultado desde a estreia. Chegou aos 12,5% de rating e 34,2% de share. Ora, a liderança que se construíu a partir das 18:00, continuou para as 20:00, pois o Jornal Nacional ganhou à concorrência.
Meu Amor foi o programa mais visto do dia, com um bom rating: 16,2%.
Ídolos desceu, mas venceu a Deixa que te Leve, apesar da distância ser menor.


O filme que a SIC transmitiu a partir das 18:00, Uma Caloira, Sete Paspalhos, não esteve assim tão mal, mas perdeu claramente para Destino Imortal. Ficou-se pelos 23% de share. Pior mesmo só a repetição de Família, Família, que consegue melhor resultados que o programa em directo.
A tarde de séries da SIC não correu bem. Tanto Investigação Criminal LA, como FlashForward ficaram longe dos resultados anteriores. Estiveram na casa dos 5% de rating.
Na TVI, o principal derrotado foi o Jornal da Uma. Enquanto o Jornal da Tarde atingiu os 9,5% de audiência média e o Primeiro Jornal 7,8%, o noticiário de almoço da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 6,8%


Apesar destas derrotas da estação de Carnaxide, Lua Vermelha obteve um resultado razoável, tendo chegado aos 10,4% de audiência média e 25,5% de share.
Na RTP1, As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, conseguiram 10,3% de rating e ultrapassou os 25 pontos.


Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 08/02/2010

Bom dia! Seja bem vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana.

Meu Amor alargada
Meu Amor é sem dúvida um dos maiores sucessos dos últimos. Perante esta realidade, a direcção de programas decidiu estender a trama até aos 240 capítulos. Assim, em vez de as gravações terminarem em Junho, os actores só entram de férias em finais de Julho.

Sofia Ribeiro não quer estudar fora do país
Mariana Monteiro, Sara Prata ou Benedita Pereira, entre outros, são actrizes portuguesas que decidiram apostar na formação fora de Portugal. Apesar de parecer moda, Sofia Ribeiro não pretende seguir os passos das colega. "Sou muito agarrada à minha terra, às minhas pessoas, ao meu mundo e não sou muito o tipo de pessoa de pegar na minha mala de cartão e ir para outro sítio em busca de alguma coisa. Acima de tudo quero crescer e aprender no meu país. Se, mais tarde, vou pensar em ir para outro lado? Não sei", disse a actriz à Notícias TV.

Carla Andrino de regresso às telenovelas
O seu último trabalho para a televisão portuguesa foi em "Um Lugar Para Viver", na RTP. Todavia, Carla Andrino está de volta a uma produção da estação de Queluz de Baixo. A actriz prepara-se para integrar o elenco de Espírito Indomável, em que dará vida a uma "mulher de Luta", Josefa. As gravações arrancam já em Março e as cenas iniciais serão gravadas em terras de Vera Cruz.

TVI assina parceria com TV Brasil
Foi durante a passada semana que Júlio Magalhães esteve no Brasil. O director de informação do canal de Queluz de Baixo esteve no Rio de Janeiro em negociações com a TV Brasil para o estabelecimento de diversas parcerias. A TVI pretende encontrar um correspondente naquele país e apoios para o financiamento de meios técnicos, Em contrapartida, a estação brasileira quer trabalhos jornalísticos da TVI e de Pedro Moreira, correspondente da estação de Queluz de Baixo em Bruxelas. A confirmar-se, esta parceria poderá também fazer chegar trabalhos sobre o Mundial 2010 à estação dirigida por Bernardo Bairrão.


CITAÇÃO DO DIA

"Só num país de atrasados mentais, como é Portugal, é que o facto de uma pessoa demonstrar conhecimento em contexto é visto com uma coisa bizarra."

A citação de hoje foi proferida por Pedro Boucherie Mendes.


Fala-se de: Mafalda Pinto.
Ao contrário daquilo que a Notícias TV da passada semana avançou, a actriz não reatou o namoro com José Carlos Pereira. "É mentira. Somos só amigos. É natural que, três meses depois de termos terminado a relação, tenhamos voltado a ser bons amigos, mas não namoramos", disse Mafalda Pinto à TV Guia.

Fontes: Notícias TV, TV Guia, 24 Horas

A pedido de muitos leitores..

7 de fevereiro de 2010

Diário de um Ídolo

Boa noite. Seja bem-vindo à nova edição do Diário de um Ídolo! Como sabe, após cada gala do talent-show da SIC, pode contar com a análise e comentário à mesma, aqui no Televisão-Opinião! Não falha!


Antes de começar a minha análise, tenho de relembrar que o estúdio estava a abarrotar! E não, não são figurantes pagos! São fãs do programa, que querem ir assistir ao mesmo! De referir ainda que Cláudia Vieira estava linda.

Analisemos agora as várias actuações da noite
Dueto - Achei os dois concorrentes ao mesmo nível. Sem dúvida que estes eram os dois merecidos finalistas, e as suas excelentes performances não deixam certezas relativamente à vitória. Gostei da interacção entre ambos, assim como da parte que cada um deu de si. Foram originais, e deram energia à música.

Gostei de ouvir o Filipe a falar da sua prestação desde o primeiro casting. Sincero e humilde, falou da sua história no concurso da SIC. Achei uma boa ideia da estação de Carnaxide mostrar imagens nunca antes vistas.

Admiro o Filipe por reconhecer o talento de Diana, e a sua voz magnífica. Acima da vontade de vencer, nota-se que existe uma cumplicidade não só entre estes dois concorrentes, mas também com os restantes. Percebe-se que neste programa se formou uma família - a família Ídolos.

O primeiro tema do Filipe é simplesmente lindo, capaz de colocar qualquer pessoa arrepiada. Sabendo que esta é a praia deste concorrente, não há dúvidas relativamente à excelente performance que teve. Não se limitou a imitar o que foi cantado pelo grupo (Goo Goo Dolls). Tal como no dueto, foi original, e tornou a sua prestação mágica. Adorei.

Relativamente ao vídeo da Diana, achei que tal como o do Filipe, estava bem feito. É sempre bom relembrar os primeiros momentos dos concorrentes no programa. De facto, existe na Diana uma grande evolução. De tal maneira que se compararmos a energia e presença dela no primeiro casting, com as suas actuações da gala deste domingo, as diferenças são óbvias. Tenho um grande gosto em visualiza-las!

A presença em palco da Diana é simplesmente fenomenal. O à vontade dela a cantar é um máximo. Gostei da sua atitude ao permitir que Inês Laranjeira cantasse uma das músicas do seu historial nos casting. Tal como o Laurente Filipe referiu, a Diana é uma artista completa. Ela canta, dança, representa, e nesse aspecto está à frente do Filipe.

Sobre o dueto com Pedro Abrunhosa:

Cantar em português pressupõe sempre mais sentimento. Foi o que notei na actuação do Filipe. Gostei muito, mas penso que houve alguma desafinação na parte do refrão.

"Momento" é daquelas melodias que fica no ouvido. Lembro-me da actuação da Flora, concorrente da Operação Triunfo, na RTP1. Apesar desta recordação, a sua qualidade vocal não se compara com a de Diana Piedade.
Sobre a prestação da concorrente de Ídolos, tenho a dizer que esteve muito bem! Adorei. Deu-me foi alguma impressão que existiram problemas na interacção com Pedro Abrunhosa. Pareceu-me que não se sabia bem quem cantava o quê. Pelo que se disse, os ensaios foram curtos. Neste sentido, percebe-se o porquê dos erros.

Relativamente à terceira actuação:

Filipe Pinto - Mais uma vez, a música escolhida foi adequada a sua voz. Achei a ideia de ir cantar para o pé do júri bastante inteligente. Sem falar, Laurent Filipe expressava: "este míudo é fantástico". Gostei de o ouvir. Teve presença, ritmo, e soube interagir com a banda. Foi uma das melhores prestações deste concorrente, desde o inicio do programa.

Diana Piedade - Mais uma vez cantou, dançou e agarrou a música da melhor maneira. Tanto a Diana e o Filipe têm um estilo bastante comum - rock e grunge. Nota-se que a sobrinha de Manuel Moura dos Santos é mais pesada, e não tenho dúvidas que dava um grande espectáculo de som, luzes, e bateria! Gostei muito de a ouvir. Transmitiu uma energia fenomenal!

Relativamente ao júri, esteve bem. Pedro Boucherie mandou as piadas do costume. A de hoje esteve relacionada com a gravata de Laurent Filipe. Manuel Moura dos Santos estava orgulhoso dos dois finalistas. Laurent Filipe é a ajuda em pessoa. Para ele, o comentário significa auxílio. Roberta Medina esteve "legal".

Sobre os apresentadores, continuo com a minha opinião. Estiveram bem. Notei mais alguns percalços no teleponto por parte de Cláudia Vieira. De referir uma coisa que não sei se repararam. Quando Pedro Abrunhosa caiu, o auxílio de João Manzarra foi instantâneo. Não se "acanhou". Foi perspicaz. Nota máxima para o novo apresentador da SIC!




Para a semana, cá estaremos para saber quem vencerá a terceira edição de Ídolos. Quem será? Diana ou Filipe? Uma coisa é certa: qualquer um deles merece!

O Protagonista


O Protagonista desta semana só poderia ser Mário Crespo.
A polémica que girou à sua volta durante os últimos dias, é bastante significativa para o destacarmos. Falar do que se passou com o apresentador do Jornal das 9, é complicado. É necessário ler os jornais e ouvir as notícias para se perceber a gravidade da situação.
Não querendo entrar muito em políticas, uma coisa é certa: mais uma vez existe uma polémica com José Sócrates.

Tendo por base a informação que recolhi, o primeiro-ministro encontrou Nuno Santos, num almoço com Bárbara Guimarães. Com ele falou do sucesso Ídolos, programa que acompanha, para depois "atacar" sobre o desempenho que Mário Crespo estava a ter no canal de notícias da SIC. Referiu-se ao pivô como um "problema" que precisava de uma "solução".

Tendo conhecimento desta ocorrência, Mário Crespo decidiu escrever sobre ela na sua crónica de segunda-feira, no Jornal de Notícias. No entanto, justificando-se como um texto que levantava "sérias e fundadas dúvidas", o director do diário da Controlinveste (José Leitão Pereira), optou por não publicar a referida crónica. O próximo passo de Mário Crespo foi óbvio - acabar com a colaboração que tinha com o jornal.

O que posso eu dizer sobre isto? Penso que já disso tudo, mas não disse nada. Há muita coisa que falta explicar, sobre a qual me leva a concluir que estamos num país cuja liberdade de expressão se está a esvair. O "caso" Mário Crespo é pura e simplesmente mais uma prova disso.

Fecho


A grande aposta da TVI, Destino Imortal, apresentou hoje o seu terceiro e último episódio que juntou Sofia (Catarina Wallestein) e Miguel (Pedro Barroso) numa aventura vampírica, onde o bem e o mal combatem mais uma vez. Destino Imortal apresentou-se com um razoável guião, um leque vasto dos melhores actores da televisão portuguesa e muitos efeitos especiais, que até agora não tínhamos visto com o carimbo português.

Não é fácil encarnar a pele de um vampiro, e muito menos nos dias de hoje, onde o conceito já foi esmiuçado até ao limite. Contudo, Catarina Wallestein (Sofia) conseguiu com todo o sucesso entranhar-se na sua personagem, e todo o seu trabalho de interpretação da personagem é merecedor de elogios. Ao longo da mini-série, pudemos constatar um incrível jogo de expressões, onde em muitas cenas sem diálogo a actriz nos dizia tudo o que era necessário sabermos. É de salientar igualmente a excelente actuação de Maria João Luís (Lídia), cujo jogo sensual com o seu corpo foi impressionante. Realço também Rogério Samora (Hector), que encarnou um papel até então completamente distinto de todos os que fez até hoje, e Jorge Corrula (Victor), cujo trabalho desconhecia e que teve uma prestação admiravelmente sedutora e malévola na pele do velho vampiro vilão.

Todavia, nem todos os actores primaram pelo seu desempenho. Evelina Pereira (Valentina) foi um total fracasso, incapaz de interpretar a sua personagem nos mínimos aceitáveis. De realçar as suas demasiadas semelhanças com Vitória, a vampira maquiavélica de Crepúsculo. Pedro Barroso (Miguel) não lhe ficou muito atrás, tendo a sua prestação deixado muito a desejar, especialmente em cenas de grande emoção. Com Catarina Wallenstein, o actor “morreu” completamente.

A história de Destino Imortal conseguiu manter-se simples, sem divagar em acções paralelas desnecessárias. O facto de se tratar de uma mini-série tornou essencial que a história não se expandisse muito além da trama principal. Para além disso, as surpresas da transformação de Pedro Caeiro (Carlos) adicionaram emoção à trama. No final, a luta entre os vampiros é extraordinária, nomeadamente o momento da morte de Hector e a incapacidade do polícia matar o seu filho, recém-vampiro, Carlos. Miguel e Sofia ficam finalmente juntos, carregando com eles o segredo da existência dos vampiros e "dampiros". Sofia caminha para a mortalidade, findando-se o medo de uma vida sem Miguel. Contudo, a última cena deixa-nos em êxtase, com a sensação que algumas surpresas ainda estaram para surgir na vida do casal.

Finalmente, destaco a perfeição na maquilhagem e caracterização. Voltamos a ver os vampiros com peles brancas como cal, o esperável num ser morto, dentes amarelados e com aspecto apodrecido, onde os seus olhos tornam-se quase brancos, dando o aspecto verdadeiramente assustador próprio de um vampiro.

Destino Imortal foi um sucesso, tanto a nível de audiências como a nível de conteúdo. Não se consegue perceber, por isso, a redução de episódios, inicialmente agendados para 6. Uma jogada segura, contudo mal realizada após o sucesso que a mini-série deteve. Assim, Destino Imortal terminou hoje com a promessa de deixar saudades nos espectadores, que queriam ver mais desta luta inglória entre o bem e o mal.

Marta Miranda

Hoje, às 00:30

Carlos Costa perdeu o interesse no "Ídolos"

Foi na passada semana que deixou o Ídolos, todavia, Carlos Costa continua a colher frutos da sua participação. "Não tenho parado, tenho sempre alguma coisa para fazer, entrevistas para dar, coisas para gravar. Tem sido óptimo", disse ao 24 Horas. Apesar de tudo, o concorrente de Porto Moniz acredita que a sua saída foi injusta. "Muito sinceramente perdi o interesse no programa, como é normal", adiantou ainda ao mesmo jornal. Na rua, tem sido muito interpelado pelo público e muitas são as felicitações que tem recebido.

Hoje às 21:00


Só Séries


Primeiro que tudo, peço desculpa por só estar a ser publicada, esta rubrica... Mas a semana foi infernal e, só agora é que pude pensar no que vos poderia transmitir. E, por último, falo-vos de uma série que, no Natal, me deixou bastante espantado.


Com o selo SyFy, esta é uma das séries que nos leva para outros mundos. Uma ideia original do canal, a história gira em torno de uma dupla que é chamada a fazer parte de uma equipa que viaja por todo o país à procura de artefactos dando estes, certas habilidades ao possuidor.

Podem achar um pouco secante, mas não. Cada episódio é dinâmico e sempre com duas histórias: a dos casos e a história do armazém.

Momentos cómicos surgem imensas vezes; artefactos nunca antes vistos capazes de maravilhar o espectador... Enfim, possibilidades infinitas!

O pior de tudo foi o final. De facto, as últimas imagens foram tão chocantes que só poderei acompanhar mais episódios, no próximo Verão. E sim, a série foi renovada devido às fantásticas audiências!


Fringe entrou, igualmente, para o meu rol de favoritos! A primeira temporada foi algo morta mas os episódios finais transformaram uma série criminal, numa série fantasticamente brilhante! De facto, cada caso leva-nos para um conjunto de variáveis impossíveis à Ciência e que nos fazem sonhar mais alto.

O Winter Finale foi, de todos, o mais interessante! Mundos Paralelos, experiências... Uma série que todos devem ver!

Sabia que...
- ... The Vampire Dairies, todas as semanas, chega a fazer entre 1.7 e 2.0 de rating?
- ... em American Idol, vamos entrar em Hollywood, já esta semana?
- ... o final de Ugly Betty terá um casamento?

Estreias por cá...
- Quarta, às 21h25, T4 de Ugly Betty, na FOX Life.

Nuno Santos prepara substituto de "Ídolos"

Já há um substituto para o mega êxito Ídolos. É já em Abril que a SIC estreia a adaptação portuguesa de So You Think You Can Dance, que muitos portugueses já acompanham na Fox Life. O formato é produzido pela Endemol e promete ser algo com muita emoção, tal como o programa de Cláudia Vieira e João Manzarra. Há castings e há um júri, bem como gritos de alegria e momentos mais tristes. Há galas e há expulsões. No fim, como não poderia deixar de ser, há um vencedor. O original é conduzido por uma apresentadora, no entanto na versão portuguesa poderá haver diferenças. Já há nomes em cima da mesa: Bárbara Guimarães e Merche Romero. Quanto ao grupo de jurados, é um dado quase adquirido que Marco de Camillis não o integrará, uma vez que tem uma ligação com a RTP. Qual a melhor opção para conduzir o programa?

Fonte: 24 Horas

Audimetria - 06/02/2010 (actualizada)


O dia de ontem foi ganho pela RTP1. A diferença entre os três principais generalistas é curta: menos de 2 pontos. O consumo televisivo esteve baixo.


Deixa que te Leve e Meu Amor foram os programas mais vistos do dia, apesar de terem descido no rating, e de o seu share ter sido inferior a 38%.
No que toca a noticiários, o Telejornal foi o que maior audiência teve, tal como podemos visualizar no quadro fornecido pela Mediamonitor. Chegou aos 11,9% de rating.
No horário das 19:00, O Preço Certo liderou, com 31,8% de share

Relativamente aos derrotados, tenho de referir o jogo de futebol entre o Benfica e o Vitória de Setúbal. Sinceramente, não sei o que se passa com a transmissão das partidas do campeonato nacional na RTP1. 11,7% é um resultado baixo, ainda mais tendo em conta que a equipa da luz estava em campo.
De referir ainda a prestação de Perfeito Coração. Neste sábado, a novela da SIC, não foi além dos 21 pontos.

Em confronto directo com o jogo de futebol e novelas da TVI, Lua Vermelha desceu aos 9,5% de rating e 25,3% de share. Foi o sexto programa mais visto do dia.
A série Ele é Ela desceu, mas manteve-se na liderança. Alcançou 8,6% de audiência média e 35,9% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - Para além de todas as "guerras" que as séries/novelas sobre vampiros geram, há uma série que, volto a realçar, na minha opinião se tem destacado no panorama televisivo. Chama-se "Ele é Ela", e vai para o ar cerca das 23h30 na TVI aos sábados. A série tem alcançado uma média de share perto dos 40% e tem agarrado, semana após semana, cerca de 900 mil espectadores. Trata-se de uma lufada de ar fresco na ficção nacional, diferente do que já foi feito e com muito humor à mistura. Já agora, destaque muito positivo para Benedita Pereira.
Pior - A TVI precisa de rever a sua programação no horário das 17h às 19h. Se "Quem Quer Ganha" deveria ser substituído, não entendo o porquê da transmissão de uma repetição de "Morangos com Açúcar". É verdade que este episódio repetido já deu frutos, mas neste momento tem ficado em último lugar. O público que vê a repetição de "Morangos" não é o mesmo que vê o episódio inédito?

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Na minha opinião, "Lua Vermelha" não passa de uma versão mais "cool" de "Rebelde Way", com muitas semelhanças com a saga "Crepúsculo" de Stephenie Meyer. Mas a estreia no passado domingo (colada ao programa do momento "Ídolos") correu bem. Não venceu a novela da TVI, mas agarrou 1 milhão e 200 mil espectadores, algo que já não era visto desde a primeira "Floribella" na SIC. Agora fica a dúvida se com o final de "Ídolos" a novela juvenil se vai aguentar.
Pior - Se "Você na TV" e "Praça da Alegria" travam uma luta pela liderança nas manhãs, "Companhia das Manhãs" ainda está muito longe. Esta semana foi comemorado o centésimo programa, mas há muito pouco para festejar, uma vez que desde que começou 2010, o talk show matinal nunca ganhou à concorrência. O que falta ao programa para angariar espectadores? Novos apresentadores ou novas rubricas?

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - "Bom Dia Portugal" foi o debutante dos blocos noticiosos no período compreendido entre as 6h30 e as 10h, sendo seguido depois por "Diário da Manhã" na TVI (quando estreou era apresentado pelos "pesos pesados" Henrique Garcia e Júlia Pinheiro) e mais tarde a SIC a entrar neste jogo. E a verdade é que este programa é um projecto vencedor desde o início, sem a concorrência chegar aos "calcanhares", como comprovam os números. "Bom Dia Portugal" tem uma quota de espectadores de 44% de share enquanto a concorrência fica abaixo dos 20%. O bloco de informação é um dos grandes contributos da RTP1 para a sua média diária, se levarmos em conta que o horário nobre tem sido uma desgraça (abaixo dos 20% de share).
Pior - "Família Família" tem estado longe dos resultados aceitáveis que conseguiu na primeira série. Desde que regressou em 2010, o concurso apresentado por Sónia Araújo (aposta ganha na apresentação), tem ficado muito longe da concorrência e com valores em espectadores bem abaixo dos 500 mil. A duração do programa não ajuda, mas também não é desculpa e a concorrência está forte no horário.