28 de abril de 2011

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Para cima, para baixo

1 A TVI passa em Setembro, aos dias de semana, a emitir apenas duas telenovelas no período da noite. A medida é apresentada como uma redefinição da estratégia, mas também é seguramente uma resposta à crise económica, uma vez que a produção de telenovelas é cara. Pois eis, enfim, o início de algo que há muito se esperava, mas nunca mais aparecia: a urgência, em resultado da necessidade de contenção financeira, de reduzir a aposta nos modelos tradicionais, substituindo-os por modelos menos despesistas e mais criativos. O problema é que, para ocupar o espaço da terceira telenovela, a TVI ainda só tem prevista uma coisa: os diários da segunda edição de Casa dos Segredos. Não chega.

2 Discordo da participação não editada de anónimos nos media - e o vox pop, já se sabe, não me merece mais do que um bocejo, até pela preguiça jornalística que envolve. Desta vez, no entanto, tenho de agradecer a ambos uma importante conclusão. Um fim-de-semana a ver e ouvir o vox pop e um dia útil a ver e ouvir os fóruns e as antenas abertas mostraram-me claramente que uma enorme fatia dos portugueses continua a transformar estas eleições legislativas num referendo a Sócrates, reduzindo-as praticamente a um joguinho de futebol PS-PSD. E o que isso quer dizer é que a crise ainda não chegou a muitos deles. Isto não são umas eleições, não: isto é um derby. Coisa de ricos. Ainda bem.

3 Tal como adiou o arranque de A Rede Social, de Manuela Moura Guedes, a SIC adiou também o regresso de Plano Inclinado, de Mário Crespo. Fez igualmente bem. Mário Crespo é um bom jornalista, mas geriu desastrosamente a sua oposição ao "socratismo". Precisa de tempo.

Nenhum comentário: