3 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Evolução

Será já amanhã, pelas 13:00, depois de cerca de um ano e meio na pele de apresentador, que Francisco Menezes se despedirá de Companhia das Manhãs. Sendo um humorista nato, coloca-lo ao lado de Rita Ferro Rodrigues a conduzir um programa composto por algumas histórias de vida, pareceu a muitos uma decisão totalmente descabida. As críticas começaram imediatamente a ser direccionadas para Francisco Menezes, acusando-o de não estar à altura de Rita Ferro Rodrigues e de ser um autêntico erro de casting. De facto, nos primeiros meses de Companhia das Manhãs, o apresentador não participava nas conversas mais sentidas, talvez pela conotação que os entrevistados e telespectadores poderiam dar às suas intervenções. Por outras palavras, uma audiência que está habituada a ver e ouvir as piadas de um humorista, pode encontrar um duplo sentido numa questão que seja por ele realizada a uma pessoa que sofra uma doença ou que se encontre numa fase menos boa da vida. Aliado a este facto, estaria obviamente a inexperiência de Francisco Menezes.



Assim, e passado ano e meio, só tenho a dizer que o colega de Vanessa Oliveira errou, aprendeu e cresceu. Tem hoje um papel muito mais interventivo e claro que nas primeiras emissões de Companhia das Manhãs. Já conduziu o talk-show sozinho, acompanhado, com Liliana Campos, Rita Ferro Rodrigues ou com Vanessa Olvieira. Sem na realidade ter uma parceira totalmente fixa, Francisco Menezes adaptou-se a cada uma delas, fazendo sempre o seu melhor. Se o considero um bom apresentador? Sim. Se considero que Francisco Menezes criou empatia com os telespectadores? Nem sempre. No entanto, e apesar destas conclusões, tenho a dizer o seguinte: Francisco Menezes cumpriu o seu dever, contra tudo e contra todos.
Muitas vezes com um percurso indefinido, tendo em conta as suas publicações no Facebook, o apresentador fez o seu melhor e, só por isso, merece uma grande salva de palmas no final do Companhia das Manhãs de amanhã. Parabéns!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom apresentador? Sim???

Respeito. Mas não concordo, aliás muitas vezes deixei eu de ver o programa por causa dele. Criou-se uma rubrica completamente desnecessária "a minha música", pqe o senhora gostava de cantar e entao fez-se a vontade.
O programa foi um erro desde o primeiro dia, safou-se a maestria brilhante do Nuno Feist e da sua banda e claro inevitavelmente o grande César Mourão.
Muitas saudades me deu o programa "fátima".

Porém vamos ver o que nos espera...vamos qual o impacto de tantas mudanças no programa da Júlia Pinheiro. Vai ser dificil a batalha com o "Você na TV".

DS disse...

São opiniões. Não esquecer que antes de Francisco Menezes ter aceite o convite, alguém se lembrou dele para participar no programa. Se se portou bem o não, cabe a cada um de nós avaliar. Para mim, e preferindo ver o "Você na TV!" muitas vezes em detrimento da concorrência, quando via o "Companhia das Manhãs" notava que Francisco Menezes evoluía de dia para dia.
Se o quero ver noutro talk-show? Não. Mas penso que cumpriu o seu dever, e fez o seu melhor.
É a minha opinião. E o resto está explícito no post.

Cumprimentos,
DS

Anônimo disse...

Atribuir a culpa das fracas audiencias só ao Francisco não é correcto!

A Rita tambem não é grande espingarda!

Como é que explicam que a Vanessa com o Menezes tiveram melhores audiencias que a Rita com o Menezes! Enfim...

Ja agora,só faltava um trengo ter a ideia de querer a Rita no Horario Nobre!