19 de outubro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em debate dois comentadores do social: Cláudio Ramos e Flávio Furtado.




Se há pessoa que gosto de ver no pequeno ecrã, esse alguém é Cláudio Ramos. Enquanto comentador do social, não há ninguém que o bata. Directo, perspicaz e objectivo, ele diz as verdades e não tem problemas em explicar o que pensa.


Se, actualmente, está ao lado de Ana Marques com Capa de Revista, na SIC, antes de tudo isto ele marcou presença em Noites Marcianas, Olhó Vídeo ou Rosa Choque, ainda na TVI, não esquecendo ainda que a participação em Big Brother Famosos o ajudou a tornar-se ainda mais conhecido.


Após algum tempo fora dos ecrãs, a produção do "SIC 10 Horas" trouxe-o para a Tertúlia Cor de Rosa. E pronto, tornou-se ainda mais “ligado” ao mundo dos famosos e social e, sempre sem papas na língua, disse o que pensava, sem medos. Foi aí que evidenciou ainda mais a frontalidade que o caracteriza.


Para mim, Cláudio Ramos é a prova de que o esforço e a vontade de voar mais alto valem a pena.


O programa das manhãs chegou ao fim e, consequentemente o espaço que coordenava também. Ao contrário do que muitos esperavam, o antigo “tertuliano” não desapareceu do mapa" e seguiu com Fátima Lopes para as tardes de Carnaxide, não esquecendo ainda a presença activa em formatos da SIC Mulher.

Hoje está novamente nas manhãs, agora ao lado de Ana Marques a fazer aquilo que sabe ainda melhor. É um prazer ver a sua característica boa disposição, a sua alegria e felicidade que demonstra perante o que faz.


A par do pequeno ecrã, Cláudio Ramos foi também um dos colaboradores do jornal 24 Horas e é ainda cronista da TV Mais. Viciado como sou em imprensa, é evidente que leio com atenção tudo o que escreve.


Por tudo isto e muito, muito mais, sou um dos muitos fãs deste grande senhor. Amado por uns, odiado por outros, o certo é que a grande maioria das coisas que diz são verdade e, embora tenha várias pessoas que não gostam de si, mantém-se sempre despreocupado com tudo isso.

Oxalá que ainda lhe dêem a oportunidade de “voar mais alto” e pisar outros “palcos”. Ele merece!




Desde a extinta Tertúlia Cor-de-Rosa, ou da imitação Calor da Tarde, que o social passou a fazer sentido nos talk-show das estações televisivas portuguesas. Se na TVI, Cinha Jardim, Flávio Furtado e Lili Caneças dão alma à rubrica Dizem Elas e Ele, na SIC, Cláudio Ramos e Ana Marques dão a cara pela Capa de Revista. Afinal, com a crise, os portugueses cortam igualmente nas despesas com as publicações semanais que dão destaque à vida das figuras públicas.

Mais importante do que afirmar se aprecio ou não espaços deste calibre no Companhia das Manhãs e Você na TV!, é tentar perceber até que ponto comentar a vida e as acções de terceiros nos mais variados eventos, em diferentes fases da vida ou nos muitos destinos de férias,dá resultado. Não tenho conhecimento das audiências de ambas as rubricas nos referidos talk-shows. Porém, tenho noção de que, na altura da Tertúlia Cor-de-Rosa, o Fátima deixava a concorrência a léguas. Os próprios comentadores, afirmavam tal facto aos seguidores do programa.

Logo, faz sentido continuar com as "coscuvilhices" do costume? Continuar a dar voz a pessoas, também conhecidas pelos seus "podres", para opinar sobre os outros? Cada um tira os seus juízos. Na minha opinião, dentro de determinados parâmetros, concordo com rubricas que tenham como conteúdo o social. No entanto, com todo o respeito pelas figuras públicas, com a participação das mesmas quando alguma notícia sai sobre elas.
Por outro lado, se os comentários forem dirigidos sem maldade, basearem-se em acontecimentos positivos na vida dos famosos, penso que serão aceitáveis para serem transmitidos num programa.


Em relação a Flávio Furtado, comentador sobre a área que estou a opinar, é mais um entre tantos comentadores. Tendo em conta o seu trabalho no Você na TV!, que tive a oportunidade de visualizar em alguns vídeos através do site do programa, considero que tem jeito para aquilo que faz. Os seus trabalhos de reportagem acabam por trazer alguma inovação às rubricas deste género que estamos habituados a acompanhar. As perguntas directas, que colocam as pessoas sem saber o que dizer, são a sua arma mais poderosa. Agora, qual o desafio que poderá suceder-se a Dizem Elas e Ele? Se Flávio Furtado procura vingar na televisão, então a sua tarefa revela-se bastante difícil. Sem dúvida que o comentador tem jeito para aquilo que faz, sendo até um bom sucessor para Cláudio Ramos.
Porém, será que ambiciona ficar-se por Você na TV! ? É essa a questão.


Este Frente a Frente, acaba um pouco por sair do que habitualmente tem oferecido aos leitores do Televisão-Opinião. Afinal, além de actores, apresentadores, programas, estações de televisão, existem comentadores. Porque não opinar sobre eles e, já agora, sobre a importância da "má língua" em Portugal?


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Sónia Araújo/Tânia Ribas de Oliveira:


Tânia Ribas de Oliveira, por Diogo Santos - 64%
Sónia Araújo, por Tiago Henriques - 36%

Nenhum comentário: