31 de maio de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente de hoje coloca em duelo duas novelas que estreia no serão desta segunda-feira. Espírito Indomável e Passione estão em confronto!


Recordo-me perfeitamente de começar a ler notícias sobre Espírito Indomável, ainda a trama estava a ser preparada. O facto de ter um grupo de actores que despertam em mim muito interesse, contribuiu para que as lesse com atenção. Por outro lado, quando percebi que a história teria algumas cenas gravadas na Estância que serviu de pano de fundo a Casa das 7 Mulheres, uma série da Globo que me apaixonou, fiquei logo em “êxtase”. Estavam reunidos vários motivos para a acompanhar.

Ontem, enquanto via a antestreia de Espírito Indomável, percebi que todas as expectativas que criei não serão defraudadas. Simplesmente apaixonante, é a melhor forma que encontro para a descrever. Desde o excelente desempenho dos actores, à excelente caracterização, às paisagens, tudo é cuidado ao pormenor. Basta ter em mente que nenhum dos actores “repete” papéis, todos eles abraçaram personagens diferentes daquelas que fizeram anteriormente. Desde Vera Kolodzig melhor que nunca, numa muito, muito bem conseguida, a um Diogo Amaral muito bem posicionado para batalhar pelo coração da jovem, os actores conseguem arrasar. É claro que o mérito também é, em grande parte das equipas de criação e de produção. Mas é isto que faz uma telenovela. E esta, no meu entender, promete mesmo arrasar.


A história em si parece-me muito interessante, é sempre um gosto ver “confrontos” entre duas famílias, assim, como o factor campo também é algo a ter em conta. Há ainda que pensar nos papéis cómicos, que desta vez serão, em grande parte, da responsabilidade de Sara Prata e de Pedro Lima. Em Espírito Indomável tudo parece pensado ao pormenor e feito para que os seus intervenientes arrasem!


Estou, como é perceptível, rendido. E, parece-me que os portugueses também. A avaliar pelos resultados da antestreia, adivinha-se mais um sucesso para Queluz de Baixo. E com todo o mérito, claro. Espírito Indomável é, pelo que me pareceu, um dos produtos melhor conseguidos dos últimos tempos, por aqueles lados. Venha de lá o reconhecimento do público, não só para os actores, que muito merecem, como também para a TVI que decidiu arriscar e apostar forte.


É assim Espírito Indomável, uma história que consegue juntar amor, traições, mortes, vinganças, mentiras, e, como é claro, muita, muita paixão. Até porque a protagonista desta trama “tem o diabo no corpo”!



A estreia de Passione no Brasil poderia ter corrido melhor, é verdade. Os índices de audiência que a novela obteve nos seus primeiros episódios não foram excepcionais, mas tal facto tem vindo a tornar-se comum nas produções da Globo. Afinal são novelas atrás de novelas, e atrás de novelas. Os actores acabam por ser os mesmos, as histórias parecidas, e o objectivo da inovação acaba por ser difícil de alcançar.

No entanto, o adágio popular "o que nasce torto tarde se endireita" nem sempre se aplica a todos os casos. Passione é um deles. Um começo menos bom, pode não significar que a novela venha a confirmar-se o maior desastre da Globo. Muito pelo contrário. Uma produção ganha, muitas vezes, fôlego a meio da trama. E é o que acho que vai acontecer com esta novela, tanto no Brasil como no nossa país.

A estreia pode não ser a mais auspiciosa em Portugal, mas o seu avanço, tal como tem vindo a acontecer, vai obter melhores resultados. Relembro que, no nosso país, Viver a Vida começou com resultados modestos, tendo até descido, após alguns capítulos ao patamar dos 22/23% de share. No entanto, estes valores não impediram que a produção brasileira fizesse frente a Sentimentos, vencendo-a várias vezes por uma distância considerável.
Penso que é isto que vai acontecer a Passione. Resultados modestos no início da trama, para, durante o avançar da mesma, alcançar subidas constantes. Afinal, esta produção tem tudo para vencer, nem que seja pelo próprio nome italiano. O elenco é de luxo: Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Maitê Proença, Carolina Dieckmann, Fernanda Montenegro, entre muitos, muitos outros. Quando à história, é aliciante: um filho negado por um pai, que noticia a sua morte aquando do seu nascimento. Mais tarde, vem-se a descobrir que afinal ele está vivo, e que mora com a sua irmã mais velha. Este é assim o ponto de partida para emoções fortes, momentos de alta tensão e, acima de tudo, uma história bonita.


Acima de tudo penso que Passione será um bom produto para a SIC, numa época onde o calor começa a apertar, e os telespectadores ficam acordados até mais tarde.



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Joana Duarte/Vanessa Martins:

Vanessa Martins, por Tiago Henriques - 52%
Joana Duarte, por Diogo Santos - 48%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirado do Diário de Notícias. Às 21:00, o Frente a Frente entra em linha.

Festivalices

Eu gostava do Festival da Canção, juro que gostava. Aquele sábado era sempre especial. Sentava-me no sofá ao lado da minha avó, com os meus irmãos, e vivíamos aquilo com grande seriedade, tendo na mão a grelha das canções, que uma revista semanal publicava. Dávamos as nossas pontuações e, depois, aguardávamos o veredicto final: "Noruega, dez pontos. La Norvège dix points, Norway ten points." Aquilo era uma festa.


Agora, tudo é diferente. O Festival, apesar de ainda ter audiências (segundo a Lusa, foi visto por 120 milhões de espectadores em 39 países europeus), já não pára o País. Já não nos pára a nós. Ainda assim, confesso: quando cheguei a casa na madrugada de domingo, já cheio de sono e cansado, ainda fui à Internet ver quem tinha ganho e em que lugar dos últimos tinha ficado Portugal.


E, pronto, admito: gosto de Há Dias assim, a canção que Augusto Madureira compôs para Filipa Azevedo (18.º lugar entre 25 concorrentes). E gosto muito de Satellite, a música de Lena Meyer que a Alemanha levou a concurso e que ganhou a competição. Percebo a indignação de quem acha que a canção devia ter sido cantada em alemão e não em inglês (tendência que se acentuou nesta edição), mas a música vencedora respira modernidade. Lena é jovem e bonita. A música é fresca, ritmada, numa onda pop moderna, ao estilo Nelly Furtado. Ou me engano muito, ou fará furor este Verão.

No meio do deserto criativo que o Festival revelou ser este ano, a participação alemã percebeu o essencial: não são os espectadores que se têm de adaptar às modas festivaleiras, é pre-cisamente o contrário. É bom? É mau? É o que é…

"Viver a Vida" termina quarta-feira!


É já nesta quarta-feira que chega ao fim a história que apaixonou os portugueses.A notícia já está a ser anunciada nos intervalos entre programas.


Assim, na véspera de feriado, será emitido o derradeiro episódio de Viver a Vida. Vai querer perder a despedida de Helena, Luciana, Bruno ou Marcos?


Não se esqueça, é quarta-feira, na SIC!

É oficial - Iva Domingues em "Depois da Vida"


É oficial: Iva Domingues será a anfitriã da segunda edição de Depois da Vida. Após vários rumores, esta novidade é-nos dada pela própria Júlia Pinheiro: "Não tenho dúvidas que ela vai fazer um bom trabalho. Caso contrário não estaria lá". A apresentadora de As Tardes da Júlia confessou ainda à Notícias TV desta semana que, o sucesso da sua participação em Depois da Vida se deveu ao facto de não se ter abordado o assunto do além de uma forma demasiado pesada: "Acho que as coisas foram no sentido que eu desejava, que era não abordar o assunto de uma forma mórbida, já que se trata de algo tão intimo e privado. Por isso não tivemos polémica, mas sim, interesse".

Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Cristóvão Campos!



Foi neste mesmo dia, mas no ano de 1984 que o Gué de Mar de Paixão nasceu! Hoje, dia em que comemora o seu vigésimo sexto aniversário, vamos todos dar os parabéns a Cristóvão Campos!



Parabéns, Cristóvão Campos!

Às 21:00..


..o duelo não se passará apenas entre a SIC e a TVI: ele vai estar no Televisão-Opinião! Frente a Frente entre as estreias de hoje. A não perder, uma hora após o Fecho.

Fala-se 31/05/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se deste mês!



José Carlos Pereira


Depois de terminado o romance com Mafalda Pinto, o actor voltou a faltar a gravações de Mar de Paixão e a ter comportamentos menos bons, dado que está desamparado, segundo dizem alguns amigos. No entanto, parece que eata situação poderá estar prestes a terminar. É que, segundo a TV Guia, José Carlos Pereira tem uma nova namorada, a socialite Cristina Cordeiro, com quem tem passado várias noites, em Sintra. À referida publicação, nenhum dos dois quiz prestar declarações.


Tânia Ribas de Oliveira


A apresentadora tem um novo desafio em mãos. Não, a companheira de João Baião não tem um novo programa. Tânia Ribas de Oliveira é, desde há uma semana, uma das novas professoras do curso de Locutores e Apresentadores, que decorre na Universidade Lusófona. O convite partiu de Patrícia Vasconcelos e a cara da RTP aceitou de imediato: "Fiquei muito orgulhosa e lisonjeada e, depois de pensar dois minutos, disse que sim", afirmou à TV Guia.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 31/05/2010

Segunda-Feira, 31 de Maio.
Bom dia e seja bem-vindo à Revista de Imprensa!


Hoje é dia de estreias
Definitivamente já cheira a Verão na nossa televisão. A comprovar isso estão aí as estreias de hoje para esta época do ano, todas em horário nobre.
Na SIC temos o regresso do já aclamado "programa do Verão", Salve-se Quem Puder com Marco Horácio e Diana Chaves e também a nova novela da TV Globo, Passione. Na TVI a estreia também é de peso. Espírito Indomável é a nova aposta da estação para o horário nobre, com Vera Kolodzig como protagonista.
"O Espírito Indomável tem qualquer coisa de diferente do que se tem visto, estamos tranquilos" afirma Gabriel Sobral, que minimiza as duas estreias na concorrência: "Nós temos duas novelas a funcionar muito bem, o Meu Amor e Mar de Paixão, e temos o prime time consolidado"
Já Nuno Santos, director de programas da SIC, mostra-se espectante face ao confronto entre todas estas estreias, principalmente entre duas novelas concorrentes, Espírito Indomável e Passione: "Já conheço o nosso produto, já vi algumas imagens da novela da TVI. Vamos ver... Estou curioso. Presumo que arranquem em horários diferentes". E na verdade as duas novelas não vão estar em concorrência directa, sendo esse confronto feito entre Salve-se Quem Puder e Espírito Indomável.
Seja qual for o vencedor da noite uma coisa é certa, o espectador é que fica a ganhar com toda esta variedade de escolhas.


Soraia em Voo Directo da SIC para a RTP


Soraia Chaves vai viajar em trabalho para Luanda já na próxima semana. A actriz vai integrar o elenco da nova série da RTP1 Voo Directo e, em conjunto com outros actores, vai partir numa das viagens que vão decorrer entre 8 a 15 de Junho.
Com este projecto Soraia regressa assim ao pequeno ecrã, depois do seu último trabalho A Vida Privada de Salazar na SIC, há um ano. Voo Directo assinala também a estreia da actriz na estação pública, depois de ter terminado recentemente o contrato de exclusividade que a mantinha ligada à SIC desde há quatro anos.

Esta nova série da estação pública, que retrata o dia-a-dia de várias companhias de aviação, é o produto de uma parceria entre a RTP e a TPA, o canal público angolano. Atendendo a isto, apenas uma parte dos actores escolhidos serão portugueses.Para além de Soraia Chaves estão também confirmadas as participações de Maya Both, Filipe Gaidão e Jorge Henriques.



CITAÇÃO DO DIA

"Chorar não é gratuito", Marina Frangioia


NÚMERO DO DIA
39,1
O Festival Eurovisão da Canção afinal não parece estar morto e sem interesse diante do público. Pelo menos as audiências não o revelam, antes pelo contrário. No passado Sábado a grande final foi o programa mais visto do dia com um share de 39,1%.


Quiosque: TV Guia, 24 Horas, Notícias TV

Cátia Sousa e Bruno Abreu são os primeiros eliminados















Numa noite que marcou a estreia em directo dos 20 bailarinos, o grupo já está reduzido a 18. Tal como já era conhecido, dois concorrentes foram expulsos do talent-show.


A primeira gala demonstrou muito ritmo e movimento, mas foram as duplas Cátia Sousa e Tiago Careto, Mariana Paraízo e Bruno Abreu e Kelly Nakamura e Bruno Silva quem obteve uma menor pontuação do público português.


O grupo de jurados decidiu então deixar pelo caminho Cátia Sousa e Bruno Abreu

30 de maio de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
O programa matinal da RTP está a dar cartas. Durante esta semana Praça da Alegria deixou para trás a concorrência, apesar de Você na TV! continuar bastante próximo, no 2º lugar. O programa tem mérito nos resultados mas não esqueçamos que está entre dois pesos pesados da informação da estação pública: Bom Dia Portugal e Jornal da Tarde.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
A poucas semanas do campeonato do mundo de futebol, a TVI transmitiu esta semana o primeiro jogo de preparação da equipa de Carlos Queirós. O jogo em si foi morno, mas a TVI aqueceu com a selecção em antena. Com um share na casa dos 50% e um rating a tocar nos 2 milhões de pessoas a estação de Queluz venceu destacadamente o dia de Segunda-Feira.

O Melhor & Pior da Semana

Bem vindo à edição da noite de O Melhor & Pior da Semana.
Até bem perto da meia noite destacamos o melhor na televisão portuguesa!

Melhor da Semana SIC
Na sua recta final a novela portuguesa da SIC está a conseguir bons resultados. Durante a última semana conseguiu entrar no TOP 5 nacional todos os dias em que foi emitida, excepto na Segunda-Feira onde empatou com Sinais de Fogo partilhando o 5ºlugar. Parecendo que não, o logotipo com a identificação "últimos episódios" ajuda...

O Protagonista


Foi o patinho feio aquando da sua eleição como representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2010. Contra tudo e contra todos venceu as criticas, e procurou demonstrar que estava à altura de participar neste certame em Oslo. Com apenas dezoito anos, a vencedora de Família Superstar teve de superar os nervos, ultrapassar a energia negativa dos portugueses, e procurar brilhar na Eurovisão.

Para surpresa de muitos, não só conseguiu passar à final do Festival, como foi a quarta mais votada das dez que passaram a essa fase do concurso no dia 25 de Maio. Acredito veemente que nesse momento, no momento em que viu a bandeira portuguesa erguer-se do envelope, Filipa Azevedo se tenha considerado a pessoa mais feliz do mundo. Foi graças a ela, a Augusto Madureira, e aos votantes, que conseguiu passar à segunda fase do evento em causa.
Mesmo sabendo que muitos se opuseram à sua qualificação para representar o país na Eurovisão, esta rapariga de 18 anos, conseguiu que neste sábado, todos os portugueses ficassem do lado dela. Os resultados do Festival assim o comprovam. No dia de ontem, a final da Eurovisão foi o programa mais visto dia, com 13,3% de rating e 39,1% de share. Posso mesmo afirmar que Filipa Azevedo venceu a TVI, a SIC e tudo o que existia como obstáculo. Ela conseguiu algo que dada a conjuntura de Portugal parece cada vez mais difícil - chegar ao povo, uni-lo. E isso é de valorizar.


Os 43 pontos que a nossa representante conseguiu podem até não ter colocado Portugal numa melhor posição, mas pelo menos fomos representados. E para mim, como português, isso é mais importante que qualquer outra coisa. A Filipa esteve e está de parabéns, e merece sem dúvida ser a Protagonista desta semana.

Fecho



Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Fecho. O de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, saiba quem é o Protagonista da semana, e a partir das 22:00 fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana. De referir ainda neste Fecho que, durante esta semana, às 19:00, serão colocados algumas histórias que acabaram por não acontecer em Viver a Vida. Saiba tudo amanhã, às sete da tarde.

No teatro é boa sorte

Não foi um "palavrão", como a generalidade da imprensa noticiou, o que Carla Trafaria disse em directo no Bom Dia Portugal (RTP) de quinta-feira. "Merda" não é uma palavra bonita (é mesmo bastante feia, pela simplicidade e crueza), mas está aí por todo o lado, na linguagem das figuras públicas e na literatura, na televisão e mesmo em crónicas de jornal. Foi um erro? Certo. Carla Trafaria devia ter o cuidado, quando decide fazer apartes internos, de certificar-se de que a via está fechada - e, sobretudo, a régie do Bom Dia Portugal não devia nunca deixar uma via aberta para além da leitura de um pivot.

Mas o facto é que o lapso veio trazer ao mesmo tempo tempero ao Bom Dia Portugal, que tem dificuldade em evitar o cinzentismo numa manhã tão cheia de boas intenções como a da RTP, e uma certa dimensão humana ao jornalismo televisivo. Há vários anos que os pivots da estação pública o perceberam: a apresentação dos telejornais está demasiado automatizada - e, às vezes, é preciso humanizar o apresentador. José Rodrigues dos Santos pisca o olho para as câmaras. Alberta Marques Fernandes faz trejeitos com a esferográfica. Só que em ambos os casos a coisa resulta artificial.

O deslize de Carla Trafaria, pelo contrário, mostrou a milhares de espectadores que há um mundo a acontecer por detrás do Bom Dia Portugal - e que as pessoas desse mundo são iguaizinhas a nós. Nos dias que correm, e em que a actualidade (e a crise e os impostos e o tráfico de influências) parece cada vez mais distante, acaba por ser um momento especialmente terno ouvir um jornalista dizer "merda". Mesmo se não é bonito.

9 de Junho - Filipe dá o primeiro concerto

O primeiro concerto do vencedor da terceiro edição do Ídolos, ocorre já no dia 9 de Junho, quarta-feira, pelas 22:00, no Mercado Municipal de Santo Tirso.
A entrada é gratuita, e estão prometidas algumas surpresas, muita energia e diversão!

E a apresentadora de "Project Runway" é..

..Nayma Mingas. A modelo de origem angolana será a anfitriã do novo reality-show da RTP1. Contrariamente às expectativas de que Isabel Figueiras seria a escolhida, chegou à redacção do Televisão-Opinião que Nayma estará à frente deste programa.
Sem experiência na apresentação, a modelo confessou que o que a levou a fazer o casting para a condução de Project Runway foram os seus conhecimentos na área da moda: "Fiz o casting por se tratar de um programa ligado à área em que trabalho e que conheço bem. É verdade que nunca apresentei nenhum programa de televisão, mas pela consciência da minha inexperiência tenho feito a preparação necessária".

Quanto ao futuro na televisão, Nayma não tem grandes expectativas: "O futuro o determinará. Para já vejo-me apenas como uma iniciante que quer apenas fazer o melhor possível pelo programa para que os concorrentes tenham a máxima visibilidade".
De referir ainda que, tal como vai acontecer em Portugal, também na versão americana de Project Runway, Heidi Klum era uma estreante na apresentação.


O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Em televisão o sucesso de uns é o insucesso de outros. Com o sucesso nesta semana de Praça da Alegria, Você na TV! é destacado negativamente.
Apesar de firmar o 2º lugar, à frente de Companhia das Manhãs, o programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira perdeu a liderança sólida que detinha até então, dando assim o 1º lugar à Praça da Alegria. Com as manhãs mais fracas as contas diárias da TVI ficam assim mais ressentidas.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
O concurso de horário nobre da RTP1 teve uma semana particularmente má. Com a ascensão de Perfeito Coração, Super Miúdos obteve shares bastantes baixos, sem nunca ultrapassar a fasquia dos 20%. Nem com o bom lead-in da semifinal do Festival Eurovisão da Canção, na Terça-Feira, o concurso de Sílvia Alberto conseguiu um bom resultado.

O Melhor & Pior da Semana

Domingo é dia de análise, com o Melhor & Pior da Semana.
Até às 12:00 fique com o pior de cada generalista nesta semana!

Pior da Semana SIC
A principal dor de cabeça de Nuno Santos foi finalmente de férias. E na última semana em exibição Nós Por Cá apenas reforçou a medida tomada pela direcção de programas de Carnaxide. De facto, 400 mil espectadores às 19h é muito pouco para este horário que é tão importante, já que antecede o horário nobre. Aguardemos se em Setembro o regresso do programa de Conceição Lino seja no mesmo formato ou já em forma de rúbrica no Jornal da Noite.

"As Notícias das Estrelas" termina hoje!

Depois de ter ganho uma segunda edição, que incluiu várias mudanças, entre as quais a de apresentadora, o programa do TVI 24 vai mesmo terminar. A decisão foi anunciada no próprio Facebook de As Notícias das Estrelas e apanhou toda a gente de surpresa.


Apesar de tudo, a despedida será em grande. Isto porque o formato terá hoje vários convidados especiais. Rita Pereira, que fez uma nova sessão fotográfica foi entrevistada, assim como Ivete Sangalo, que após a presença no Rock in Rio Lisboa fez questão de falar com os repórteres. Haverá ainda uma conversa com Marcelo Rebelo de Sousa, que regressou na passada semana ao canal de Queluz de Baixo.


Já sabe, não pode perder o último Notícias das Estrelas, quando os ponteiros do relógio marcarem 12h30, no TVI 24!

29 de maio de 2010

Eurovision Song Contest 2010

E o grande vencedor é...
ALEMANHA

Desde cedo que se percebeu esta vantagem. Numa votação marcada pelo predomínio dos países de oeste nos lugares cimeiros, a Alemanha foi quem levou a melhor distanciando-se dos seus adversários logo desde que os primeiros 10 países votaram, conseguindo rapidamente tomar o 1º lugar. Assim Satellite de Lena conseguiu arrecadar um total 246 pontos.


PORTUGAL
Filipa Azevedo qualificou-se num modesto 18º lugar, com 43 pontos. Depois de se ter ficado a saber quem na primeira semifinal Portugal tinha conseguido alcançar um honroso 4º lugar é bastante difícil perceber a razão desta discrepância entre a classificação na semifinal e na final.
Quanto à sua prestação, essa foi bastante marcante com uma Filipa Azevedo segura durante toda a actuação, com uma boa afinação, enfim, semelhante à primeira actuação ao vivo que por si só foi óptima. Num computo geral (e dentro das circunstâncias da música) estivemos bem!


No entanto, também houve surpresas nesta noite eurovisiva. Negativamente destaca-se a Islândia, não pela brilhante prestação de Hera Björk, mas sim pela sua classificação final. Este país ficou exactamente atrás de Portugal, em 19º lugar, enquanto que na primeira semifinal tinha conseguido colocar-se exactamente à nossa frente no 3º lugar. Resultados que também dão que pensar, já que neste caso o favoritismo não ajudou em nada este país.

Já a Turquia também se destaca mas como uma relativa surpresa da noite ao conseguir impor-se no 3º lugar. Os Manga conseguiram assim arrecadar uns bons 170 pontos, longe do primeiro lugar, mas um bom resultado para o seu país, com o seu rock a fazer lembrar Muse.

A Ucrânia conseguiu um 10º lugar, apesar da sua música ter sido sem dúvida das piores que passaram pela Telenor Arena neste ano.

E em último lugar, como tem sido hábito principalmente na última década, o Reino Unido. That Sounds Good To Me de Josh conseguiu apenas arrecadar 10 pontos para terras de senhora magestade.


INSÓLITO DA NOITE

Pela primeira vez, desde que há memória no Festival Eurovisão da Canção, houve uma invasão ao palco. Tudo aconteceu durante a actuação de Espanha, obrigando o país a repetir essa mesma actuação no final de todos os outros países. É nestas alturas em que se põe em causa a segurança à volta deste grande espetáculo.

Para o ano há mais, desta feita em Berlim...

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal.

Resumo semanal


Tal como previ, o domingo foi ganho pela SIC. A XV Gala Globos de Ouro valeu à estação de Carnaxide uma vitória superior aos 30% de share.
Por outro lado, com o Festival da Eurovisão, a subida do terceiro canal foi acompanhada pela RTP1. Os portugueses não ficaram indiferentes à passagem de Filipa Azevedo à final do certame.
Apesar de tais oscilações, a TVI venceu a maioria dos dias em análise.


Estrela em Ascenção

A noite de domingo foi da SIC. Os Globos venceram, venceram e venceram. 3 repetições desta palavra, e três excelentes resultados. A Red Carpet ultrapassou os 31 pontos, resultado que no ano passado não foi atingido. As primeiras emoções de Passione chegaram aos 11,5% de rating e 31,6% de share. A XV Gala dos Globos de Ouro alcançou 11,1% de audiência média e ultrapassou os 42% de quota de mercado. Numa noite em que Mar de Paixão alcançou o primeiro lugar dos cinco programas mais vistos do dia, restou dizer a verdade: a diferença entre o quinto lugar e o líder, foi de apenas 4 décimas, sendo que em relação ao segundo classificado ela foi zero. Resultado? A SIC obteve 30,6% de share, a TVI 25,5%, o conjunto dos canais por Cabo 20,6%, e a RTP1 18,5%.

A descida da semana

Vidas Contadas é um programa interessante. Ninguém tem dúvidas disso. No entanto, os seus resultados são muito inconstantes, acabando por i
sso por se concluir que o seu segundo lugar ainda não está assegurado. º
Se há cerca de um mês tinha vencido Repórter TVI, e há duas semanas Sinais de Fogo, nesta segunda-feira não só ficou em terceiro lugar, como não foi além dos 17% de share. Será que o facto de a selecção nacional ter estado em prova chega para desculpa? Esta questão porque o programa de Miguel Sousa Tavares viu a sua audiência média subir.

O melhor de cada canal

RTP1 - Festival da Eurovisão 2010 - Filipa Azevedo convenceu o
s estrangeiros, e conseguiu passar à final do conceituado Festival da Eurovisão. A RTP1 recebeu os frutos de tal vitória, e conseguiu subir aos 25% de share, na terça-feira. Hoje à noite, ninguém vai perder o horário nobre da estação pública pois, por mais anos que passem, e por mais magia que a Eurovisão perca, vai sempre existir a esperança nos portugueses de ganhar tal certame.

SIC - Perfeito Coração - Nos últimos capítulos a novela da SIC merece ser destacada. Na maior parte dos dias em que foi exibida, a produção de Carnaxide conseguiu entrar no top dos 5 programas mais vistos do dia, e ter feito concorrência a Mar de Paixão e Meu Amor. Sim, as novelas da estação de Queluz de Baixo continuam a ser as líderes, mas nesta semana os ratings andaram mais baixos. Perfeito Coração foi, pelos resultados, uma das causas desta descida. A verdade é que os portugueses acompanham várias novelas (quantas mais melhor), e o facto de uma delas estar na recta final exige a sua atenção.


TVI - O jogo de futebol entre a selecção nacional e Cabo Verde valeu à estação de Queluz de Baixo um brilharete. 17,3% de rating e 51,9% de share, foi este o resultado que a partida teve, o que significa que mais de metade dos portugueses estiveram, entre as 19:20 e as 21:10 de segunda-feira, sintonizados na TVI.
O Mundial é o grande responsável por tal
audiência, sendo que, este jogo, apenas vem antecipar a batalha que a estação de Queluz de Baixo e a SIC vão debater-se no Verão.

Expectativas

A noite deste domingo vai ser renhida. Se na TVI poderemos acompanhar uma gala de homenagem a Nicolau Breyner, na SIC iniciam-se as galas de Achas Que Sabes Dançar. Independentemente de quem vencer, será um serão repleto de emoção nos dois canais.
Antes disso, refiro a final do Festival da Eurovisão que se realiza esta noite. A RTP1 irá alcançar, de certeza, um bom resultado com Filipa Azevedo.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal.

Desfilepimba

Foi com justiça que Filipa Azevedo se qualificou para a final do Festival Eurovisão da Canção. A canção é fraquíssima na letra e limitada na melodia, mas melhorou tanto a nível da interpretação como da orquestração - e, bem vistas as coisas, perante a quase absoluta miséria das canções adversárias, era de facto uma das menos más da primeira semifinal.


É essa quase absoluta miséria artística que hoje marca o velho festival europeu, porém, que me inquieta. É que, apesar de (ou mesmo exactamente por) ter voltado a criar estrelas de âmbito internacional, o Festival da Eurovisão é hoje pouco mais do que um desfile de música pimba cantada em várias línguas diferentes (e, de resto, já não tão tantas quanto isso, tendo em conta o crescente número de concorrentes que cantam em inglês).


De resto, os comentários de Sérgio Mateus foram suficientemente pobres e provincianos para provocar saudades de Eládio Clímaco, o que não deixa de ser desconcertante. Expressões como "Portugaaaaal!" (na hora do anúncio da qualificação portuguesa), "O Meu coração está a bater de felicidade!" (nos momentos seguintes) ou "Aquele bacalhau para todos vocês!" (no instante da despedida) foram ainda mais boçais do que a música em debate, o que é especialmente sintomático.


Tudo neste festival rescenderia a coisas antigas se não rescendesse a coisas moderninhas vivendo à margem do seu próprio tempo. E a questão é simples: para que serve ainda isto - e, aliás, porque é que Portugal ainda participa?


Talvez para ganhar prémios como o de "Melhor Coro". Devemos alegrar-nos. Desde que Adelaide Ferreira ganhou o de "Melhor Vestido" que não ganhávamos nada que se visse.

Elenco de “Mar de Paixão” reforçado



A entrar numa fase crucial, a história de Patrícia Müller ai ver o seu grupo de actores reforçado. Para além de Teresa Macedo, que dará vida à responsável pelo acidente que vitimou Carminho, também Lúcia Moniz e Sónia Brazão estão entre as escolhidas.


Enquanto que o papel da filha de Carlos Alberto Moniz ainda não é conhecido, o de Sónia será bastante importante na acção. A actriz dará vida a uma ex-amante de Miguel, que revolucionará Mar de Paixão, já a partir do episódio número 140…


Quiosque: TV Guia

Rui Pego em "Factor K"


Foi num inesperado directo entre a SIC K e a SIC Notícias que, Rui Pego confessou em directo que vai fazer algumas emissões de Factor K com Raquel Strada.
Ao que tudo indica, este foi um exclusivo que ambos os canais divulgaram.

Mais uma vez, Rui Pego volta a ser aposta do canal de Pinto Balsemão.

José Carlos Malato apresenta “Quem Quer ser Milionário?”


Entre o 11 de Junho e 11 de Julho, a estação pública não terá nenhum concurso no seu horário nobre. O que significa que Sílvia Alberto e os Super Miúdos se despedem dos portugueses, provavelmente, a 10 de Junho. E a RTP não apostará numa nova série do concurso. Isto porque a opção do canal deverá ser outra.

Ao que tudo indica, Quem Quer Ser Milionário vai regressar ao ecrã, e com alterações. É que, será adaptada para o nosso país a nova versão do popular concurso: Hot Steat, em que “terminam as opções de ajudas e há um limite de tempo para as pessoas responderem”, revelou fonte conhecedora do projecto ao 24 Horas. As gravações estão prestes a começar e haverá ainda pelo menos mais uma mudança: o apresentador.


Depois de Carlos Cruz, Maria Elisa, Diogo Infante e Jorge Gabriel, é a vez de José Carlos Malato a fazer as questões de cultura geral e a oferecer muito dinheiro aos portugueses. A notícia ainda não é oficial, mas deverá ser anunciada nos próximos tempos.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte deste mês.


Rute e Isabel desentendem-se


Aproxima-se o final do ano lectivo e, para muitos, as férias de Verão, mas na Escola de Artes Performativas D.Sebastião alguns alunos continuam a trabalhar afincadamente para conseguirem que lhes seja atribuída uma bolsa, prometida no inicio do ano lectivo, para estudar em Londres. Aproveitando-se da disputa, Rita prova as colegas Rute e Isabel de tal forma que consegue que estas tenham uma forte e acesa discussão durante a aula de Célia. Todos ficam surpreendidos ao perceberem que o motivo da zanga entre as duas é a ida para a capital inglesa, afinal de contas as duas são amigas e confidentes. Porém, Rita consegue colocá-las uma contra a outra. Já depois da discussão, esta aproxima-se de Isabel, fingindo confrontá-la, mas, na realidade, aproveita para a afastar ainda mais da namorada de André. Isabel, que está muito magoada com Rute, acaba por se deixar manipular pela vilã. Apesar de tudo, algum tempo depois as duas amigas fazem as pazes.

Vampiros vingam morte de Diana



Nogueira e Raul perseguem Xavier pelas ruas de Sintra e conseguem atingi-lo com uma flecha. O vampiro consegue, no entanto escapar. Os elementos da Luz Eterna sentem-se frustrados com o insucesso da operação. Algum tempo depois, Xavier entra no bar e conta que foi perseguido e ferido pelos homens da companhia. Henrique irrita-se e defende que devem contra-atacar. Afonso é da mesma opinião e também se oferece para participar nas buscas para encontrar os homens que atacaram o amigo. Máximo concorda em começar a organizar as buscas aos humanos que os estão a atacar e diz a Xavier para integrar a missão, pois pode reconhecê-los. Henrique demonstra-se demasiado entusiasmado e o irmão tenta acalma-lo. Mais tarde, vai ter com este ao telhado e fica preocupado quando o ouve dizer que tenciona lutar com Helena para se libertar definitivamente dela. Xavier descobre o café onde os homens da Luz Eterna convivem e avisa os vampiros. Afonso, Beatriz e Henrique acompanham-no com a intenção de desferir um violento ataque, vingando, assim, a morte de Diana.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, Francisca conta a verdade a Gué e isso coloca-o em perigo. Porém, corajosa, decide salvá-lo.

Em Espírito Indomável, Susana é salva por Tristão, que, irreflectidamente, lhe dá um beijo. A jovem, quer que o mandem despedir.

Em Meu Amor, furioso por Patrícia o ter entregue à polícia, Alberto vinga-se e tenta matá-la. Só Quim a consegue salvar.

Em Passione, Clara convence Totó a assinar uma procuração que dá os poderes sobre a fortuna do agricultor a Fred.

Em Caras e Bocas, Judite ameça Denis de revelar a verdade sobre os seus quadros se ele não pintar outros.

Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia