20 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Maio


Em Maio deste ano, a visita do Papa Bento XVI marcou a televisão nacional. Foram intermináveis maratonas televisivas, emitidas ao longo daqueles três dias de visita, que ofereceram o primeiro lugar à RTP no que toca à preferência por parte dos telespectadores.


Mas a TVI foi, mais uma vez, a estação que marcou o mês. Depois de em Abril ter sido noticiada a contratação de André Cerqueira para o lugar de director de programas, em Maio também foram anunciados dois grandes ‘reforços’ para a programação da estação de Queluz: o regresso de Marcelo Rebelo de Sousa nos comentários dominicais no Jornal Nacional, e a aquisição dos direitos de transmissão dos jogos da Primeira Liga. E é este último ponto, aquele ao qual nos vamos debruçar na revista do mês de Maio.


Primeira liga de regresso à TVI


Como é habitual, em cada dois anos, a SportTV dispõe a concurso os direitos de transmissão de 60 jogos da primeira liga de futebol, durante duas épocas consecutivas. A escolha na eleição deste ano recaia ou sobre a RTP ou sobre a TVI, já que a SIC colocou-se desde logo de fora desta mesma corrida, sem capacidade financeira suficiente para abarcar com um investimento tão elevado, como o da aquisição destes mesmos direitos.


Sinal desse mesmo valor avultado em torno desta ‘pérola de audiências’, foi o facto de a RTP não pensar duas vezes quando deu tudo por tudo ao dispor-se a pagar cerca de 19 milhões de euros para deter os direitos que lhe permitiriam transmitir um jogo do SL Benfica, Sporting CP ou FC Porto a cada jornada durante as duas épocas seguintes. Esta proposta lançou alguma polémica, acendendo a eterna discussão acerca do serviço público praticado pela estação pública de televisão.


E por isso mesmo, foi fácil de calcular que a escolha recaísse mesmo sobre a TVI, no meio de todo este caos. A 6 de Maio deste ano a TVI foi oficialmente eleita como a estação do futebol em sinal aberto durante as épocas 2010/2011 e 2011/2012.


Depois disto, seguiram-se francas apostas na área da informação e também do entretenimento da estação de Queluz de Baixo. A reformulação do Contra-Ataque, o regresso do programa de análise aos domingos à noite ou o Vamos à Bola, na antena aos sábados de manhã, foram algumas das muitas apostas que este canal fez em torno aclamado desporto rei.

Actualmente, as transmissões dos jogos da primeira liga são uns dos principais trunfos da TVI, garantindo bons resultados à estação.

Falar Televisão


Não há Anjos em Carnaxide?

Foi no passado sábado que a SIC emitiu o seu tradicional Circo de Natal, em parceria com a revista Caras. Uma emissão descontraída, cujo foco principal foi precisamente em grandes atracções da arte circense.

É certo que os resultados audiométricos não foram os mais positivos, mas não é por isso que decidi aqui falar do formato. Foi com grande espanto que vi a dupla de irmãos Rosado ter como tarefa a condução do Circo de Natal. Depois de Herman José e de Diana Chaves e Marco Horácio, coube agora aos Anjos apresentar o evento.

Ora, sendo este um grande trunfo da estação, porque motivo terá Nuno Santos chamado os músicos para o apresentar? É certo que no circo o papel do apresentador acaba por ser um pouco secundário, no entanto, não deixa de ser quase que o “cartão de visita” da emissão. Mas a direcção de programas não o entendeu.
Porque não apostar em Francisco Menezes e Vanessa Oliveira? Em Nuno Graciano e Merche Romero? Há tantas soluções dentro do canal, para quê ir buscar músicos que, embora já tenham apresentado pelo menos um programa, pouca ou nenhuma experiência têem.

Ou será que tudo isto foi um teste para Nélson e Sérgio e quem sabe um deles não se prepara para vir a conduzir uma das grandes apostas da SIC para os próximos tempos? A estação prepara X Factor e tem tudo a ver com eles…

Esta noite...


Saiba qual o protagonista do mês de Maio, a partir das 21h30!

Fala-se 20/12/2010


 Boa tarde e bem-vindo à edição desta segunda-feira do Fala-se!


Merche Romero

Finalmente, e depois do fim da relação entre Merche Romero e Tó Pereira, o conhecido DJ Vibe, a apresentadora da SIC veio a público explicar a situação que motivou a separação do casal.

“Neste momento precisamos de tempo para nós, para encontrarmos a tal paz interior que já tinha falado antes. E quando não há tempo para uma relação, para as coisas não piorarem, é melhor terminar. Foi o que fizemos…”, explicou a apresentadora à Notícias TV desta semana, não descartando a hipótese desta separação ser apenas algo temporário, rematando “mas nunca ponho um fim a nada”


Iva Lamarão e Miguel Domingues


Quem afasta os rumores de uma possível separação é Iva Lamarão e Miguel Domingues.

O casal, junto há mais de dois anos, garante que não está a atravessar crise nenhuma e que tudo não passam de especulações por parte de imprensa: “Continuamos juntos e está tudo bem entre nós. Por vezes, eu e o Miguel não conseguimos ir juntos aos eventos e as pessoas pensam que estamos separados”, explicou Iva Lamarão, a apresentadora do programa Allô Allô da SIC.

Quiosque: Notícias TV, Vidas

Revista de Imprensa 20/12/2010


Segunda-feira, dia 20. Bem-vindo à Revista de Imprensa desta manhã!


Marina Mota lamenta o seu afastamento da televisão


Data de 2008 o último trabalho fixo de Marina Mota na televisão portuguesa. Foi na novela Fascínios, na TVI, onde a actriz apareceu pela última vez nos ecrãs. Desde aí, os trabalhos aos quais se têm dedicado têm sido apenas esporádicos e pontuais.

“Eu tenho mais ou menos o privilégio de ser convidada para quase todos os programas, mas só coisas pontuais”, começa por confessar Marina Mota, acrescentando: “Até agora não surgiram convites para projectos de continuidade, nem pelas televisões, nem pelas produtoras”

A actriz não esconde o desejo de regressar a um trabalho fixo num qualquer canal de televisão, mas salienta que nem tudo depende da sua vontade: “Gostaria muito de voltar, mas não depende de mim. Tem de partir do interesse de alguém. Até estou curiosa por saber. Mas só os directores de programas é que sabem”, remata.


SIC K comemora 1º aniversário com programação especial


Foi a 18 de Dezembro de 2009 que a SIC K iniciou as suas transmissões. Um ano depois, e ainda exclusivo do MEO, o canal preparou uma programação especial onde alia as comemorações do aniversário e a festa natalícia.

Até ao final do ano, o cinema será o grande trunfo do canal temático de Carnaxide. Pokémon 7 ou A Magia das Fadas são algumas das estreias direccionadas em exclusivo para o público infanto-juvenil nos próximos 15 dias. Mas há mais. Hoje mesmo é dia de arranque da série Hot Weels Battle Force 5, e na próxima semana chegará a vez de Stuart Little também se estrear nos ecrãs da K.

No último sábado a comemoração do primeiro aniversário estendeu-se até à KidZania, na Amadora, com uma festa onde foi apresentado o hino oficial e a mascote do canal, num claro investimento nesta mais recente aposta da SIC no Cabo, que um ano depois da chegada ao mercado ainda não singrou nas audiências do seu segmento.


CITAÇÃO DO DIA
"Estou muito mais empenhada na RTPN"
Alberta Marques Fernandes



NÚMERO DO DIA
12,1
Este foi o resultado, em share, do documentário África Selvagem emitido no passado sábado, ao meio dia, na TVI.


Quiosque: Notícias TV, Jornal de Notícias

De Olho nos Segredos


Já só restam quatro jogadores em prova, mas ainda assim, há dois segredos por revelar! E nós continuamos De Olho nos Segredos!


Depois da complicada despedida de Hugo F, e tal como já seria de esperar, Ana Isabel e Andreia foram a votos.

Ao contrário do que esperava, Andreia acabou expulsa pelos portugueses. Não conseguiu levar sobre a verdadeira “rainha das nomeações” e assim vem passar o Natal a casa. Pareceu-me a expulsão mais juta, até porque, caso Ana Isabel fosse expulsa, a competição perderia a piada. Ainda assim, nesta fase é muito complicado ver os concorrentes saírem.

A semana que se passou foi curiosa. Começou com uma guerra quase que declarada de Ana Isabel e Andreia aos outros três concorrentes e acabou com uma pseudo-divisão dos concorrentes, com destaque para António que se tornou mais cúmplice destas duas últimas concorrentes.

Para além disto, assistimos a muito mais atritos, a verdadeiras discussões cujo protagonista foi, na grande maioria das vezes Ivo. Entre Andreia e Vera, nada lhe escapou. Cada vez acho mais que o surfista ficou na casa por ser mesmo muito polémico e por, assim, animar “aparentemente” a competição.

Destaque positivo para a missão de embrulhar presentes de Natal, bem como para as tentativas da Voz de trazer paz à casa.

Por outro lado, não podia deixar de falar sobre uma das grandes polémicas da semana, em que Vera confessa a Ivo que tem contactos que a ajudaram dentro da Endemol. E já que falo na concorrente do Cacém, acho muito mal que esta nunca tenha sido submetida a nomeações, e que a mecânica dos votos desta semana volte a provar que há muito pouca coerência em Secret Story, uma tristeza.

Passemos, então à análise individual:


Andreia, a decepcionada



Não contava com a expulsão de Hugo F e foi-se abaixo. Ainda assim, continuou a jogar, apoiando-se sempre em Ana Isabel. Tenho para mim que gosta mesmo da futura advogada. A sua personalidade enquanto jogadora ficou bastante perceptível quando se aproximou de António e com a guerra que fez com Ivo, embora também acredite que tenha, de facto, ficado decepcionada e sentida com o surfista. Acabou por ser expulsa, algo com que já contava e acho que saiu na hora certa. Apesar de continuar a jogar, estava nomeada contra a concorrente mais forte da casa e isso em nada pesava a seu favor.

Ana Isabel, a resistente


Mostrou o quanto estava ligada a Hugo F quando este foi expulso pelos portugueses. Demorou algum tempo a recompor-se, mas a meio da semana já estava novamente em grande forma. Foi nomeada, tal como esperava, e novamente com uma grande amiga. Teve uma semana complicada, talvez uma das mais stressantes desde o inicio da competição, mas manteve-se atenta. Continuo a achá-la a melhor concorrente, resistiu à quarta nomeação e agora, espero, está mais forte do que nunca. Tem tudo para vencer o concurso, embora acredite que seja António quem ganha.

António, o novo jogador


Motivado pelas “acusações” de Ana e Andreia, mostrou-se um jogador apostador ao longo dos últimos sete dias. Carregou duas vezes no botão dos segredos, e, à semelhança do que acontece sempre, acabou mesmo por não conseguir descobrir o segredo de Ivo. Notei algum distanciamento do surfista e uma aproximação a Ana e a Andreia, talvez por serem já muito poucos dentro da casa. O seu segredo está cada vez mais perto de ser descoberto e, acredito, para a semana surgirá o momento. É o mais forte dos concorrentes e tenho quase a certeza de que irá ganhar. De realçar ainda, negativamente claro está, aquilo que disse sobre o facto de Ana Isabel ter comido uma banana na noite de domingo.

Ivo, o viciado em discussões


Depois das guerras com Ana Isabel, esta semana discutiu por diversas vezes com Vera e acabou mesmo por ter um grande momento de tensão. A pouco e pouco mostra quem é verdadeiramente, embora acredite que, no fundo até será boa pessoa. Já provou ser inteligente, mas começa a contradizer-se. Ele que sempre criticou quem sobrevivia às nomeações, agora acha-se quase que o “rei” apenas e só porque levou a melhor sobre Hugo F. Tenho para mim que o enorme carinho que sente por Vera não passa disso mesmo e que anda a “jogar” com esse sentimento para ganhar votos junto do público.

Vera, a não nomeada


A permanência de António e Ivo soube-lhe mesmo bem, até porque, deste modo, vê a final como certa. Acabou por nunca ser nomeada e, assim, não sabe se o público gosta ou não dela, embora tudo isso seja relativo. Teve inúmeras discussões com Ivo e continua a mostrar que tem um sentimento de muito carinho pelo surfista, tentando, por diversas vezes puxá-lo para junto do grupo. Não é má rapariga, mas por vezes demonstra que também não é tão boa quanto parece. Apesar de tudo, continua a trazer alegria à casa, sempre que encarna a divertida Veríssima. Supreendeu-me quando revelou que estava cada vez mais próxima de Ana e a elogiou.

E assim chega ao fim a décima primeira semana de Secret Story. Em semana de Natal aguarda-se muito saudosismo por parte dos concorrentes e a expectativa em relação à grande final do programa começa a alimentar-se cada vez mais. Os quatro finalistas estão eleitos e deles, apenas um será coroado o grande vencedor e levará, assim, 50 000€ para casa. A pergunta que se coloca é qual deles será…

Esquecendo tudo isto, esperanos uma décima segunda semana com algumas discussões, uma panóplia de momentos divertidos e, claro está, um aumentar do stress por que passa cada concorrente.

E é tudo por agora! Para a semana, continuamos De Olho nos Segredos, mas até lá… Shiuu!

Diário de um Ídolo

Boa Noite! Mais uma gala de Ídolos, mais um Diário de um Ídolo em linha!

Esta semana, o romance esteve em alta. Cada um dos concorrentes interpretou duas músicas. Uma sobre o amor e outra sobre Paixão e foi um magnífico espectáculo televisivo.

E foi ao som de Imagine que se iniciou o desfile de talento desta noite! Um momento em que a emoção esteve bem presente no palco, com a ajuda de um coro que deu outro brilho ao tema.

Todavia, e depois de Maria Bradshaw ter sido salva há sete dias, desta vez dois concorrentes acabaram por abandonar a competição.

Numa altura em que restam tão poucos jovens, começa a tornar-se cada vez mais difícil vê-los partir. Mas são estas as leis do jogo e tem mesmo que ser. Passemos então à análise de cada uma das actuações!

Maria Bradshaw
Foi a primeira concorrente a actuar e deixou logo a fasquia bastante elevada com um fantástico tema de Tina Turner, "What´s Love Got to Do With It". Está cada vez melhor e mostra cada vez mais um soul completamente seu. Não caiu no erro de "imitar" a interprete original e isso é de enaltecer. Ainda assim, esteve um pouco apagada, tendo em conta outras interpretações.

Fechou a noite com "Love of My Life" dos Queen. Foi excelente! Cantou mesmo muito bem e levou a plateia ao rubro. Sentiu-se que estava bastante concentrada e foi "especial", como disse Roberta Medina. Também concordei com Laurent Filipe, quando este disse que ela era a que estava mais descontraída.

Martim Vicente
O seu primeiro tema é um dos que mais tem tocado nos últimos tempos. Original de um ex-concorrente de American Idol, "Whataya Want From Me" é, definitivamente um dos temas de que mais gosto. Totalmente diferente da versão original, esta versão provou o quão versátil Martim consegue ser. Cantou com garra, algo que já é habitual. Apesar de tudo, não me fez esquecer Adam Lambert, até porque, na minha opinião, houve alguma dificuldade do concorrente em dizer várias palavras...

Já para segunda actuação, presenteou-nos com novo tema em português. Aqui sim foi muito bom, embora tenha achado que desafinou em algumas partes. Conseguiu mostrar ainda mais a sua excelente capacidade de transmitir, através de expressões faciais aquilo que sente quando canta. Também concordo com Roberta Medina, quando disse que "foi intenso"!


Carolina Deslandes
Foi ao som de "Problema de Expressão", dos Clã que a mais pequenina dos concorrentes demonstrou o seu lado mais "amoroso". Não sei se é apenas impressão minha, mas sempre que canta em português Carolina torna-se ainda mais especial. A forma como soletra as palavras. Dá-lhe um toque especial. Muito bom, mesmo. Discordo, claro está, daquilo que lhe disse Manuel Moura dos Santos.

Para segunda actuação escolheu um tema bem mais mexido, "Sex On Fire" dos Kings of Leon. Depois de uma muito romântica balada, um rock onde mostrou toda a sua presença de palco. Puxou pelo público e não se cansou de correr todo o plateou. Foi fantástico, como lhe disse Roberta Medina. Mais uma vez Pedro Boucherie Mendes foi demasiado directo e não concordei em nada com aquilo que disse.

Gostei da sua humildade, ao aceitar as críticas do júri, deixando assim bem claro que é uma jovem "como deve de ser" e que sabe ouvir o que lhe dizem, mesmo que não seja o mais positivo.


Sandra Pereira
Com um visual totalmente diferente, a concorrente de Albergaria-a-Velha voltou a arrasar. Com a garra de sempre, o sentimento de todos os dias e a musicalidade que é pedida, Sandra voltou a dar nas vistas ao cantar "Easy Lover". Um grande momento que enaltece ainda mais as excelentes características de Sandra Pereira.


Foi com um tema de Skunk Anansie, "You´ll Follow Me Down", que voltou a fazer a plateia vibrar. A meu ver, ela é a Diana Piedade desta nova temporada do talent-show. Foi poderoso e mesmo muito emotivo. Sandra sente tudo aquilo que diz e, melhor do que qualquer um dos seus colegas, consegue transparecer tudo isso. É um "furacão", como dizem Laurent Filipe e Pedro Boucherie Mendes.




Adriano Diouf
Trouxe ao palco do Ídolos um regggae de Bob Marley. "One Love" tentou levar o público ao delírio e fez Adriano emocionar-se no final da canção. Mostrou mais uma vez o seu estilo e, a meu ver, deixou passar um pouco o nervosismo que carregava.

"Fala-me de Amor", dos Santos e Pecadores foi o tema que escolheu para retratar o amor. Foi um grande momento e conseguiu mostrar, mais uma vez, porquê de continuar em competição. Também concordo com Manuel Moura dos Santos, quando este disse que este foi a sua melhor actuação no Ídolos. Teve uma boa reacção às críticas do júri.


Terminadas as análises individuais, os melhores da noite, no meu entender, foram:

Maria Bradshaw, em "Love of My Life"

Sandra Pereira, em "You´ll Follow Me Down"


Depois de uma noite cheia de amor e paixão, dois concorrentes tiveram mesmo que sair da competição. E os três menos votados foram: Martim Vicente, Maria Bradshaw e Adriano Diouf.

À semelhança do que já se previa e do que Manuel Moura dos Santos e Laurent Filipe anunciaram, Maria e Adriano acabaram por dizer adeus a Ídolos.

Maria e Adriano são expulsos de "Ídolos"!

idolosfinalistas_thumb_medium376_249

Depois de na semana passada ter sido salva, Maria Bradshaw disse adeus à competição, à semelhança de Adriano Diouf.

Martim Vicente, Sandra Pereira e Carolina Deslandes são, então, os três grandes finalistas do talent-show!

Andreia expulsa de "Secret Story"!

AndreiaSSNaquela que foi a última expulsão da Casa dos Segredos, Ana Isabel voltou a levar a melhor sobre a sua adversária. Com 55 % dos votos, Andreia acabou expulsa de Secret Story.

Fecho

Boa noite. Fechamos o fim de semana com mais uma crónica. Desta vez é a de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.

Daqui a pouco, as análises de mais uma noite de gala no Ídolos e na Casa dos Segredos, nas rúbricas Diário De Um Ídolo e De Olho Nos Segredos!

Para esquecer

Quarta-feira dia 15 de Dezembro de 2010 marca o desaire nas audiências da SIC.

Num dia em que a estação de Carnaxide tinha tudo para vencer, não só não o conseguiu como ficou em terceiro no resultado do dia. Futebol da Liga Europa (que no seu todo custa milhões), uma gala que preencheu o horário nobre (onde a SIC colocou toda a "carne que tinha no assador") com um break a menos na emissão resultou num share total de 23,4%. Este é um número abaixo da média do ano e longe de ser o seu melhor resultado de Dezembro. A gala em si só teve duas virtudes: um share bom para o resultado habitual do prime-time da SIC e o voltar a revelar a fragilidade de ‘Sedução’ na TVI.

19 de dezembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Com o final do magazine social "Deluxe" a TVI tinha que preencher o horário da manhã de sábado. E então resolveu copiar o que se passa na SIC, e transmitir um documentário sobre o reino animal. A verdade é que este espaço tem feito bem melhor que o "Deluxe" mas fica bem atrás do talk show da RTP1 e do documentário da SIC. Esta semana teve pouco mais de 200 mil espectadores e cerca de 16%. Conseguiu fazer menos que a repetição de "Inspector Max" que é transmitido mais cedo e que talvez seja a segunda ou terceira vez que passa na antena da TVI.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Esta semana tiveram início os debates televisivos com os candidatos à Presidência da República. Foram transmitidos três debates, dois dos quais, na RTP1, com a condução de Judite de Sousa. Mas os valores alcançados não foram de todo positivos. Com uma herança do "Telejornal" bem acima do milhão de espectadores, os debates não foram muito longe dos 800 mil espectadores e um share de pouco mais de 20%. Penso que com estes valores, se demonstra o desinteresse dos portugueses pela política e pelo momento negativo que se está a passar, ou então, a escolha dos portugueses está já bem definida.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Entre as 21h e as 23h fique a conhecer as três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana"


Melhor da Semana SIC
Ao longo desta semana negra vivida em Carnaxide, este foi sem dúvida um dos melhores produtos audiométricos. A novela portuguesa da SIC esteve bem acima da média alcançada pelo canal. Apesar de não liderar, "Laços de Sangue" bate-se taco a taco em número de espectadores com "Sedução", com vantagem para a novela da TVI. Em share conseguiu uma média superior aos 25%. E estes valores são para mim bastante positivos e sinal que com os novos actores vindos da TVI, a ficção nacional da SIC começa a ter uma palavra no panorama televisivo português.

O Protagonista


Apesar de todas as atenções estarem centradas em Júlia Pinheiro e na concretização, ou não, da sua tão falada transferência para a SIC, há outras figuras (directa ou indirectamente) intervenientes neste processo que também ganham uma outra importância e destaque. E é aqui onde Fátima Lopes se evidencia, na forma como se equaciona o seu futuro profissional, agora em Queluz de Baixo.


 
Saiu oficialmente da SIC em Julho do ano passado. O desconforto e a saturação resultantes da pouca visibilidade que lhe era dada por Nuno Santos, afastando-a assim dos principais projectos da estação e tirando-lhe a hipótese de se aventurar noutros registos, falaram mais alto na hora em que Fátima tomou a decisão de abandonar a casa que a viu nascer, a SIC. Simultaneamente e por outro lado, o convite da administração da TVI, da qual fez parte André Cerqueira, também era bastante apetitoso: novos desafios e projectos na estação líder em Portugal. Uma lufada de ar fresco e uma visibilidade garantida na vida desta profissional que já leva mais de 16 anos de carreira.

Setembro trouxe-lhe a tão ambicionada mudança de registo. Começou a apresentar o concurso Agora É Que Conta, nas tardes de Queluz, e com uma atitude e presença no ecrã completamente diferentes, comparativamente à atitude que mantinha na condução dos vários talk-show’s que apresentou ao longo de mais de 10 anos.


Mas Janeiro do próximo ano promete trazer uma nova reviravolta à vida profissional de Fátima Lopes. Com a saída de Júlia Pinheiro, tudo indica que a ex-apresentadora das manhãs da SIC possa ficar encarregue do horário 14/17 da TVI. Ao verificar-se isso (e tal como escrevi na edição da passada sexta-feira do Like & Dislike) este seria um claro regresso às origens de Fátima Lopes e uma também clara ascensão desta profissional na estação que a recebeu de braços abertos no último Verão.

É cada vez mais certo que o ano de 2011 seja o ano de afirmação de Fátima na estação de Queluz de Baixo. Provavelmente, serão de esperar fortes apostas nesta profissional, muito para além das tardes. Prova disso, foi o que aconteceu na passada semana, onde Fátima Lopes apresentou juntamente com Manuel Luís Goucha a maratona Há Festa no Hospital, tomando  o lugar que anteriormente 'pertencia' a Cristina Ferreira ou a Marisa Cruz.

Assim que a saída de Júlia Pinheiro se concretize, Fátima Lopes é uma forte candidata em se tornar na principal cara feminina da TVI, quando meio ano antes (e que ironia) era a principal cara feminina… da SIC!

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana, às 20:00!

A partir das 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica de domingo que avalia a semana televisiva -  O Melhor e Pior da Semana!

Teresa Guilherme receptiva a convite para “Secret Story II”

teresaguilherme3


Com a cada vez mais próxima mudança de Júlia Pinheiro para Carnaxide, a hipótese de a eterna “senhora televisão” apresentar a segunda edição de Casa dos Segredos ganha cada vez mais forma.


E é em entrevista à Notícias TV desta semana que Teresa Guilherme se mostra entusiasmada com a possibilidade de voltar a apresentar um reality-show.

“Imagino-me lá a divertir-me imenso! Aquele formato dá para ir para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo. É giro! Dá para puxar pelas pessoas e dizer aquelas coisas com segundo sentido que normalmente dizemos no nosso grupo de amigos”, começou por dizer a apresentadora à referida publicação, garantindo ainda que “tudo pode acontecer por acaso” na sua vida.


Apesar de tudo, Teresa Guilherme tem ainda em mãos o mais do que anunciado Sem Perdão, que continua sem saber o futuro. E, apesar de o programa estar em stand by, a comunicadora pondera até apresentar dois formatos em simultâneo, nomeadamente este e Secret Story II: “A minha vida não é ‘ou’ ‘ou’. A minha vida é ‘e’ e ‘e’. Tanto um como outro são bons. São dois programas giros e diferentes, mas eu só acredito nas coisas quando as vejo”, frisou.


A terminar, a eterna apresentadora do Big Brother fez ainda questão de esclarecer: “Não é porque a Júlia vai sair, quiçá ou talvez, que eu vou entrar. Isso não existe. A Fátima (Lopes) entrou e a Júlia não saiu. Não estou a torcer para a Júlia sair para eu poder entrar. A escolha do próximo director de programas da TVI é que vai determinar muita coisa e não tanto esta história”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

José Fragoso desmente mudança para a TVI



Poderia ser a grande arma escondida da estação de Queluz de Baixo para o ataque às audiências, no entanto, tudo parece não passar de apenas mais um rumor.

Depois de ontem o Público garantir que José Fragoso estaria quase a aceitar um convite da TVI para suceder a André Cerqueira, eis que hoje, em entrevista ao Correio da Manhã, o ainda director de programas da RTP vem negar peremptoriamente tal situação.


"É um disparate", disse José Fragoso, afastando qualquer hipótese de assumir a direcção de programas da TVI. Ainda assim, será que tudo não passará de bluff do responsável? Ou terá a estação de Queluz de Baixo outra “carta na manga”?

É que Bruno Santos, homem de confiança de José Fragoso e braço direito deste na RTP já está a caminho da TVI para ocupar um cargo muito semelhante ao que Júlia Pinheiro se prepara para abandonar…


Quiosque: Correio da Manhã, Público

Diana Piedade apoia Sandra Pereira!

sandra_pereira

Foi a segunda classificada na terceira edição de Ídolos, mas continua at er uma enorme legião de fãs. Como não podia deixar de ser, também Diana Piedade tem uma favorita nesta nova temporada do talent-show e não se coibiu de manifestar o apelo ao voto.

Como pode ser visto na página oficial no Facebook de Diana Piedade, a jovem algarvia faz apelo ao voto em Sandra Pereira, a concorrente de Albregaria-a-Velha que tem surpreendido muita gente.


“EU VOTO SANDRA PEREIRA! Porquê? Pelo talento… e porque chega de manipulações! Se alguns dos meus muitos fans concordarem comigo, peço vos que ajudem quem merece ir para Londres por tantos motivos!”, pode ler-se. O apoio da sobrinha de Manuel Moura dos Santos é de tal ordem que a jovem colocou, inclusivamente, uma imagem de Sandra Pereira como fotografia de perfil.


Apesar de tudo, há já quem discorde totalmente desta atitude de Diana Piedade. Na página de fãs de Carolina Deslandes, vários são aqueles que condenam totalmente o apelo ao voto da segunda classificada de Ídolos III. Será que Diana Piedade conseguirá ajudar Sandra Pereira a vencer o Ídolos?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
A emissão da TVI não foi tão bem sucedida como a da RTP1, mas a verdade é que liderou durante quase toda a tarde com um share de cerca de 37% e menos 100 mil espectadores do que a RTP1 conseguiu na quinta-feira. Para além disso, foi a primeira vez que Fátima Lopes e Manuel Luís Goucha funcionaram enquanto dupla na televisão e o resultado não poderia ter sido mais positivo. Os dois apresentadores entenderam-se como se trabalhassem à anos. A TVI neste dia liderou confortavelmente. Curioso é que quer emissão da RTP1 quer da TVI foram bem sucedidas a nível audiométrico enquanto a da SIC na passada semana não correu muito bem.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Muito se escreveu na altura que "Negócio da China" estreou na SIC. Principalmente os "apoiantes" SIC que diziam que a novela era muito boa e que estava a ser um sucesso na grelha de Carnaxide. A verdade é que os valores eram bons, mas a novela estava colada aos últimos capítulos de "A Armadilha". E desde que ficou sozinha no horário da tarde da SIC, esta novela vem numa rota descendente. Na minha opinião esta novela é realmente má e o único atractivo são mesmo os actores portugueses que falam português de Portugal porque Ricardo Pereira como protagonista fala um português com um sotaque demasiado estranho. Esta semana, após ser empurrada para as 15h, depois das repetições de "Alta Definição" a novela bateu fundo, não chegando sequer aos 200 mil espectadores e um share inferior aos 20%.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a nova edição do "Melhor & Pior da Semana". Estaremos consigo entre as 10h e as 12h para as três primeiras escolhas.
Melhor da Semana RTP1
O "Natal dos Hospitais" é já uma instituição que todos os anos é transmitida na RTP1 no longo período da manhã e da tarde. Apesar das estações privadas também fazerem emissões parecidas com a da RTP1, e assim aproveitarem o Natal para ajudar aqueles que mais precisam, nenhuma das emissões quer da SIC ou da TVI é tão bem sucedida como o "Natal dos Hospitais". Este ano isso não é excepção. Pelo programa da RTP1 passaram os rostos mais carismáticos da música em Portugal e também os apresentadores da estação. A RTP1 na passada quinta-feira engoliu a concorrência na média diária do dia e as emissões da festa estiveram acima dos 40% de share.

Fecho


Boa noite. Fechamos este sábado, dia 18 de Dezembro, com mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
A partir das 10:00, O Melhor & Pior da Semana no seu blogue de televisão!

Prémios e exigências

1. Olha-se para as cinco nomeações de Glee (Fox Life) para os Globos de Ouro, quatro delas obtidas em categorias de representação, e só se pode lamentar que os galardões estejam a tomar este caminho. Em Glee, os guiões nem sempre são maus, mas os actores (a maior parte dos actores) são medíocres - e, sobretudo, a proposta é banalíssima. Acontece que a série é um êxito: arrasta multidões, vende centenas de milhares de DVD, e, por esta altura, tem já mais de 13 milhões de discos distribuídos pelas prateleiras de adolescentes no mundo inteiro. Se recebe o acolhimento institucional que recebe é porque representa uma experiência bem-sucedida nos domínios do merchandising e das restantes dimensões comerciais que cada vez mais se impõem à sobrevivência da TV. E o mínimo que se pode pedir é que, testada a fórmula, ela possa ser agora aplicada a séries verdadeiramente boas.

2. Sócio do Sporting, há muito tempo que critico a gestão do meu clube. E, porém, chamar "lagartos" aos sportinguistas, como fez esta semana António Cancela (SIC), é um lapsus linguae especialmente infeliz. Se um jornalista não consegue livrar-se das conversas de redacção no momento em que está em directo, então só tem uma coisa a fazer: mudar a forma como fala na redacção.

3. Não me inquieta por aí além o facto de, segundo o relatório dedicado pela ERC ao "pluralismo político- -partidário" (sic) na RTP, o PSD ser alvo de sub- -representação. Assim que o PSD for Governo, será ao contrário. O que me inquieta é o facto de precisarmos destes relatórios. Com a RTP reduzida à dimensão e à diversidade que deveria ter, nada disto seria relevante.

18 de dezembro de 2010

Diogo e Rita nomeados na "OT"!

operacaotriunfoPara a semana há uma gala especial de Natal, e, por isso, não haverá expulsão. Ainda assim, já há dois nomeados, que se "defrontarão" na emissão de ano novo.

Desta vez, e depois de ter sido salvo pelo público, Jorge acabou por ser bastane elogiado pelo júri e continuou na escola, ao lado de Lia. Diogo, Bruno e Rita foram, assim, os três nomeados pelo grupo de jurados. Apesar de tudo, os professores decidiram manter Bruno Correia na escola e Rita e Diogo ficaram, assim, nomeados.

Já sabe, se quiser votar na Rita, ligue 760 100 314. Se o seu favorito é o Diogo, marque 760 100 304.

Filipe é expulso de "Operação Triunfo"!

filipe2

À terceira, foi mesmo de vez. Com uma diferença de 20%, Filipe acabou hoje o seu percurso na Operação Triunfo 2010.

Em duelo estavam Jorge e Filipe, dois concorrentes que já tinham sido nomeados. Enquanto que o madeirense recolheu 40%, o alentejano acabou mesmo por levar a melhor, alcançando 60% dos votos do público.

Jorge continua, assim na luta pelo Triunfo.

Exclusivo Televisão Opinião/ TV Universo - Eis o elenco de "Anjo Meu"

alexandralencastre

Com o início das gravações marcado já para Janeiro de 2011, revelamos-lhe, em exclusivo, os vários actores que farão parte do elenco da substituta de Mar de Paixão.


Directamente de Meu Amor, Alexandra Lencastre, Márcia Breia, Ana Catarina Afonso, Joana Duarte, Cristina Homem de Mello, Rodrigo Menezes, Paulo Pires, José Wallenstein, António Pedro Cerdeira, Luís Gaspar e Francisco Côrte-Real estão já escalados para este novo projecto. Já de Mar de Paixão vêm José Carlos Pereira, Rita Seguro e Júlia Belard.


Manuela Couto, Pedro Laginha, Sofia Arruda, que participaram em Sentimentos, estão também confirmados em Anjo Meu. Por outro lado, também Isaac Alfaiate e Estrela Novais, que integraram o elenco de Deixa que Te Leve, se preparam para relembrar os anos 80. Já de Morangos com Açúcar chegam Sara Matos, que, ao que tudo indica, será a grande protagonista da história, bem como Nuno Melo e Sandra Faleiro.


Mas há mais! Helena Costa, cujo último trabalho para a TVI foi em Ele é Ela, está também de regresso à estação e para o elenco desta produção. Já Vítor Emanuel receberá a sua primeira grande oportunidade de mostrar todo o seu talento numa telenovela. Também Ivo Alexandre, que deu vida ao segurança do colégio de Lua Vermelha, está no elenco de Anjo Meu, à semelhança de Patrícia André.


Pouco conhecidos do público português são Miguel Monteiro, actor que fez uma curta participação em Passione e Nuno Gil, que brilhou no filme Odete.

São estes os vinte e oito actores que, segundo a chancela de Maria João Mira, conduzirão os portugueses até aos bonitos anos 80, numa história que promete surpreender toda a gente.


Resta aguardar por novidades, no que à história diz respeito. Enquanto isso, as dúvidas sobre a constituição do elenco de Anjo Meu ficam esclarecidas. E, por aquilo a que tivemos acesso, nem João Reis, nem Ruy de Carvalho, nomes que chegaram a ser avançados pela imprensa, farão parte da trama que substituirá Mar de Paixão.


Miguel Monteiro
Nuno Gil