29 de dezembro de 2009

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 da semana.

"O Formigueiro", foi o programa que estreou na semana passada na SIC. Estreou, mas já acabou. Foram apenas duas emissões especiais, para a estação de Carnaxide ver se agarrava o público.
Conclusão: Marco Horácio foi a Espanha, e lá fez o favor de gravar dois programas com Manuel Moura dos Santos e Diana Chaves.
Isto porquê? Porque a SIC não tem dinheiro. E sem este pequeno pormenor, não se vai a lado nenhum. Nuno Santos bem quer, mas o orçamento não deixa.

No entanto o problema continua. O horário das 21:30 às 23:00 não tem conteúdo nem audiência. Ora, sendo o principal horário para passar publicidade, e se a SIC não tem público, isso vai prejudicar a existência de anúncios. Afinal quais são os anunciantes que querem gastar dinheiro para serem vistos por meia dúzia de pessoas?
Pelo que soubemos nos últimos dias, "Perfeito Coração" vai passar a ser diário. Mas será que chega? 2010 vai continuar a ser um ano de dúvidas para a SIC. As certezas acabam por não ser muitas.
O público é que já não tem dúvidas: a crise já chegou às televisões.

28 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano



Foi em Outubro que começou a febre "Idolomaniaca". João Manzarra e Cláudia Vieira estreavam-se como dupla, na fase de castings da terceira edição deste talent-show.


Muitas foram as gargalhadas que os espectadores deram, ao ouvir os chamados "cromos". Pudemos assistir ao regresso do conhecido Rui Pedro (à terceira não foi de vez), e perceber que ainda há muitas vozes para encantar Portugal.

Nesta primeira fase, Cláudia Vieira e João Manzarra portaram-se bem. Fazer peças para um programa é mais fácil do que directos. Uma coisa é quando sabemos que nos podemos enganar e voltar a fazer de novo, outra é quando não podemos de maneira nenhuma errar, pois não dá para refazermos o nosso trabalho.

Esta era sim a prova mais díficil para João Manzarra e Cláudia Vieira, e que muitos não acreditavam que ia correr bem.
Até agora pudemos ver dois apresentadores algo nervosos, que ainda não estão a 100%. No entanto, não estão mal.
Cláudia Vieira não é uma apresentadora. É uma actriz. Na primeira e segunda gala em directo esteve muito longe dos 100%, apesar de ter evoluído. Para mim, no directo do último domingo, foi quando esteve melhor.

O mesmo digo de João Manzarra. No meu ver, e como já disse no blog, é o apresentador da nova geração que mais dá cartas na televisão portuguesa. O "míudo" tem graça. Sai-se bem! Sim, concordo consigo! Ele também se engana. Mas quem é que não se engana?
Este ano, já pudemos ver João Manzarra em "Curto Circuito", "SIC ao Vivo", "TGV - Todos Gostam do Verão", e agora em "Ídolos". Acha pouco?
Para mim, e não revelando qual o juízo em relação ao vencedor do "Protagonista do Ano", foi sem dúvida, e em termos de apresentadores, o que mais se destacou, o que mais deu nas vistas, e o que esteve à frente de um formato que venceu Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha.

Tanto João Manzarra, como Cláudia Vieira, estão à frente de um programa vencedor, que tem ajudado a SIC a ganhar público. Tinham de ser, sem dúvida, os protagonistas do mês de Outubro!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00 não perca o Protagonista do Ano (mês de Outubro).

TVI 2010

2009 foi um ano diferente na TVI por duas razões: a descida de audiências em quase dois pontos de share e a saída de Moniz. Nunca a TVI tinha descido dois pontos num ano e nunca se tinha visto sem líder.
Os primeiros seis meses de 2009 já mostravam essa tendência de descida da estação de Queluz, que se agudizou nos últimos seis de uma maneira indesmentível. Ainda assim, a TVI parte para 2010 com uma diferença substancial que pode descansar quem manda até certo ponto. Quando for para aprovar novas histórias quem o vai fazer? Quem vai aprovar castings? Quando se quiser completar a aposta nas novelas com outros produtos quem o vai decidir? Até quando vai a TVI esperar? Junho?

22,7% de share foi o resultado do ‘Top +’ exibido no sábado na TVI.

O Protagonista do Ano


Quem será o "Protagonista" desta noite? Saiba às 21:00, no Televisão-Opinião!

Audimetria 27/12/09

O dia de ontem foi ganho pela SIC que subiu aos 27.6% de share. A RTP posicionou-se em segundo-lugar, alcançando 25% de share. Com menos 0.1% ficou a TVI.

A ficção nacional continua a liderar, e "Deixa Que Te Leve" ficou em primeiro lugar do top, alcançando 14.5% de rating e 36.8% de share. No mesmo horário, "Perfeito Coração" fez o melhor resultado desde a estreia e ontem subiu mesmo ao quinto lugar do top, com 10.4% de rating e 26.3% de share. Em terceiro lugar deste horário ficou o filme transmitido pela RTP, "Idade do Gelo 2", que se ficou pelos 8.9% de rating e 22.9% de share.

O "campeonato" dos blocos noticiosos foi ganho pelo "Telejornal" que fez 13.2% de rating e 34.8% de share. Segue-se o "Jornal da Noite" que se manteve no sexto lugar geral, com 10.1 de rating e 26.4% de share. O "Jornal Nacional" ficou-se pelos 9.3% de rating e 24.4% de share.

Na luta mais "quente" dos domingos, "Ídolos" voltou a levar a melhor sobre "Uma Canção Para Ti". enquanto que o concurso de talentos da SIC fez 12.5% de rating e 40.2% de share, o da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 11.2% de rating e 32.1% de share.

No acesso ao horário nobre, o compacto de "Natal dos Hospitais" venceu com 8.5% de rating e 29.6% de share. Segue-se o filme da SIC "Estás Frito Meu!" que fez 8% de rating e 22.9% de share. Já a estreia de Stardust: Mistério da Estrela Cadente alcançou 7.9% de rating e 23.8% de share.

Fontes: Mediamonitor e A Minha TV

Revista de Imprensa 28/12/09

Bom Dia! São 10 horas e como é habitual, está me linha mais uma Revista de Imprensa

"Ídolos" acolhe novos "concorrentes" no especial de fim de ano
Está quase a chegar o final de mais um ano, e a aposta para essa noite da estação de Carnaxide passa por um especial de "Ídolos". Ainda são conhecidos poucos pormenores da gala, no entanto é sabido que vários sketches de humor animarão o programa. Nesses momentos de humor várias temáticas e personalidades serão abordadas. Ana Bola e Maria Vieira darão vida ao casal presidencial francês. As mesmas actrizes também interpretarão duas pessoas da família Obama, Michelle e a avô do presidente dos Estados Unidos, respectivamente. Por outro lado, também há espaço para recordar Inês de Castro, que será interpretada por Merche Romero. Fidel Castro será "parente" desta personagem e será vivido por Victor de Sousa. Também Cristiano Ronaldo e a sua família serão falados e poderemos ver Maria Rueff a dar vida a Filipa de Castro e Joaquim Monchique a caricaturar Manuel Luís Goucha. Todos estes personagens serão os "novos concorrentes" de "Ídolos" e prometem momentos de boa disposição aos telespectadores da SIC. Para ver já na próxima quinta-feira à noite.

José Rodrigues dos Santos vence prémio literário
O jornalista da RTP receberá já amanhã o prémio do Clube Literário do Porto referente ao ano 2009. Esta distinção tem como objectivo condecorar o autor português que demonstrou mais criatividade no domínio da ficção e inclui ainda um prémio de 25 mil euros. José Rodrigues dos Santos sucede a Miguel Sousa Tavares, vencedor de 2007, e António Lobo Antunes, vencedor do ano passado. Recorde-se que o pivô do "Telejornal" atingiu recentemente a marca de um milhão de livros vendidos e está traduzido em 15 idiomas diferentes.



CITAÇÃO DO DIA

"O Futuro desenha cenários que desconhecemos e que nos surpreendem constantemente"

O autor da Citação desta segunda-feira é Jorge Gabriel.







Fala-se de: Marta Leite Castro

A apresentadora terminou recentemente a relação que mantinha com o actor brasileiro Paulo Betti e ao que tudo indica já tem novo namorado. Todavia, o novo romance ainda não foi confirmado.


Fonte: 24 Horas

27 de dezembro de 2009

Diário de um Ídolo


A gala de "Ídolos" já acabou, e o Diário de um Ídolos acabou de ser lançado.

Para variar, a abertura do programa começou bem. Notei mais descontracção por parte dos dois apresentadores, e vimos, por isso, Cláudia Vieira a soltar-se mais.
No momento em que os concorrentes entraram, acredito que muitos eram os portugueses que queriam estar no estúdio de "Ídolos", para sentir toda aquela vibração.

Relativamente ao tema da gala, foi interessante. Relembrar o Michael Jackson, foi uma boa ideia, pois é um "Ídolo" imortal.

Relativamente às actuações dos 8 concorrentes:


Catarina Boto - Muita garra. Apesar de ter estado bem, penso que vai ser difícil superar a sua prestação da semana passada.
Achei a música muito difícil, nomeadamente ao nível da respiração. No entanto, conseguiu transmitir a energia que se pedia, prendendo a atenção do público do estúdio, e de cá de casa.
Não merecia ter saído.


Salvador Sobral - Com uma balada, Salvador mostrou um lado diferente daquele que tinha habituado o público. Analisando toda a sua prestação, penso que esteve melhor na segunda metade da música.
Por outro lado, achei-o um bocado arrogante. Ao contrário da Mel (ex-concorrente), que assumia as críticas, Salvador refuta-as.

Inês Laranjeira - "Black or White" foi uma excelente escolha de música. Esteve mexida, e deu uma nova imagem de si. Acho que melhorou em relação à semana passada.
Também concordei em parte com o júri. Apesar de ter gostado, poderia ter dado mais.

Solange Hilário - Esteve muito bonita. Teve garra. Melhorou, e mereceu o elogio do júri. Mas não foi a melhor da noite, pois os concorrentes que a sucederam, foram superiores.

Carolina Torres - A sua prestação foi boa. Não foi "engolida" pela banda, e deu um toque de si própria à sua interpretação.
Mais uma vez, Carolina Torres surpreendeu. Acho que esta concorrente, apesar de parecer que passa despercebida, poderá chegar aos lugares cimeiros de "Ídolos", pelo seu talento e pelo seu lado extrovertido.

Diana Piedade - Incentivou o público, pedindo a sua participação logo no início da música. Teve garra, e escolheu muito bem a música. Foi original. Sem dúvida alguma que deu um grande show!
Foi o "momento da noite", tal como Manuel Moura dos Santos disse.

Filipe Pinto - A curiosidade estava posta neste concorrente. Como seria a sua prestação a cantar Michael Jackson? Resultado: adaptou o seu estilo grunge ao pop. Deixou de pegar o microfone com as duas mãos, deixou de estar tão parado, e agarrou a música da melhor maneira. Surpresa da noite!

Carlos Costa - Menos excêntrico, e por isso mais calmo. Esteve muito bem. Demonstrou inteligência na escolha da música, pois permitiu passar uma imagem diferente de si. A par de Filipe Pinto, surpreendeu.

Numa apreciação geral, concluí-se que só a partir de Solange Hilário, a gala começou a ganhar brilho. As actuações dos concorrente que a seguiram, foram as mais fortes.

No que toca ao júri, Laurent Filipe demonstrou mais uma vez todo o seu conhecimento. Pedro Boucherie deixou de apostar tanto nas informações musicais, para dar as suas avaliações. Prestação de Manuel Moura dos Santos e Roberta Medina normal.

A dupla Cláudia Veira e João Manzarra esteve bem. Não me lembro de ter visto enganos graves (tirando talvez o descuído de Manzarra para anunciar que as votações estavam encerradas), e considerei a prestação de ambos positiva.
Em 10, dou 7.



Termino a edição do "Diário de um Ídolo" com a avaliação (1-10) das prestações dos diferentes concorrentes:

Catarina Boto - 7
Salvador Sobral - 5
Inês Laranjeira - 5,5
Solange Hilário - 7,5
Carolina Torres - 9
Diana Piedade - 9,5
Filipe Pinto - 10
Carlos Costa - 8
A cor vermelha, corresponde ao concorrente cuja actuação achei mais fraca. Pelo contrário, a cor verde, pretende destacar as melhores prestações da noite.
PS - Concordei com Pedro Boucherie, quando referiu que João Manzarra foi a grande revelação de 2009.

O Protagonista do Ano - Setembro

Boa Noite! Continuamos a eleger o Protagonista do Ano. O de hoje corresponde ao mês de Setembro.
Esmiuçar: examinar em pormenor. Alguma vez tinha pensado nesta palavra?

Muito pouca gente a dizia, mas desde o dia 14 de Setembro que passou a ser uma das palavras mais usadas pelos portugueses. Por que motivo? Aqui há gato… E não é que há mesmo? E não é um gato qualquer. São quatro! E são fedorentos.

Como não podia deixar de ser os Gato Fedorento são o Protagonista do mês de Setembro.

Agosto chegou ao fim e a estação de Carnaxide desceu ao terceiro posto. Setembro era um mês vital para a SIC. Nuno Santos apostou em todas as frentes, e o décimo quarto dia deste mês era o tão ansiado momento.

De todas as novidades há uma que marcou tudo isto. “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” foi algo que nunca se tinha visto na televisão portuguesa.

Bateu por diversas vezes as telenovelas da TVI e chegou a vencer um jogo de futebol a contar para a Liga dos Campeões. Algo inédito, por sinal.

E qual a razão para tanto sucesso? A marca e o humor Gato Fedorento. É inquestionável que este grupo de profissionais é o melhor do género que temos na actualidade. Possuem um sentido de humor extraordinário e uma capacidade de fazer rir fabulosa. E o facto de terem esmiuçado os políticos, algo que nunca ninguém ousou fazer também foi um dos pontos fortes deste programa.

Infelizmente “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” só durou até Outubro, mas até nisso o grupo mostrou a sua inteligência. Retiraram-se num bom momento, provocando no público aquele sentimento “Quando é que voltam?”.

E é essa a pergunta de agora, quando e em que canal se dará o regresso dos Gato Fedorento?

Vitória


O Televisão-Opinião venceu o concurso levado a cabo pelo TVI Blog - "Blog do Ano".
Obrigado a todos os que votaram, e parabéns ao Rodolfo por esta ideia!

Fecho



Boa noite. São 20:00, e está em linha o Fecho de hoje. Antes de mais, queria contar com o seu voto, para saber o sítio de onde nos visita. O Televisão-Opinião quer saber mais sobre os leitores!
Daqui a uma hora não perca o "Protagonista do Ano", em relação ao mês de Setembro.


Quanto ao Fecho de hoje, temos para si, uma crónica de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Serviços públicos


Na passada segunda-feira, a RTP prestou dois serviços públicos em dois horários importantes. A eleição FIFA para o jogador do ano justifica-se porque lá esteve presente um herói nacional, Cristiano Ronaldo, e por isso a retirada da grelha do ‘Preço Certo’.


O conteúdo fez um bom seguimento com a Informação e a audiência foi na mesma linha do que a RTP faz no horário. O mesmo não se pode dizer de ‘Além De Nós’, um documentário exibido às 21h30 que teve uma audiência fraca, menor do que a das últimas quatro segundas-feiras e que deveria causar uma nova reflexão aos responsáveis da RTP. Não vão eles querer repetir.


17,9%
De share foi o resultado de ‘Além De Nós,’ exibido na RTP 1.

Hoje às 21:00..


..saiba qual o Protagonista do mês de Setembro!

Outras audiências


19:00 - 20:00

Eragon - 8,1% de rating e 27,8% de share
Ídolos (repetição) - 7.4% de rating e 26,6% de share

21:00 - 24:00

Perfeito Coração - 9% de rating e 24,1% de share
Dança Comigo no Gelo - 8,4% de rating e 23,7% de share
Ele é Ela - 7,8% de rating e 33,8% de share
Circo de Monte Carlo - 7,5% de rating e 23,6% de share

Audimetria - 26/12/2009

O dia de ontem foi ganho pela TVI. No entanto, a diferença entre a estação de Queluz de Baixo, a SIC e a RTP1, é de menos de 2% de share.

O programa mais visto do dia foi a novela "Deixa que te Leve", com 13,3% de audiência média e 39,3% de share.
Seguiu-se "Meu Amor", que se ficou pelos 34 pontos.

Em termos de noticiários, o "Telejornal" foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o "Jornal Nacional", e por fim o "Jornal da Noite", com 10% de rating e 27,6% de share.

O especial "Preço Certo", ocupou a posição 5 do top5, com 10,3% de audiência média. Foi o programa mais visto das 19:00

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - É de conhecimento geral que a informação da SIC é aquela que mais prémios tem granjeado, principalmente a "Grande Reportagem". Mas a TVI, apesar de não receber esses prémios (com excepções claro) ganha em audiências, e o "Repórter TVI" tem-se tornado no preferido dos portugueses no "duelo" que se instalou nas noites de segunda-feira.
Pior - Quantas vezes já não se viu "Sozinho em Casa" na televisão? As vezes suficientes para a TVI não voltar a transmitir o filme nos próximos anos. Não está em causa a qualidade do filme, mas o facto da repetição incontável e que incomoda sempre que vemos quais os filmes de Natal.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Um presente de natal que a SIC quis oferecer aos seus telespectadores. Não se tratou do novo programa de Marco Horácio, mas sim a adaptação em duas emissões de um programa de grande sucesso na vizinha Espanha. Tenha-se gostado ou não do conteúdo do programa, ajudou a SIC a subir na média diária.
Pior - "Não Há Crise" voltou à emissão da SIC com um novo grafismo e novos apanhados. Mas para mim, tratou-se do mesmo que já se conhecia. Um programa de "enlatados" que apesar de ajudar a SIC (com melhores resultados que "Cenas do Casamento"), não prima pela qualidade.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - Questionável ou não a função de serviço público, a verdade é que "Preço Certo" continua na grelha da RTP1 e o seu sucesso deve-se sobretudo ao carisma do seu apresentador: Fernando Mendes. Ele tem um público fiel, que semana após semana, lhe tem dado audiências regulares e que tem dominado no horário. Um concurso popular que apesar de tudo vale pelo apresentador.
Pior - "Jogo Duplo" é, na minha opinião, um dos melhores concursos de cultura geral que a RTP1 transmitiu. E muito do sucesso e da aceitação do programa passa pela apresentação irrepreensível de José Carlos Malato. Só que nesta semana com uma concorrência mais feroz (leia-se SIC), o concurso afundou em valores que só prejudicam a RTP1, abaixo dos 20% de share.

26 de dezembro de 2009

Última Hora - ainda falta um finalista de "Dança Comigo no Gelo"

Terminou à pouco tempo a última semi-final de "Dança Comigo no Gelo". A vencedora foi Sónia Araújo que garante assim um lugar na grande final do programa (próxima quita-feira à noite). Todavia, ainda falta um concorrente para o lote de finalistas ficar composto. Carla Andrino, Patrícia Candoso ou Alexandre Silva, um deles será o eleito. As votações decorrem até às 13 horas da próxima segunda-feira.

O Protagonista do Ano


Boa noite. São 21:00, e está em linha o Protagonista do Ano (mês de Agosto).

Foi em 1998 que José Eduardo Moniz começou a revolucionar a televisão portuguesa.
Tendo iniciado a sua carreira na RTP1, o actual vice-presidente da Ongoing Media, surpreendeu tudo e todos quando, a 5 de Agosto de 2009, e após dez anos, abandonou a estação de Queluz de Baixo.

Sem dúvida alguma que foi uma das personalidades que mais se destacou este ano.

José Eduardo Moniz recuperou uma TVI miserável, que tinha shares bastante baixos para uma televisão privada. Impulsionou a ficção em Portugal, lançou reality-shows bomba, reformulou a informação, e criou talk-shows de sucesso.
Parece fácil é verdade, mas não foi. A verdade é que todos estes formatos conjugados, acabaram por deitar uma SIC que denominava o mercado para o terceiro lugar.
Este foi talvez o principal feito de José Eduardo Moniz. Digo feito, pois parecia impossível atacar uma estação com mais de 40% de share. Assim, como hoje, parece díficil acabar com a liderança da TVI, há alguns anos, os responsáveis de Queluz pensavam isso em relação á SIC.
Mas a verdade é que conseguiram, e muito graças ao engenho e à inteligência de José Eduardo Moniz.

Muitos são os que devem a sua carreira ao ex-director de programas da estação de Queluz. Foi ele que neles apostou. Foi ele que criou a série "Morangos com Açúcar", e apesar de existir um lado negativo desta aposta, permitiu lançar vários jovens com talento (alguns também ascenderam, mas cuja arte de representar não é tão apurada).

Sem esta série, acredito verdadeiramente que Benedita Pereira, Joana Duarte, Joana Solnado, Diogo Amaral, Liliana Santos, Cláudia Vieira, Diana Chaves, Rita Pereira, Mariana Monteiro, João Catarré, Pedro Teixeira ou Isaac Alfaite, não teriam a projecção mediática que hoje têm.

Por outro lado, permitiu a consagração de outros profissionais: actores e apresentadores. Júlia Pinheiro, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha, Rogério Samora, Julie Sargent, Fernando Luís, Alexandra Lencastre, Margarido Marinho, Sofia Alves, e muitos outros.

Independentemente de se gostar ou não de José Eduardo Moniz, a verdade é que ele foi um grande senhor da televisão, e pelo que espero, continuará a ser!
A família TVI foi construída graças a ele! E isso é de louvar!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:
Shakira Moura dos Santos
Nem Manuel Moura dos Santos é Shakira, nem O Formigueiro é a solução para os problemas da SIC. Mas os dois programas que a estação de Carnaxide exibiu terça e quarta-feira registaram um milhão de espectadores e 29% de share, o dobro de Cenas do Casamento.

O problema da SIC, porém, é só um: não tem dinheiro. E por isso foi gravar dois programas a Espanha, recuperando o bem sucedido Marco Horário para o prime time. A ideia inicial, anunciada à imprensa, era exibir o primeiro na última terça-feira e o segundo, com Diana Chaves, na próxima. Mas dadas as circunstâncias, Nuno Santos preferiu exibi-los em dias consecutivos.

A SIC gravou apenas dois porque não tinha dinheiro para mais, ou Santos preferiu uma táctica antiga de Moniz, que é fazer uma espécie de episódio-piloto para perceber se o povinho gosta? É que, pelos vistos, gostou.

O Formigueiro é a adaptação portuguesa de El Hormiguero, que a Cuatro espanhola (grupo Prisa, ou seja, dona da TVI) apresenta diariamente de segunda a quinta-feira. Nada mudou, já que o formato é estrangeiro. A Trancas e Barrancas estão lá, o ritmo frenético está lá, as perguntas non sense estão lá, o cientista doido, os barulhos e sons estridentes. Portugal fica a ganhar com Marco Horário, que é mais engraçado do que Pablo Motos. Mas fica a perder numa comparação óbvia: Manuel Moura dos Santos (que por várias vezes pareceu perguntar "onde é que eu vim parar?") nunca pode ganhar a Shakira, a convidada de El Hormiguero no mês passado. Não é possível trocar?

Às 21:00..


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. "Deixa que te Leve" rebentou com a escala, e no dia 15 de Dezembro, pelas 22 horas e 32 minutos, chegou aos 19,3% de rating e 51,5% de share. Em números, mais de um milhão e oitocentos mil espectadores estavam sintonizados na TVI aquela hora.
Em segundo lugar ficou a RTP1, com a "Confissão do Padre Rui", que às 21:27, do dia 16 de Dezembro, chegou aos 16,6% de audiência média.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 25/12/2009 (Actualizado)


O dia de ontem foi ganho pela SIC.,Depois do último lugar do dia 24, a estação de Carnaxide venceu o 25 de Dezembro com 30,4% de share. Para trás ficou a TVI, com 25,6%, e a RTP1, que desceu mais de 6 pontos, com 22,9%.

O programa mais visto do dia foi a novela "Deixa que te Leve", com 10,8% de rating e 32,4% de share. Seguiu-se "Meu Amor", com 10,2% de audiência média.
"Homem Aranha 3", transmitido pela SIC, esteve muito bem. 10,1% de rating e 32,9% de share, foi o seu resultado.
Quanto a noticiários, o mais visto foi o "Jornal da Noite", tal como podemos ver no quadro, seguido do "Telejornal".

"Rei da Pop" é o Ídolo desta semana


O "Rei da Pop" é lembrado esta semana pelos concorrentes de "Ídolos". Assim, este domingo cada um dos 8 finalistas interpretará um êxito de Michal Jackson. E as músicas são:

. Carlos Costa: "You Are Not Alone"

. Carolina Torres: "Earth Song"

. Catarina Boto: "Beat It"

. Diana Piedade: "Blame It On The Boogie"

. Filipe Pinto: "Billie Jean"

. Inês Laranjeira: "Black or White"

. Salvador Sobral: "Heal The World"

. Solange Hilário: "Bad"

Audiências do dia 24 de Dezembro


A grande vencedora do dia de Natal foi a RTP1! A estação pública chegou aos 29,1% de share. A TVI ficou em segundo lugar com 24,6%, e a SIC, em último, com 24%. De referir ainda a prestação da RTP2, que chegou aos 6 pontos, e do Cabo, que ultrapassou os 16.

No horário nobre, a RTP1 continuou a ser a mais vista, tendo aumentado o seu share para os 34,1%. A SIC passou para segundo lugar (27,7%), e conseguiu que o "Shrek 3" fosse o melhor minuto do dia - 983 mil espectadores.
A TVI ficou-se pelos 26,4%.

"Perfeito Coração" diariamente


Já passa a promoção na SIC: a novela "Perfeito Coração" vai passar a ser diária, e a provavelmente ocupar o lugar de "Cenas do Casamento".
Esta alteração está programada para Janeiro de 2010.

25 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Julho

Boa Noite! Está em linha o "Protagonista do ano" referente ao mês de Julho
Decorria o mês de Março quando Herman José decidiu por termo ao tempo de espera para que o canal de Carnaxide lhe apresentasse algum programa. Não tardou muito e o humorista começou a aparecer em vários programas da estação de Queluz de Baixo.

Reatava-se, assim, um "namoro" que há já bastante tempo parecia eminente. Daí até ao "casamento" duraram cerca de três meses. Em Junho, a antiga cara de "Hora H" era oficialmente um colaborador da TVI e o seu novo programa, "Nasci Pra Cantar" arrancava já em Julho. "Ter sido recebido por aquela família (TVI) foi um previlégio e uma alegria inesquecível", disse em entrevistas.

O primeiro programa foi para o ar e com o passar do tempo as audiências desciam cada vez mais. "Nasci Pra Cantar" era inicialmente exibido por volta das 22 horas e nas suas últimas emissões passou a dar após as 23.Apesar de tudo, o apresentador nunca baixou os braços e "puxou sempre a asa à sua sardinha". "É mais a má fama do que o proveito", revelou sobre o tão falado insucesso do formato.

Terminado programa e com a saída de José Eduardo Moniz da TVI, Herman José acabou por não voltar a estar à frente de outro programa no canal de Queluz de Baixo. Todavia, revelou: "voltarei à TVI as vezes que forem precisas. Nem que seja para voltar a desafiar a Júlia Pinheiro a fazer o pino".

Goste-se ou não do seu estilo, o certo é que o humorista regressou em grande à televisão no sétimo mês do ano, e é por isso que foi escolhido pela equipa para ser o Protagonista do mês de Julho.

24 de dezembro de 2009

Fecho (O Protagonista do Ano)



Não, não está enganado! São 18:00, e está em linha o Fecho de hoje. Daqui a algumas horas a sua ceia de Natal vai começar, e o Televisão-Opinião só tem a desejar-lhe Boas Festas! Partilhe os melhores momentos com a sua família, dê boas gargalhadas, e desfrute da noite de Natal! Os presentes são só um acessório! O que interessa sim é estarmos junto dos que mais gostamos nesta época tão acolhedora!

O Televisão-Opinião deseja assim a todos os leitores, bloguistas e à própria equipa, um BOM NATAL!


O mês de Junho foi sem dúvida marcado pela estreia de "Salve-se quem Puder", e de uma grande dupla formada por Diana Chaves e Marco Horácio. O sucesso foi imediato, e ajudou a SIC a subir ao segundo lugar durante os dois primeiros meses de Verão.

Os dois apresentadores acabaram por construir uma grande cumplicidade que passou para o público lá de casa.

Diana Chaves iniciou a sua carreira em "Morangos com Açúcar", depois de ter participado em "1ª Companhia", e de ter ficado conhecida por ser namorada de Rodrigo Menezes. Pelo caminho participou ainda em "Ilha dos Amores", "Podia Acabar o Mundo", apresentou "Clube de Morangos" e "Circo de Natal SIC". Em 2010 prepara-se não só para entrar na nova série de vampiros da estação de Carnaxide, "Lua Vermelha", como também para conduzir com Marco Horácio a segunda série de "Salve-se quem Puder".


Marco Horácio já trabalhou na RTP1, SIC e TVI. Na estação do Estado fez por exemplo "Câmara Café" e no terceiro canal participou em "Manobras de Diversão" e "Bairro da Fonte". Na TVI, e em 2009, intrepertou João Forjaz em "Equador". Neste momento está à frente do "O Formigueiro", na SIC, que registou bons índices de audiência na primeira emissão.

Tanto Marco Horácio como Diana Chaves, criaram algo que é díficil: amizade, diversão e cumplicidade (repito). Todos estes elementos proporcionaram bons momentos para o público que os acompanhou no Verão. Sem dúvida que os dois merecem ser os protagonistas do mês de Junho, e que são dignos duma segunda temporada de "Salve-se quem Puder" em 2010!