27 de abril de 2011

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O talento e a diferença

Uma Bárbara Guimarães no seu melhor despediu-se domingo do Portugal Tem Talento. Três meses depois, o programa chegou ao fim. Longe dos 1,5 milhões de espectadores com que começou a 30 de Janeiro (agora ficou-se pelos 788 mil), mas com o momento da decisão a roçar os 50% de quota de mercado. Uma final, ainda assim, longa de mais, que começou quase às dez da noite e que terminou quase às duas da manhã. Portugal Tem Talento foi um sucesso enquanto esteve sozinho ao domingo à noite, sem a concorrência de Uma Canção para Ti. Quando o programa de Goucha e Cristina Ferreira começou, o balão da SIC foi perdendo gás, mantendo a rota em plano inclinado. Ainda assim, missão cumprida. Houve momentos de muita qualidade num formato que redescobriu Bárbara, que andava arredada do sucesso há tempo de mais. A final, uma vez mais com o dedo competente e profissional da Fremantle, foi um bom espectáculo. E quando assim é...

Agora vem aí algo de novo. O Biggest Loser português é um trunfo forte, apontado como o programa mais desejado do ano. É natural. Na génese do programa está um conceito macabro, ainda que nunca assumido. Uma televisão, qualquer uma, não está preocupada com a saúde de ninguém. Uma televisão, ainda por cima privada, está preocupada com a saúde das suas audiências. O sucesso do programa não está no reconhecimento do sofrimento alheio, não está no aplauso ao esforço de cada concorrente, nem às suas capacidades em fazer das fraquezas físicas forças psicológicas. É óbvio que isso está sempre implícito, e que são esses matizes psicológicas que constroem a narrativa do concurso. Mas a génese está no olhar trocista da diferença. Qualquer gordo sabe do que falo...

6 comentários:

Anônimo disse...

E quem fala do peso pesado fala do perdidos na tribo...
Onde estão os apoiantes da Sic agora?
Ou só comentam quando não estão de acordo?

Anônimo disse...

ao menos nao se gasta dinheiro em pseudo-celebridades e sim a melhorar a auto estima e saude dos concorrentes

Anônimo disse...

Este blog parece mais um blog de apoio á TVI do que um blog sobre televisão. Quem apoia a SIC é sempre humilhado e atacado e os autores do blog ficam sempre do lado dos apoiantes da TVI cada vez gosto menos deste blog.

Anônimo disse...

E fazem posts de opinião onde criticam sempre a SIC e nunca criticam a TVI por isso cada vez gosto menos de vir cá.

Maria A. disse...

Anónimo das 0:28, nós, os apoiantes da SIC, estamos aqui!
Claro que o autor da crónica fala de «The Biggest Loser» como um trunfo forte, o mais esperado do ano!

Não diz o mesmo de «Perdidos Nas Audiências»!

Claro que é um programa para conquistar audiências! Mas é também um programa pedagógico, que vai ajudar os portugueses na luta contra os quilinhos indesejados!

Sabemos que hoje a «obesidade» atormenta uma grande parte da população. Até as crianças!

Deve-se em parte ao grande stress em que as pessoas andam, abusando do «fast food», sempre à mão.

As pessoas consideram menos prático consumir hortaliças, fruta, legumes!

Aprender a comer sem passar fome...é um objectivo do programa.

Maria A. disse...

Anónimo das 19:37, os ataques da maior parte dos apoiantes da TVI não passam disso: petardos, que não atingem ninguém ...em vez de argumentos válidos!
Lembram as claques desordenadas dos clubes rivais de futebol!

Eu, pela minha parte, não me sinto minimamente atacada! Passam-me ao largo!
Na minha opinião, só argumentos válidos me chamam a atenção!

A intenção dos apoiantes da TVI que visitam este blog, é afastar os apoiantes da SIC! Mas ainda bem, que não conseguem! Nem todos vêem a TVI com os seus olhos!