27 de abril de 2011

Falar Televisão


"O que é nacional é bom"



Quando me recordo de Tânia Ribas de Oliveira, uma das primeiras imagens que me vem à cabeça é aquela em que a apresentadora, com toda a sua humildade, se despede dos telespectadores depois de, com Hélder Reis, ter substituído a dupla Jorge Gabriel e Sónia Araújo na "Praça da Alegria". Com um profissionalismo que se notava a léguas de distância, a actual colega de João Baião chorou e agradeceu por lhe terem dado a oportunidade de conduzir o talk-show matinal da RTP1. 
Também é com algumas lágrimas nos olhos que recordo Tânia Ribas de Oliveira quando elogiada por um grande profissional da comunicação: António Sala.

Contudo, não só de choros se compõe a postura da profissional da estação pública. Afinal, Tânia Ribas de Oliveira co-apresenta "Portugal no Coração" com um dos grandes humoristas do nosso país, João Baião. Com ele, acabou por adoptar uma postura mais descontraída e ainda mais simpática. 



O talk-show do primeiro canal pode não ganhar em audiências e, nos últimos tempos, raras foram as vezes que apareceu no top dos 10 programas mais vistos da RTP1, contudo no final de contas não é isso que interessa. Com "Portugal no Coração", e depois das várias questões com a apresentação do programa, a estação pública conseguiu formar uma dupla muito importante para a televisão portuguesa. Juntar João Baião, um dos melhores da área que foi repescado para o júri de "Dança Comigo", a uma jovem aprendiz, foi simplesmente uma ideia genial. Hoje, Tânia Ribas de Oliveira já não é "aluna", mas sim "professora". A apresentadora cresceu em idade, e igualmente em talento, sendo por isso uma referência nacional.



Apesar de ainda estar muito centrada nas tardes da RTP1, alguns projectos já a colocaram à prova em horário nobre. Foi o caso de "Herança", no Verão, e até outras tantas galas promovidas pelo primeiro canal. No referido concurso, Tânia Ribas de Oliveira demonstrou estar à altura, ainda por mais sabendo que por trás teria a sombra de José Carlos Malato. Apesar disso, a apresentadora conseguiu criar o seu próprio espaço, crescendo desta forma nos concursos de cultura geral.

Nos dias de hoje Tânia Ribas de Oliveira é um autêntico valor seguro da estação pública, e uma das profissionais mais queridas em Portugal. Eu gosto dela, e você?




Um comentário:

Maria A. disse...

Também gosto da Tânia Ribas Oliveira.
Uma boa profissional.
É daquelas pessoas que sobressaem pelo valor...mantendo uma grande humildade!