25 de março de 2011

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Criatividade precisa-se


1 Alguém tinha de dizê-lo - e que tenha sido Dave Grohl, líder dos Foo Fighters, não é relevante. Em todo caso, fica dito: o sucesso de Glee (Fox Life) é óptimo para a TV, mas não tem necessariamente de mudar as regras da indústria discográfica. Os Foo Fighters não participam, tal como os Kings of Leon ou os Guns 'N Roses. Já aqui disse o que penso da série: que tem méritos, mas está sobreavaliada. E, em todo o caso, não deixa de ser divertido ver três bandas de top venderem discos em resultado de uma polémica contra ela.



2 Cláudia Jacques, José Carlos Pereira, Iô Apolloni, José Castelo Branco, Luís Lourenço, Mafalda Teixeira, Marta Cardoso, Sérgio Vicente, Kapinha e Vera Ferreira são os "famosos" da TVI para Perdidos na Selva. Está ou não tudo dito?



3 Afinal já não é a série toda, é "um módulo". Depois de várias temporadas a adiar o tratamento do novo Acordo Ortográfico, Cuidado com a Língua voltou à RTP com uma edição dedicada ao jargão da Marinha, incluindo as suas etimologias. As novidades no português ficam para próximos programas. É impressão minha ou até os linguistas estão com medo de abordar o verdadeiro aborto que o economicismo mais rasteiro se prepara para impor-nos?



4 A RTP voltou a apresentar lucro - e, desta vez, ainda conseguiu reduzir uma brutalidade no passivo. Por outro lado, essa brutalidade só é uma brutalidade porque o passivo de 2009, por via de um novo sistema contabilístico, foi agora revista em alta. Proponho que se mude de sistema todos os anos, revendo em alta o passivo de dois anos antes e, com isso, reduzindo todos os anos uma brutalidade no passivo do ano anterior. A criatividade é uma coisa muito importante.

Um comentário:

Universo SIC disse...

Não deixe de votar na Grande Sondagem que está a decorrer no seu novo blog que tem para si toda a informação acerca da SIC, visite já www.universosic.blogspot.com