2 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Universo paralelo

O sucesso que a SIC Mulher tem alcançado nos últimos tempos é digno de um case-study. Apesar de muitos considerarem que é apenas temporário, as boas audiências que o canal por cabo tem vindo a atingir já se vêem a estender desde o Verão do ano passado. A transmissão de The Biggest Loser, o bom humor de Ellen, ou a simpatia de Ana Rita Clara teimam a conquistar mais e mais portugueses. Prova disso são os resultados que a SIC Mulher alcança durante praticamente toda a semana, com destaque, por exemplo, para a última sexta-feira, cujo share médio chegou aos 2,7% (segundo canal do cabo mais visto do dia). De facto, a aposta da estação de Carnaxide num universo muito mais selectivo é inteligente. Todos nos já sabemos que a SIC Notícias é também um caso de sucesso, sendo o canal líder do cabo há vários anos. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos que existem outras tantas ofertas que começam a ganhar destaque. É o caso da SIC Mulher, mas igualmente da FOX Life, que começa agora a recuperar de um esquecimento por parte do público português, e da RTP Memória.
A aposta nos temáticos é uma tendência cada vez maior, que tem sempre efeitos a médio/longo prazo. O facto de a SIC Mulher já estar a apostar no Master Chef, de continuar a investir em programas nacionais, como o Entre Nós de Adelaide de Sousa, apenas vem proporcionar uma maior estabilidade de resultados no universo do cabo. Isto porque entre os temáticos, não se ganha de um dia para o outro, a evolução de pequenas décimas nas audiências pode significar muito mais do que qualquer outro resultado registado nas generalistas. Nesse sentido, o trabalho de Pedro Boucherie Mendes e de Sofia Carvalho é digno de um aplauso.

É pena que neste campo o trabalho da TVI continue a ser escasso. Onde estão os canais de novelas e de desenhos animais, que desde há muito tempo têm vindo a ser falados? É pena, pois já seria um passo importante para Queluz de Baixo.

4 comentários:

TVI Blog disse...

Não percebo Diogo porque é que achas que a TVI tem sempre de seguir o caminho da SIC em tudo.

Ainda bem que as estações tem projectos e ambições diferentes. Eu não gosto do estilo da SIC, nem do que a SIC faz seja na generalista, seja na cabo, logo ainda bem que a TVI não o faz.

Esses formatos são tudo menos enriquecedores para a tv.

É a minha opinião!

DS disse...

São opiniões Rodolfo. Acho positivo que uma generalista se expanda no cabo, ainda por mais sabendo que é um universo que tem vindo a ganhar relevo na televisão. Se os formatos não são enriquecedores, não sei. Eu gosto deles, e parece que muitas outras pessoas também.

Cumprimentos.

Anônimo disse...

É importante mas segundo a TVi foram necessários quase 6 anos para se conseguir criar a TVI24 e a TVInternacional, nao sei porque é que foram criadas tantas complicações com esses projectos, portanto é normal que a tvi não se expanda no Cabo.
A tvi até pode crer mas parece que dificultam a sua expansão.

Anônimo disse...

O que o TVI blog quis dizer é que a xaropada de telenovelas e reality-shows é que são enriquecedores...

Concordo totalmente com o DS!

O canal que mais vejo na TV é RTP memoria!

Allo Allo, O Justiceiro, e Missao impossivel não perco na RTP conta-me como foi!
Aposto que muita gente nem sabe que serie é essa!

É só sopeiros sem cultura!
É por isso que este pais não anda para a frente!

Portugal esta atrasado 30 anos e continua!

O Dallas já passou ha muito tempo...

Se ha coisa que mais detesto é fanboys!

Amigo, a qualidade de um programa não escolhe canais.

Espero que não arranje trabalho na "televisao"
Ja temos maus profissionais que chegue...

Cultive-se