27 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Setembro


Em mês de rentrée televisiva, muitos programas chegaram às nossas estações. Boa Tarde, com Conceição Lino, Agora é que Conta, com Fátima Lopes e a quarta temporada de Ídolos foram apenas alguns dos exemplos. Mas houve também formatos que se despediram dos telespectadores, como À Procura do Sonho, na SIC, e Projecto Moda, na RTP. No entanto, houve algo que marcou ainda mais este nono mês do ano! E esse algo foi Laços de Sangue!

Resultante de uma parceria inédita entre a estação de Carnaxide e a TV Globo, esta telenovela marcou uma nova forma de fazer ficção para os lados da televisão de Balsemão. Anunciada em meados de Maio, Laços de Sangue foi apresentada no início de Julho, altura em que começaram as suas gravações.

Escrita novamente por Pedro Lopes e supervisionada por Aguinaldo Silva, tinha tudo para dar certo. Um elenco de luxo, tendo em conta as possibilidades da SIC, uma história diferente e uma tripla de protagonistas que muita gente achou “improvável”. A duas estrelas SIC, Diogo Morgado e Diana Chaves, juntou-se uma actriz com um historial mais pequeno: Joana Santos.

E foi a 13 de Setembro que Laços de Sangue chegou aos ecrãs da SIC. Com uma grande promoção por parte do canal, esta foi uma das maiores apostas para a rentrée de 2010. Começou com resultados satisfatórios, melhores do que os primeiros de Perfeito Coração e, a pouco e pouco, tem vindo a impor-se como uma das telenovelas favoritas dos portugueses. Para além disto, foi também uma das primeiras telenovelas portuguesas a ter uma página oficial no Facebook, algo que, quer queiramos, quer não, a ajuda bastante.


Mais do que todos os elogios que têm que ser dados a esta excelente produção, há alguém que, mais do que ninguém tem marcado a diferença e esse alguém é precisamente a “novata” Joana Santos. Com uma tarefa complicada, cedo a sua Diana mostrou ser uma grande malvada! E, mais do que todos os bons resultados que Laços de Sangue tem alcançado ao longos dos tempos, é esta actriz quem merece um grande destaque! Ela que chegou a ser criticada por mim, muito antes de a ver em acção.

A crítica cedo se rendeu a esta história e é de esperar que, com o avançar do tempo, Laços de Sangue se afirme como uma aposta mais do que ganha por parte de Carnaxide. Ela que já roubou a liderança à concorrente directa na TVI e que tem agarrado sobretudo classes sociais mais altas, elas que são o grande atractivo à publicidade.

Por tudo isto, e por Setembro ter sido o timming perfeito para a estreia desta trama, Laços de Sangue é a protagonista deste nono mês do ano! Tão importante para as nossas televisões!


Nenhum comentário: