6 de agosto de 2010

Para lá das 24


Muito boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana.

Há programas que não mudam. Ponto final. Sugestões? Reclamações? Dúvidas? Inovação? O que é isso? De facto, há profissionais de televisão que não conhecem essas palavras, não se questionam sobre o futuro. Preferem perder, e aceitar derrotas, no lugar de se mexerem e procurarem vitórias.
Refiro-me não só à equipa de Só Visto, mas também de Top +, e em parte de Deluxe. Já se sabe que a SIC é a rainha dos magazines de fim-de-semana. No entanto, isso não é desculpa para não se inovar, e tentar ir mais além.

Como participante activo do Televisão-Opinião, sinto necessidade de recorrer aos conhecido
s post-it para não me esquecer de escrever no blog sobre determinados temas. Este já estava num papelinho amarelo e em cima da mesa. A opinião clara e concisa de Carlos Dias da Silva que é publicada na TV Guia desta semana, vem forçar-me a fazer este Para lá das 24: "Na RTP, há dois programas onde já não há volta a dar: o Top + e o Só Visto!. Deviam mudar de nome, de imagem, de apresentação... de tudo. Quem não vem isto? É impossível não ver. Modernização, precisa-se".


O Só Visto é o exemplo claro desta crítica. Por mais rubricas que se retirem do ar, por mais repórteres que coloquem na equipa do programa, por mais talento que Marta Leite de Castro tenha, o magazine não resulta. A apresentadora não sabe entrevistar, não é natural. Por outro lado, os próprios convidados do programa já não são o que eram no tempo de Daniel Oliveira. É pena. Foi no Só Visto! que vi grandes personalidades televisivas a não conterem as lágrimas pela forma como o actual apresentador de Alta Definição direccionava as perguntas, pela forma como conduzia a conversa. Aliás, o magazine da RTP1, em tempos, ficou conhecido por ser aquele onde eram poucos os entrevistados que não choravam.

Pergunto eu agora: onde vão esses tempos de glória? Porque é que a estação pública não reformula o formato, dando-lhe um novo rumo, uma nova vida? É assim tão difícil e caro?
Há coisas que não se percebem, e é pena. O primeiro canal tem dois programas bastante interessantes nas suas tardes de fim-de-semana, e não tem iniciativa para os impor face à concorrência. Top + é, infelizmente, um dos poucos formatos de música na televisão portuguesa. Só Visto! foi, em tempos, o lugar de confissão de ilustres personalidades da "caixinha mágica". O passado de ambos foi glorioso. O presente não está a ser. E o futuro? Será mesmo a melhor opção não inovar?


Quiosque: TV Guia

3 comentários:

JR disse...

Concordo totalmente com o que diz neste Para lá das 24.
Não entendo porque a TVI e a RTP na investem neste tipo de formatos.

Anônimo disse...

Marta Leite de Castro e Isabel Figueiras são as piores psedo apresentadoras da tv em Portugal.
É caso para dixer porque nao se aposta numa Merche Romero, numa Margarida Marante, numa Patricia Henrique, numa numa Marina Mota...
a TV EM pORTUGAL É SO AMADORAS QUE NUNCA XEGARAM A LADO NENHUM COMO CLAUDIA VIEIRA, DIANA CHAVES IVA DOMINGUES AS DUAS QUE REFERI EM CIMA, RITA SEGURO...

JR disse...

Anónimo, pior pior é um Francisco Menezes! Este sim é o verdadeiro abismo!!!