6 de agosto de 2010

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Boa Noite! Mais uma vez bem-vindo a Os Escolhidos!


Estão em linha as três opiniões em falta!


João Rodrigo - "Vida Nova" diz adeus em Setembro. José Figueiras já veio demonstrar o seu agrado em continuar nas tardes do canal. Deverá a SIC presentear este apresentador, que está sempre disponível para os momentos mais difíceis da estação?


“Vida Nova” foi pensado e criado para a Fátima Lopes, ela chegou a dizer que era a sua cara. Tinha por objectivo ser a grande aposta nas tardes da SIC contra principalmente “As Tardes da Júlia”. No entanto, passado um ano tudo mudou, e na actual situação não restava outra solução senão terminar este programa em Setembro.


Neste momento a SIC tem dois problemas para resolver:

1º: para Setembro tem que estrear um novo programa das tardes, o qual eu defendo que deveria ser do mesmo estilo que o extinto “Contacto”.

2º e este mais grave: escolher os apresentadores, porque acredito que será uma dupla. José Figueiras, conhecido como o bombeiro de Carnaxide está sempre disponível para as substituições e actualmente faz um bom trabalho independentemente dos resultados, tendo em conta a situação em que entrou. Se merece apresentar o novo formato? Merece sim! Mas também depende do tipo de programa e da apresentadora que escolherem para dupla. Das caras SIC podem ser José Figueiras e Vanessa Oliveira ou Ana Rita Clara ou Raquel Strada. Novas contratações vejo poucas hipóteses, eventualmente só Isabel Angelino, ou Fernanda Freitas faria dupla com o Figueiras como no antigo “Às Duas Por Três”.


José Figueiras deu a cara e substituiu Fátima Lopes, merece ser recompensado, mas também penso se seria melhor o novo programa das tardes ter 2 apresentadores que não estão ligados ao projecto que acaba…



Rúben Baía - Era inevitável: "Salve-se Quem Puder" mudou de horário. O programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio passa assim a ser transmitido de segunda a sexta-feira, às 17:40. É o adeus a uma das duplas com maior sucesso de Carnaxide?

E o inevitável aconteceu. Depois de um regresso que muita gente criticou e, ao final de dois meses, Nuno Santos decidiu mudar de estratégia. Salve-se Quem Puder passou para as tardes de Carnaxide e abandonou o horário nobre.

Se, no seu início, tinha um sucesso tremendo e era muito popular entre todos os públicos, desde os mais novos aos mais idosos, hoje em dia, um formato em que os concorrentes têm que se “dobrar” para passar paredes de esferovite já não pega, uma vez que as surpresas são inexistentes. Talvez o timming do regresso não tenha sido o mais adequado.

Todavia, não me parece que mudar o horário do programa signifique o fim da dupla Diana Chaves e Marco Horácio. Esta alteração deve-se, principalmente ao inevitável desgaste de Salve-se Quem Puder.

Portanto, penso que há que separar as águas: não é por o programa já não agradar que se “extermina” uma das duplas mais queridas dos portugueses. Talvez um novo “jogo” diferente ou outro tipo de formato, mas com a mesma dupla possa vir a tornar-se num sucesso.

Em jeito de conclusão, penso que é possível afirmar que o Salve-se pode chegar ao fim, mas a dupla Diana e Marco ainda tem muito para dar.


Inês Moreira Santos - Rodrigo Guedes de Carvalho pode estar a caminho da TVI. Caso esta transferência se verifique, quais as mudanças que esperas não só na informação de Queluz de Baixo, como de Carnaxide?


Muito se tem falado nas últimas semanas das muitas, e algumas delas surpreendentes, transferências televisivas. A possibilidade que o jornal Sol colocou de Rodrigo Guedes de Carvalho poder estar a caminho da TVI deixou-me quase boquiaberta. Contudo, parece que tudo não passou de um mero rumor.


Seria difícil para mim, ver Rodrigo Guedes Carvalho na TVI. O jornalista está, na minha opinião, demasiado associado à estação de Carnaxide. Era talvez mais fácil vê-lo como uma cara RTP. A meu ver, o estilo de informação de Queluz de Baixo é bastante diferente do da SIC. A TVI pratica um jornalismo mais popular, que pode, por vezes, fugir um pouco para o sensacionalismo. Os noticiários da SIC e RTP praticam um jornalismo diferente, mas sério e selectivo, digamos.


Vejamos o exemplo de José Alberto Carvalho, que há uns anos mudou da SIC para a televisão pública. Gostei da troca, a RTP ficou claramente a ganhar e José Alberto Carvalho não deixou de ser aquilo a que sempre nos habituou. Se Rodrigo Guedes de Carvalho fosse para a estação pública penso que aconteceria o mesmo. No caso da TVI, custa-me a crer que a adaptação fosse tão simples, tanto para o jornalista, como para os próprios telespectadores, e mesmo para a estação.


As cinco opiniões estão postadas! Está à espera de quê para votar? Contamos consigo!

Nenhum comentário: