20 de agosto de 2010

Os Escolhidos


Muito boa noite! São três, os concorrentes que esta semana vão competir para chegar à final dos Escolhidos. Significa isto que, dos quatro ainda em prova, um deles irá abandonar esta rubrica hoje. Saiba quem é, já a seguir!

Votação do público:

Inês Moreira Santos - 99 votos (50 + 49) - 4 pontos
João Rodrigo - 74 votos (29 + 45) - 3 pontos
Rúben Baía - 50 votos (36 + 14) - 2 pontos
André Costa - 27 votos (14 + 13) - 1 ponto

Votação do júri:

Inês Moreira Santos - 13 pontos - 4 pontos
André Costa - 10 pontos - 3 pontos
Rúben Baía - 10 pontos - 3 pontos
João Rodrigo - 5 pontos - 1 ponto

Somatório da votação do público com a votação do júri:

Inês Moreira Santos = 4 + 4 = 8 pontos
Rúben Baía = 2 + 3 = 5 pontos
André Costa = 1 + 3 = 4 pontos
João Rodrigo = 3 + 1 = 4 pontos

Depois do somatório das votações, verificamos que há um empate! André Costa e João Rodrigo obtiveram ambos quatro pontos. Neste sentido, anunciamos nesta sexta-feira dois finalistas: Inês Moreira Santos e Rúben Baía! Parabéns aos dois! Isto significa que esta semana, apenas estarão em jogo dois comentários, de modo a que na próxima sexta-feira um dos seus autores seja apurado finalista deste concurso.
As duas opiniões dos já finalistas irão estar presentes em dois Fechos desta semana.


João Rodrigo: É já um dado adquirido que, em Setembro, a SIC terá um novo programa à tarde. Segundo a imprensa, este será apresentado por Nuno Graciano e Rita Andrade. O que tens a dizer sobre esta dupla? O que terá este formato que ter para se diferenciar da concorrência e, assim, devolver o exito às tardes de Carnaxide?

Existiam algumas hipóteses para a apresentação do novo programa, e foi com alguma surpresa que li a notícia da dupla Nuno Graciano e Rita Andrade. Surpresa porque seria mais obvio ser Merche Romero, Vanessa Oliveira ou até Rita Ferro Rodrigues. Mas até penso que pode resultar, lembro-me da Rita Andrade na apresentação do “Mundo dos Recordes” e esteve bem. Penso que ela nunca fez dupla com o Nuno, daí ser difícil ver os dois juntos, mas penso que se vão adaptar bem um ao outro.

Quanto ao formato, e com vista a devolver o êxito às tardes da SIC, penso que deveria ser um programa diferente do que existe na concorrência, e não bater de frente e fazer igual ao que já existe, ou seja, deve ser um formato leve e com conteúdos apropriados para a tarde, nada de histórias longas e pesadas. O programa tem de ter um ar jovem, divertido, irreverente e animado, sem esquecer a inovação, pois esta pode ser a chave do sucesso. Fazer com que os espectadores se sintam bem ao assistiram durante a tarde ao que lhes é oferecido, e claro ser apelativo, ao nível dos passatempos por exemplo, convidar bandas musicais, trazer boa música ao programa para animar as tardes de Carnaxide podem ser ingredientes para constituir o novo formato.

André Costa: Ao que parece, as gravações de "Malmequer" arrancaram, finalmente, esta semana. Depois de sucessivos atrasos, parece que desta é de vez. A questão que se coloca é, "e a estreia"? Com "Meu Amor" perto do final, o mais certo é que seja a sua substituta. Mas, de Queluz chegam notícias de que a partir de agora a estação só terá duas telenovelas em horário nobre. Irá a TVI fazer com "Malmequer" o mesmo que a SIC fez com "Perfeito Coração", ou seja, estrear com muito tempo de gravações de corrido? Ou haverá espaço na grelha para três telenovelas mais o diário de "Secret Story"?

Esta “brincadeira” começou há já 4 anos! As novelas em jeito de overdose surgiram quando a SIC se lembrou de pôr a “Floribella” em horário nobre, quando já tinha duas novelas à noite. E, a TVI, para responder, já que não podia ficar atrás, trouxe a “Doce Fugitiva”. De lá para cá, houve muitas alterações desde que a novela juvenil deixou as noites da SIC… mas, na TVI, o cenário foi outro.

Portugal deve ser o único país do Mundo onde a televisão líder tem uma grelha tão monótona na faixa do dia onde há mais público a ver televisão! Três novelas em pleno horário nobre é um abuso. E não estamos a falar em “ficção”, onde se englobariam as séries, as sitcom’s, os “enlatados” e outros que tais. Não! Estamos a falar de única e exclusivamente de novelas, ou seja, o mesmo formato durante três a quatro horas.


O André Cerqueira parece querer mudar este cenário, mas “Malmequer” já começou a ser gravada. Será que vai ficar a aguardar que duas novelas terminem para que, em horário nobre, só fiquem duas novela mais o diário do “Secret Story”? Gostaria que a resposta fosse afirmativa, mas se tal acontecer, será uma decepção para o autor e para os actores. Estou a ver que vamos ter novelas até às 00h30m ou uma da manhã!


2 comentários:

Miguel Reis disse...

Quero apenas "opiniar" sobre um apontamento:

As opiniões de João Rodrigo têm sido muito boas, no entanto a sua participação nesta edição d' Os Escolhidos está a ser penalisada.
Como todos sabemos e como é visível, obviamente, esta opinião foi feita antes de todas as novidades e confirmações de que Conceição Lino vai tomar conta das tardes da SIC.

É apenas a minha opinião e não a estou a dar pelo facto do João pertencer ao meu blog.

Abraço, estou muito curioso em relação ao vencedor. É uma excelente rubrica :)

Tiago Henriques disse...

Compreendo o teu ponto de vista, Miguel. Mas tem em atenção uma coisa, a pergunta direcciona-se para o que ele acha da dupla, que, quem sabe pode vir a trabalhar junta; e o que deverá ter o novo formato. Logo não percebo em que é que poderá ser prejudicado. Até porque se pede apenas uma opinião sobre estes dois formatos. Mas mais do que ninguém, o João Rodrigo poderá defender-se ;)