30 de julho de 2010

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Muito boa noite. A terceira fase de Os Escolhidos já está em linha. Nesta sexta-feira, dizemos adeus a mais um concorrente! Um dos sete foi o menos votado com o somatório das votações do júri e dos leitores do Televisão-Opinião/TV Universo.
Explicado o método da votação final na semana passada, procedemos agora ao somatório da mesma.



Votação do público (1 a 7)


Inês Moreira – 53 votos – 7 pontos
João Rodrigo - 23 votos - 6 pontos
João Pedro - 23 votos - 5 pontos
Rúben Baía - 22 votos - 4 pontos
André Costa - 11 votos - 3 pontos
João Carvalho - 10 votos - 2 pontos
Xavier Pinto - 5 votos - 1 ponto



Votação do júri (composto por Pedro Esteves, Pedro Vendeira, Sónia Caeiro e Tiago Henriques. Votação de 1 a 7, sendo que o máximo de pontos que um concorrente poderá alcançar com o somatório dos votos do júri nesta secção são 28 pontos, e o mínimo 4 pontos)


André Costa - 28 pontos - 7 pontos
Inês Moreira – 16 pontos – 6 pontos
João Carvalho - 16 pontos - 6 pontos
João Pedro - 15 pontos - 4 pontos
Rúben Baía - 15 pontos - 4 pontos
João Rodrigo - 12 pontos - 2 pontos
Xavie Pinto - 10 pontos - 1 ponto


Somatório das duas votações:

Inês Moreira - 7 + 6 = 13 pontos
André Costa - 3 + 7 = 10 pontos
João Pedro - 5 + 4 = 9 pontos
João Carvalho - 2 + 6 = 8 pontos
João Rodrigo - 6 + 2 = 8 pontos
Rúben Baía - 4 + 4 = 10 pontos
Xavier Pinto - 1 + 1 = 2 pontos



Neste sentido, o segundo candidato a abandonar Os Escolhidos é..


Xavier Pinto



Após a segunda expulsão, é necessário iniciar a terceira fase deste concurso. São oito os comentários que poderá ler e apreciar esta noite. Fique agora com três deles:

Inês Moreira Santos - SIC e RTP possuem grandes nomes no entretenimento, e a TVI é característica pela sua forte aposta na ficção. No entanto, parece que por Queluz de Baixo o futuro poderá vir a passar por esta área. Tendo em conta que Merche Romero ou Isabel Angelino vieram recentemente a público manifestar alguma insatisfação pelo canal por onde passaram nos últimos tempos, pensas que André Cerqueira as poderá chamar, ou abordar outras estrelas?



Acredito que a TVI possa apostar mais no entretenimento mas nunca descurando, obviamente, a ficção, que tão bons resultados lhe tem trazido. Se, aliados aos grandes nomes da representação com que já trabalha, a estação de Queluz conseguir reunir também grandes nomes do entretenimento (e repare-se que já conta com Fátima Lopes), aí sim, o sucesso será mais do que garantido.

Merche Romero e Isabel Angelino quiseram provavelmente aproveitar esta onda de “tranferências” televisivas (onde já nada me espanta) para mostrar o seu descontentamento e relembrar o seu valor. Apesar de nunca ter sido grande fã da segunda, reconheço que tanto ela como Merche Romero são excelentes comunicadoras, cada uma ao seu estilo.

De entre as duas, penso que André Cerqueira optaria mais facilmente por Merche, pelo seu à vontade e simpatia. Seria ideal para um programa onde pudesse interagir com o público ou telespectadores como nos “velhos tempos” de Portugal no Coração ou mesmo para uma novela. Já Isabel Angelino, mais formal, poderia ser uma óptima escolha para um concurso como o Quem Quer Ganha, contudo, não me parece que esta “cara RTP” seja uma possibilidade para o director de programas da TVI.


João Pedro - A adaptação de "Secret Story" está a chegar à TVI. Persiste ainda a incerteza no que toca ao apresentador escolhido para conduzir o formato. Para ti, qual seria o mais indicado?

Com tantos excelentes nomes para a apresentação do programa fica complicado escolher o melhor.

Na verdade, a escolha deve recair em apenas uma pessoa. Uma dupla em, que ambos teriam o 'papel principal' neste formato não iria resultar. Teria de haver uma enorme coordenação entre os apresentadores. O formato apresentador principal + jornalista seria o ideal.

Por um lado, temos as inexperientes neste tipo de formato: Cristina Ferreira e Fátima Lopes. A Cristina tem capacidades para apresentar este programa sozinha. A Fátima precisaria de ser mais incisiva, mais frontal e muito menos transparente.

Por outro lado, os veteranos Manuel Luís Goucha, que nunca apresentou um reality show, mas faria um trabalho excepcional de certeza e Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme, super experiente e as escolhas mais acertadas para o formato. Ambas fariam um brilhante trabalho apesar de eu preferir a Teresa, afinal ela é a cara do Big Brother em Portugal. O formato serve-lhe que nem uma luva.


André Costa - Já foi apresentada a nova telenovela da SIC, "Laços de Sangue". Com pompa e circunstância, divulgou-se que esta produção vai ser mais cara que "Perfeito Coração", apesar de ser em parceria com a Globo. Será que é este o caminho que a SIC deve tomar, ou seja, produzir o mesmo que a TVI mas melhor? Ou é necessário criar a tal alternativa que a RTP1 está a construir com "Quem Quer Ser Milionário" ou "Super Miúdos"?

Pronto! Foi apresentada à imprensa “Laços de Sangue”. Não, não, não… A nova novela portuguesa da SIC não vai estrear na próxima semana e, muito menos, daqui a duas semanas! A verdade é que parece moda, lá para os lados da SIC e da RTP1, apresentar os projectos muito antes de estrearem. Depois, alguém se lembrará?

Se este é ou não um bom projecto, só daqui a algum tempo o poderemos dizer… agora, podemos questionar se este é ou não o caminho a seguir. Com programas de cultura geral na RTP1 e novelas na TVI, por onde deverá (ou deveria) ir a SIC? Parece que não há muitas hipóteses… Se a SIC fosse na onda da RTP1, quanto a mim, não iria longe; aquele tipo de programa está enraizado na estação pública e a SIC nunca ganharia vantagem. Por outro lado, sempre houve ficção na SIC (quer em português de Portugal ou do Brasil). Agora que estão mais virados para as novelas (é um facto!) e “Laços de Sangue” será a produção nacional mais cara da SIC (no que se refere, pelo menos, às novelas), o que se espera que a estação de Carnaxide faça em relação à TVI é que não produza melhores novelas… o que se espera, então, é que façam novelas diferentes. Esse, sim, é o caminho a seguir: o da diferença!

2 comentários:

xxs disse...

nao aceitaram o comentário, ams emendaram , que é para ninguem ve ros vossos erros !

DS disse...

O comentário foi aceite. Houve um problema com o post, que teve de ser eliminado. Quando se elimina um post, os comentários do mesmo também são apagados.
De qualquer forma, obrigado pela rectificação.

Cumprimentos,

DS